A grande imprensa nacional deu destaque, hoje, à determinação da Juíza da 1ª Vara da Infância e da Adolescência de Teresina quanto a proibição de crianças e adolescentes andarem desacompanhadas de pais ou responsáveis a partir das 23 horas.
Medida louvável essa da juíza. medida que também não é novidade. Nas décadas de 60 e 70 essa medida era adotada em todos os grandes e médios centros urbanos. Nas décadas seguintes ocorreu um verdadeiro corpo-mole por parte das autoridades. Não só jovens, porém crianças, viram-se de repente com uma liberdade fora dos limites aceitáveis.
Essa liberdade apregoada por tantos intressados em destruir a instituição família, criou uma sociedade sem regras e sem objetivos. Dentro desse aspecto, vimos crescer a passos largos a criminalidade e, lamentavelmente, as maiores vítimas segundos as estatísticas governanmentais são os jovens, esses mais próximos do foco da violência.
As milhares de centenas de mortes ocorridas no trânsito, são em sua maioria provocadas pelo consumo do álcool e das drogas - tendo ultimamente o crack liderado a preferência dos usuários.
Além das mortes, verifica-se o inchaço dos hositais com vítimas polifraturadas e com traumatismo craniano, este trazem consequências danosas às vítimas e aos cofres públicos, que terão que ser assistidos pelos recuros estatais.
Como educador, fico atemorizado ao ver a festa de crianças e adolescentes em nossa Campo Maior ocupando, maciçamente, as mesas de bares, consumindo bebidas alcólicas.
A lei determina a proibição de venda de bebidas e cigarros a menores de 18 anos. A ronda policial passeia pelas proximidades e faz vista grossa a essa calamitosa situação.
Vai-se às festas nos clubes de nossa cidade e a situação em nada é diferente. Nem o comportamento de nossas autoridades, que ao invés de zelarem pelo cumprimento do que reza a legislação, acham até natural e "bonito" verem tantas crianças e adolescentes completamente embriagados.
Creio que é de bom alvitre a tomada da mesma posição da juíza de Teresina e aqui na sacrossanta terra de Santo Antonio adotar a mesma medida. Somente desta forma conseguiremos diminuir o consumo de drogas como o crack; poderemos respirar aliviados sem a preocupação do que nossas crianças e adolescentes estão fazendo na rua altas madrugadas; inibir o consumo do álcool, para que num futuro bem próximo não tenhámos uma sociedade de maioria viciada, dentre outras situações que poderão ser evitadas, como os acidentes de trânsito tão comuns em nossa comunidade e que ceifam tantas vidas.
Creio que é hora de toda a sociedade campo-maiorense unir-se nesse objetivo: melhorar a condição de vida de nossas crianças e adolescentes.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
domingo, 24 de julho de 2011
O retorno
Depois de um longo período, espero fazer deste espaço um local onde eu possa refletir sobre a política de Campo Maior. Levar aos aos leitores do Blog do Professor Jorge Câmara, diariamente, uma análise aprofundada dos bastidores da nossa política. Afinal, tudo em nossas vidas depende do voto que confiamos a gestores e legisladores.
Espero que tenha a sabedoria suficiente para analisar friamente a conjuntura campo-maiorense, no prpósito de formar uma opinião a cerca de 2012.
analisaremos, ainda, outro aspecto de suma importância para nossos jovens: a reta final do vestibular 2012, onde faremos um apanhado de temas de Língua Portugesa, Redação e Literatura, com o objetivo de ajudar nossos vestibulandos.
Espero que tenha a sabedoria suficiente para analisar friamente a conjuntura campo-maiorense, no prpósito de formar uma opinião a cerca de 2012.
analisaremos, ainda, outro aspecto de suma importância para nossos jovens: a reta final do vestibular 2012, onde faremos um apanhado de temas de Língua Portugesa, Redação e Literatura, com o objetivo de ajudar nossos vestibulandos.
Assinar:
Postagens (Atom)