segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FIQUE DE OLHO - REVISÃO OBRAS LITERÁRIAS UESPI 2011-2012

Olá, hoje vamos postar o trabalho de revisão que realizamos na Unidade Escolar 13 de Março - onde trabalhamos - e esperamos estar contribuindo com os milhares de estudantes que desejam melhorar seus conhecimentos e assim conseguir uma tão sonhada vaga na UESPI.
UNIDADE ESCOLAR 13 DE MARÇO
ENSINO MÉDIO
REVISÃO VESTIBULAR 2011
LITERATURA BRASILEIRA
PROFESSOR JORGE CÂMARA LEMOS


ROMANTISMO:
Início: publicação de Suspiros Poéticos, de Gonçalves de Magalhães
Contexto histórico:
·         A Imprensa no Brasil
·         A crise do 2º Reinado
·         A abolição da escravatura

Características:

ü  Predomínio da emoção, do sentimento (subjetivismo); evasão ou escapismo (fuga à realidade).
ü  Nacionalismo, religiosidade, ilogismo, idealização da mulher, amor platônico.
ü  Liberdade de criação e despreocupação com a forma; predomínio da metáfora.

1ª geração romântica: 1840/50 
indianista ou nacionalista.
A temática era o índio, a pátria.
Destacou-se:
Gonçalves Dias - Obras: Canção do Exílio e I Juca Pirama.

2ª geração romântica: 1850/60
byroniana, mal-do-século, individualista ou ultra-romântica.
A temática era a morte.
Destacou-se:
Álvares de Azevedo - poeta da dúvida, tinha obsessão pela morte. Recebeu influência de Byron e Shakespeare. Oscila entre a realidade e a fantasia. Obra: Livro de contos Noite na taverna.

3ª geração romântica: 1860/70
condoreira, social ou hugoana.
A temática é a abolição e a república.
Destacaram-se:
1.     Poesia:
Castro Alves - poeta representante da burguesia liberal. Obras: Espumas Flutuantes, O Navio Negreiro, Vozes d'África.
2.     Prosa:
José de Alencar (representante maior) - defensor do "falar brasileiro" / dá forma ao herói / amalgamando a sua vida à natureza.
Joaquim Manuel de Macedo - Obra: A Moreninha.
Bernardo Guimarães - Obra: A escrava Isaura.
Manuel Antônio de Almeida - Obra: Memórias de um sargento de milícias.

Modalidades do Romantismo:
      I.        Romance de folhetim - Teixeira e Sousa, O filho do pescador.
     II.        Romance urbano - Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha.
    III.        Romance regionalista: Bernardo Guimarães, O ermitão de Muquém.
   IV.        Romance indianista e histórico - José de Alencar, Iracema.

Obs.: O Romantismo está para o Modernismo.


IRACEMA:

O romance Iracema foi publicado por José de Alencar em 1865 e classificado de " uma lenda do Ceará " devido ao argumento histórico do livro ser a fundação do Ceará, que curiosamente era a cidade natal do autor.
Mesmo sendo uma das obras mais populares de José de Alencar, ela demonstra certo preconceito e distorção da situação dos índios na época, com a finalidade de obter um livro de caráter mais romântico. Sobre seu livro, Alencar afirma que transpôs para a língua portuguesa "as idéias rudes e grosseiras dos índios".

a) Personagens:
·         Iracema: Índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América."A virgem dos lábios de mel.
·         Martim: Guerreiro branco, amigo dos pitiguaras, habitantes do litoral, adversários dos tabajaras; os pitiguaras lhe deram o nome de Coatiabo.
·         Poti: Herói dos pitiguaras, amigo (que se considerava irmão) de Martim.
·         Irapuã: Chefe dos tabajaras; apaixonado por Iracema.
·         Caubi: Índio tabajara, irmão de Iracema.
·         Jacaúna: Chefe dos pitiguaras, irmão de Poti.
·         Araquém: Pajé da tribo Tabajara. Pai de Iracema e Caubi.
·         Batuirité: o avô de Poti, o qual denomina Martim Gavião Branco, fazendo, antes de morrer, a profecia da destruição de seu povo pelos brancos.

b) A história:
O livro conta a história de um colonizador português, Martim Soares Moreno, guerreiro branco protegido dos pitiguaras, que se apaixona por Iracema, a virgem dos lábios de mel, uma índia tabajara.
Transformando o romance em fato histórico, isto é, a fundação do Ceará, o livro conta história do romance entre Martim e Iracema, mesmo diante da inimizade entre os pitiguaras (a qual pertencia seu leal companheiro Poti) e os tabajaras (tribo de Iracema).
Reforçando a temática do Guarani, o livro mostra a união pelo amor, entre o branco e a índia, mesmo diante dos preconceitos de raça, inimizades e sacrifícios.
Porém, ele apresenta mais um elemento que sugere a união indígena-colonizador, que é o nascimento do filho de Iracema e Martim - Moacir - filho da dor. Como no Guarani é forte a presença da aliança entre as raças.

c) Características Românticas:
Nessa obra podemos associar várias características da prosa romântica :
ü  CONTRADIÇÕES - Tempo de Amor e Crueldade
ü  INDIANISMO - Presença da cultura indígena no romance
ü  AMOR COMO REDENÇAO - Amor proibido entre Iracema e Martim
ü  IDEALIZAÇÃO DO HERÓI - Martim é um homem honrado e corajoso
                        IDEALIZAÇÃO DA MULHER - Iracema é uma mulher dotada de forte sentimentalismo e tida como a eterna virgem
ü  PERSONAGENS PLANAS - Poti, companheiro de Martim não apresenta grande evolução na trama
ü  LINGUAGEM METAFÓRICA - A idealização de Iracema pelo autor tende à fantasia e imaginação

Referências:

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