quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BOM DIA!!!!!!!!! HOJE DESEJO QUE VOCÊ APENAS REFLITA

Os urubus e sabiás


Rubem Alves
Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam...
            Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para  ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros.
            Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam por Vossa Excelência.
Tudo ia muito bem até que a doce tranqüilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida.
            A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás...
Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.
“-  Onde estão os documentos dos seus concursos?”
E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam estudar, mas cantavam simplesmente...
“- Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.”
E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...

Moral: Em terra de urubus diplomados não se ouve canto de sabiá.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MORADORES DA COMUNIDADE PORÇÃO II ASSINAM CONTRATOS DE CASAS POPULARES


A Prefeitura de Campo Maior e a Caixa Econômica Federal firmaram parceria com a Associação de Moradores da comunidade Porção II, em Campo Maior, para a construção de 50 casas populares no local. As famílias beneficiadas assinaram os contratos na noite dessa segunda-feira, 27, em solenidade na Unidade Escolar Deinha Andrade. A construção das moradias deve começar até o final de março. Essa é mais uma ação comemorativa dos 250 anos de Campo Maior.
O presidente da Associação de Moradores, Francisco José Pereira, Franzé, afirmou que o processo foi longo, mas agora chega a sua etapa final. Ele revelou que foram mais de 100 cadastros, mas o projeto só contempla 50 famílias, que foram criteriosamente selecionados pela equipe de Assistentes Sociais da CEF.
Franzé Lembra que a comunidade Porção II é um local carente e que necessita muito do auxilio do poder municipal para mudar a realidade das famílias que moram na localidade. Ele revelou que, na oportunidade, pediu ao prefeito Paulo Martins que conseguisse contemplar o lugar em mais um projeto de casas populares. “Tem mais gente precisando”, disse o presidente ao prefeito.
Paulo Martins disse, durante a solenidade, que esse Projeto Minha Casa, Minha Vida, está em plena execução em Campo Maior. Ele revelou que autorizou ao secretário de Habitação Raimundo Pereira que viaje a Brasília, na próxima semana, com o objetivo de firmar outras parcerias com a Caixa, que possibilite a construção de mais casas no município.
O vereador Marco Pereira, autor do requerimento na Câmara que originou o processo de construção das casas, afirmou, durante a solenidade, que os cadastros feitos e não contemplados nessa etapa serão encaminhados para a Secretaria de Habitação para que seja formado um banco de dados para o próximo projeto.
A moradora Geiciane Morais é uma das contempladas. Ela revela que há 10 anos esperava por uma moradia própria. Ela revela que é mãe solteira de dois filhos e que morava de favor na casa de parentes. “Agora que assinei o contrato de minha casa, estou com fé que ela saia”, diz a contemplada.

FONTE: ASCOM PMCM

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mutirão da Limpeza’ atuando no combater a dengue e estragos da chuva



Começou na manhã dessa segunda-feira, 27, a Força Tarefa da Prefeitura de Campo Maior para combater o mosquito da dengue. O ‘Mutirão da Limpeza’ está sendo feito pelas Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Infra-Estrutura, Defesa Civil e Serviço de Abastecimento de Água, (SAAE), e as atividades beneficiarão os bairros Fripisa, Santa Cruz, Estação, Vila Mariana, Vila Papi e Residenciais Amor, Adefac, Lindóia, Lucídio Portela, Santo Antônio e José Francisco Bona.

As tarefas de campo serão desempenhas por agentes de saúde, agentes de endemias e garis, mas serão coordenadas por técnicos da SMS e da SEMAR. Esse pessoal vai fazer a coleta de lixo e de entulhos das ruas e das casas, coleta de amostras e eliminar possíveis criatórios de mosquitos. “Vamos para operação pente-fino”, avisa o prefeito Paulo Martins.

A Força Tarefa iniciou com a limpeza de algumas ruas já no Fripisa e a instalação do governo no CAIC. “Eu estarei aqui no CAIC o dia todo para acompanhar as ações e fazer os encaminhamentos necessários”, comunicou o prefeito.

A Força Tarefa de Combate à Dengue vai beneficiar toda a periferia da cidade de Campo Maior. Após a região do Fripisa, será a vez da área do bairro Cariri que será ‘invadida’ pelas equipes da Força Tarefa.  “Nós vamos colaborar com a ação da Prefeitura, porque achamos que essa iniciativa que vai um resultado positivo para a nossa comunidade”, elogia a presidente da Associação de Moradores do Bairro Estação, Tayná Monte Negro.
As equipes irão percorrer as casas e os terrenos vazios, fazendo orientações, prevenções e recolhendo todo material que possa servir de hospedagem para o mosquito da dengue.  O prefeito destacou o excelente trabalho dos Agentes Epidemiológicos, das Igrejas, das Associações que vêm realizando nos bairros, garantindo o controle da doença em Campo Maior.
Os  mutirões de combate à Dengue estão previstos para acontecer em todos os bairros da cidade. “A nossa idéia é que todas as secretarias participem da ação, desde a retirada de dejetos das valas, capina, coleta seletiva, instalação das armadilhas em pontos estratégicos, melhoramento do serviço de lixo até na operação tapa-buraco.” enfatizou prefeito Paulo Martins.

 
 



 

domingo, 26 de fevereiro de 2012

QUE VERGONHA, SECRETÁRIOS!!!!! THE: Secretários empresários são criticados por pais de alunos.

Veja
Piauí: campeão na educação dando mal exemplo atrasando e fechando escola
Secretários de educação de Teresina e do Estado 
Secretários de educação de Teresina e do Estado


Em qualquer lugar do mundo a educação é vista como o futuro e a base do desenvolvimento da uma sociedade. Porém, se os pais de alunos de duas escolas da zona Leste de Teresina forem ouvidos eles vão ter vários motivos para questionar ações da Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Educação, ambas administrados por proprietários de faculdades particulares.

Os alunos da Escola Estadual Darcy Araújo e da Creche Municipal Dom Miguel Câmara, ambos localizados no bairro de Fátima estão correndo o risco de ter o início do ano letivo bastante atrasado por atos das duas secretarias que, por coincidência, são administradas por empresários donos de faculdades particulares, Átila Lira (Santo Agostinho) e Paulo Machado (FACID).

Na escola Darcy Araújo, os alunos passaram parte do ano de 2011 estudando na antiga escola particular da zona Leste, o ‘Pituchinha’, que deveria ter recebido aluguel de R$ 9 mil por mês, enquanto a escola estadual era reformada.

A obra no Darcy Araújo era pra ter sido concluída em 90 dias, mas já são mais de 200 dias sem a conclusão da reforma. O 180graus acompanha a reforma desde julho de 2011. A escola é uma das anunciadas pelo secretário Átila Lira como beneficiadas pelo programa Tempo Integral.

O outro mau exemplo na educação do Piauí que é admirada em todo o país pelas conquistas nessa área vem da Secretaria Municipal de Educação, que continua com a postura de fechamento de escolas. A SEMEC vai fechar a Creche Dom Miguel Câmara, que, segundo os pais, funciona em um imóvel da Igreja Católica e é administrado pelo Padre Toni Batista. A Igreja teria pedido o imóvel para administrar cursos profissionalizantes no local, segundo informação de pais e moradores do bairro.

Representantes da SEMEC já fizeram reuniões com os pais, mas alegam que não conseguem alugar outro imóvel para levar as crianças para estudar. Um dos pais soltou a frase: ‘Desse jeito Teresina vai entrar para o Guiness Book em fechamento de escolas’. O secretário Paulo Roberto disse que a saída é levar as crianças, em ônibus alugado, para uma escola que fica a seis quilômetros do local, a Escola Municipal Noé Araújo Fortes.

O lugar fica numa área isolada, próxima à Vila do Arame. Segundo os pais, cobras e outros animais já foram encontrados no lugar, que está cheio de mato e já foi alvo de ladrões.

O transporte das crianças em ônibus também não seria permitido para as que ainda não tem cinco anos. Mesmo assim, o secretário Paulo Roberto garante que as crianças serão transportadas com total segurança.

A outra parte envolvida na questão, os professores, acusam a SEMEC, através do Sindicato, de estar mais preocupadas em cortar os custos e não estar olhando para a educação das crianças como um investimento para a própria sociedade. As informações são da TV Cidade Verde e de pais, alunos, ex-alunos e moradores do bairro.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SEDUC:
O serviço de reforma e ampliação da Unidade Escolar Darcy Araújo, localizado no Jockey Club, zona Leste de Teresina, atende a uma solicitação antiga de toda a comunidade escolar da região.
Estão sendo investidos no local R$ 700 mil com a construção de refeitórios, banheiros para os alunos, quadra poliesportiva, biblioteca, além de novos equipamentos.
As adequações são necessárias para que a escola receba a implantação do programa Mais Educação, e funcione integralmente como Tempo Integral, oferecendo toda uma estrutura de qualidade aos seus alunos.
Como solução transitória, para evitar assim qualquer prejuízo aos alunos da escola, foi alugado um prédio próximo que estava sendo utilizado. No entanto, esse prédio só será ocupado até a conclusão das obras. Segundo o setor de Engenharia da Seduc, as obras estarão concluídas em, no máximo, 30 dias.
“Uma obra de reforma como essa, com essa amplitude, merece toda uma atenção especial. Estamos unindo esforços para tão logo concluir a reforma/ampliação e oferecer toda uma estrutura de qualidade a comunidade escolar daquela região”.

FONTE: 180graus.com

sábado, 25 de fevereiro de 2012

EMPRESA DE ENERGIA SOLAR PODERÁ SER IMPLANTADA EM CAMPO MAIOR

A empresa espanhola NVR poderá instalar em Campo Maior uma de suas primeiras unidades de teste no Nordeste. Outras cidades que poderão receber o empreendimento é Oeiras e Uruçuí dado às suas características climáticas.

A NVR já atua no Brasil, porém a nível de Nordeste essa será sua primeira experiência.

Na reunião que os diretores da empreesa com o governador do estado, a presença do senador Wellington Dias foi decisiva para que Campo Maior pudesse ser escolhida.

O investimento que a NVR pretende fazer aqui certamente será um sopro em nossa economia.

EDUCADOR: QUAL A SUA OPINIÃO?

Para crescer com solidez, Brasil precisa investir em educação

Para Wanda Engel, transferência de renda e estudo devem andar de mãos dadas


Foto: Divulgação 
Um país que se protege socialmente está menos sujeito a crises, diz Wanda

Quanto mais anos de estudo tem sua população, mais um país cresce. Educação, para Wanda Engel, é o segundo pilar que vai garantir uma expansão sólida do Brasil nos próximos anos. O primeiro foi a distribuição de renda para os menos favorecidos.

O nome de Wanda é velho conhecido dos sistemas educacionais e sociais. Já foi ministra da Secretaria de Assistência Social no governo Fernando Henrique Cardoso e trabalhou para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, por quatro anos, na unidade voltada para a pobreza.
No começo desse ano, seu histórico de participação em programas governamentais e privados de distribuição de renda resultou em um convite de Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, para integrar o Conselho Internacional de Liderança Feminina em Negócios, do governo norte-americano.

A reunião inaugural do grupo aconteceu no fim de janeiro, em Washington. “Quando cheguei lá, ela conversou bastante comigo sobre os programas de transferência de renda do Brasil. Somos um exemplo para todo o mundo.” O objetivo do Conselho é auxiliar o desenvolvimento social por meio da mulher. “Nunca fui feminista, mas há estudos provando que, quando os programas sociais têm foco na mulher, eles se multiplicam.”

A entrada no mundo de negócios é nova para Wanda, uma geógrafa carioca com pós-graduação, mestrado e doutorado em Educação. Mas, como ela mesma diz, preparo e conhecimento são indispensáveis para o crescimento da economia. "Vimos, na crise, que os países que se protegeram socialmente demoraram mais para ter problemas e também melhoraram mais rápido." Segue na linha de muitos economistas e de Vinod Thomas, diretor do Banco Mundial para o Brasil de 2001 a 2005. Segundo ele, um maior acesso à educação e um ensino de melhor qualidade são fatores determinantes na qualidade do crescimento de um país.

Inclusão escolar
De sua sala com vista para a Avenida Paulista, Wanda abre seu largo sorriso e conta, com muita simpatia, sua paixão pela educação como ferramenta de desenvolvimento social. Atualmente, é superintendente-executiva do Instituto Unibanco, onde está desde 2006, quando saiu do BID.

Wanda foi a mentora do primeiro programa Bolsa Escola, e conta que deu consultoria para que Cristóvam Buarque criasse seu próprio plano, em Brasília, implementado de 1995 a 1999. Para ela, os dois pilares do desenvolvimento precisam andar juntos.

Ela acredita que é preciso dar o peixe, quando quem não sabe pescar está com fome. “Só acha que políticas sociais são assistencialistas quem nunca precisou de assistência.” Mas contesta a pura e simples distribuição de comida. Deve haver uma contrapartida. Coordenou, no governo FHC, o Projeto Alvorada, focado em melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

A própria vida como exemplo
“Sou a maior prova de que a educação é o maior fator de mobilidade social”, gosta de contar. Wanda é filha de pai mecânico, imigrante alemão, e mãe dona de casa. Cedo, aos oito anos, descobriu como era viver com pouco. O pai, doente, passou a viver do INSS e o vencimento servia para sustentar ela, a mãe, a avó e uma irmã.

O estudo de qualidade foi garantido quando Wanda conseguiu passar no Instituo de Educação, e melhor escola do Rio de Janeiro na época. Eram 9 mil candidatos para 60 vagas, e ela ficou entre os primeiros colocados. “Recebi bolsa alimentação, dinheiro para condução, livros, uniformes. Eles davam até aparelho dentário”, diz.

Jovem de Futuro
No Instituto Unibanco, Wanda criou o projeto “Jovem de Futuro”, um programa de investimento em escolas estaduais que dura três anos. “Oferecemos apoio técnico e financeiro para tentar melhorar a qualidade do ensino.” O projeto piloto começou em 2008 e contou com 42 escolas. Foi oferecido a todos os governadores do Brasil em 2010.

“Fernando Haddad, quando era ministro da Educação, se interessou pelo projeto”, diz Wanda. Com isso, o MEC entrou no jogo e ajudará a financiar o programa. O governo federal colocará R$ 677 milhões no projeto, enquanto o Instituto Unibanco investirá R$ 233 milhões. Segundo ela, este ano os estados de São Paulo, Pará, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Piauí vão aplicar a tecnologia oferecida pelo programa.
“Não podemos parar na transferência de renda”, afirma. “Um país não se desenvolve economicamente se não tiver as condições e os instrumentos para aproveitar as oportunidades.”

FONTE: http://economia.ig.com.br/

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PARABÉNS, EMPREENDEDORES CAMPO-MAIORENSES: NOSSO MUNICÍPIO OCUPA 3º LUGAR NO RANKING DE EMPREGOS DE JANEIRO 2012

A despeito do que muitos pessimistas vêm pregando sobre o crescimento de Campo Maior, nosso município desponta com o 3º lugar na criação de novos empregos formais, perdendo apenas para Piripiri (que possui um antigo parque industrial de confecções) e Floriano.
Campo Maior supera inclusive a capital Teresina, que ficou com o acanhado 13º lugar (saldo negativo), tendo sido criado aqui 43 novos empregos a mais que o número de demissões.
Os dados foram divulgados ontem, quinta feira (23), pelo  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e tem como parâmetro. as contratações formalizadas durante intervalo de 30 dias nos municípios de cada Estado que apresentam população igual ou superior a 30 mil habitantes. No Piauí, treze cidade compõem a lista.
É, não é desta vez que os pessimistas de plantão tinham razão.
Vira e mexe, a imprensa local descomprometida com a divulgação positiva de nosso Município, insinua que a atual gestão não tem se preocupado com o nosso comércio.
E agora? O que vão dizer ....?

TORCEDORES CAMPO-MAIORENSES FARÃO PROTESTO NO DEUSDETE MELO

Inconformados com o estado de abandono em que se encontra a única arena esportiva de Campo Maior, torcedores campo-maiorenses prometem para o próximo sábado dia 25 um grande protestos contra a insensibildiades das autoridades estaduais com o Desusdete Melo.
Motivo de audiência no Ministério Público Estadual e na Câmara de Vereadores, a população vê um verdadeiro empurra-empurra quanto à responsabilidade pelo atual estado de calamidade do espaço esportivo histórico de Campo Maior.
Segundo informações do desportista Chico Frota, não se sabe mais a quem apelar. Não adianta as reclamações, as desculpas são sempre as mesmas: a empresa encarregada da recuperação do estádio.
Mesmo tendo feito algumas melhorias para que as partidas do Torneio Movimentação acontecessem em Campo Maior, fica patente o descaso do governo estadual quanto à responsabilidade que tem na administração daquela praça esportiva.
Mesmo diante de tanta reclamação o Governo do Estado fica apenas no campo da promessa.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Campo Maior promete muita diversão nos 04 dias de festa

O Carnaval de Campo Maior fica ainda mais animado e incrementado com a confirmação de mais atrações no corredor da Folia, no Complexo Valdir Fortes. São 11 atrações de peso e 04 dias de Folia. Dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro a cidade vai ferver de emoção e alegria, no melhor carnaval de todos os tempos, para comemorar os 250 anos da cidade.
Os foliões não vão parar de curtir ao som de Chicana, Mariscada da Bahia, Marangadaia, Leo Cachorrão, Bichim de Madame, Pracaramba da Bahia, Xenhenhem Elétrico e ainda atrações locais como Dipinote, Pagode e Cia, Rodrigão e Banda e Levada Elétrica. Além das atrações no palco, a Prefeitura está garantindo uma estrutura de barracas de comidas e bebidas, segurança e o melhor clima para toda a família campomaiorense.
FONTE: http://www.teens180.com/

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012 - DICAS

Atividade intensa no Carnaval pode levar a quadro de desidratação

Os foliões que pretendem participar da maratona de desfiles dos blocos de rua neste Carnaval precisam tomar algumas precauções, como manter o corpo bem hidratado, orienta o médico da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro), Paulo César Hamdan.

"Toda atividade física extenuante pode levar a um quadro de desidratação. Somado a isso, o pessoal bebe [álcool], que é outro fator de desidratação." O ideal, segundo Hamdan, é que para cada dois ou três copos de álcool a pessoa beba um litro de água.

Especialista em atividade física, Hamdan recomendou que os foliões bebam bastante água, "o máximo que puderem", além de isotônicos ou, até mesmo, soro caseiro. "Misturando uma colher de chá de sal e duas colheres de sopa de açúcar a um litro d'água, você tem o soro caseiro."

Uma medida simples para controlar a perda de água no organismo durante os festejos de carnaval é pesar-se antes de sair para os blocos e à noite, depois que chegar em casa. A diferença indicada na balança deve ser reposta com água para manter o balanço de hidratação, explicou.

Outro aspecto importante diz respeito à alimentação. O médico do Cremerj recomendou que as pessoas abusem de frutas nesta época, porque elas contém água e ajudam a hidratar. Além disso, o ideal é adotar uma alimentação à base de carboidratos, como massa e purê de batata. "Principalmente à noite, é uma alimentação ideal para ser armazenada pelo corpo como fonte de energia para o dia seguinte".

Em relação às roupas, a dica é usar roupas leves. "Roupas muito fechadas preservam o calor e o suor não evapora, causando situações que podem levar à intermação." A intermação é causada pelo aumento da temperatura corporal e pela má resfriação do corpo, incapaz de suar de forma adequada.

Hamdan explicou que a atividade física extenuante já configura um risco de desidratação. "Se estiver usando uma roupa muito fechada, o suor não vai evaporar, aumentando mais o risco de intermação. Bebendo álcool, outro fator que leva à desidratação, aumenta esse risco. São três situações que fazem com que você tenha um risco maior de chegar a um ponto de desidratação e intermação, sendo a hipertemia um quadro de emergência médica severa, que pode provocar arritmia e morte."
Fonte: Folha 

EDUCAÇÃO SE TRANSFORMA EM BATE-BOCA - VEJA MATÉRIA DO 180GRAUS.COM

JVC 'dispara' contra Átila, e o desafia: 'Pois prove que existe'


Após ler matéria do 180graus que trata de uma entrevista do secretário estadual de Educação Àtila Lira (PSB) ao programa 'Agora', da TV Meio Norte, o senador João Vicente Claudino (PTB) entrou em contato com a reportagem do Maior Portal do Piauí e respondeu às declarações do parlamentar peesebista.

Tudo começou porque JVC tem feito críticas aos dados divulgados pelo Governo do Estado em relação à educação. Para o senador, o Governo Wilson Martins (PSB) está "maquiando" números e exagerando ao tratar de ações do Estado. Na mensagem do governador, existe a informação de que em um ano de mandato, as escolas em tempo integral saltaram de 19 para 181.

JVC havia dito que os dados são “inverídicos” e que, no Piauí, a situação da educação é resultado do abandono. Átila não gostou das críticas do senador. Para o secretário, João Vicente Claudino só faz críticas porque não se conforma porque perdeu a eleição para o hoje governador Wilson Martins nas Eleições 2010. "Na verdade o senador não conhece a educação nem do município que é comandada pelo partido dele, ele está é com uma zanga guardada desde a eleição pra governo, pois todos os outros senadores foram solidários ao governador que está doente, ele foi o único que só denegriu", disse Átila.

"Isso não existe. O secretário Átila está totalmente equivocado. Está misturando as coisas. Eu sou sim conformado com a eleição do governador. Tanto que não movo processo na Justiça para cassar o seu mandato. Agora se os números divulgados pelo governador fossem verdadeiros, o Piauí estaria ‘anos luz à frente’ de estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Mas, na realidade, o Estado aparece sempre em último lugar. Eu desafio o Átila a mostrar. Ele deveria ter aproveitado o espaço na mídia para mostrar que existe. Que ele prove o que está dizendo então. Não tem como passar de 19 escolas para 181 em um ano no Piauí. Bem que gostaria que fosse verdade. Eu vou fazer o seguinte: vou chamar a Comissão de Educação do Senado, chamar os senadores Cristovam Buarque, Requião e ir ao Piauí aprender como se faz Educação, porque aqui estão fazendo errado. Porque desse jeito, quem sabe é o Governo do Piauí", ironizou JVC.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JVC diz que Wilson Martins falseou a realidade na mensagem lida na ALEPI

Do Portal AZ em Brasília
Em seu primeiro discurso na tribuna do Senado Federal este ano, o senador João Vicente Claudino (PTB) classificou o anúncio de investimento em Educação feito pelo governador Wilson Martins (PSD) de “peça de marketing”. O parlamentar fez uma menção explícita ao teor da mensagem do líder do Executivo estadual lida na abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa e avaliou, diante da comparação de dados, que as informações apresentadas “não traduzem a realidade”, pelo menos no tocante à área educacional.

“Vendo a mensagem que o governador leu, como todos os governadores, ao iniciar o ano legislativo, no começo deste mês de fevereiro, um dado me entusiasmou por um lado, mas, quando fui verificar, não traduz a realidade. O governador disse que assumiu o governo com 19 escolas estaduais em tempo integral. Em um ano, saltou de 19 para 181 escolas – eu fiquei muito entusiasmado – e promete que, neste ano, o Piauí atingirá 330 escolas. Isso me despertou a curiosidade”,

Porém, João Vicente disse que “andando pelos Municípios do Piauí, vi que são escolas sem biblioteca, algumas delas com infraestrutura precaríssima, sem falar na questão humana, de investimento em pessoal, o elemento mais importante na educação, o professor”. Diante dos fatos, JVC falou que é por esses acontecimentos, dentre outros, que “nós [do Piauí] não temos motivo para comemorar”.

O susto de ministério diante dos dados
O senador relatou ainda que quando da comparação dos dados publicados pelo governo e os de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (INEP), houve “sustos” com o que foi apresentado e a verdadeira realidade.

“Quando procurei o Inep, aqui em Brasília, quando quis confrontar os números, o susto do Ministério da Educação foi grande também, porque, se isso ocorresse [o anúncio de amplas melhorias, investimentos e aumento no número de escolas em tempo integral], estaríamos anos-luz à frente de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e não estaríamos, assim, na lanterna dos investimentos em educação, como tem ocorrido. Quando se apura o Ideb, quando se apura o Enem, nessas avaliações, o Piauí sempre fica na lanterna”, alfinetou

Situação da UESPI, senador? “Lastimável” As críticas também tiveram como alvo a situação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), cuja situação o parlamentar classificou como “lastimável”. “Neste relatório [a mensagem], temos que, este ano, serão investidos R$111 milhões”. No entanto, o senador revelou, que nos últimos anos, foram investidos, em média, “R$54 milhões”.

“Queremos que haja investimento efetivamente não apenas como um livro ou uma mensagem de marketing, mas que, nos anos seguintes, venhamos a enaltecer o desenvolvimento do Estado, através da educação no Piauí”, falou.

O mandatário do PTB no Piauí lembrou que em 2011 um professor do município de Cocal dos Alves, senador Clésio Andrade foi homenageado pela revista Alfa como o Homem do Ano, concorrendo com grandes empresários, com políticos, com figuras eminentes da cultura brasileira. Entretanto, ressaltou que tudo isso, a projeção do estado em âmbito nacional ao fazer com que mais de 120 alunos fossem premiados em diversas Olimpíadas do Conhecimento, “foi com esforço próprio”.

Maquiagem de informações Esse papel de apontar maquiagem nos dados apresentados pelo governo estadual era desempenhado pelo então senador Mão Santa (PSC) que avaliava com lupa todos os anúncios feitos pelo então governador Wellington Dias.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TRIBUNA DO PIAUÍ

Campo Maior monta estrutura e ornamentação para receber foliões

A Praça de Eventos Valdir Fortes está recebendo a estrutura para acomodar os foliões que estarão prestigiando os shows das bandas baianas Chicana, Mariscado da Bahia, Bixim de Madame, Marangadaia, Xenhenhém, Léo Cachorrão e várias outras atrações locais nos quatro dias de Carnaval
(18 a 21/02). A prefeitura do município montou um esquema especial para levar toda a comodidade, conforto e segurança ao público que estará presente no local.
Algumas partes da cidade serão ornamentadas para receber com clima de festividade o turista ou o folião. Na entrada da cidade foi colocado o mascote "Carnaubinha" desejando as boas vindas aos cidadãos que passam e desejam permanecer na cidade da melhor carne do sol, da paz e da alegria. O mascote como estandarte também das comemorações dos 250 anos de Campo Maior.
A Secretaria de Turismo acredita que o carnaval de 2012 vai superar todos os carnavais. Isto porque a prefeitura vem desenvolvendo, com muita seriedade, diversos trabalhos nas áreas de segurança, saúde, turismo, esporte, educação, meio ambiente que vem surtindo efeitos positivos. As potencialidades são mostradas através de entretenimentos, a dinâmica e do empreendedorismo, prova disso é que hoje a cidade tá muito bem freqüentada, declara Ulisses Raulino,
Secretário de Turismo de Campo Maior.
Fonte : APPM

ESCOLA PÚBLICA - RELAÇÃO DE APROVADOS 2012 VESTIBULARES


PATRONATO
Bruno Rocha HiginoAdministração
U E VALDIVINO TITOLeonardo Gomes MartinsAdministração
CEPTIJosenias Ribeiro de Araújo  Administração 
CE PROF RAIMUND. ANDRADEIramax Silva de AraujoAdministração/Radiologia 
PATRONATOCamila Silva IbiapinaArtes Visuais
PATRONATOSimone Soares Ferreira da SilvaBiologia
PATRONATOAmanda Sania da C. FelixBiologia
U E 13 DE MARÇOFrancisco Anderson Abreu PereiraBiologia
CEPTIDaiane da Silva Azevedo  Biologia
PATRONATOJhonantam Jayro B. Viana SantosCiências Contábeis 
PATRONATOMaria do Socorro G. GomesComercio Exterior
CEPTIThais Araújo Coutinho  Computação
CEPTIAirton Vieira F. de Oliveira  Computação
CEPTILhicyara Allaynne E. Avelino  Computação 
U E VALDIVINO TITOYeda Maria de Sousa Nascimento Design de Moda 
PATRONATOAlana Larissa Ximenes SilvaDireito
PATRONATOBruno Rangel de Sousa MartinsDireito
PATRONATONatalia Soares do NascimentoDireito
PATRONATOAmanda Larissa Ximenes SilvaDireito
PATRONATOConrado Carvalho C. NetoDireito
U E 13 DE MARÇOCamila Brito Santiago Matos Direito
PATRONATOFrancisco Rhuan Bezerra ChavesEd. Física
U E 13 DE MARÇOAnderson Vinicius Costa BarrosoEd.física
PATRONATOLana Raiana Pinto PereiraEducação Física
U E VALDIVINO TITOFrancisco Celso MourãoEnem 2012
PATRONATOErlane Pereira da SilvaEnfermagem
PATRONATOJose Thallysson Carvalho MartinsEnfermagem
CEPTINathalia Beatriz Oliveira Ibiapina  Enfermagem
CEPTIMarília Lizandra P. de Oliveira  Enfermagem
CEPTILuana Raquel Marques P. Martins Enfermagem
CEPTIGardene Rodrigues Fonseca  Enfermagem
CEPTIJeovanna Rosi da Silva  Enfermagem
CEPTICamila Chaves Saraiva  Enfermagem 
PATRONATOAna Carla Rodrigues BarbosaEnfermagem / Alimentos
PATRONATOAnayelton Brito FerreiraEnfermagem / Ciências Contábeis 
CEPTIPetterson Danilo de O. L. Goiano  Enfermagem/serviço social
CEPTILeidiane Pereira Andrade  Enfermagem/serviço social
PATRONATOWesley Resende dos SantosEng. Agrimensura
PATRONATOErika Francisca Paz de OliveiraEspanhol
PATRONATOThayse de Fatima L. Alcântara Espanhol
U E VALDIVINO TITOJoão Henrique de S. NascimentoFísica/Física
PATRONATOFrancisco Antônio PortelaFisioterapia
U E 13 DE MARÇOVanusa de Sousa Pereira Fisioterapia
CEPTIErisvaldo Júlio de Carvalho Filho  Fisioterapia
CEPTILeiliane Castro Silva  Fisioterapia
CE PROF RAIMUND. ANDRADERoniel Lima Barros Geografia/Biblioteconomia
PATRONATOAllan Alves de SousaHistória
PATRONATOWeslley Sena CastroHistória
CE PROF RAIMUND. ANDRADEMaria Cecilia da Silva Gonçalves História
CE PROF RAIMUND. ANDRADERamiro Rezende Ibiapina História
CEPTICarlielton Macambira de Sousa  História
CE PROF RAIMUND. ANDRADEBrenda Daniela da Silva Santos Historia 
U E VALDIVINO TITOLara Jéssica Nóbrega Macedo  Historia 
CEPTIGisele Maria Lima Costa  Historia 
U E 13 DE MARÇOJose Ivan Macedo BorgesLetras Espanhol
CEPTIDanilo Costa de Sousa  Letras Espanhol
PATRONATOAntônio Wilson de A. SilvaLetras Português
PATRONATOFelipe Wanderson MouraLetras Português
PATRONATOJoão Rodrigues L. FilhoLetras Português
U E VALDIVINO TITONatalia Medeiros Garcia Letras Português 
U E VALDIVINO TITOJuliana Dayana Silva dos SantosLetras Português 
CEPTIDilvan Paulo C. de Oliveira  Lic. Física
PATRONATOLeonardo Henrique da SilvaMedicina
PATRONATOEmerson Silva LeiteMúsica
PATRONATOJose Avelar Sousa SilvaPedagogia
PATRONATOKarla Harynna Araujo E SilvaPedagogia
PATRONATOMaria da Conceição C. SousaPedagogia
CE PROF RAIMUND. ANDRADEFrancisca Idaiane Fonseca Morais Pedagogia
CE PROF RAIMUND. ANDRADECamila Cristina Morais Ferreira Pedagogia
U E VALDIVINO TITOClaudemir do Vale da SilvaPedagogia
U E 13 DE MARÇOFrancisca das Chagas C. Feitosa Pedagogia 
U E 13 DE MARÇOLuana de Vasconcelos TeixeiraPedagogia 
U E VALDIVINO TITOAntonio Francisco de M. AraujoPedagogia 
U E VALDIVINO TITOAna Kaline Sousa Lima Pedagogia 
U E VALDIVINO TITOJessica Marília Santos Barbosa Pedagogia 
CEPTITamires Karen Moura Monte  Pedagogia 
PATRONATORenata Lourrany S. AraujoPedagogia / Ed. Física
CE PROF RAIMUND. ANDRADEThais Luana Magalhães de MeloQuímica 
U E 13 DE MARÇOMárcia dos Santos Lima  Química 
PATRONATOIdeane Pereira do NascimentoServiço Social
PATRONATOLuiza Angélica Cunha de Sousa Serviço Social / História
U E 13 DE MARÇOThalles Willie Oliveira Viana Turismo 2º lugar
CE PROF RAIMUND. ANDRADEAline da Silva Gomes Zootecnia