domingo, 5 de dezembro de 2010

Escolas municipais aderem Lousas Digitais para inovar ensino

Uma nova tecnologia que deve revolucionar as técnicas de ensino/aprendizagem chega a escolas municipais do Brasil. A Lousa Digital Interativa está fazendo grande sucesso entre alunos e professores. A ferramenta que começa a ser implantada em alguns Municípios tem alto custo, mas rende excelentes resultados. No Estado de São Paulo, os Municípios de Jaú e de Taboão da Serra, por exemplo, aderiram ao aparelho.

A lousa substitui o quadro-negro. Ela funciona como um grande monitor acoplado ao computador e a um projetor multimídia; possui todas as ferramentas necessárias, como Word, Excel e Paint, além de acesso à Internet. A tela da lousa é sensível ao toque de uma caneta especial, que funciona como um mouse e elimina de vez o antigo giz branco.

A lousa digital também tem sido grande aliada no combate à evasão escolar. Filmes, powerpoints, textos e diversas outras atividades podem ser desenvolvidas na nova ferramenta, além, é claro, da boa e velha aula escrita pelo professor diretamente no quadro.

Jaú
O secretário de Educação de Jaú (SP), Orivaldo Candarola, foi um dos responsáveis por levar a nova ferramenta ao Município, implantada no início de 2010. “Aqui, nós temos 57 escolas municipais, cada uma tem em média três lousas digitais em suas dependências”, conta. Segundo Candarola, todos os professores da rede municipal de ensino receberam aulas de capacitação. “São mais de 700 professores; todos receberam cursos de capacitação e se adaptaram muito bem aos novos instrumentos. Os alunos, então, nem se fala, adoraram”, afirma.

Também em Jaú, a diretora da escola municipal Doutor Pádua Salles, Sônia Maria Merchan, falou sobre como as lousas, que possuem modelos fixos e móveis, funcionam na prática. “Elas [as lousas] facilitam muito na hora de passar um filme ou acessar a Internet, o professor precisa dessa tecnologia. É como unir todos os equipamentos em um só”, exemplifica.

Sobre a inclusão digital dos alunos, Sônia diz que a prática é uma tecnologia a favor da educação. “É um instrumento de aprendizagem muito bom. E a diversidade na escola também é muito grande, temos crianças carentes que não têm acesso à Internet, então a prática favorece, e muito, a inclusão digital desses alunos”, destaca.

Modernização e dinamismo
Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, é a partir desse fluxo de modernização que o dinamismo, a criatividade e a interatividade do aluno são postos em prática. “A inclusão digital proporciona isso”, expõe.

O departamento de Governança Eletrônica da CNM entende que quando o Município passa por um processo de inclusão digital como esse, ele tem plenas condições de criar outras estratégias aliadas à tecnologia para o processo de aprimoramento de todos os setores da prefeitura, inclusive na educação municipal.

Taboão da Serra
Em Taboão da Serra (SP), o secretário de educação, José Marcos dos Santos, fez as instalações da lousa digital em todas as unidades educacionais de ensino fundamental do Município e conta como tem sido a experiência. “É fantástico. Você pode trazer o mundo para a sala de aula. Imagine estar numa aula de geografia, por exemplo, e poder mostrar para o aluno exatamente aquilo do que está se falando. É uma viagem”, impressiona-se.

Para Santos, com as lousas, os alunos aprendem muito mais. “É mais dinâmico, interativo. O aluno com certeza se interessa mais e o professor ganha a atenção dele”, afirma. Recentemente, o secretário organizou um encontro com os pais dos alunos para apresentar a nova ferramenta de ensino. “Os pais adoraram. E, assim como eu, diziam que era uma pena não ter tido isso nos nossos tempos de escola. É uma oportunidade ímpar”, salienta.

*CNM

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