segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Deputado Silas Freire coloca sua natureza violenta a serviço da bancada da bala

Sete dos dez deputados federais piauienses são contra o novo estatuto das armas, é o que mostra pesquisa realizada por importante jornal de Teresina. O texto que flexibiliza a compra e porte de armas, redução da idade mínima  para compra de armas, aprovado recentemente em comissão da Câmara, tem gerado descontentamento em toda sociedade.

São contra as mudanças os deputados Assis Carvalho (PT), Átila Lira (PSB), Iracema Portella (PP), , Maia Filho (SD), Julio César (PSD), Flávio Nogueira (PDT) e Rodrigo Martins (PSB).

Pelo levantamento do Jornal Diário do Povo, o único deputado piauiense a ter simpatia pelo novo estatuto é Silas Freire do PR. 
Demonstrando sua natureza violenta, desde que fazia programas policias, ele disse que vota a favor do cidadão, que tem o direito de se defender, o que contraria a opinião pública brasileira, já que estudos apontam que o controle de armas é fundamental para a redução dos altos índices de violência.

Boa notícia para professores e coordenadores PROJOVEM

No site oficial do Governo do Piauí uma boa notícia para professores e coordenadores do Projovem: 

13º para professores e coordenadores do Projovem (Foto:Divulgação)
O ano de 2015 termina com uma boa noticia para os professores e coordenadores dos programas Projovem Urbano e Projovem Campo: Saberes da Terra, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), efetuará o pagamento do 13º salário e garantirá o direito a férias, beneficiando 581 servidores.
Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) é um programa do Governo Federal, que visa à formação integral dos jovens entre 18 e 29 anos, com oferta de escolarização em nível de ensino fundamental, na modalidade EJA. Ele está disponível nas versões urbana e rural no Piauí, e está sendo revitalizado, inclusive, com esses benefícios sendo concedidos pela primeira vez, pela reorganização do programa.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, para esta edição do Projovem, executada no corrente ano, já foi designado o pagamento, antes do Natal, do 13º salário aos profissionais que atuam no programa. "Também já estabeleci que seja computado o tempo de serviço dos respectivos profissionais para que sejam calculadas as férias proporcionalmente", disse a secretária.

Buscando a reinserção dos jovens na escola e no mundo do trabalho, bem como no desenvolvimento de experiências de Participação Cidadã, o Projovem Urbano no Piauí, por exemplo, tem como meta estipulada o atendimento de 8.000 (oito mil) alunos. Atualmente, 7.639 jovens são atendidos em 40 municípios piauienses, situados de norte a sul (desde Luís Correia a Cristalândia) e de Leste a Oeste (desde Pio IX a Uruçuí).
Os alunos já estão recebendo o auxílio financeiro de R$ 100,00 (cem reais) mensais condicionados a 75% da frequência e à realização de trabalhos pedagógicos.

"Estamos trabalhando incansavelmente para elevar o nível de execução deste Programa em nosso Estado. Conto com uma equipe de alto nível de profissionalismo e dedicação que faz a Educação acontecer. E o Piauí amplia suas dimensões quando abraça um programa como esse", comenta Rejane Dias.

domingo, 15 de novembro de 2015

Rumo da educação está nas mãos do Congresso, diz Mercadante

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou os avanços da área ao comentar os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2014, durante visita a São José dos Campos (SP), na sexta-feira (13). Mercadante afirmou que está nas mãos do Congresso os rumos da educação no próximo ano. 

“"Houve uma queda muito grande da receita, precisa compensar isso para manter esse esforço. Fiz uma audiência esta semana para destacar para os parlamentares que vão votar o orçamento. A queda do preço do petróleo não permitiu a expectativa que nós tínhamos [com repasse de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação], e o Brasil precisa de mais receita para a educação”", disse o ministro. 

Na quarta-feira (11), Mercadante participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde falou sobre a necessidade de novas fontes de recursos para a educação e o impacto da redução do Orçamento na execução do Plano Nacional de Educação (PNE). Ele lembrou que Dilma tentou incrementar os investimentos ao destinar metade do fundo social do pré-sal para a área, mas disse que a medida não foi suficiente. "“A queda do preço do petróleo não permitiu a expectativa que nós tínhamos".” 

Para Mercadante, os dados da Pnad mostram que houve avanços em toda a educação básica, mas ele reconheceu que é preciso um esforço concentrado para abertura de vagas em pré-escolas e creches. O ministro também ressaltou a necessidade de tornar o ensino médio mais atraente para os jovens. “"Estamos discutindo exatamente a base curricular [do ensino médio] para ver como a gente melhora. Uma das questões é associar o ensino médio ao ensino técnico. Temos que manter a estrutura acadêmica, o ensino regular, mas precisa abrir uma janela para o ensino técnico profissional".”

Ao ser questionado sobre o programa de reorganização da rede pública estadual do governo Geraldo Alckmin (PSDB), que tem gerado protestos de estudantes e professores, o ministro respondeu que ele pode gerar benefícios pedagógicos. “"O MEC [Ministério da Educação] deve ter muita delicadeza ao tratar de problemas das redes, pois trabalhamos em parceria com os governos de Estado e prefeituras. Pedagogicamente há uma discussão sobre essa questão, e nem todo mundo tem a mesma visão. Em educação, nem todo mundo tem a mesma visão, é igual técnico da seleção brasileira"”, disse. 

"“Há uma reflexão que diz que nem sempre é recomendável colocar na mesma escola crianças de faixas etárias diferenciadas. Uma determinada faixa etária num determinado ambiente pedagógico seria recomendável"”, disse o ministro. 

Segundo ele, o problema é que nas grandes cidades isso pode se transformar em um transtorno para as famílias por causa da mobilidade, já que muitas terão filhos em escolas diferentes. "“Acho que deve ter diálogo com os pais para evitar esse tipo de dificuldade. Mas isso são eles [governo Alckmin] que estão fazendo, e o MEC tem sempre muito cuidado, porque a última coisa que nós precisamos no Brasil é partidarizar a educação. Ajudarei no que for preciso a secretaria de São Paulo para melhorar a educação"


O melhor em gastronomia do Piauí foi mostrado na noite desta sexta-feira (14/11) na abertura do 5º Sabor Maior, no Salão nobre do Hotel Pousada do Lado, em Campo Maior, há aproximadamente 82 km de Teresina, na apresentação dos pratos que disputaram o primeiro lugar no evento em 2015, consagrado o maior do Piauí e um dos maiores do Nordeste. Cinco Jurados foram convidados para saborear cada um. O resultado sai hoje na programação da noite do Sabor Maior.

Na mesa dos jurados estavam o secretário municipal de Educação de Campo Maior “Ribinha”, a gestora de Economia e Eventos do Sebrae (Pi) Ceres Rebelo Macedo, a gerente Administrativa do Senac de Campo Maior Girlene Carvalho Martinez, a professora de gastronomia do Senac Patrícia Araújo da Silva, e o chefe de Cozinha Reginaldo Arêa Leão com uma larga experiência, tendo ocupado o cargo de Chef Master de uma Rede Internacional Internacional por 25 anos em seis países.

O prefeito Paulo Martins e a primeira-dama Walkiria, a vice-prefeita “Sílvia do Caú”, o deputado Aluísio Martins, prefeitos da região de Campo Maior, o presidente do SEBRAI (Pi) Carlos Augusto, “O Caú”, e o secretário de Governo e deputado federal, Merlong Solano estavam presentes bem como outras autoridades. Na abertura oficial, logo após a apresentação dos pratos marcaram presença o governador Wellington Dias, a deputada federal Iracema Portela, o senador da República Ciro Nogueira, bem como o deputado estadual Júlio Arcoverde (PP).

Os concorrentes da noite foram:  Ricardo Ibiapina, do Restaurante Mistura Fina, Churrascaria o Cervejão (Antônio Guilherme), Churrascaria  “O Doca”,  Churrascaria o Hawai (Ana Célia Andrade), Toque Especial Bouffet (Maria dos Remédios Leite), Bis Dogão (Leonardo), Sammya Bona Bouffet, Restaurante Carneiro na Brasa, Restaurante Capote do Macedo, Restaurante Carnaúba, e Restaurante e Churrascaria o Neto.

Todos os restaurantes receberam uma capacitação especial do Chef Manoel Bezelga, formado em Gastronomia com especialização em Culinária Francesa. Bezelga atua na área como instrutor e consultor Gastronômico nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. “Quero agradecer aos restaurantes pela participação neste grande evento que é um marco em Campo Maior, porque hoje a nossa gastronomia é reconhecida nacionalmente e é importante a cada ano a participação dos restaurantes apresentando os seus pratos”, disse o Martins.

O prefeito ressaltou ainda que os investimentos da Prefeitura no Sabor Maior neste 5º Sabor Maior R$ 400 mil porque é um dos eventos mais lucrativo para Campo Maior porque movimenta a economia de forma em geral, em todos os setores: hotel, confecção, comércio local, restaurantes, bebidas e outros setores. “Quero agradecer o Governo do Estado, o Sebrae parceiros fortes, sem o Governo do Estado não tínhamos condição de fazer o Sabor Maior. Eu não tenho dúvida de que será o maior na história de Campo Maior”, destacou o prefeito

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Aprovada regulamentação do direito de resposta a ofensas na mídia

 Nossa missão tem sido esta: garimpar boas informações e instigar nossos leitores a analisar vários contextos e asssim poder formar uma opinião abalisada em informações construtivas.

A imprensa se acha a dona do mundo. Nossos repórteres, apresentadores, âncoras, blogueiros e afins, costumam enxovalhar a imagem e a dignidade das pessoas com os mais diferentes fins. Massacram sem dó nem piedade os que não lhes são simpáticos.

Agora, creio que está chegando o fim desses desumanos profissionais que azem da imprensa um meio de humilhar, maltratar e aniquilar muitas pessoas.



terça-feira, 3 de novembro de 2015

Cadernos de provas do Enem 2015 estão disponíveis para consulta

Resultados individuais estão previstos para divulgação em janeiro de 2016, em data a ser definida
Os cadernos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 já estão disponíveis para download. Os resultados individuais estão previstos para divulgação em janeiro de 2016, em data a ser definida.


BAIXE AQUI

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

MEC vai apoiar mais de 26 mil escolas com baixo desempenho na alfabetização

Escolas com baixo desempenho serão ajudadas pelo MEC
Um dos objetivos do Blog do Professor Jorge Câmara é informar sobre o panorama da educação, em todas as suas esferas e níveis de ensino. Por isso, garimpamos diariamente nos principais meios de comunicação informações que consideramos relevantes para serem compartilhadas e instigar nossos leitores à uma reflexão consciente e responsável pelo tema.
A matéria em pauta, creio, é de interesse de milhares de educadores pieuienses comprometidos com uma educação de qualidade. Portanto, seu ponto de vista é de fundamental importância, no sentido de que possamos estar pesquisando produzindo matéria com essa temática.
Confira:
"O Ministério da Educação (MEC) dará suporte extra a escolas que estão com dificuldades na alfabetização, segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palacios. Ao todo, 26,5 mil escolas receberão apoio, não apenas nos primeiros anos, quando ocorre a alfabetização, mas também até o 9º ano do ensino fundamental. O apoio inclui educação integral, formação de professores e material didático específico. A intenção é iniciar a ajuda até meados do ano que vem.
(...)