sábado, 20 de abril de 2024

Campo Maior realiza a III Caminhada de Conscientização sobre o Autismo

Caminhada de Conscientização dos Direitos dos Autistas
Foto: Redes Sociais

Foi realizada nessa sexta-feira (19 de abril), a III Caminhada de Conscientização sobre o autismo, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Campo Maior (COMUDE), com o intuito de dar mais visibilidade à necessidade da ampliação das políticas públicas do município.

A caminhada percorreu a principal avenida da cidade, com o objetivo de dar visibilidade à promoção e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA e a capacidade dessas pessoas, além de intensificar a conscientização de se acabar com o preconceito que existe com relação ao Autismo.

Vários órgão públicos e segmentos da sociedade civil participaram do evento, além da presença maciça de familiares de pessoas com TEA.

No Brasil, a inclusão dos autistas é garantida por políticas públicas, as quais promovem a inserção desses no convívio social, através dos direitos e deveres do próprio indivíduo, dos órgãos públicos e da sociedade.

Lei N. ° 8.742/93, garante ao autista o direito a um salário mínimo quando a família não tem condições financeiras.


sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pastor ofendeu religião de matriz africa e poderá ir para a cadeia pelo crime de intolerância religiosa

O milionário mercenário da fé Felippe Valadão

Esse povo evangélico jura que pode mandar e escrachar com as religiões de matriz africana. O conhecido e rico pastor protestante Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Na ocasião, o pastor ameaçou acabar com terreiros de umbanda do município e disse que converteria à sua religião os dirigentes desses locais. Ao microfone, Valadão reclamou, sem provas, da existência de oferendas espalhadas pelas ruas e chamou de “endemoniados” os adeptos da umbanda. Ele foi mais além ao afirmar que “o tempo da bagunça espiritual acabou”. E até ameaçar fechar centros de umbanda da cidade.  

Durante as investigações, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância concluiu que não houve alteração no conteúdo do vídeo, anexado ao inquérito.  

No relatório encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro, a polícia informou que ficou comprovada a prática de intolerância religiosa.

Na época, ao se defender, Valadão disse que proferiu palavras em defesa da própria fé, acreditando que pessoas de religiões de matriz africana poderiam se converter a fé cristã.  Ele explicou ainda que muitos centros de umbanda seriam fechados, como consequência direta dessa conversão. O Pastor disse que nunca incitou a violência contra terreiros ou devotos de religiões de matriz africana. 

A prefeitura de Itaboraí informou à época, após o discurso do pastor evangélico, durante as comemorações dos 189 anos da cidade, que as declarações dos convidados e artistas eram de inteira responsabilidade deles, e que o governo municipal não apoia nenhum tipo de intolerância religiosa.  

Nós não conseguimos retorno da defesa do pastor até o fechamento desta reportagem. 

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Yemanjá ganha Monumento na Av. Mal. Castelo Branco em Teresina


Adeptos e simpatizantes do Candomblé, Umbanda e demais Religiões de Matriz Africana homenagearam no último domingo, 14 de abril, a Deusa das Águas. O detalhe considerado importante é que a imagem é de uma Yemanjá negra, bem diferente do 
 que as pessoas estão acostumadas a ver.

Representantes de centenas de terreiros e casas de umbanda de Teresina e do interior do Piauí e Maranhão estiveram presentes na solenidade, que marca um diferencial na nova visão que os religiosas desejam que as pessoas tenham e assim se evite toda forma de preconceito contra a religião de matriz africana.

A celebração teve início com a cerimônia do padê de Exú, às 16h, seguida pela consagração da imagem com oferendas e rituais. O evento incluiu uma grandiosa gira e momentos de bênçãos com a presença do terecô do Maranhão.

O antigo monumento de Iemanjá, intitulado “Rainha do Mar”, datado de 1980, retratava uma figura branca, inspirada em Nossa Senhora dos Navegantes. No entanto, em resposta às demandas do Movimento dos Povos de Matriz Africanas, a representação foi atualizada para refletir a imagem de uma mulher negra, em consonância com as raízes afro-brasileiras.

Mas o que mais vem chamando a atenção é que a imagem está sendo alvo de manifestações de intolerância religiosa e racismo. Nas redes sociais, internautas se manifestaram contra a presença do monumento: “Credo, imagem feia”, disse um.

Pai Rondinelli de Oxum, explica que a escultura anterior de Iemanjá havia sido inaugurada em 1980 e, desde então, já foi alvo de diversos tipos de depredações e passou por mais de 10 reformas. 


“Mesmo quando era branca, a imagem era depredada, em qualquer lugar que estivesse. Em 2017, o monumento teve as mãos quebradas, pintaram a imagem e atearam fogo. Esse foi um momento que nos marcou bastante. Chegaram a escrever frases que diziam que a Iemanjá era “coisa do demonio”, além de versos bíblicos. Isso nos deixava muito mal, porque esse é um lugar onde depositamos nossa fé e pedimos proteção”, lembra Rondinelli Santos.



quarta-feira, 17 de abril de 2024

Estamos de volta e agora pra valer

Esse blogueiro com o ícone da política campo-maiorense
Bona Carboreto (esquerda)
Foto: Josué


    Depois de uma longa temporada sem nenhuma postagem, estamos retomando nossas atividades de blogueiro. Entendo que o momento é de muita importância para Campo Maior e com o meu conhecimento da política local (modéstia à parte),  desejo dar minha contribuição para que o nosso município não caia em desgraça administrativa. 
    Conversei com o amigo Bona Carboreto, de quem sou amigo há quarenta anos e logo, logo, estarei entrevistando esse ícone da nossa política, 
    Carboreto há vinte anos não disputou nenhum mandato eleitoral e, agora, vem aparecendo com expressividade nas pesquisas de opinião - sejam espontâneas ou estimuladas -, demonstrando um enorme fôlego desse guerreiro.
    Estaremos aqui trazendo informações que precisam ser desnudadas pela população que se vê com tão poucas informações e assim fica vulnerável a mentiras e notícias falsas.
    Estou de volta!!!!!!!!!!!