segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Câmara de Campo Maior realiza Audiência Pública sobre violência contra a mulher


A Câmara Municipal de Campo Maior realizou na manhã desta segunda-feira (30.08), Audiência Pública Ações de Violência Contra a Mulher, como forma de colocar no cenário local o Poder Legislativo. A audiência é uma proposição da Vereadora Michele Maroca, que abriu a Sessão, falando da "importância da mobilização de toda a sociedade, e, principalmente, do Poder Público, tendo o Poder Legislativo a obrigação de se colocar ao lado das mulheres que sofrem da violência".

Vereadora Michele Maroca

Várias representações participaram do evento: Coordenação de Políticas Públicas do Estado do Piauí, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Casa Abrigo Mulher, OAB, Hospital Regional de Campo Maior, Polícia Civil, Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Campo Maior, Secretaria de Habitação, além de vários segmentos representativos da sociedade que tratam do tema.

Para a vereadora Michele Maroca a questão da violência contra a mulher a cada dia se agrava a cada dia no Brasil nesse período de pandemia, e "Campo Maior não se exclui desse contexto nacional e que é necessário dar visibilidade ao tema". A vereadora apresentou dados da violência contra a mulher e que "apesar de se ter a falsa ideia que tem diminuído os casos notificados, percebe-se que há uma subnotificação desses casos, vez o receio de muitas mulheres quanto à sua subsistência".

O Presidente da Câmara, Vereador Sena Rosa (PP), afirmou que várias ações são tomadas pelo Poder Legislativo Municipal no tocante ao combate à violência contra a mulher. "Dentro de poucos dias iremos implantar a Procuradoria da Mulher, Resolução aprovada recentemente e que representará um marco significativo na defesa da mulher".

Zenaide Lustosa, Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres afirmou que o grande desafio é que todos os municípios piauienses estejam engajados na criação de Coordenadorias Municipais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. "dos mais de 200 municípios piauienses, apenas vinte têm coordenadorias de políticas pública para as mulheres o que implica dizer que em muitos lugares ainda prevalecem pouco enfrentamento contra as mulheres.

Zenaide afirmou, ainda, que os casos de violência contra mulheres no Piauí aumentaram em mais de cinquenta por cento. "Mais de oitenta por cento das vítimas de feminicídio não apresentaram em nenhum momento qualquer ajuda, embora existam vários canais que a mulher pode procurar.".

Confira todos os pronunciamentos da Audiência Pública clicando aqui

domingo, 29 de agosto de 2021

Escola Maroquinha Bona desenvolve projeto de iniciação musical


 A Escola Municipal Maroquinha Bona, do Povoado Água Branca, em Campo Maior, iniciou neste sábado, 28 de agosto, seu projeto de iniciação musical com os alunos da unidade. O projeto tem parceria com o Conselho da Comunidade, através do Projeto Cultura de Campo Maior.

Segundo o diretor da Unidade Escolar, Professor Tiago Muniz, " projeto vem proporcionar um desenvolvimento na capacidade cognitiva dos alunos, valorizando a cultura e proporcionado uma nova experiência para os alunos da escola Maroquinha e para a comunidade".

Tiago disse, ainda, que o objetivo é com o tempo se criar uma orquestra com os alunos e os membros da comunidade, "buscando-se valorizar os talentos locais e que por diversas dificuldades não têm acesso à cultura".

O diretor afirmou que a Secretária Municipal de Educação, Profª Mazé Félix, apoia a iniciativa e tem dado o apoio para que tais projetos possam ser realizados.


quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Vereadora Mizarleia defende "dignidade menstrual"


A vereadora Mizarléia, PSD, apresentou na última sessão do Legislativo (24/08)   campo-maiorense Projeto de Indicação que obriga o município de Campo Maior a distribuir absorventes para a população feminina carente.

A parlamentar justificou no seu projeto que a saúde das mulheres do município precisam ser cuidadas como um todo e que o absorvente é muito importante, principalmente para as famílias de baixa renda.

Mizarleia defendeu, ainda, que a "dignidade menstrual precisa ser de interesse de todos e, que, num momento de pandemia, esse tipo de ação é muito importante para centenas de mulheres do nosso município".

O Projeto apresenta uma série de atividades que o município deve realizar, dentre as quais a elaboração de cartilhas, promoção de palestras, dentre outras ações referentes ao tema.

  

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Professores poderão ser prejudicados no Piso Nacional do Magistério

Fonte: Observatório da Imprensa

 

BRASÍLIA - Um acordo entre governo, Congresso e a Confederação Nacional dos Municípios (CMN) para destravar a votação do projeto sobre o Imposto de Renda pode resultar na alteração do cálculo do piso nacional do magistério. Com a mudança, a remuneração dos professores passaria a ser corrigida apenas pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Além disso, os cofres municipais teriam reforço de R$ 6,5 bilhões por ano.

Pesquisa feita em 2020 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 46 países apontou que o professor brasileiro recebe por ano o equivalente a U$S 25.966 (ano de referência foi 2017), quase metade da média praticada nos 38 países ricos e integrantes da OCDE, que é de U$S 49.778.


Confira aqui matéria completa do UOL

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Prisões fechadas

Paiva Netto 

 

A instrução do intelecto não é suficiente para formar o verdadeiro cidadão do terceiro milênio, que tem... mil anos para desenvolver um novo tipo de civilização. Ao cérebro deve-se juntar o bom sentimento. 

O temor nasce da ignorância. Por isso, promover Educação e espiritualizar o saber ilumina as Almas e erradica a violência dos corações. Victor Hugo (1802-1885), o gênio de Besançon, assegurava que "quem abre escolas fecha cadeias". E o versículo sexto dos Provérbios, capítulo 22, do Antigo Testamento da Santa Bíblia, remata: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e, mesmo quando envelhecer, não se desviará dele”. 

É urgente difundir a Pedagogia do Afeto — portanto, do Amor, ou seja, da Caridade — e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ambas suplementares e imprescindíveis ao sustento da Alma. Trata-se de medicamentos energéticos para a cura de enfermidades, a começar pelas psíquicas, que prejudicam a absorção das lições necessárias ao enriquecimento ecumênico-intelectual, moral e intelectual dos estudantes. Esses não constituem apenas os que frequentam as escolas, porque a vida é constante busca do saberO bom gosto da vida é o aprendizado infinito.  

 

Povo liberto 

Um povo educado, ou melhor, reeducado na Fraternidade Ecumênica é uma grei liberta. É essencial ao progresso das massas populares que elas cresçam cada vez mais instruídas, educadas e espiritualizadas, pois, sem Amor e espírito solidário, não poderá haver qualquer sociedade em paz, portanto, com o ingresso a uma vida digna e mais auspiciosa, material e moralmente falando. 

Malcolm X (1925-1965), islâmico, um dos grandes líderes negros norte-americanos, ao suplantar as contrariedades de sua inicialmente violenta e, por todo o percurso, sofrida existência, concluiu: “As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens acerca de si mesmos” 

Seu exemplo aqui é corroborado por suas atitudes. Ele mesmo, ao viajar a Meca, percebeu que era possível conviver com pessoas de diferentes origens, opostamente ao que pensava. Ao voltar aos Estados Unidos, passou, para surpresa de muitos, a dirigir-se não só aos afrodescendentes, mas, sim, às diversas etnias, algo que o notável pastor norte-americano Martin Luther King Jr. (1929-1968), líder carismático, já compreendera e praticava. 

Alziro Zarur (1914-1979) proclamava que “governar é ensinar cada um a governar a si mesmo”. 

Em 1980, assegurei que a verdadeira alforria do ser humano ou, avançando ainda mais, do Espírito Imortal do indivíduo será aquela fortalecida pela cultura do respeito mútuo, cuja riqueza consiste na multiplicidade de ideias em favor da harmonia entre todos. E reitero: não há outro caminho que não seja o da Instrução e da Educação, iluminadas pelo sentido da Espiritualidade Ecumênica, que é Amor e Justiça, Ciência e Amor, para todas as etnias. Não nos esqueçamos ainda de que a boa saúde, física e da mente, é fundamental à conquista, por exemplo, de um bom emprego. Libertar-se significa ter, acima de tudo, discernimento espiritual. 

 

Ócio e sepultura 

Vale a pena a todo momento destacar que a migalha de hoje é a farta refeição de amanhã. Desse modo, não desperdicemos também tempo, capacidade, talento e inteligência com os sofismas da preguiça. 

O filósofo estoico Sêneca (4 a.C.-65 d.C.) — que teve a triste sina de ser preceptor de Nero (37- 68 d.C.) — foi filho ilustre da cidade espanhola de Córdoba, que à época fazia parte do Império Romano. O célebre intelectual protestou contra os zombadores, dizendo: “O ócio sem estudos é a morte e a sepultura do homem em vida”. 

E atenção ao livro de Provérbios, 14:23, no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, em que lemos esta grave advertência: “Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em meras palavras leva à pobreza”. De fato, toda facilidade excessiva é aval para o túmulo mais próximo, espiritual, física ou moralmente considerado. 

A Educação existe para libertar o ser humano. Mas, com a indispensável Espiritualidade, o sublima. Eis a Pedagogia de Deus, que prepara o indivíduo para viver a Cidadania Ecumênica, planetária, firmada no exercício pleno da Solidariedade. 

 

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. 

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 


quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Conselho Nacional autoriza prorrogação do ano letivo para 2022

Uma resolução do Conselho Nacional de Educação, publicada na última sexta-feira, autoriza colégios e instituições de ensino públicas ou particulares a estenderem o ano letivo de 2021 para 2022 caso haja necessidade em função da situação de pandemia.

Apesar de recomendar a volta urgente das aulas presenciais em todos os níveis de ensino, na prática, a resolução deixa para cada secretaria de educação ou escola avaliar sua situação e estabelecer atividades remotas caso sejam necessárias medidas mais rigorosas.

A resolução também retira a obrigatoriedade do mínimo de horas de trabalho e das 800 horas anuais de aprendizagem no ensino fundamental e médio.

Apesar dessa flexibilização no calendário para as instituições de ensino, o MEC está mantendo as provas do Enem para os dias 21 e 28 de novembro deste ano. Cabe lembrar que o Enem 2020 foi adiado no ano passado e realizado em janeiro e fevereiro deste ano.

Embora o atraso no calendário escolar de 2020 tenha impactado no calendário deste ano, alguns estados estão se programando para terminar o ano letivo de 2021. No estado de São Paulo, por exemplo, as aulas devem encerrar no dia 23 de dezembro. No Distrito Federal, a previsão é terminar as aulas no dia 22 de dezembro.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

SENA ROSA anuncia que Centro de Especialidades de Campo Maior será entregue à população campo-maiorense no dia 7 de setembro


 

O Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Vereador Sena Rosa, anunciou durante a Sessão dessa terça-feira (10 de agosto), que o prefeito Joãozinho Félix, comunicou que o Centro de Especialidades de Campo Maior será entregue no próximo dia 7 de setembro.

O parlamentar anunciou que inicialmente serão 12 especialidades médicas que atenderão pacientes de Campo Maior e região.

Sena Rosa, elencou, ainda, uma série de obras que serão entregues á população dentro dos próximos meses.

Veja se foi selecionado no SiSU

O MEC divulgou hoje, terça-feira (10 de agosto), o resultado da chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições do segundo semestre de 2021 começaram dia 3 de agosto e puderam realizar a inscrição, até o dia 6 de agosto. 

Para saber o resultado da seleção os estudantes terão que acessar o portal do sistema e realizar o login. Na “área do candidato” já terá o acesso ao resultado, a confirmação da aprovação aparece através da mensagem: “Você foi aprovado para a chamada regular”.

Caso esteja entre os aprovados, o candidato terá somente alguns dias para preparar a documentação necessária e levar à faculdade para efetivação da matrícula.

É necessário que esse processo seja realizado dentro do cronograma especificado, caso contrário, a vaga é repassada para o próximo da fila.