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A educação precisa se envolver nos grande debates |
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Maioridade Penal: estudantes participam de Júri simulado |
No último sábado (23), os alunos da 3ª série do tempo integral do colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) promoveram um júri simulado que teve como tema a "Redução da Maioridade Penal à luz da realidade social brasileira". O Júri Simulado foi utilizado como recurso didático e pedagógico, favorecendo o desenvolvimento da habilidade da defesa oral dos alunos, bem como para provocar a discussão de um tema relevante na atualidade brasileira.
"Trabalho como esses devem ser feitos com frequência nas escolas porque atiçam a curiosidade e crítica dos nossos alunos para que eles sejam cidadãos plenos e acima de tudo conscientes", destacou professor de Língua Portuguesa Oberdan Salustgre.
A atividade correlaciona as teorias das Disciplinas de História e Sociologia na prática, levando em consideração um assunto de relevância social muito discutido recentemente, possibilitando de forma mais didática a reflexão crítica do contexto social em que os jovens estão inseridos. "A atividade desperta e exige um grau elevado de autonomia dos alunos. Pesquisando, analisando e buscando um entendimento das informações pesquisadas, além do desenvolvimento da capacidade de argumentação", ressalta Weriquis, acadêmico de Ciências Sociais da UFPI.
No desenvolvimento da atividade, os alunos estiveram distribuídos como integrantes do Ministério Público e advogados de defesa. Os jurados foram acadêmicos de Direito e Ciências Sociais, professores e servidores. "O júri me ajudou a escolher meu curso. Agora posso dizer que quero fazer Direito e ser advogado. A atividade me mostrou a importância de se preparar bem em um debate, procurando ver os problemas, entender melhor a sociedade e o mundo em que vivemos", argumenta o aluno Daniel Rodrigues.
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