segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Qual a sua opinião sobre o sistema de cotas nas Universidades brasileiras?


Sua opinião sobre o sistema de cotas para ingresso nas Universidades Públicas brasileiras é baseada em que estudo científico? Ah! É apenas achismo ou segue a avalanche dos racistas e preconceituosos com relação ao ensino público?

O sistema de cotas gerou no país um discussão enorme o que o fez parar na análise do Superior Tribunal de Justiça, por conta da onda de mau humor que assolou donos de escolas particulares e sistemas estrangeiros de educação. Inclui-se, aqui, a ira dos "bem-nascidos" que se consideravam donos das vagas do ensino superior público. Afinal, esse  proprietários dessas vagas faziam investimentos altíssimos nos ensinos infantil, fundamental e médio para depois ingressarem na universidade pública.

Resultado de imagem para quem é rodrigo zeidan
Uma opinião dessa envergadura, deve, no mínimo, basear-se em estudos científicos que possam abalizar a formação de um "juízo de valor", despido do ranço dos que geram informações sem sentido ou bases sólidas para o benefício pessoal. Opinar, é, necessariamente, construir um pensamento onde apareçam os prós e os contras, sem a interferência de quem macula a verdade por se considerar privilegiado.


Trago nesse "post" um interessante Artigo, assinado por um dos mais renomados pesquisadores brasileiros, Rodrigo Zeidan*, que mostra através de fatos concretos e resultados devidamente apurados, sobre as evidências do sistema de cotas. O pesquisador, que é economista e participante de inúmeras instituições internacionais de pesquisa, afirma que as"cotas são importante mecanismo de justiça social e NÃO PREJUDICAM os alunos que são deslocados por elas (os que entrariam nas universidades no lugar de estudantes negros e de colégios públicos).

Para ele, "alunos que tem diferença grande inicialmente acabam recuperando boa parte dela ao longo do curso. Não conheço nenhum artigo científico que mostra que cotas gerem distorções no sistema de ensino (pode existir, é claro).

“Cotistas” não jogam a qualidade do ensino pra baixo. É ciência, não ideologia. Os resultados são bem consistentes. Cotas são relevantes como mecanismo de acesso, sem causar distorções", complementa.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO DE ZEIDAN

*Rodrigo Zeidan é economista. Doutor em economia pela UFRJ, é professor associado da New York University Shanghai (China), da Copenhagen Business School (Dinamarca) e da Fundação Dom Cabral.

13 comentários:

Unknown disse...

Cotas e relevante são mecanismo sem causar problemas nos acessos,elas não tem nenhuma maneira científica que possa mostra que elas tem algo negativo.

Unknown disse...

Achei bem interessante,explica que alunos de cotas tem 33% maior chance de passar no exame da OAB que se pagassem uma universidade.Isso mostra que nada acontece com a probabilidade de passar no exame da OAB dos alunos que perderam sua vaga nas universidades públicas,porem o assunto no blog me deixou meio confuso que me fez ir no artigo de Zeidan.
Minha opinião sobre cotas é que ela não prejudicar muito os que foram deslocados por elas e isso é uma coisa boa

Unknown disse...

Além da dívida histórica que o país tem com os afrodescendentes por anos de exploração, a lei veio para minimizar as diferenças raciais e socioeconômicas que sempre existiram no Brasil. Aqui, somente 47,73% dos brasileiros se declaram brancos, segundo o Censo de 2010, tornando se assim um dos países mais miscigenados do mundo. Mesmo com toda essa mistura ainda há diferenças que gritam aos nossos olhos. E nada mais justo do que o sistemas de cota para ajudar de certa forma alunos da rede pública que muitas vezes não reservem a mesma base de ensino dos alunos da rede privada de ensino.

Unknown disse...

Ótimo post, excelente ponto de vista sobre esse assunto que causa conflitos..

Betania Santana disse...

Os sistema de cotas são necessário, assim priorizando as questões sociais racista que ainda são muito forte na sociedade, com isso estabelecendo acesso e oportunidades ao seus direitos.

Mayy disse...

O racismo já começa por aí,mais não é rascimos com as pessoas brancas .como dizem somos todos igual,que tem direitos iguais. Porque nós afrodescendentes temos essa vontade e os outros não? Para me isso é rascimos com os próprios afrodescendentes,pois elas impõem uma cota diferente entre nós afrodescendentes já que todos somos iguais na que todos tenhos direitos humanos iguais

Antonio Gleison disse...

Achei bastante interessante, pelo o fato que o Sistema de Cotas dar Oportunidade às Redes Públicas, sem Desigualdade Social.

Unknown disse...

Excelente. As cotas são consideradas,uma forma de ação afirmativa para reverter o racismo histórico contra determinadas castas ou etnias ou raças.

Paulo viror disse...

Exelente

Paulo viror disse...

Exelente

Unknown disse...

Eu sou afavor sim,do sistemas de cotas.
Por que,dá mais oportunidades,para os estudantes de escolas públicas.

Unknown disse...

Eu sou afavor sim do sistemas de cotas.Por que dá mais oportunidades,aos estudantes de escolas públicas.

Laécio francisco disse...

excelente