quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Câmara presta homenagem ao Dia da Consciência Negra


Com a apresentação do Grupo de Dança X-Plosion, que fez uma breve visita pelos ritmos musicais que tratam da da história da música negra, a Câmara de Campo Maior, por solicitação da Vereadora Mirzalea Almeida, prestou homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrada nacionalmente no último dia 20 de novembro.

Após a abertura da Sessão Solene pelo Presidente da Casa Vereador Sena Rosa, a vereadora proponente da Sessão usou da palavra, agradecendo o empenho do vereador Sena, dos vereadores da Casa e do Prefeito Joãozinho Félix pela sanção da Lei da Semana da Cultura Negra de Campo Maior, que "significa um avanço significativo para o município". Mizarlea fez ainda uma breve explanação sobre a "necessidade de mais ações no sentido de se buscar um mundo mais solidário e sem preconceitos".

O Professor de História Elicelson Neves, usou da Tribuna para falar sobre o racismo estrutural que permeia a nossa sociedade e a necessidade de se combater a intolerância quanto às manifestações da cultura negras e que "é importante o debate que a Câmara de Vereadores faça esse tipo de debate, trazendo uma discussão madura e responsável", pontuou.

O advogado Gilvani Alves, representante da subsecção da OAB, que parabenizou a Vereadora Mirzalea pela propositura da Lei da Semana da Cultura Negra de Campo Maior. Gilvani firmou o compromisso de manter uma firme parceria da Ordem com questões de enfrentamento à intolerância religiosa e combate ao racismo. Enfatizou, também, a importância da Seção Federal da OAB em reconhecer a escrava Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil.

Pai Flávio de Ogum, representante da Gerência de Combate à Intolerância Religiosa da Secretaria de Assistência Social do Piauí (SASC) que elencou as condições de miséria em que "vive a maioria da população negra, que diariamente têm seus direitos colocados para baixo do tapete; Às vezes as ações são apenas de palavras ou letras de uma lei. Precisamos construir uma sociedade em que a intolerância religiosa contra as religiões de matriz-africana, que diariamente é vilipendiada, humilhada e perseguida".

Pai Flávio
Participou também da Sessão Especial, o Secretário Municipal de Assistência Social, Joares Cavalcante, propôs, em nome do Prefeito Joãozinho Félix, a criação de um Comitê de Enfrentamento à Violência Racial. "Aprendi que tudo é prioridade, por isso, colocamos aqui à disposição de toda a estrutura da Secretaria de Ação Social, para que essas ações sempre sejam afirmativas".   

O Presidente da Câmara, vereador Sena Rosa encerrou a Sessão Solene afirmando que a Câmara é o espaço para as discussões de natureza de assunto tão importante.

Professor Elicelson Neves


Joares Cavalcante

Advogado Gilvani Alves
OAB - Campo Maior

Nenhum comentário: