terça-feira, 31 de maio de 2016

Região de Campo Maior: Ministério Público pedirá prisão de condenados em segunda instância

Embora geradora de vários entendimentos e muitas polêmicas, a decisão do Supremo que determina que condenados em segunda instância sejam presos, antes do julgamento em instâncias superiores, está em plena validade. 

O Procurador Geral do Estado, Cleandro Moura, está de olho em 11 políticos piauienses que podem ser enquadrados na decisão do Supremo. São políticos já condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral, por crimes eleitorais, e cujas decisões encontram-se em grau de recurso.

Cleandro Moura recebeu na manhã desta segunda-feira (31 de maio) a lista constando os nomes dos condenados pelo TRE e logo que o novo presidente do TJ for empossado, o MP estadual pedirá as devidas providências.

Os nomes constantes da lista repassada pelo TRE-PI são:

Odival José de Andrade - Piripiri

José Maria da Silva Monção - Cocal
Ronaldo César Lages Castelo Branco - Nossa Senhora dos Remédios
Antônio Luiz Dantas da Fonseca - Francinópolis
Emerson Bandeira Peres da Silva- Nossa Senhora de Nazaré
Manoel Brito da Costa- Luzilândia
Antônio Lopes Teixeira - Francinópolis
Maria do Desterro Pereira da Silva - Francinópolis
Zélia Maria de Sena- Cocal
João Alberto de Carvalho Machado - Piracuruca
Antônio Pereira de Assis - São Gonçalo do Piauí


Fonte: 180graus.com

“Nenhuma mulher merece ser estuprada”

Parlamentares protestam no Congresso Nacional
"Nenhuma mulher merece ser estuprada", "a culpa nunca é da vítima", “mexeu com uma, mexeu com todas”, foram as palavras de ordem que senadoras, deputadas federais e integrantes de movimentos sociais gritaram pelos corredores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na tarde desta terça-feira (31/05) durante ato organizado pela bancada feminina do Congresso Nacional contra a cultura do estupro que parece ter se instalado no Brasil.

Para a senadora Regina Sousa, os dois crimes despertaram revolta na opinião pública e sua ampla divulgação mostrou que a realidade é ainda mais terrível: “somente em 2015, quase 23 mil mulheres e meninas foram vítimas de estupro no País. A cultura do estupro está instalada no País e culpar a vítima virou o mote dos que não conseguem explicar tanta selvageria”.

As parlamentares relembraram os estupros coletivos que aconteceram recentemente no Piauí e no Rio de Janeiro e para melhor enfrentar o problema aprovaram na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher requerimento que propõe a criação de uma subcomissão para tratar especificamente de crimes sexuais, começando por diligências para apurar os casos que recentemente aconteceram.

No próximo dia 6 de junho, as parlamentares irão ao Rio de Janeiro para acompanhar o andamento das investigações do caso da menina de 16 anos, violentada por 33 homens. Em Bom Jesus, no Piauí, uma menina de 17 anos foi violentada por cinco moradores. A diligência para acompanhar as investigações no Piauí ainda deve ser marcada pela Comissão.

Outra ação das senadoras foi pedir a votação imediata no Plenário do Senado do projeto que amplia em um terço a pena para os casos de estupros coletivos. O projeto apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas pode ir a Plenário ainda esta semana.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sen. Regina Sousa

domingo, 29 de maio de 2016

CURSO DE MEDICINA EM PICOS? Somente um governo de trabalhadores...

Como professor apaixonado pela educação pública e pelo ENEM, tenho a maior satisfação em repercutir matérias de tamanha grandeza: seleção para o Curso de Medicina no interior do Piauí.

A partir de amanhã, 30 de maio, o Campus da Universidade Federal do Piauí estará inscrevendo estudantes que fizeram o ENEM para o curso de Medicina e outros seis cursos através do Sistema de Seleção Unificada. Só para o bacharelado em Medicina são trinta (30) vagas.

Décadas a fio, os filhos do povo não podiam sequer sonhar com um curso, imaginem ser médicos algum dia.

No site já é possível pesquisar as vagas disponíveis, ao http://sisu.mec.gov.br/cursos , é possível verificar que 33 cursos de medicina oferecerão vagas

Creio ser esse tipo de ação que irrita tanto a Casa Grande. Dar acesso a mais pessoas poderem cursar áreas tão "nobre", é coisa de comunista... Isso eles não suportam...

Acesse o site do processo seletivo - SISU

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Visita de ator pornô ao Ministro da Educação provoca revolta

:

Bastante criticada a visita do ator de pornografia Alexandre Frota ao Ministro da Educação. As redes sociais viralizaram o repúdio quanto à visita. Alexandre foi ao "ministério" da Educação levar sugestões para o setor.

Dentre as proposta de Frota está o fim de uma educação libertadora, que ele chama de comunista. 

Vale a pena conferir artigo de uma das educadoras mais renomadas do Brasil, Cláudia Dutra, que de forma diligente e sensata desnuda o que pode acontecer com as trapalhadas do governo golpista.

Curvando-se à "ideologia do estupro"

O UOL traz, também, postado hoje, 26 de maio, matéria que versa sobre a indignação de muitos especialista em educação.
"

"Escola sem partido"

A polêmica acontece um dia depois do ator Alexandre Frota e membros do grupo Revoltados Online entregarem um conjunto de propostas para o ministro da Educação, Mendonça Filho. Entre elas, está a "Escola sem partido", que defende o fim do que chamam de "doutrinação ideológica das escolas".
Para especialistas em educação, a proposta pode tanto ser interpretada como um atentado à liberdade de cátedra quanto uma distorção do papel do educador de oferecer o melhor do conhecimento disponível, com suas contradições, aos alunos.
O ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, comentou o caso em sua rede social. "[A proposta] confunde crença e ciência. Quando querem proibir professores de ter 'ideologia', confundem o que as ciências humanas descobriram (e que muitas vezes não é consenso: pois não há ciência sem debate) e a defesa de uma ou outra posição política", afirmou.
Para o cientista social José Álvaro Moisés, criar uma lei para punir professores que adotem posturas ideológicas "não faz o menor sentido". "É uma atitude contra a liberdade de expressão e de cátedra e não deve ser aceita pelo governo." 

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Vagas nas Universidades Públicas. Vamos aproveitar enquanto podemos


Em meio ao caos que se instala na educação brasileira, onde até atores pornôs começam a dar sugestões para o setor, no período de 30 de maio a 4 de junho, serão abertas mais de 56 mil vagas em universidades públicas (federais e estaduais) através do Sistema Unificado de Seleção (SiSU).

A proposta, ainda da época do governo dos trabalhadores, por enquanto ainda não foi boicotada pela elite branca e heterossexual do governo golpista do PMDB. Por isso, é bom correr para assegurar a vaga disponível nas universidades públicas brasileiras.

O processo de preenchimento das vagas remanescente segue o critério da plataforma: vale as nota do ENEM 2015.


PAREDÕES DE SOM AUTOMOTIVOS PODEM ESTAR COM OS DIAS CONTADOS

Se aprovado pela Câmara dos Deputados Projeto de Lei que torna a poluição sonora crime ambiental, os paredões que provocam tantas reclamações da sociedade em todos os grande centros urbanos brasileiros, estão com os dias contados.
Após ser aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, o PL segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça, onde também deverá ser aprovado, segundo preveem alguns especialistas. O PL, de autoria do Deputado Dr. João, do PR carioca, define a poluição sonora como a produção sonora de quaisquer sons, ruídos ou vibrações em desacordo com as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente e da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Pelo Projeto, as autoridades administrativas, como síndicos e policiais, podem usar filmadoras, gravadoras ou medidores de pressão sonora para atestar as situações em que o barulho excessivos causem incômodo. 

A pena, pelo PL, pode variar de 1 a 4 anos, além de multa.

Atualmente a poluição sonora é considerada contravenção, com pena de prisão de 15 dias a 4 meses, ou multa, mas tem suscitado várias interpretações que sempre beneficiam os infratores. Com o deslocamento para crime ambiental, a pena é rígida.

Será o fim das reclamações de cidadãos que perderam o direito de dormirem sossegados ou de estarem em paz em suas casas?

Fonte: Câmara Notícias

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Notas do Enem já são usadas em concursos públicos

Como ajudar seu filho a se preparar para as provas? – Educar para ...

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em instituições superiores costuma ser o objetivo dos estudantes. Além disso, o desempenho no exame educacional possibilita a certificação do ensino médio e estudar em Portugal. A novidade é que o Enem já está sendo adotado em concursos públicos.

Um dos exemplos é o processo seletivo para o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar com ingresso em 2017 (CFO-2017), do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). Conforme a comissão do concurso, primeiro os candidatos terão que fazer a inscrição no Enem 2016. Depois, vão passar por exames psicológicos, de saúde e de aptidão física. O edital, com regras, ainda não foi lançado.

Outros concursos que usaram as notas do Enem foram os da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e da Polícia Militar da Paraíba (PM – PB). Os dois foram aplicados em 2015 e tiveram como primeira etapa a prova educacional. 

Enem 2016
O prazo de inscrições para o Enem 2016 segue aberto até 20 de maio. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, das 13h30 às 18h, serão 90 questões objetivas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já no segundo dia, mais 90 itens de Linguagens e Códigos e Matemática. 



Parabéns, atletas do meio ambiente

Paulo Martins prioriza dignidade do Gari 
Hoje, 16 de maio, comemora-se o DIA DO GARI. Profissional essencial em uma cidade, às vezes fazemos de conta que não o conhecemos.

Campo Maior, nos últimos anos, tem dado uma demonstração de respeito a esses profissionais. A administração municipal, comandada pelo prefeito Paulo Martins, vem desenvolvendo ações que permitem o reconhecimento da categoria como parceira do município.

Relegada pela administração João Félix a um plano inferior, os atletas do meio ambiente, à época, sofreram toda sorte de abusos. Condições insalubres, salários indignos, escárnio e toda sorte de maldades era o comum de mulheres e homens sofridos.

Apanhamos algumas manchetes que demonstram a atual realidade da categoria:

Prefeitura realiza terceira festa dos Garis de Campo Maior


Garis de Campo Maior ganham equipamentos de proteção individual


Garis de Campo Maior ganham direito de receber 13º salário


Garis recebem protetor solar em Campo Maior





Apenas para elencar algumas das principais conquistas na atual administração de Campo Maior dessa importante categoria.

E só para finalizar nossos parabéns no dia de hoje, transcrevemos trecho da matéria da jornalista Aldenora Cavalcante, do Portal O dia, sobre os garis:
"Um trabalho essencial, que exige responsabilidade e dedicação, muitas vezes é visto com maus olhos pela população em geral. É assim que se pode definir a profissão de gari, ainda marginalizada por um grande número de pessoas. Se não fosse por eles, o trabalho de recolher os restos de comidas, produtos de limpeza e sujeiras diversas para depois organizar e colocar tudo separado dentro de sacolas na porta de casa seria em vão. Se não fosse o coletor de limpeza responsável para levar os resíduos que crescem em um curto espaço de tempo em todos os lugares, transitar pela cidade seria uma tarefa quase impossível. Para lembrar dessa profissão essencial no dia a dia de todas as cidades, anualmente, em 16 de maio, comemora-se o Dia do Gari."

domingo, 15 de maio de 2016

ENEM 2016: veja como evitar 7 erros comuns (e fáceis) de português

A partir de hoje, diariamente, repercutiremos matérias no sentido de ajudar a quem busca melhorar sua pontuação no ENEM 2016. Apresentaremos vários recortes dos principais portais especializados em educação.

O Guia do Estudante traz dicas do professor Eduardo Valladares, diretor pedagógico do cursinho online Descomplica, buscando ajudar quem deseja uma vaga nas mais diversas instituições públicas de ensino superior.

Como evitar 7 erros comuns (e fáceis) de português

terça-feira, 10 de maio de 2016

Prefeito visita obras de troca de tubulação e pavimentação asfática

"Há 60 anos morando nessa rua, espero ver a qualidade da água melhorar com essa ação dao SAAE"
D. Ana Costa
O Prefeito Paulo Martins tem acompanhado de perto as ações promovidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.  Nessa terça-feira, 10/05, o representante do Executivo visitou as obras da troca de tubulação e também a retomada da pavimentação asfáltica, acompanhado do vereador Fernando Miranda e diretor do SAAE João Lima e do secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana Luís Cadeira.

De acordo com o diretor do SAAE João Lima, são aproximadamente, quatro mil metros de ruas que estão no cronograma traçado pelo SAAE para a substituição de tubos. Entre elas, ruas: Cel. Eulálio Filho, 07 de setembro, Santa Maria, Ademar Mendes, Padre Benedito Portela e outras.

As obras da troca da tubulação foram retomadas pelas ruas: doutor Pedro Teixeira e Minas Gerais. Há mais de três décadas a população local aguardava por estas ações, que tem como objetivo de ampliar e melhorar a qualidade da água, retiradas de vazamentos entre outras melhorias.

O prefeito aproveitou para cumprimentar e ouvir a opinião de alguns moradores como, a fala da senhora Ana Costa, residente há 60 anos, na rua: dr. Pedro Teixeira, e ouviu dela, que viu chegar energia e também água nas torneiras. Ela disse que espera com essa ação do SAAE ver a qualidade da água melhorar.

Paulo Martins disse que está sempre buscando investimentos junto ao SAAE para criar condições de melhorar a qualidade da água, reduzir o desperdício, e ampliar a oferta da água nas torneiras da população de Campo Maior.  

O vereador Fernando Miranda falou que para a realização dessa importante troca de tubulação, precisou de compromisso, vontade e respeito ao povo. “Com apoio do prefeito Paulo Martins. a visão técnica do diretor João Lima, e juntamente com os servidores do SAAE, mudamos a realidade de Campo Maior, hoje o SAAE de Campo Maior é referência nacional” enfatizou o vereador.

Mais de um milhão de candidatos já se inscrevem para o Enem 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciaram nesta segunda-feira (9) e, antes de completar 24 horas de abertura,  mais de um milhão de candidatos já haviam feitos sua inscrição. Até as 9h30 desta terça-feira (10), tinham 1.018.148 candidatos inscritos. Ano passado esse número foi alcançado somente após dois dias.

Os interessados em fazer o Enem podem se inscrever até as 23h59 do dia 20 de maio pela página do exame na internet. No ato da inscrição o candido tem que informar número de telefone fixo ou celular válido, cadastrar um endereço eletrônico (e-mail) e colocar uma pergunta e resposta como modo de segurança.

Este ano estão isentos da taxa de inscrição alunos concluintes do ensino médio em 2016 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes.

A taxa de inscrição custa R$ 68 e pagamento deve ser feito até às 21h59 (horário de Brasília), do dia 25 próximo, em qualquer agência bancária, nos Correios e nas casas lotéricas.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense

domingo, 8 de maio de 2016

Inscrições do Enem 2016 começam nesta segunda-feira (9)

SAAE retoma a substituição da tubulação antiga

Adão Lopes "Vai melhorar a qualidade de vida da população"

       Entre os principais investimentos realizados para ampliar e melhorar a qualidade da atual oferta de água, destaca-se a substituição da tubulação de amianto e ferro (enferrujada) por tubos Pvc (defofo), que deverá ser concluída nesse ano de 2016. O SAAE retomou na quinta-feira (05/05), a continuidade dos serviços da troca da tubulação antiga nas ruas: doutor Pedro Teixeira com os cruzamentos das ruas Cap. Manoel Oliveira e Minas Gerais.

Nessa sexta (06/05), uma parte da rua Minas Gerais também começou a receber tubulação nova de 160 mm de espessura e ramais domiciliares estão sendo instalado.  
Alguns moradores acompanharam os serviços e omitiram opiniões, um deles foi o presidente do Lions Clube, Adão Lopes, há 30 anos funcionário da EMATER, residente na rua Cel. Eulálio Filho, disse que considera uma das mais importantes obras da gestão pública, pois envolve a questão da saúde pública, uma benfeitoria que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, falou Adão.   



Segundo Francisco Gomes, chefe da seção de operação do SAAE, falou “Esses tubos antigos, grande parte de ferro, são de espessura inferior e já sofrem com a ação do tempo. Com isso, surgem vazamentos, formam crostas em seu interior. Além da perda de água no percurso, contribui com falta de pressão na torneira do consumidor final. Então, o SAAE está empenhado em melhorar a distribuição deste local”. Finalizou.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Simulado do Enem será reaberto no próximo fim de semana

O simulado online do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) será reaberto no próximo fim de semana (7 e 8 de maio) para todos os interessados. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Não é necessário que o candidato esteja no último ano do ensino médio para participar. O teste estará acessível na plataforma de estudos Hora do Enem.
No fim de semana passado, o simulado foi aplicado a alunos do terceiro ano do ensino médio. No entanto, a grande procura gerou fila virtual de acesso para realização da prova e fez com que o Ministério da Educação (MEC) prorrogasse o prazo de aplicação do simulado.
O exame tem 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril. A partir do momento de início do exame online, o estudante terá até quatro horas ininterruptas para finalizá-lo. O resultado e o gabarito serão divulgados ao fim do exame.
De acordo com o MEC, a abrangência dos assuntos cobrados nos simulados avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.
O Enem de 2016 ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro e as inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio.

MEC lança Hora do Pisa para alunos da educação básica

Seguindo a tendência de estudos on-line da plataforma Hora do Enem, o Ministério da Educação (MEC) acaba de lançar o site Hora do Pisa, voltado para os estudantes brasileiros concluintes da educação básica, que estão se preparando para prestar as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
Além de videoaulas completas sobre o conteúdo avaliado e listas de exercícios com resoluções, a plataforma Hora do Pisa contará com um simulado on-line, que acontecerá nos dias 13 e 19 de junho deste ano.
 Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o sistema será aberto por uma semana para os professores estimularem a participação dos alunos, tanto da educação básica quanto do ensino médio.
O que é o Pisa?
Realizado a cada três anos e coordenado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o exame do Pisa compara conhecimentos entre os estudantes dos países participantes. As áreas abordadas nas provas são leitura, matemática e ciências.
No Brasil, a avaliação é de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A próxima edição está prevista para maio de 2018. O resultado do último Pisa está previsto para ser divulgado ainda neste ano.

Agora é lei artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica

Foi publicada nesta quarta-feira (3) a Lei 13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. A nova lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) estabelecendo prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores para implantar esses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio.
A lei tem origem no substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD)14/2015ao projeto de lei do Senado (PLS) 337/2006, aprovado no início de abril pelo Plenário do Senado. O texto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira (2) e vale a partir da data de publicação.
A legislação já prevê que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, seja componente curricular obrigatório na educação básica, “de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
A proposta original, do ex-senador Roberto Saturnino Braga, explicitava como obrigatório o ensino de música, artes plásticas e artes cênicas. A Câmara dos Deputados alterou o texto para “artes visuais” em substituição a "artes plásticas", e incluiu a dança, além da música e do teatro, já previstos no texto, como as linguagens artísticas que deverão estar presentes nas escolas.
Para o relator da matéria na Comissão de Educação (CE), Cristovam Buarque (PPS-DF), a essência da proposta foi mantida no substitutivo da Câmara.
— Esse é um projeto que só traz vantagens, ao incluir o ensino da arte nos currículos das escolas. Sem isso, não vamos conseguir criar uma consciência, nem ensinar os nossos jovens a deslumbrar-se com as belezas do mundo, o que é tão importante como fazê-los entender, pela ciência, a realidade do mundo — observou Cristovam, na discussão da matéria em Plenário.
Agência Senado