domingo, 26 de março de 2017

Secretarias se unem e realizam atividades para celebrar o Dia Mundial da Água


O Dia da Água em Campo Maior foi de muita movimentação, uma integração entre as Secretarias de Meio Ambiente, Educação e SAAE, resultou na realização de várias atividades nesta quarta 22 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água.

Pela manhã foi realizada uma palestra na Câmara Municipal onde foi lançada a ação Consumo Sustentável, para alunos da Rede Municipal de Ensino, com a presença da Secretária de Educação, Conceição Lima e o diretor do SAAE, João Lima.

Concomitantemente a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma atividade de replantio de árvores nativas na orla do Balneário Surubim e retirada de lixo acumulado às margens do rio.

Uma equipe da Secretaria de Limpeza esteve no local fazendo o roço da vegetação mais alta, a fim de preparar melhor o espaço para banhista que frequentam o lugar. A Secretária de Meio Ambiente, Conceição Paz acompanhou de perto as atividades, juntamente com Gerente de Meio Ambiente, Lucas Ribeiro.

Após o término da palestra na Câmara, o SAAE continuou realizando palestra sobre o tema em questão, dessa vez, na Escola Linoca Gayoso na comunidade Alto do Meio. A tarde as Secretarias realizaram palestra para alunos do Ensino Jovem e Adultos – EJA, na Escola Municipal Deinha Andrade, na Localidade Porção.

Com a participação de crianças e adultos, as atividades proporcionaram muito mais que o simbolismo da data. Possibilitou a interação homem-meio ambiente, destacando a reflexão e as atitudes práticas que devem ser tomadas em relação à conservação e a proteção da água, o desenvolvimento sustentável e o plantio de árvores. As ações continuam até a primeira semana de abril.





Crédito da matéria:
Silvana Morais - ASCOM/PMCM

Conselho Tutelar contará com uma Psicóloga para auxiliar nas demandas

Nilzana Gomes visita Conselho Tutelar

A Secretária Nilzana Gomes,  da SEMDES (Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda), anunciou, durante visita ao Conselho Tutelar de Campo Maior na manhã desta quinta-feira, (23/03), que o Órgão contará com a Psicóloga Thais Regina Moura, para auxiliar nas demandas. 

A informação é do Gerente de Programas e Projetos da SEMDES, Marcos Roberto. De acordo com o Gerente, a visita da Secretária ao Conselho objetiva o fortalecimento da rede de proteção do município.

“A visita Institucional da Secretária, Nilzana Gomes, ao Conselho Tutelar teve como objetivo o fortalecimento da rede de proteção social do Município. A SEMDES juntamente com o Conselho Tutelar tem realizado ações com objetivo de proteger as pessoas e dá uma melhor resolutividade algumas demandas que acontecem no Conselho”, disse o coordenador.

A psicóloga já iniciou os trabalhos, conhecendo a rede e as demandas, provisoriamente ela fará atendimento de segunda a quarta-feira, pela manhã. O cronograma decisivo  da profissional, ainda será determinado pelo Conselho Tutelar.

Release Silvana Morais - ASCOM PMCM

MISSÃO GRAMADO - MEMÓRIAS I


Fiquei muito feliz e estou agradecido ao Dr. Hélder Eugênio pela oportunidade de integrar a primeira turma da "Missão Gramado", cujo objetivo é fazer com que possamos refletir o quanto é possível e viável o turismo em Campo Maior. A ideia do "Gênio das Soluções" não tem nada de impossível, ela simplesmente nos faz ver o quanto temos de potencial, faltando-nos, apenas, inserir a ideia em nosso cotidiano. 

Nossa primeira postagem da "Missão Gramado" acontece na cidade de Canela. Integrante da Serra Gaúcha, avizinha-se de Gramado - nosso objetivo - e possuí as mesmas características turísticas do circuito: educação turística da população, muitas flores, produtos locais e roteiros definidos.

Canela - RS - Catedral de Pedra
Em Canela - RS, conhecemos vários pontos turísticos. Escolhi, para postar, primeiramente, "a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, templo católico construído em 1987". Segundo o nosso guia turístico, apenas o revestimento é de pedra.

Reconhecer que a religiosidade do povo brasileiro é inerente à sua própria formação sociológica, não é nenhum absurdo ou "coisa do outro mundo". Está na essência, desde os primeiros colonizadores, a formação cristã católica, chegando até os nossos dias como patrimônio imaterial brasileiro.

Contemplar a Catedral é fantástico. Porém, passei todo o tempo refletindo o quanto superamos Canela em matéria de templos católicos. Nossa Catedral de Santo Antonio é muito mais altiva, bonita, além de toda a sua carga histórica.

Vi, portanto, que em matéria de religiosidade contemplativa, temos muito o que mostrar em Campo Maior. Nada que há na região da Serra Gaúcha que não tenhamos para mostrar.
  










  

quarta-feira, 8 de março de 2017

Em Campo Maior, oposição pede vista ao projeto de reforma administrativa


O projeto de reforma administrativa no executivo municipal de Campo Maior foi levado para o plenário da Câmara Municipal na sessão desta terça (7). As bases de situação e oposição divergiram quanto à aprovação. O texto chegou a ser aprovado, mas o vereador Sena Rosa (PSD) pediu vista ao projeto.

“Do jeito que a matéria estar não pode passar. Não tem aprovação da Comissão de Finanças e Orçamento. Precisamos ajustar alguns pontos para podermos aprovar, por isso precisamos de mais tempo para fazer alterações, pedir explicações ao executivo para depois, então, votarmos o projeto”, apontou Sena Rosa.

Líder do governo na casa, o vereador Edvaldo Lima (SD) saiu em defesa da aprovação. O parlamentar pediu a presidência da Câmara que a proposta de reforma administrativa fosse votada em regime de urgência, onde o projeto tramita mais rápido do que as outras demandas.

“Não há mais o que discutir. Já foi debatido, analisado, as duas Comissões já se reuniram e chega uma hora que tem que ser votado. As condições atuais da administração devem ser mudadas. O país para por uma crise muito grande e precisamos ajustar o nosso município. A oposição não votaria a favor hoje, nem amanhã e nunca. Sempre serão contrários”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Miranda (PT), anunciou que seguiria o regime da casa e estabeleceu um prazo de 48h para o plenário voltar a se reunir e votar o texto

Comissão discute Plano de Contingência contra queimadas e enchentes


O prefeito Ribinha se reuniu na tarde de terça-feira, 07.03. com membros da Comissão de Combate a Incêndios e desastres ambientais para traçarem metas e elaborar o Plano de Contingência contra problemas ambientais. A reunião aconteceu no Auditório do SAAE. 

O prefeito disse que para planejar o município é preciso atuar em diversas vertentes. "Estamos discutindo ações de proteção a população da zona urbana e rural trabalhando a prevenção", destacou, levando em conta as duas estações climáticas: A chuvosa e a seca. Representantes de vários seguimentos estavam presentes

O coordenador da Defesa Civil "Edilson da Vargem" saiu da reunião confiante das ações práticas que a comissão vai tomar para as prevenções e o socorro nas situações de riscos de enchentes, afogamentos e queimadas.

terça-feira, 7 de março de 2017

Senadora Regina Sousa diz que Reforma da Previdência vai aumentar êxodo rural


“Vai ter êxodo rural e vai afetar a agricultura familiar que é quem bota a comida na mesa,” destacou a senadora Regina Sousa (PT-PI) que no final de semana percorreu cinco municípios da região sudeste do Piauí para falar sobre os principais pontos da reforma da previdência. Ela conversou com moradores de Nazaré do Piauí, Floriano, São Francisco do Piauí, São José do Peixe e São Miguel do Fidalgo.

Para a senadora Regina Sousa é preciso mobilização para barrar o texto em tramitação na Câmara dos Deputados e que deve ser votado no Senado ainda neste semestre. “Vai ficar cada dia mais difícil se aposentar. É isso que o governo quer: diminuir as aposentadorias.” E acrescentou que todo tipo de pressão vale a pena. “Não vale é ficar parado.”
Regina Sousa disse que os trabalhadores rurais serão os mais atingidos com as mudanças apresentadas na Proposta de Emenda à Constituição 287/2016, pois além do aumento da idade para a aposentadoria que passará para 65 anos, homens e mulheres, eles terão que contribuir para a Previdência Social. O valor ainda será definido em lei.

A parlamentar citou que os trabalhadores rurais não tem condições de pagar um valor à Previdência e se a PEC for aprovada, haverá aumento do êxodo rural, pois os jovens irão para as cidades em busca de trabalho para poder pagar a Previdência. Regina Sousa comentou ainda que a PEC também irá esvaziar os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, que ficarão sem filiados e sem contribuição.

“Não temos saúde suficiente para chegar aos 65 anos e assim se aposentar,” comentou a presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Floriano, Enedina Pereira, durante audiência pública sobre o assunto, na Câmara dos Vereadores, com a presença de parlamentares e trabalhadores do campo. “O trabalhador rural só vai ao médico quando se aposenta.”

O prefeito de Nazaré do Piauí, Nonato de Abílio informou que 70% dos moradores do município são trabalhadores rurais e a reforma vai prejudicar quem vive no campo. “Vamos brigar pelos nossos direitos. Queremos reforma em prol dos povo trabalhador.” O vice-prefeito de Floriano, Antonio Reis  também se manifestou contra a proposta do governo federal. “A previdência não tem déficit. A classe trabalhadora não pode ser sacrificada e sim valorizada.”

Abertas matriculas para o Projeto Crer em Campo Maior



Teve início o período de matrículas do Projeto Crer, em Campo Maior. A ação social da Fundação Restaurar oferta gratuitamente, neste semestre, quatro cursos para alunos carentes de Campo Maior. As inscrições acontecem até a próxima quinta (9). Já as aulas têm início na sexta-feira, dia 10 de março.

Yara Sâmia, coordenadora o Crer no município, declara que até quinta-feira estão abertas as renovações de matrículas para alunos que já participam das atividades do projeto, bem como a inscrição de novos alunos. O Projeto Crer oferta os cursos de Ballet (professor Jamerson) Ruan), Inglês (professora Fernanda Linhares), Jiu Jitsu (professor Carlos Henrique) e Música (professor Lécio Jonnys).

“Estamos renovando as matrículas e realizando novas inscrições. A documentação necessária é: RG e CPF do responsável, comprovante de residência, registro de nascimento, duas fotos 3x4 e uma declaração da escola onde o candidato a vaga estude”, explica a coordenadora. Podem concorrer a uma das vagas crianças de 6 a 14 anos que estudem em escolas públicas.

As inscrições são realizadas das 8h às 12h e das 14h às 17h na coordenação  da Casa Daniel Nogueira - sede do Projeto Crer em Campo Maior – no anexo superior do Terminal Rodoviário Zezé Paz. Ao todo, são quase 300 vagas ofertadas.

As aulas do Crer acontecem em horários diferentes ao da escola dos alunos. Quem estuda no turno da manhã, por exemplo, participa das atividades do Crer na parte da tarde. As turmas possuem vários horários e turnos proporcionar aos alunos acesso ao curso desejado.

“Com o projeto, nosso objetivo é tirar essas crianças da ociosidade das ruas e dá acesso a cursos caros como, por exemplo, inglês, que é um curso com alta despesa. Aqui ofertamos de forma gratuita. Assim como os demais cursos. É a missão da Fundação Restaurar: promover o desenvolvimento social”, afirma Yara Sâmia. 

Assessoria Fundação Restaurar 
Otávio Neto (86) 9 9509 9858 

Oficinas da ASSEMAE e FUNASA capacitam gestão dos serviços de saneamento


Foi realizada na segunda (06/03), a solenidade de abertura da oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico. O evento que tem a iniciativa da ASSEMAE e FUNASA acontece dos dias 06 a 10, no Tribunal de Contas do Estado – TCE/PI.
O objetivo do encontro é fortalecer o desenvolvimento institucional dos municípios brasileiros, sendo destinado para gestores, técnicos da área de saneamento dos municípios prioritariamente com população, inferior a 50 mil habitantes.
Na solenidade de abertura tivemos a mesa formada por Francisco dos Santos Lopes – secretário Executivo da ASSEMAE que na ocasião representou o presidente Aparecido Hojaij, Gilberto Antonio Neves Pereira– superintendente estadual da FUNASA/PI representou Henrique Pires, Carlos Alberto Martins, presidente da ASSEMAE/Regional II - PI/MA e João Francisco Lima Neto diretor financeiro da ASSEMAE e diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior – SAAE.

O Prefeito de Campo Maior, Ribinha Carvalho também marcou presença e disse quem ganha é o município e também a população, que terá gestores capacitados atuando no setor de saneamento.
João Lima, do SAAE/Campo Maior falou que o evento vai proporcionar e alavancar o municipalismo na ótica do saneamento, no que toca a lei 11.445, que nos dar titularidade, e ASSEMAE fortalece essa luta, e nós que levantamos essa bandeira estamos prontos para colaborar com nossas experiências de 58 anos de existência no estado do Piauí.          

Segundo Gilberto Antonio, graças à interveniência da FUNASA do Piauí, conseguimos recursos e estamos hoje assinando com a secretaria das Cidades, para ser implantado o PMSB de mais 100 municípios piauienses. “Devemos iniciar logo os trâmites que vai beneficiar desde o norte do Piauí (Luís Correia), até o sul na cidade de (Cristalina), contemplando 100 Prefeituras, consideramos um avanço, pois ainda somos considerados defasados, porque inicialmente dos 30 municípios contemplados, somente 13 municípios conseguiram finalizar” falou representante da FUNASA   

Durante a oficina estão sendo repassadas informações, sobre os aspectos políticos, jurídicos e operacionais de um serviço municipal de saneamento básico, incluindo orientações para a elaboração de diagnóstico técnico e administrativo eficiente. 


SEMED anunciará nesta quinta (09) nome do mascote do Projeto Heróis do Saber e premiará alunos

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Maior (SEMED) realizará nesta quinta-feira (09) o anúncio oficial do nome do mascote do Projeto de Leitura Heróis do Saber, que está sendo aplicado com os alunos da rede municipal de ensino.

O mascote foi apresentado nas salas de aula e cada aluno sugeriu um nome. Após a mobilização, a equipe escolar escolheu os 10 melhores nomes e encaminhou para a coordenação de projetos da SEMED. O nome escolhido será divulgado durante sessão solene na próxima quinta-feira às 16h na Câmara de Vereadores.

Terá premiação para o aluno, o professor e a escola que vencer o concurso. Para o aluno será entregue um tablete. As próximas etapas do projeto serão divulgadas na solenidade.

Na sexta-feira (10) haverá uma palestra com o tema: “O papel da Batalha do Jenipapo na Independência do Brasil” ministrada pelo Professor Marcus Paixão exclusivamente para os alunos da rede municipal de ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMCM

quinta-feira, 2 de março de 2017

Passaremos algum tempo sem atualizar o nosso blog

ESTAMOS COM O NOSSO BLOG DESATIVA TEMPORARIAMENTE. CONTUDO, VOCÊ CONTINUA TENDO ACESSO AO NOSSO CONTEÚDO, PRINCIPALMENTE ÀS POSTAGENS SOBRE EDUCAÇÃO.

OBRIGADO PELO ACESSO E POR NOS TER ACOMPANHADO DURANTE TODOS ESSES ANOS.