segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO MATADOURO TEM NOVA PRESIDENTA





Foi eleita na tarde desse domingo (24/02) a nova presidenta da Associação de Moradores do Bairro Matadouro, na cidade de Campo Maior, Com expressiva maioria, a pescadora e dona de casa "Neguinha do Peixe" comandará o bairro nos próximos dois anos.

A eleição foi uma verdadeira demonstração de cidadania. Três candidatos disputavam a vaga e na tarde de ontem (23/02) participaram de debate onde puderam apresentar suas propostas diante da população que esteve no local.
A eleição transcorreu sem nenhum incidente e no final da tarde a comissão responsável pela condução do processo eleitoral presidida pelo Sr. Gilberto Araújo, finalizou o pleito.
 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ACIDENTE NA BR-343 DEIXA DOIS GRAVEMENTE FERIDOS E PROVOCA CONGESTIONAMENTO



Por volta das 16:00h de hoje (19/02), um veículo Uno, da Secretaria de Saúde de Boquierão do Piauí, que segundo testemunhas trafegava em alta velocidade na BR-343, após um aquaplanagem bateu na cabeceira da ponte sobre o Rio Jenipapo, colidiu com outro veículo, provocando ferimentos graves em dois passageiros.
O veículo da Secretaria de Saúde retornava de Campo Maior onde os passageiros realizaram consultas médicas. Dos 6 passageiros, sendo duas crianças, dois sofreram vários tipos de traumas e foram socorridos por duas equipes do SAMU.




Confira o vídeo do resgate:



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

AGRESSORES SERÃO COBRADOS PELA PREVIDÊNCIA PELOS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA



Embora de forma lenta, temos visto que os caminhos dos agressores domésticos têm sido fechados através de ações governamentais e jurídicas. É uma forma de se acabar de uma vez com essa vergonha que ainda prevaleçe na nossa sociedade: a violência contra a mulher.

O Instituto da Seguridade Social ingressou com várias ações judiciais com o objetivo de ser ressarcida pelos prejuízos causados por agressores a beneficiários da previdência. O objetivo do órgão é recuperar os gastos de auxílios, aposentadorias e pensões.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4381/12, do deputado Amauri Teixeira, do PT baiano, que obriga o agressor a indenizar a Previdência Social por todos os benefícios pagos à mulher agredida, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, quando concedidos em decorrência de atos de violência doméstica e familiar. O projeto acrescenta artigo à Lei Maria da Penha (11.340/06).

“A proposta representará significativo avanço no combate aos atos de violência doméstica e familiar, por seu efeito repressivo, moral e pedagógico, além da diminuição nas necessidades de financiamento de uma parcela dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social”, argumenta o deputado autor da proposta.
Fonte: Agência Câmara

sábado, 9 de fevereiro de 2013

MEC libera acesso à Correção da Redação do ENEM

O Ministério da Educação (MEC) liberou aos estudantes o acesso à correção das redações do ENEM 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio. A liberação serve apenas para fins pedagógicos, não sendo passível nenhuma espécie de recurso jurídico.

No dia 28 de dezembro foram divulgadas as notas dos candidatos nas provas. Agora, quem tinha dúvidas de como ter acesso à redação do ENEM 2012 pode visualizar o espelho do texto e conferir as notas atribuídas em cada uma das competências.

Para fazer a consulta o estudante deve acessar o site oficial do ENEM, portando o CPF ou número de inscrição e a senha cadastrada anteriormente. Na própria página existem links que disponibilizam a recuperação da senha e a consulta ao número de inscrição.

As cinco competências avaliadas são as seguintes: Domínio da norma padrão da língua portuguesa; Compreensão da proposta de redação; Seleção e organização das informações; Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; e Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais. A nota máxima para cada uma delas é de 200 pontos e, obviamente, a nota máxima que o candidato pode atingir na redação é 1000 pontos.

De acordo com o INEP, foram 5.683 corretores responsáveis por 4.113.558 redações, onde 1,82% estavam em branco e 1,76% com nota zero. De dezembro do ano passado até janeiro deste ano, vários estudantes moveram ações judiciais para conseguir acesso à correção da redação antes de começar o período de inscrição do SISU 2013 – Sistema de Seleção Unificada. No entanto, a Advocacia Geral da União suspendeu todas as liminares.

Fonte: sitedoenem.org
 

CONFIRA O VÍDEO DO 1º CORSO DE CAMPO MAIOR ABRINDO O CARNAVAL 2013


CONFIRA O VÍDEO DO LEITÃO FOLIA 2013


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MEC pode cobrar taxa de inscrição de estudantes ausentes no Enem 2013

5 de fevereiro de 2013
O MEC – Ministério da Educação estuda a possibilidade de cobrar taxa de inscrição de estudantes ausentes no Enem 2013. Foi o que disse o ministro da educação, Aloizio Mercadante, no fim do mês de janeiro.
Enem 2013 isenção taxa de inscriçãoEsta seria uma das soluções encontradas pelo ministro para resolver um problema recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio: todos os anos a maior parte dos estudantes não paga a taxa de inscrição e os níveis de abstenção têm sido cada vez maiores.

Em 2012, por exemplo, dos quase 5,8 milhões de inscritos, mais de 4 milhões não pagaram taxa de inscrição e a abstenção foi de 27,9%, o que gerou um gasto de mais de 90 milhões de reais com estudantes que sequer compareceram para resolver as provas, nos dias 03 e 04 de novembro.

A cobrança, que seria exclusivamente para os estudantes que se inscrevem gratuitamente e não comparecem no local de provas nas datas de realização do exame, é na verdade a perda do benefício de participar gratuitamente na edição seguinte. Os estudantes ausentes poderiam ainda, de acordo com o ministro Mercadante, justificar suas faltas, dentro de um prazo específico que seria concedido pelo MEC.

Todos os anos, a isenção da taxa do Enem, que é de R$ 35,00, é automática para todos os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública. Porém, os candidatos também podem solicitar, no ato da inscrição, a isenção do pagamento da taxa, declarando carência financeira. A solicitação é deferida ou indeferida levando em conta a renda familiar do estudante.

Após a realização do Enem 2012, Mercadante disse em uma entrevista que estava preocupado com esta situação dos altos índices de abstenção dos estudantes. Na mesma entrevista o ministro descartou a realização de duas aplicações do Enem em 2013.

Há outra possibilidade que pode ser considerada como solução dos problemas de abstenção do Enem a partir da edição de 2013: o MEC pretende tornar o exame como obrigatório para todos os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio. Esta decisão não se aplicaria somente às escolas da rede pública, mas a todas as instituições de ensino do país.

Os estudantes poderão fazer inscrição no Enem 2013 provavelmente entre o final de maio e a metade de junho. As provas, a divulgação dos gabaritos oficiais e o resultado do exame estão previstos para acontecer no último trimestre do ano.

PROFESSORES ELOGIAM NOVA ADMINISTRAÇÃO

~Os professores da rede municipal de ensino estão satisfeitos com as primeiras providências tomadas pela atual administração. O prefeito Paulo Martins antecipou, apara hoje, o pagamento da categoria que estava previsto somente para o dia 20.

Depois de meses lutando para que a adminsitraçãom anterior efetuasse o pagamento de seus salários, os educadores campo-maiorenses hoje sentem a tranquilidade da certeza de seus vencimentos.

http://www.portalcampomaior.com.br/novo/wp-content/uploads/2013/02/DSCF1544.jpgO prefeito Paulo Martins decidiu antecipar a remuneração da categoria referente ao mês de fevereiro com o objetivo de aliviar  o sofrimento e os problemas que vinha passando contrariada pelos atrasos em seus salários e pela luta que vinham travando para receberem suas remunerações. Ao ser entrevistada logo que sacava o seu dinheiro a professora Josenilda Santos Araújo disse: “Agora está bom, era tudo o que a gente queria”, disse.
 
A professora Patrícia Oliveira também expressou como se sente após receber a notícia do pagamento antecipado. “Estamos aliviados e mais tranquilos”, falou. Além do pagamento o secretário municipal de Educação José de Ribamar, “Ribinha”, anunciou outras medidas para recuperar a auto estima dos professores, dos alunos e de outros servidores, entre elas adequar as escolas, avaliar as mudanças de nível e classe dos professores e promover cursos de qualificação.
 
Fonte: ASCOM/PMCM

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


O prefeito Paulo Martins (PT) deu posse na manhã desta terça-feira (05) , ao secretário Municipal da Pessoa com Deficiência Transporte Trânsito e Mobilidade, Francisco Paz Araújo, o “Capitão Paz” e ao gerente de Trânsito Reginaldo Costa. A solenidade que aconteceu no gabinete do prefeito contou com a presença de secretários, vereadores, lideranças comunitárias, representes de categorias funcionais como dos mototaxistas Antônio Iran, Francisco Marin - do CDL e outras.
O prefeito Paulo Martins disse que o número de pessoas com deficiência hoje em decorrência dos acidentes no trânsito é muito grande como também de mortes. “Isto é um prejuízo muito que não tem preço”, destacou, ressaltando que não há medida mais importante do que a conscientização da população.
O secretário Francisco Paz por sua vez ao discursar pediu o apoio de toda a sociedade nesta missão. “Vamos nos comprometer a dar o melhor de nós para ajudar a organizar o trânsito. Queremos contar com o apoio da sociedade como formadora de opinião e no final o mérito não será apenas do prefeito, dos vereadores e nem do secretário mais de toda a sociedade”, falou.
O gerente de trânsito Reginaldo Costa agradeceu ao prefeito pela confiança. Ele disse que a equipe está preparada tecnicamente para sinalizar a cidade verticalmente e horizontalmente, mais enfatizou a importância da sociedade na organização do trânsito de Campo Maior. “Através das ações em conjunto é que vamos ter um trânsito organizado na cidade”, declarou. 

Fonte: ASCOM/PMCM

Metade dos professores não leem em tempo livre

Menos da metade dos professores das escolas públicas brasileiras tem o hábito de ler no tempo livre. Dado evidencia falta de acesso a livros e gosto por leitura, que deveria existir para ser transferido aos alunos.

A pesquisa foi feita pelo QEdu: Aprendizado em Foco , uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para educação. Baseado nas respostas dadas aos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e divulgados em agosto do ano passado, o levantamento mostra que dos 225.348 professores que responderam à questão, 101.933 (45%) leem sempre ou quase sempre, 46.748 (21%) o fazem eventualmente e 76.667 (34%), nunca ou quase nunca.

A questão pode estar ligada a falta de infraestrutura. "O número de professores que não leem é chocante, mas isso pode estar ligado ao acesso. É preciso lembrar que faltam bibliotecas e que um livro é caro. Um professor de educação básica ganha em média 40% menos que um profissional de ensino superior. Acho que faltam políticas de incentivo. Não acredito que seja apenas desinteresse", diz a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.

Para Priscila, uma possível solução seriam os livros digitais. O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) do Ministério da Educação distribui equipamentos tecnológicos nas escolas e oferece conteúdos e recursos multimídia.

Além disso, o governo facilita o acesso aos conteúdos por meio da distribuição de tablets, tanto para professores quanto para estudantes. No ano passado, o MEC transferiu R$ 117 milhões para 24 estados e o Distrito Federal para a compra de 382.317 tablets, destinados inicialmente a professores do ensino médio.
Sobre o acesso digital, os dados do levantamento do QEdu mostram que 68% dos professores (148.910) que responderam à pergunta usam computador em sala de aula. 

O estado com a maior porcentagem é Mato Grosso do Sul: 95% dos professores disseram que usam o equipamento. O Maranhão é o estado com a menor porcentagem (50,5%) de professores fazem o uso do computador. É lá também onde se constatou a maior porcentagem de escolas onde não há computadores: 38,3%. Estão no Sudeste, no entanto, as maiores porcentagens dos professores que acreditam não ser necessário o uso de computador nas salas: Minas Gerais (16%), Rio de Janeiro (15,4%) e São Paulo (15%).