A Língua Portuguesa
Vale ressaltar que tal disciplina não é a que tem maior peso no exame (esse título fica com a matemática). Mas devido as características do Enem, que usa e abusa da necessidade de leitura e interpretação, é inegável que o português ocupa vital importância em todas as disciplinas! Diversas questões de história e geografia, por exemplo, são plenamente resolvidas com uma boa leitura.
Analisando as questões de língua portuguesa propriamente dita, além da evidente necessidade de boa leitura e interpretação que resolvem boa parte das questões, podemos destacar outras características que são cobradas dos candidatos e que tornam o Enem tão diferente dos vestibulares tradicionais:
- A grande variabilidade linguística brasileira, tendo como um dos seus principais causadores o fator geográfico.
- A Interpretação de textos verbais e não verbais, como por exemplo, a interpretação de linguagem corporal.
- O reconhecimento das diversas figuras de linguagem existentes. Uma das que aparece mais frequentemente é a ironia, que consiste em expressar o contrário do que efetivamente se pensa.
- A identificação de gêneros textuais, que são categorias a que pertencem os textos, de acordo com suas características e funções.
- O conhecimento das principais características dos movimentos literários da língua portuguesa, com destaque para o modernismo.
Dessa forma, destacamos algumas dicas para você se preparar para uma prova com características tão únicas:
1- Ler todos os tipos de textos possíveis. Verbais e não verbais, charges, noticias, quadrinhos, romances etc.
2- Treinar o reconhecimento da variabilidade linguística brasileira, das figuras de linguagens e dos gêneros textuais. Certamente, umas das melhores maneiras de desenvolver essas características é refazer as ultimas edições do Enem. Clique aqui e veja como.
3- Estudar a fundo todos os movimentos literários da língua portuguesa, dando destaque aos seus ícones, suas respectivas obras e principais características.
4- Não se preocupe com o novo Acordo Ortográfico (2008), pois sua cobrança em concursos e exames como o Enem será obrigatória somente a partir de 2016.
Essas são as dicas! Apenas não deixe de dar destaque também à ortografia, pois além de auxiliar na interpretação, ajudará e muito na hora da redação.
Da mesma maneira que estamos fazendo com as outras disciplinas, nossa equipe separou alguns sites e blogues que o ajudarão, de uma forma ou de outra, nos estudos da nossa língua.
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Não é só para o ENEM que devemos nos preparar com relação a interpretação textual. Os concursos hoje também exigem dos candidatos muito conhecimento sobre o assunto.
Aqui você encontrará muitos exercícios que o ajudarão a virar "fera". São exercícios que garimpamos na "grande rede" .
Os gabaritos enviaremos para o seu e-mail, é só você nos remeter as respostas que corrigiremos.
Exercício 1
Óbito do
autor
Algum
tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é,
se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso
vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levam a adotar
diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto,
mas um defunto autor, para quem a campa foi o berço; a segunda é que o escrito
ficaria assim mais galante e mais novo.
Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás
Cubos,capítulo primeiro.
Considerando-se
este fragmento no contexto da obra a que pertence, é correto afirmar que, nele:
a. o discurso argumentativo, de tipo racional e lógico, apresenta afirmações que ultrapassam a razão e o senso comum.
b. a combinação de hesitações e autocrítica já caracteriza o tom de arrependimento com que o defunto autor relatará sua vida improdutiva.
c. as hesitações e dúvidas revelam a presença de um narrador inseguro, que teme assumir a condução narrativa e a autoridade sobre os fatos narrados.
d. as preocupações com questões de método e as reflexões de ordem moral mostram um narrador alheio às meras questões literárias, tais como estilo e originalidade.
e. as considerações sobre o método e sobre a lógica da narração configuram o modo característico de se iniciar o romance no Realismo.
a. o discurso argumentativo, de tipo racional e lógico, apresenta afirmações que ultrapassam a razão e o senso comum.
b. a combinação de hesitações e autocrítica já caracteriza o tom de arrependimento com que o defunto autor relatará sua vida improdutiva.
c. as hesitações e dúvidas revelam a presença de um narrador inseguro, que teme assumir a condução narrativa e a autoridade sobre os fatos narrados.
d. as preocupações com questões de método e as reflexões de ordem moral mostram um narrador alheio às meras questões literárias, tais como estilo e originalidade.
e. as considerações sobre o método e sobre a lógica da narração configuram o modo característico de se iniciar o romance no Realismo.
2. Em
1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o "Relatório
do Desenvolvimento Humano", do qual foi extraído o trecho a seguir.
Nos
últimos anos da década de 90, o quinto da população mundial que vive nos países
de renda mais elevada tinha:
- 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
— 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
— 74% das linhas telefónicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%;
- 93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%.
A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres - que era de 30 para 1, em 1960 — passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.
- 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
— 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
— 74% das linhas telefónicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%;
- 93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%.
A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres - que era de 30 para 1, em 1960 — passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.
De acordo
com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas
últimas décadas, foi caracterizado pela:
a.
diminuição da disparidade entre as nações.
b. diminuição da marginalização de países pobres.
c. inclusão progressiva de países no sistema produtivo.
d. crescente concentração de renda, recursos e riqueza.
e. distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.
b. diminuição da marginalização de países pobres.
c. inclusão progressiva de países no sistema produtivo.
d. crescente concentração de renda, recursos e riqueza.
e. distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.
3. Em uma
conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado
inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados
inesperados, como se vê nos quadrinhos a seguir.
Nessa
historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da
Rosinha no primeiro quadrinho, que é:
a. Faz
uma pose bonita!
b. Quer tirar um retrato?
c. Sua barriga está aparecendo!
d. Olha o passarinho!
e. Cuidado com o flash.
b. Quer tirar um retrato?
c. Sua barriga está aparecendo!
d. Olha o passarinho!
e. Cuidado com o flash.
4. O
texto em quadrinhos é:
a. uma descrição.
b. uma dissertação com passagens descritivas.
c. uma narração.
d. um texto argumentativo.
e. uma narração com descrição.
a. uma descrição.
b. uma dissertação com passagens descritivas.
c. uma narração.
d. um texto argumentativo.
e. uma narração com descrição.
5 Qual a tipologia textual do trecho apresentado abaixo?
Dona Julieta chamou os filhos mais novos para uma conversa séria. Era uma manhã de domingo, o dia estava claro e ensolarado. Pediu a eles que compreendessem a situação do pai, que não tinha no momento condição de colocá-los em uma escola melhor.
a) dissertação subjetiva
b) descrição
c) narração com alguns traços descritivos
d) dissertação objetiva com alguns traços descritivos
e) narração com alguns traços dissertativos
6 Marque o texto com características narrativas.
a) O ideal é que todos colaborem. Caso contrário, o Brasil continuará sem rumo.
b) Rodrigo e Juliana estavam na sala, quando ocorreu a explosão.
c) Ela tem olhos azuis e cabelos louros. Não parece brasileira.
d) Minha casa tem dois andares. Os quartos ficam na parte de cima.
e) A inteligência humana deve ser usada para o bem.
7 Marque a afirmação correta em relação ao texto abaixo:
“Senti tocar-me no ombro; era Lobo Neves. Encaramo-nos alguns instantes, mudos, inconsoláveis. Indaguei de Virgília, depois ficamos a conversar uma meia hora. No fim desse tempo, vieram trazer-lhe uma carta; ele leu-a, empalideceu muito e fechou-a com a mão trêmula.”
(Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
a) É texto dissertativo com alguns elementos descritivos.
b) Não se trata de texto narrativo, pois não há personagens.
c) É um texto descritivo, com alguns elementos narrativos.
d) O texto não apresenta personagem-narrador.
e) Trata-se de uma narração, sem nenhum traço dissertativo.
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Formato da Prova e temas cobrados:
O ENEM é um exame dividido em quatro provas de múltipla
escolha, cada uma com 45 questões, além de um tema para a redação. Cada
prova possui a seguinte estrutura:
Prova I - 08/11/2014
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Prova II - 08/11/2014
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Prova III - 09/11/2014
Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua
Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação
Física.
Prova VI - 09/11/2014
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.- See more at: http://www.mandebemnoenem.com/enem-sem-misterio.aspx#sthash.xV68KIjq.dpuf
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