As vereadoras Mizarlea Almeida e Michele Maroca participaram da Sessão |
Importante órgão das políticas públicas de assistência à criança e ao adolescente, o Conselho Tutelar, cujos membros são escolhidos através de eleições diretas, tem a incumbência de garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados, considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil.
As principais atividades do conselheiros tutelares são de atendimento de queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos; exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos; aplicar as medidas protetivas pertinentes a cada caso; fazer requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado de cada caso.
Conceição Lima, como solicitante, presidiu a Sessão Solene, oportunidade em que ressaltou a importância do Conselho Tutelar para Campo Maior e como o mesmo contribuiu quando "fui Secretária da Ação Social e formamos uma parceria de trabalho que sempre visava as garantias dos direitos da crianças e adolescentes de Campo Maior, e nem sempre tão fácil assim, vez que ainda há muitas ilegalidades sendo cometidas", pontuou.
Foram dados certificados aos atuais e ex-integrantes do Conselho Tutelar de Campo Maior, reunindo dirigentes desde a sua criação em 16 de novembro de 1999.
Ex-conselheiro Zeca Higino |
Representando os ex-conselheiros, o conhecido Zeca Higino, sendo enfático na lembrança de alguns episódios que marcaram a vida do Conselho Tutelar em seu início.
Os atuais conselheiros usaram também da palavra para descreverem o trabalho e atuação do Conselho Tutelar e dos parceiros envolvidos, privados e a rede pública.
Após a Sessão, foi servido um coquetel aos presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário