sábado, 31 de agosto de 2019

Deputada Lucy Soares quer empoderamento de meninas e adolescentes

Deputada Lucy Soares
Deputada Lucy Soares (Proressistas)
Palestras, rodas de conversas, seminários e muita mobilização para a promoção dos direitos de meninas e adolescentes piauienses é o desejo da Deputada e Primeira-dama de Teresina, Lucy Soares (Progressistas). A parlamentar apresentou Projeto de Lei com o intuito de que o empoderamento da mulher através dos seus direitos começe muito cedo.

O Projeto de Lei já foi aprovado pela Comissão de de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí e falta apenas a aprovação do Plenário da Casa;


quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Ciro Nogueira dá pancada na cabeça de bolsonaristas piauienses

Ao emplacar mais um nome no Governo Bolsonaro, o senador piauiense Ciro Nogueira emplacou o presidente do FNDE enquanto os apoiadores do Piauí até agora nada emplacaram.

Com essa nomeação, o senador Ciro Nogueira restabelece a ponte que tinha no governo do presidente Michel Temer (MDB). Na época do governo Temer, o senador indicou o ministro da Saúde, o presidente da Caixa e diversos diretores de autarquias do governo federal.

Agora, Ciro Nogueira dá sinais que é sim homem de confiança do governo Bolsonaro no Senado. Quando se esperava que o senador Elmano Ferrer (Podemos) seria o interlocutor do governo federal no Piauí, Ciro Nogueira começa a mostrar influência no atual governo.

Campo Maior é o 7º município do Piauí

Com uma população de 46.833 habitantes, Campo Maior é o 7º município piauiense em número de habitantes, ficando atrás do vizinho Barras. Os dados são do IBGE que divulgou nesta última quarta-feira (28 de agosto) a estimativa da população brasileira.

Os dados apontam que 42,73% da população do Piauí está concentrada em 9 municípios. Segundo o IBGE, as estimativas populacionais municipais fazem parte dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos

Ranking Nome do município População
1 Teresina 864.845
2 Parnaíba 153.078
3 Picos 78.222
4 Piripiri 64.742
5 Floriano 59.742
6 Barras 47.066
7 Campo Maior 46.833
8 União 44.485
9 Altos 40.524
10 Esperantina 39.737
11 José de Freitas 39.208
12 Pedro II 38.742
13 Oeiras 37.029
14 São Raimundo Nonato 34.710
15 Miguel Alves 33.760
16 Luís Correia 30.311
17 Piracuruca 28.791
18 Cocal 27.787
19 Batalha 26.857
20 Corrente 26.644

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Alesp aprova pena para quem discriminar religião



Foto: O Estado de São Paulo
Violências, constrangimentos, intimidações. Quando se fala em religião são várias as formas de atos discriminatórios realizados diariamente. O projeto de lei 226/2017, aprovado pelos deputados nesta quarta-feira (21/8), tem autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), e penaliza administrativamente a prática de atos discriminatórios por motivos religiosos. 


"Nos últimos tempos, têm havido muitos casos de agressões, muitas situações de constrangimento em relação às pessoas que são do candomblé, da umbanda. Não estou pensando apenas na minha religião, mas sim em todas. Esse projeto é justamente para que seja penalizado quem cometer essa injustiça, pois todo mundo tem direito de ter seu credo", explica Leci. 



Essas "penalidades administrativas" se definem em advertências, multas, suspensões e até cassações aos agressores. Os relatos discriminatórios devem ser feitos na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. 



O deputado Gilmaci Santos (PRB) se manifestou favoravelmente ao projeto. "Eu como evangélico poderia levar apenas para um lado, mas o projeto é amplo. Não está falando de uma religião só. Muitas vezes os evangélicos também são muito discriminados, então eu particularmente gostei muito da medida", disse. 



O deputado Arthur do Val (DEM) discursou na tribuna contrariamente à medida. "Você começa a segregar a sociedade em grupos de interesse e você deixa uma subjetividade tomar conta da lei. Eu entendo a boa intenção do projeto, ninguém é favor do preconceito religioso, mas o projeto é ineficiente e vai dar margem, inclusive, para que minorias religiosas sejam atacadas por causa do falso vitimismo de alguns", declarou. 



O projeto aprovado em Plenário segue agora para sanção do governador.


Crédito da matéria: http://regiaonoroeste.com

Intolerância religiosa na política encoraja cidadão ao ódio, diz líder religioso

Uma senhora idosa durante ritual religioso de matriz africana.
Foto: Solon Neto

A Organização das Nações Unidas ratificou neste ano o dia 22 de agosto como o Dia Internacional de Homenagem às Vítimas de Intolerância Religiosa. A Sputnik Brasil ouviu uma liderança religiosa brasileira para entender por que a intolerância segue avançando no país, e como isso se relaciona com a política e o tráfico de drogas.
A medida da ONU veio através de um documento na Assembleia Geral e é co-patrocionada por Polônia, Brasil, Canadá, Egito, Iraque, Jordânia, Nigéria, Paquistão e Estados Unidos.
No Brasil, as principais vítimas de intolerância religiosa são os cultos de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, alvos de ataques de fanáticos e também de traficantes - o que tem crescido.
Para analisar a questão, a Sputnik Brasil conversou com o professor doutor babalaô Ivanir dos Santos,  interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da ONU. O babalaô foi homenageado em julho em Washington por com Prêmio Internacional de Liberdade Religiosa, recebido das mãos do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo.
Ivanir aponta que o Brasil assinou a recomendação preocupado com os povos cristãos no mundo, e diz que acha estranho que não haja menção às religiões de matriz africana no documento pelo país.


domingo, 25 de agosto de 2019

Violência sexual é como uma metástase, diz vencedor do Nobel

 Nobel da Paz Denis Mukwege, que fala em São Paulo nesta quarta (21) - Raul Arboleda/AFP

O fim do silêncio de vítimas de estupro representa um avanço no combate à violência contra a mulher, mas é preciso ir além, sobretudo porque cada vez mais crianças são visadas por criminosos.

O apelo é do ginecologista Denis Mukwege (pronuncia-se Mukuêgue), 64, vencedor do Nobel da Paz em 2018. O médico participa do Fronteiras do Pensamento, nesta quarta (21), em São Paulo.


Confira entrevista na Folha de São Paulo clicando aqui!!!!!


sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Escola Judiciária lança edital de Seleção Pública para admissão de estagiários

O diretor-geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), desembargador Fernando Lopes, torna público edital de Seleção Pública para admissão de estagiários de nível superior no Programa de Estágio Não Obrigatório do TJ-PI. O Edital n° 74/2019 foi publicado na manhã desta segunda-feira (19), no Diário da Justiça Eletrônico.

O certame pode ser concorrido por estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores das seguintes áreas: bacharelado em Administração, Direito, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Psicologia, Informática e Serviço Social e tem vistas à formação de cadastro de reserva nas unidades judiciais ou administrativas do TJ-PI, conforme sua conveniência e necessidade.

A Seleção Pública será constituída de uma única etapa, a aplicação de provas objetivas. As provas, de caráter eliminatório e classificatório, terão, ao todo, 50 questões de múltipla escolha e serão aplicadas no dia 22 de setembro, de acordo com o cronograma de execução do concurso.

Para acompanhar as demais informações do processo seletivo acerca do dia, horário e local de aplicação da prova, bem como eventuais alterações nestas datas, documentação necessária e critérios exigidos para participação, os estudantes interessados poderão acessar o Diário da Justiça do TJ-PI, único meio oficial de divulgação.
Confira a íntegra do 74/2019

Confira o cronograma do processo seletivo:

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Caminhada e show abrem a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Campo Maior



Uma caminhada saindo da Praça da Rodoviária passando pela Avenida Santo Antônio com destino à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, realizada na tarde desta terça (20/08) abriu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Campo Maior. O evento marcou o aniversário de 44 anos da APAE no município e contou com um show do cantor, Wagner Ribeiro.

Neste ano 2019, “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” foi o tema escolhido. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos nos municípios com filiais da APAE, durante o período de 21 a 28 de agosto.

A caminhada foi realizada pela APAE juntamente com a ADEFAC e a ADVIC e reuniu parceiros como a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, Educação e Trânsito, SENAC, Tiro de Guerra 10-019, Grupo de Operações Táticas e Acampamento Batista, familiares, amigos de pessoas com deficiência.

Durante o percurso, os participantes carregaram faixas e cartazes com o intuito de colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

A presidente da APAE, professora Suzana Maria, agradeceu a presença de todos e convidou os participantes para prestigiarem a programação de atividades alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece até o dia 28 de agosto.

Ao se pronunciar a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes falou da importância do evento para mostrar à sociedade os trabalhos realizados pela APAE, a fim de que as pessoas possam se sensibilizar e dá mais apoio a instituição. “As pessoas precisam se unir, entender e conhecer mais sobre as pessoas com deficiência, pois elas também têm muito a nos oferecer”, enfatizou a Secretária.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Confira os vencedores do Concurso de Artesanato da Amorarte 2019

Cleiton Soares conquista o Primeiro Lugar na inovação sustentável 
Quem passou pelo Complexo Cultural Valdir Fortes entre os dias 09 e 10 de agosto se surpreendeu com a movimentação da Amorarte - Feira Estadual de Artesanato dos Carnaubais. Em sua 3° edição, a feira oferece muitas oportunidades para que gosta e faz artesanato. Além de promover a exposição e conhecimento através de oficinas, ela também incentiva através de concurso, revelando e valorizado os talentos.
Idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a edição deste ano premiou grandes artesãos. Na categoria, Produção Temática – “Bem vindos à nossa terra”, o prêmio de 1° lugar foi conquistado pelo artesão Antônio Francisco, que levou a premiação no valor de 1.000,00 reais, com a peça “O Ninho de Sabiá”. Já o 2° lugar foi para Marcos Pessoa, com a peça “Nossa terra, nossa gente”, sendo premiado no valor de 500,00 reais.
Na categoria “Inovação Sustentável”, o destaque foi para Cleiton Soares que conquistou o 1° lugar com a peça “Sustentando nossa cultura”. E na categoria “Influência Digital”, com votação aberta realizada pelo Facebook, o 1° lugar foi para Marcos Pessoa com a peça “Nossa terra, nossa gente”. Ambos conquistando a premiação no valor de 1.000,00 reais. 
A iniciativa realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social teve como objetivo incentivar os artesãos campomaiorenses e valorizar a temática local, enaltecendo as belezas naturais e culturais de Campo Maior por meio da produção artesanal. 

terça-feira, 6 de agosto de 2019

AMORARTE: "Prêmio Influência Digital" segue com votação aberta até sábado (10)

Foi dada a largada! Já começou a contagem regressiva para a realização da Feira Estadual de Artesanato dos Carnaubais – AMORARTE que acontece nos dias 09 e 10 de agosto e traz em sua programação uma série de atividades que irão elencar o melhor da gastronomia, artesanato e cultura. E uma delas é concurso “Prêmio Influência Digital”, com premiação no valor de R$ 1.000,00. 
O objetivo do concurso é valorizar o artesanato local e reconhecer o trabalho dos artesãos, preservando os contextos culturais que agregam e perpetuam história, tradições, valores e saberes do povo campomaiorense.
A votação, aberta ao público, acontece no Facebook, na página oficial  - Prefeitura de Campo Maior - até às 11h59, do dia 10 de agosto. No total, são 06 candidatos na disputa, trazendo peças como: “Nossa Terra, Nossa Gente”, “O ninho do Sabiá”, “Sustentando nossa cultura”, “Relíquia de Campo Maior”, “Homenagem aos Heróis do Jenipapo”e “Serra de Santo Antônio”.
Para a escolha, o voto é feito através de reações positivas (curti = 1 ponto e amei= 2 pontos) nos posts. Será realizada a soma e aquele que obtiver o maior número de reações, será, portanto, o vencedor.
Além da modalidade "Influência Digital", a iniciativa da Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Assistência Social irá premiar também os vencedores das modalidades "Produção Temática" e "Inovação Sustentável".