quinta-feira, 31 de outubro de 2019

IBGE disponibiliza questões do Enem de 2009 a 2018 que citaram o instituto

O IBGE no propósito de ajudar os mais de seis milhões de brasileiros que farão o Enem nos próximos dias 3 e 10 do corrente, está disponibilizando material de suma importância: questões em que que foram usados dados do órgão. Entre 2009 e 2018, pelo menos 24 questões objetivas do ENEM usaram dados do IBGE. Além disso, seis provas de redação, aplicadas entre 2010 e 2017, trataram de temas para os quais o Instituto tem informações.
Por isso, o IBGE disponibiliza dois materiais de estudo para o ENEM na seção voltada ao público jovem do canal "IBGEeduca", um deles com questões diversas e outro com propostas de redação. Eles podem ser utilizados pelos estudantes para explorarem determinados temas e testarem os seus conhecimentos.
Como o IBGE produz informações confiáveis e de referência sobre o território e a população do Brasil, é bastante comum que as provas do ENEM utilizem esses dados para testar o conhecimento dos alunos sobre seu país. Alguns dos temas tratados nas questões são: mediana, pirâmide etária, inflação, migração, biomas, fecundidade, indústria, emprego, acesso à internet, estatísticas de gênero, dados sobre cor ou raça e sobre pessoas com deficiência etc. São informações relevantes e atualizadas sobre o Brasil.
Esses dados são visualizados por meio de mapas, gráficos e tabelas que são importantes formatos para expor as informações. Ao final das questões, o estudante encontra o gabarito e indicações de "links" de "sites" do IBGE onde ele poderá se aprofundar mais nos temas abordados em cada questão.
A plataforma IBGEeduca jovens pode ser acessada através do endereço eletrônico: https://educa.ibge.gov.br/jovens/material-de-estudo/enem
Nessa mesma plataforma do IBGE, os estudantes podem ter acesso a inúmeros vídeos que explicam temas como: inflação, expectativa de vida, taxa de fecundidade, estatísticas de gênero, PIB etc, bastando acessar o endereço eletrônico: https://educa.ibge.gov.br/jovens/material-de-estudo/videos.html

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Professora e aluno da rede municipal conquistam medalhas na Olimpíada de Língua Portuguesa

Nos dias 23 a 25 de outubro, ocorreu o encontro de Semifinalistas da 6ª edição regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, Categoria Crônica, em São Paulo (SP). Na ocasião, o aluno Francisco Cássio de Oliveira, do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hilson Bona garantiu medalha de bronze ao passar pelas Comissões Julgadoras. Sua professora e orientadora, Solange Andrade, também foi premiada por ter sido uma das vencedoras na categoria relatos de prática.

Ao longo dos três dias, a dupla participou de oficinas de produção de texto, debates, passeio cultural e sarau.

A professora Solange Andrade, que orientou Cássio em todo o processo ressaltou a importância de estar vivenciando esse momento. “Amigos, eu e Cássio vivemos três dias de intensas atividades. Estudamos, passeamos e aprendemos muito. Cássio é medalha de bronze. Uma medalha sonhada e conquistada com muito esforço. Sinto-me orgulhosa pela conquista do nosso aluno. Eu também estava competindo com os demais professores e tive a emoção de ser uma das quatros vencedoras. Agradeço a todos que torceram por nós”, declarou.

“São os nossos professores fazendo a diferença na vida de nossas crianças, através da educação de qualidade. Nós acreditamos na excelência de nossos profissionais e na competência de nossos alunos”, disse a secretária municipal de educação e incentivadora, Conceição Lima, demonstrando orgulho e felicidade com mais essa conquista.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

CCOM- Campo Maior

terça-feira, 29 de outubro de 2019

MAIS UM GOLPE CONTRA SERVIDORES PÚBLICOS: REFORMA PREVÊ FIM DA PROGRESSÃO

BRASÍLIA - O governo quer acabar com a progressão automática no funcionalismo público e passar a promover servidores apenas por mérito. A proposta de mudança faz parte da reforma administrativa que será encaminhada nesta semana pelo Executivo ao Congresso.


O objetivo da equipe econômica é reduzir distorções e alongar o tempo que funcionários levam para chegar ao topo da carreira. Hoje, 33% dos servidores alcançam o cargo máximo em 20 anos, em média, segundo diagnóstico ao qual o GLOBO teve acesso.



O presidente Jair Bolsonaro sinalizou que a reforma administrativa afetará apenas os novos servidores, mas ainda não está claro se as regras de progressão seriam voltadas apenas para futuros servidores ou se também seriam válidas para funcionários na ativa.


O governo pode anunciar ainda nesta semana os pontos da reforma administrativa do funcionalismo público. A proposta deve estabelecer novas regras para contratação de servidores, definir salários iniciais mais próximos aos do setor privado, endurecer as regras para promoções, flexibilizar o processo de demissão de servidores e reduzir o número de carreiras.

Fonte: Jornal O Globo/UOL

ENEM: LITERATURA


O ENEM não tem uma lista de livros obrigatórios, o que leva muitos estudantes a imaginar que não precisam ler nada para fazer uma boa prova. No entanto, de acordo com especialistas, a realidade é diferente: “embora a prova do ENEM não cobre livros específicos, há períodos e autores que aparecem com mais frequência”, afirma Cícero Gomes, da Evolucional, startup de educação baseada em evidências que realiza simulados modelo ENEM.
A prova do ENEM tem uma clara tendência à cobrança de autores e obras da Literatura Contemporânea e do Modernismo. “Considerando não só a aplicação principal, mas também a segunda aplicação, a prova PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade), os exames cancelados e as provas em Libras, entre 2014 e 2018, o ENEM cobrou 63 itens de literatura contemporânea e 54 de Modernismo”, diz Cícero. “Todas as outras escolas literárias cobradas (Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Romantismo, Pré-modernismo, Barroco, Arcadismo, Classicismo, Simbolismo e Trovadorismo) somam apenas 27 itens nesses cinco anos”, completa o especialista.
E dentro das escolas literárias, existem autores preferidos pela banca elaboradora do ENEM? Ainda de acordo com análises feitas pela Evolucional, a resposta varia de acordo com o período. “Na Literatura Contemporânea, há uma variedade muito grande. Apenas alguns autores, como Chico Buarque e Luis Fernando Veríssimo, aparecem mais de uma vez nos últimos cinco anos.”, explica Cícero.
Leia aqui matéria na íntegra do Portal Cidade Verde

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

A 6 dias do Enem, 1,2 milhão de inscritos não sabem local da prova

A menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 1,2 milhão de participantes ainda não sabem onde farão a prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esses estudantes ainda não acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição, que está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.
Segundo balanço divulgado hoje (28) pelo Inep, 3,9 milhões de participantes, o equivalente a mais de 76% dos quase 5,1 milhões de inscritos no Enem 2019, acessaram o Cartão até a manhã desta segunda-feira.
Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados, entre outras informações. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios brasileiros.
Declaração de comparecimento
Quem precisa comprovar presença no dia de prova do Enem deve imprimir a Declaração de Comparecimento personalizada, também disponível na Página do Participante. Para esses casos, de acordo com o Inep, é indispensável que a declaração seja impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.
O instituto esclarece que não fornece comprovante de participação após o dia da prova. Para o primeiro dia do Enem, a declaração já está disponível. No dia 4 de novembro, dia seguinte ao primeiro domingo de aplicação do exame, o Inep disponibilizará a Declaração de Comparecimento do segundo domingo de provas, em 10 de novembro.
Recomendações
O Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame.
Uma vez sabendo o local de aplicação, a dica é que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova. Isso para que os estudantes conheçam o percurso e saibam o tempo que vão gastar de casa até o local da prova.
No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
Devido a diferenças de fuso horário no país, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a hora local de aplicação do Enem em diferentes regiões.
Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.
Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Governador Wellington Dias sanciona lei que cria o Dia Estadual da Menina



Em ato solene realizado nesta quinta-feira (24) no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias sancionou o Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Lucy Soares, que institui o dia 11 de outubro como o Dia Estadual da Menina. A assinatura do documento ocorreu em paralelo a mais uma edição da campanha Meninas Ocupam, realizada pela ONG Plan Internacional do Brasil e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
Lucy Soares, proponente da Lei, não pôde comparecer ao ato solene devido a compromissos no interior do Piauí junto à Comissão de Saúde e Educação da Assembleia Legislativa, mas foi representava pela jovem Mauricélia Lima. Em posse do discurso que seria lido pela deputada Lucy, a jovem falou do sentimento de gratidão pela iniciativa que representa muitos avanços na luta pela igualdade de gênero das meninas piauienses.  
No discurso lido pela por Mauricélia, a deputada Lucy Soares ressalta ainda que Teresina foi a primeira capital brasileira que instituiu o Dia Municipal das Meninas. “Isso representou nossa preocupação em discutir desde cedo, nas escolas, com as crianças, a valorização da menina, e promover o conhecimento sobre os seus direitos, provocando a ampla discussão sobre o enfrentamento de todas as formas de violência. Portanto, instaurar o Dia Estadual da Menina no Piauí, é de suma importância para conscientizar a população de que nossas meninas vivem em condições de desigualdade”, disse.
Com a criação do Dia Estadual da Menina,  o governo piauiense passa a ter responsabilidade de realizar projetos, palestras, rodas de conversas, seminários, campanhas e mobilizações que promovam os direitos das meninas, bem como, reconhecer a necessidade de se ampliar as ações para eliminar as desigualdades de gênero que impõem às meninas barreiras sociais e econômicas para o seu pleno desenvolvimento. Durante a solenidade, a iniciativa de Lucy Soares foi parabenizada por Wellington Dias. Através da sua assessoria de comunicação, Lucy agradeceu ao governador por ter apoiado a causa e sancionado a lei. 
Crédito da matéria: Cidadeverde.com

Reforma da Previdência: pensão por morte não será mais integral. Veja as mudanças

O Brasil tem hoje 7,7 milhões de pensionistas por morte do INSS, incluindo viúvos/viúvas e dependentes. Além de mudar o regime de aposentadorias, a reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro , cujo texto base foi aprovado nesta terça-feira em segundo turno no Senado,   também vai alterar as regras para a concessão de pensões para viúvos e viúvas e para os filhos em caso de morte do segurado.

Com isso, a partir de agora, a pensão será de 50% mais 10% por dependente. Ou seja, na prática, o benefício começa em 60% do valor, já que sempre haverá no mínimo um dependente. Mas as mudanças só valem para futuros pensionistas. Para quem já recebe pensão, nada muda.

A reforma prevê também cortes no pagamento em caso de acúmulo de benefícios (pensão mais aposentadoria, por exemplo). Quem hoje já acumula dois benefícios não será afetado. Mas quem hoje é pensionista e, no futuro, venha a se aposentar ou vice-versa será atingido. Assim como o trabalhador que hoje não recebe nenhum dos dois benefícios e, no futuro, venha a se aposentar e a se tornar pensionista. O benefício de menor valor sofrerá desconto.

Crédito da matéria: Jornal O Globo

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

NOSSOS ATLETAS PRECISAM DA AJUDA DE TODOS

Nenhuma descrição de foto disponível.

O pessoal do Jiu Jitsu vem fazendo uma boa campanha e está fazendo o município de Campo Maior ter visibilidade como um celeiro de campeões.

Para que isso ocorra, precisamos ajudá-los a chegar ao pódio.

Colabore!!!!!"!!

Sorteio do IPTU Premiado acontece na programação do Sabor Maior

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Finanças, prorrogou a data de sorteio do IPTU Premiado para o dia 16 de novembro, dentro da programação do Sabor Maior. Um dos motivos é o atraso dos Correios na entrega dos boletos, muitas pessoas não receberam o documento. Segundo o Gerente de Receitas, Jean Charles, quem ainda não pagou sua cota, terá até o dia 31 de outubro para efetuar o pagamento com 20% de desconto.
 
O IPTU Premiado é uma forma do contribuinte de Campo Maior ficar em dia com as suas obrigações municipais e ainda tentar ganhar um carro zero quilômetro, moto pop 100, smart Tv, geladeira e ar-condicionado. 
 
Jean informa ao contribuinte que ainda não recebeu o boleto, que procure o setor de receitas da Prefeitura. Para quem já efetuou o pagamento, também deve retornar a Sala do Contribuinte, na Prefeitura de Campo Maior, preencher o cupom e depositar na urna para participar da Campanha IPTU Premiado 2019.
 
NOVAS OPÇÕES DE PAGAMENTO
 
Essa 3° edição da Campanha IPTU Premiado traz mais opções para que o contribuinte efetue o pagamento do tributo. Esse ano os correntistas do Banco do Brasil poderão efetuar o pagamento diretamente na tela do terminal de autoatendimento ou pelo aplicativo móvel do banco. Quem optar também poderá efetuar o pagamento do IPTU nas casas lotéricas, agência da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo CAIXA, ou correspondentes Caixa.

SABOR MAIOR: Cantor Léo Chaves, da dupla Victor & Léo, é a quinta atração confirmada

Léo - atração do Sabor Maior 2019
Foto: divulgação
O cantor sertanejo Léo Chaves, que ficou conhecido por fazer parte da dupla Victor & Léo, com o seu irmão, Victor Chaves, é a quinta atração confirmada do Sabor Maior 2019.  O artista sertanejo é um dos nomes nacionais que se apresentarão no palco do Festival Gastronômico de Campo Maior.
O cantor de Minas Gerais, que já vendeu quase dois milhões de CDs com o irmão, agora está em carreira solo e promete mexer com o público em Campo Maior. Léo Chaves experimenta a carreira solo e também o seu lado compositor, já que inclui nos shows músicas sertanejas de sua autoria.
Além de Léo, o Sabor Maior também tem confirmados nomes como da Banda de Rock Biquini Cavadão e de forrozeiros como Mara Pavanelly, Toca do Vale e Katia Cilene.
O Sabor Maior acontece nos dias 14, 15 e 16 de novembro, na Praça Valdir Fortes. O festival de Gastronomia é uma realização da Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Turismo, com o apoio do Governo do Estado e SEBRAE.   
CCOM Campo Maior

sábado, 19 de outubro de 2019

Festas de Iemanjá e dos Pretos Velhos são reconhecidas como patrimônio de BH

Registros sobre a Festa de Iemanjá podem ser conferidos no Mercado da Lagoinha



A Festa de Iemanjá e da Festa dos Pretos Velhos agora são patrimônio imaterial de Belo Horizonte. A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município durante reunião extraordinária, realizada na noite dessa quarta-feira (16). O reconhecimento atende a uma solicitação de representantes das comunidades tradicionais de matrizes africanas e afro-brasileiras, feita em 2017.
A partir deste momento, o poder público municipal passa a se comprometer em colaborar pela salvaguarda, promoção e continuidade histórica dos dois festejos, que são estrelas de uma exposição fotográfica que acaba de ser aberta no Mercado da Lagoinha.
Festa de Pretos Velhos
Desde 1982, nos meses de maio, a comunidade negra da região Nordeste de Belo Horizonte se reúne na praça Treze de Maio, no bairro Nova Floresta, para cultuar os Pretos Velhos e Pretas Velhas, entidades mais populares da Umbanda. A Festa de Pretos Velhos reúne centenas de afro-religiosos, que vão louvar seus ancestrais, e pessoas que buscam atendimento nas dezenas de terreiros, das várias partes da cidade e região metropolitana que fazem parte do festejo.
Festa de Iemanjá
Realizada anualmente desde 1953, a Festa de Iemanjá é uma cerimônia de grande importância para os adeptos do Candomblé e da Umbanda. Reverenciando a orixá conhecida como Rainha das Águas, o festejo é celebrado nas proximidades da praça Dalva Simão, que compõe conjunto moderno da Lagoa da Pampulha, reconhecido, em 2016, pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Solidão maltrata o corpo e a mente dos idosos

Resultado de imagem para foto idoso abandonado

O que nos impede de sermos generosos com os nossos idosos? Será se não vamos envelhecer? Por que essa cultura de abandonarmos os nossos idosos?

Essas perguntas deveriam ser feitas diariamente. A cada dia a população brasileira envelhece e não nos preparamos para os desafios que enfrentaremos. A nossa pressa é tamanha que pensamos que não envelheceremos nunca.

Há uma cena que o voluntário José Elias Vieira dos Santos já se habituou a ver. Não que se acostume com a ideia. São pessoas chegando ao Lar Samaritano, uma instituição para idosos em Águas Lindas de Goiás, com ordem judicial. “Como o Estatuto do Idoso estabelece que mais de 30 dias sem visita já é abandono, os parentes são acionados pelo Ministério Público”, explica o administrador da casa. A realidade do abrigo localizado no Entorno do Distrito Federal não é diferente da de outras cidades e países. Com o aumento da expectativa de vida, o mundo observa a formação de um exército de solitários.

Embora esse sentimento possa recrutar para suas fileiras pessoas de qualquer idade, o idoso está na linha de frente. “Nessa fase da vida, ele se depara com situações delicadas, como a perda ou o afastamento de pessoas queridas, doenças, aposentadoria, perda do corpo jovem e da independência, entre outros”, destaca a psicóloga Cecília Fernandes Carmona, autora do artigo A experiência de solidão e a rede de apoio social de idosas, publicado na revista Psicologia em Estudo. “Esse é um período de muitas transformações, marcado especificamente por várias perdas. O sentimento de solidão pode ser percebido como mais agudo pelo idoso por ele estar passando por todas as vicissitudes dessa fase”, explica.

Nos últimos anos, diversos estudos têm apontado uma forte associação entre a solidão e a incidência de doenças crônicas em idosos. De fato, pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que o isolamento pode aumentar o risco de morte em 14% nas faixas etárias mais avançadas. O trabalho, liderado pelo psicólogo e especialista no assunto John Cacioppo, descobriu que o estresse provocado por essa sensação induz respostas inflamatórias nas células, afetando, entre outras coisas, a produção dos leucócitos, estruturas que defendem o organismo de infecções.

Uma outra pesquisa, da Universidade de Brigham Young, publicada na revista especializada Perspectives on Psycological Science, comparou estatísticas de mortalidade e constatou que a solidão é tão prejudicial à saúde quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólico. Recentemente, a revisão de 23 artigos científicos levou pesquisadores da Universidade de York a concluir que a solidão aumenta em 29% o risco de doenças coronarianas e em 32% o de acidentes vasculares. “Intervenções focadas na solidão e no isolamento social podem ajudar a prevenir duas das principais causas de morte e incapacidade em países de renda alta”, alertaram os autores.

Está interessado pela matéria?

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Dia do Professor. Tem o que comemorar?

Na data destinada a classe mais importante de um País, pois é ela que tem a missão de formar e preparar todas os profissionais que vão exercer outras profissões, a pergunta que deve ser feita é:
A categoria tem o que comemorar?
A resposta é simples. Por serem professores devem comemorar e serem homenageados por todos, que recebem desde os primeiros anos de vida, os conhecimentos necessários para se desenvolverem, como seres humanos e como profissionais.
Como classe profissional não, porque estão esquecidos, muitos vivendo com dificuldades em função dos baixos salários, que impedem que tenham uma vida digna e uma formação continuada para se aperfeiçoarem constantemente, para terem melhores condições de acompanhar as mudanças e repassá-las aos alunos.
Todos conhecem os problemas da educação brasileira e as dificuldades que os professores enfrentam em suas vidas, penalizados por terem escolhido a mais nobre das profissões.
Qual o pecado que cometeram para serem tão desconsiderados?
Quem pode responder a esta pergunta?
Quem pode resolver o problema dos professores?
Até quando os professores terão que recorrer a greves para receberem atenção?
A indignação deve partir da própria sociedade, que não deve mais aceitar passivamente a difícil situação dos professores, que acaba atingindo os alunos e as famílias, que não recebem a qualidade do ensino que poderiam receber, se houvesse respeito a esta categoria.
Tudo que se vê são soluções paliativas, que mascaram o problema mas não resolvem. O Brasil ocupa os piores lugares nos índices internacionais de qualidade de ensino.
Quem são os culpados por isso?
É claro que não são os professores.
São os governos que priorizam o salário dos Senadores, deputados, vereadores e algumas categorias privilegiadas de funcionários públicos, que com seus salários exorbitantes, envergonham o Pais e impedem que haja recursos para pagar condignamente os professores, bem como a corrupção que enriquece poucos, num pais onde a educação e a saúde ficam em segundo plano.
Infelizmente o meio escolhido pelos professores para reivindicar seus direitos são as greves, justas em função do desejo de conquistas para a categoria, mas que causam um sofrimento e um prejuízo muito grande aos alunos e a educação.
Qual, então será o caminho a ser percorrido para a conquista deste objetivo?
É a união de toda a sociedade em nome dos professores exigindo do Congresso Nacional soluções legais e urgentes, para melhoria dos salários e respeito a categoria.
Os professores precisam ocupar lugar de destaque na sociedade que eles constroem com seus ensinamentos, dedicação e esforço pessoal para vencer tantas dificuldades.
Um abraço e um obrigado a todos os professores no seu dia.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Olha o que disse um velho safado:

Comentarista da Jovem Pan: “Mulher é pra tomar conta da casa, do marido e dos filhos, quem não gostar que tire as calcinhas e pise em cima”


Daniel Campelo é comentarista de futebol da rádio Jovem Pan em Fortaleza e notadamente machista. Para ele, mulher não pode participar de partidas de futebol e deve permanecer em casa cuidando do marido e dos filhos. Esse pensamento retrógrado foi falado ao vivo no microfone da emissora durante a partida entre Ceará e Avaí, pelo campeonato brasileiro, no último domingo (13).

No trio de arbitragem escalado para comandar o jogo estava a auxiliar Andrea Maffra. O narrador exaltou a presença das mulheres no futebol e quis saber a opinião do comentarista, que desferiu todo o seu desrespeito. “Não acho uma boa não. Acho que mulher deve tomar conta da casa, do marido e dos filhos”.
Acesse a matéria da Revista Fórum na íntegra clicando aqui

Mulher morre ao sofrer choque em máquina de lavar

Crédito: Reprodução/Redes sociais
Uma mulher de 35 anos morreu após levar um choque em uma máquina de lavar na zona rural de Sobral (CE) na tarde do último domingo (13). Fabiana Lucas chegou morta ao Hospital Municipal Carlos Jereissati, em Mucambo (CE). As informações são do G1.
De acordo com uma funcionária do hospital, a mulher tinha marcas de queimaduras nas mãos e nos braços. Médicos ainda tentaram reanimar Fabiana, mas ela não resistiu.
Uma parente da vítima contou que Fabiana estava na casa dos pais quando foi até o quintal colocar roupas na máquina de lavar e não retornou. A mãe dela então foi procura-la e encontrou caída parto do eletrodoméstico.

Crédito da matéria: Istoe.com

Sancionadas mais duas leis em favor das mulheres

O governo federal sancionou as Leis nº 13.880/19 e 13.882/19 nesta terça-feira (08). Publicadas no Diário Oficial da União (DOU), as sanções garantem direitos e proteção às mulheres, além de reforçarem o compromisso com as temáticas. As novas publicações produzem mudanças na Lei Maria da Penha (11.340/06) e possuem vigência imediata.

A Lei nº 13.880 permite que a autoridade policial, em casos de violência doméstica e familiar, verifique a existência de registro de porte ou posse de arma de fogo em nome do agressor. A publicação determina, ainda, que após identificada a existência de registro de posse ou porte, o juiz deve autorizar a imediata apreensão da arma.

Já a Lei 13.882 garante prioridade, em matrícula escolar, para os filhos de mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar. O documento considera também a proximidade do domicílio e os casos de transferência.

Integrante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, destaca o empenho do órgão na promoção de direitos voltados ao segmento feminino.

“Estamos avançando na construção de políticas públicas efetivas e nas leis de proteção. A sociedade exige mudança e o governo está atento ao problema, trabalhando incansavelmente para modificar este cenário que nos fez registrar mais de 263 mil casos de violência doméstica em 2018”, ressaltou a secretária.

Histórico

Em quatro meses, cinco leis de proteção e garantia dos direitos das mulheres foram promulgadas.

Mais avanços legislativos

13 de maio

Lei 13.827/2019 - autorizar, em casos específicos, a aplicação de medida protetiva de urgência, pela autoridade judicial ou policial.

17 de setembro

Lei 13.871/19 - estabelece ressarcimento, por parte do agressor, dos danos causados em razão de violência doméstica, inclusive ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Lei 13.872/19 - assegura o direito das mães amamentarem os filhos de até 6 meses durante a realização de concursos públicos da Administração Federal direta e indireta. A publicação prevê que a cada duas horas será possível realizar amamentação por 30 minutos, com direito à compensação de hora.
Fonte e Leis na íntegra clique aqui

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

70% DOS HOMENS ABANDONAM AS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

Outubro é o mês dedicado à prevenção ao câncer de mama | Foto: Reprodução
Outubro rosa com aspecto de outubro negro.

O mês dedicado à prevenção ao câncer de mama amplia a conscientização entre as mulheres, mas também revela dados assustadores.

Cerca de 70% dos homens abandonam suas companheiras após o diagnóstico da doença.

O medo da rejeição (40%) e a consequente depressão (30%) entre as mulheres são barreiras que retardam o avanço do tratamento.

Os dados são da Sociedade Brasileira de Mastologia e dão a medida do quanto a mulher precisa de superação para enfrentar o câncer de mama com dignidade.
É cruel, mas é real. O impacto do diagnóstico do câncer de mama na mulher não se revela mais dolorido do que o abandono – físico e mental – do parceiro.

Desumano

Grupos independentes como as “Amigas do Peito”, formados por mulheres que já venceram a doença, surgem nesse momento para evitar que o desespero assuma proporções incontroláveis.

Depois do câncer de pele, o de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. A taxa de cura tem aumentado bastante em função da descoberta precoce, motivada por ações como o outubro rosa.

O que está longe de mudar é o outubro negro na cabeça dos homens, caracterizado por um misto de indiferença, ignorância e falta de compaixão.

Nem mesmo o inimigo merece um tratamento tão desumano.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Secretaria de Saúde inicia a campanha contra sarampo em Campo Maior

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nessa segunda-feira 07/10, em todos os postos de saúde de Campo Maior. Dois grupos de pessoas estão no alvo da campanha.
O primeiro grupo é formado por crianças de 5 meses até menores de 5 anos, e a vacinação ocorre até o dia 25/10 tendo como dia D dia 26 de outubro.  O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação acontece no período de 18 a 30 de novembro, sendo o dia D 30 de novembro.
O supervisor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Luciano Alencar, falou da importância da vacinação contra o sarampo. “Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Importante também os pais estarem levando as crianças para receberem a dose, vacina é um direito da criança e elas não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar”, destacou Luciano. 
DADOS
No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.
 
O QUE É O SARAMPO
O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.  Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode.
Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.  A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Estilo Dr. Cezar: 'Queria uma chance de corrigir meus erros".


Resultado de imagem para imagem de garis em campo maior piaui

Quando veio da Bahia  nos anos 80 e instalou-se como médico em Campo Maior, Dr Cezar Melo virou um furacão na política local. Elegeu-se prefeito, depois se elegeu deputado e naufragou.         

Derrotado pelo então vereador Bona Carboreto, que acabou tomando sua cadeira, Cezar Melo pinçou uma frase célebre ao tentar novas candidaturas junto ao povo de Campo Maior e disse: "Eu  queria, "nêgo" velho, era só uma chance de corrigir meus erros" . O apelo não funcionou. Cezar nunca mais conseguiu ocupar cargos eletivos no município, mas continua médico e também advogado.

A história se repete. O que escutamos  em eventos partidários atuais é a voz do passado dizendo quase a mesma coisa. Alguém que atrasou os salários em seis meses, que aplicou golpe contra os garis, que transformou a prefeitura em uma maquina familiar e que responde a vários crimes, pedindo exatamente a mesma coisa: a chance de consertar seus erros, alegando que faltou tempo para cumprir suas metas.

Um fantasma do mal circula pelas noites  sombrias de Campo Maior tentando aplicar um golpe; tentando armar uma arapuca como se o povo fosse esquecido e não guardasse em suas memórias as ações de violência, de arrogância, de corrupção e a loucura por dinheiro e poder, de quem não sabe viver sem as tetas fáceis do município. E o discurso é descarado, desesperado.

Crédito: Portal A Voz do Jenipapo.
By Arnaldo Ribeiro

domingo, 6 de outubro de 2019

Enem: Alarme do celular, caneta azul e zero na redação eliminam na prova

Depois de um ano de estudo, ninguém quer ficar de fora da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 por desconhecer as regras eliminatórias.
Além das exigências básicas de não conversar com outros candidatos durante o exame ou de não usar qualquer material impresso, o edital do Enem 2019 tem uma nova regra: o simples toque do celular, mesmo que lacrado no saco plástico, eliminará o candidato.
Em 2018, 137 candidatos foram desclassificados do exame, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Para você não ter surpresas e ser desclassificado no Enem 2019, o UOL resumiu as principais regras para realizar as provas, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.
Alarme de celular
O edital de 2019 é claro ao dizer que qualquer som emitido pelo celular do candidato irá causar a desclassificação imediata. Mesmo que o objeto esteja dentro do porta-objetos, isso será o suficiente para que sua prova seja zerada. Por isso, lembre-se de desligar o seu celular ou desativar todos os alarmes do seu aparelho.
Caneta azul
A leitura dos gabaritos é feita por uma máquina que detecta a cor preta. Por isso, a caneta azul não é permitida na prova. Além disso, é importante que a caneta preta usada no dia da prova tenha sido fabricada em material transparente. A exigência é feita para evitar que sejam colocadas "colas" dentro dela.
Zero na redação
A redação é uma parte importante do exame. Caso ela seja zerada, o candidato será eliminado. Por isso, é importante ficar atento a tudo o que pode fazer com que seu texto seja zerado.
Fugir do tema proposto, letra ilegível, entregar a folha de redação sem nada escrito, escrever só sete linhas, escrever em língua estrangeira na maior parte do texto, fazer desenhos e escrever em outro estilo que não seja o dissertativo-argumentativo são situações que vão fazer com que sua prova seja anulada.
Perturbar a ordem
No momento da prova, é preciso que todos estejam concentrados e em silêncio dentro da sala em que o Enem será aplicado. Caso alguém perturbe a ordem, isso irá fazer com que os outros candidatos não estejam totalmente concentrados no exame. Se você fizer isso, será desclassificado.
Conversa durante a prova
A partir das 13h, o candidato não poderá se comunicar de nenhuma forma com ninguém que está dentro da sala. Ele só tem permissão para falar com o fiscal ou o aplicador da prova. Deixar a sala antes de decorridas duas horas do início do exame também elimina o participante.
Não permitir revista
No dia da prova, o candidato precisa permitir que sejam feitas revistas quando necessário. Não permitir que lanche ou que artigos religiosos (burca, quipá e outros) sejam vistoriados pode ser eliminatório.
Boné
Não é permitido que o candidato use nenhuma peça de vestuário que cubra o cabelo ou as orelhas. Por isso, boné, chapéu, viseira e gorro são proibidos. Óculos escuros também não podem ser usados durante a prova.