quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Joãozinho Félix reacende debate de uma guarnição do Corpo de Bombeiros em Campo Maior após incêndio no Hospital Regional

Incêndio surpreende população de Campo Maior
Foto: Internet
Campo Maior foi surpreendida na manhã desta quarta-feira (29/12) com um incêndio de grandes proporções no almoxarifado do Hospital Regional de Campo Maior. O local do incêndio, embora tenha ocorrido na parte externa, gerou preocupações dos profissionais do hospital e da população, já que é muito próxima à ala destinada a pacientes da Covid-19.

As chamas, que geraram alarme da população por seu tamanho, foram controladas inicialmente pelos servidores do HRCM e da Brigada de Incêndios da Prefeitura Municipal, até a chegada do Corpo de Bombeiros que debelaram as chamas.

Brigada de Incêndios de Campo Maior
Foto: Instagram Joãozinho Féix

Em suas redes sociais, o Prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, reascendeu através de suas redes sociais, o debate quanto à omissão do governo estadual em implantar na cidade uma guarnição do Corpo de Bombeiros. Félix afirmou que "desde 2005, quando assumi a Prefeitura de Campo Maior pela primeira vez, debati sobre a implantação de uma guarda militar do corpo de bombeiros pelo governo do estado".

Prefeito Joãozinho Félix
Foto: Ascom/PMCM
O prefeito considera que a necessidade de uma guarnição em Campo Maior será para atender aos vários municípios do Território dos Carnaubais. "Cheguei até fazer um termo de doação de um terreno para o governo do estado, mas nunca fomos atendidos", afirma em mais um trecho do seu Instagram. 

Félix afirma, ainda, que "seguirei lutando e apelando junto ao estado para que a Região dos Carnaubais seja contemplada com um quartel de Corpo de Bombeiros. Enquanto isso, estaremos com nossa brigada de incêndio e equipe da Defesa Civil trabalhando em prol da segurança dos campo-maiorenses".

O debate é antigo e muitas vezes ocorrem incêndios de grandes proporções tanto na zona urbana, quanto na rural, principalmente nos período de estiagens.

Itália registra 71% de não vacinados nas UTI's

Criador: NELSON ALMEIDA Crédito: AFP

O quadro de internações em UTI' na Itália é um dos piores da Europa nas últimas semanas. Autoridades de saúde do país constataram que 71% dos pacientes que ocupam os leitos de Covid-19 deixaram de se vacinar.

Dos 29% restantes, 84% completaram o ciclo de vacinas há mais de quatro meses e não tomaram a dose de reforço, recomendada pelas autoridades sanitárias.

A Federação Italiana das Empresas Sanitárias e Hospitalares - Fiaso, que representa os hospitais, afirmou em nota que "essa é a epidemia dos não vacinados, por isso, é preciso acelerar a aplicação da dose de reforço que representa um escudo importante contra a Covid".

Segundo a Fiaso, nos últimos dias ocorreram internações de jovens com menos de 18 anos, representando um acréscimo de 46,7% nas internações em relação à última semana.

O que preocupa, diante do negacionismo hoje vigente, é que desse aumento nas internações, 56% são de crianças com menos de cinco anos.



  

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Escolas da Rede Estadual de Campo Maiordistribuem "kit" de higiene menstrual


As escolas da Rede Estadual de Ensino em Campo Maior começaram na manhã desta quinta-feira, (02/12), a distribuição de kits com absorventes íntimos. A ação faz parte de ações voltadas para a saúde menstrual das meninas matriculadas nas escolas da rede.

A Unidade Escolar 13 de Março, no bairro de Fátima, iniciou a distribuição para todas as meninas da unidade, que receberam 02 pacotes de absorventes. A aquisição do kit é feita pela própria escola.

A diretora da Unidade, Cláudia Rocha, diz que a ação é de suma importância para as escolas, já que "muitas vezes a escola tem que fornecer o absorvente para as meninas que de às vezes têm a menstruação numa data imprevista".


A distribuição foi precedida de palestra com a enfermeira Érika Alencar que falou da importância do programa desenvolvido pelo governo do Estado para a saúde menstrual, como também tirou dúvidas de muitas meninas durante a palestra.

A nível municipal, a Vereadora Mizarlea (PSD) teve aprovado pela Câmara de Campo Maior, Projeto de Indicativo que trata da saúde menstrual. Para a vereadora, o tema é de fundamental importância para a saúde das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade.


  

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Superintendência de Parceiras do Piauí apresenta benefícios do projeto Cidades Inteligentes em Angical do Piauí

Angical do Piauí é a primeira cidade do estado com menos de 10 mil habitantes a implantar um projeto de Cidades Inteligentes. Nesta segunda-feira (22) aconteceu a audiência pública, no espaço da Casa de Cultura de Angical, para apresentar à população a parceria público privada de Cidades Inteligentes. O objetivo do projeto é tornar mais eficientes os serviços de iluminação pública, de telecomunicações e geração de energia fotovoltaica para atender a demanda municipal, englobando tanto fatores econômicos quanto sociais.

O prefeito de Angical, Bruno Neto, parabenizou a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) pela iniciativa. “Como gestor, tenho noção de como do quanto é caro fazer estudos de viabilidade dessa magnitude, uma licitação desse porte de um projeto assim, seria inviável para o município arcar com isso sozinho. O Governo do Estado, através da Suparc, está de parabéns por disponibilizar ao município de Angical esse apoio de forma gratuita. E rumo ao futuro”, disse.

A partir da substituição de todas as luminárias por lâmpadas de LED, haverá uma redução no gasto com iluminação pública, além de garantir uma valorização do espaço urbano, com maior aproveitamento do ambiente noturno, oferecendo mais segurança e interação social. O projeto prevê, ainda, a geração de energia fotovoltaica, através de instalação de placas solares nos telhados de prédios públicas, reduzindo o custo com energia predial do município e garantindo a adoção de uma fonte renovável de energia que possibilita menor geração de gases poluentes no meio ambiente.

Além da disponibilização de internet para todos os prédios públicos, o projeto prevê a disponibilização de 8 pontos de Wi-Fi público para a população, visando à democratização do acesso à internet, e 11 pontos de videomonitoramento, trazendo mais segurança para o município. As imagens reproduzidas pelas câmeras serão disponibilizadas através da rede de telecomunicações para auxiliar as forças de segurança pública.

“Angical será a única cidade do Piauí a ser completamente monitorada com cercamento eletrônico e com um Centro de Controle e Operação para trabalhar no acompanhamento dessas imagens do sistema de vigilância de forma rotineira, monitorando a cidade em tempo real e auxiliando no trabalho das forças de segurança”, explica a superintendente Viviane Moura.

A audiência pública é parte do processo das PPPs que possibilita à população ajudar diretamente na tomada das decisões da gestão. É nela que se dá o diálogo com a sociedade na busca de soluções para as demandas sociais, garantindo transparência e fortalecendo a cidadania e o respeito aos desejos do povo. O prefeito de Angical agradeceu também o empenho da gestora da Suparc em aproximar a ferramenta das PPPs ao público que com elas será beneficiado. “Muito obrigado por ter explicado com uma linguagem tão informal e de fácil entendimento para todos os nossos colaboradores e a sociedade civil como um todo”, apontou Bruno.

Na próxima semana haverá outra audiência pública para discutir o projeto, dessa vez com transmissão virtual para atingir ainda mais pessoas e contar o caso de Angical.

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Piauí destina 25% das vagas de concursos públicos para negros e pardos

Dentro de sessenta dias, estará em vigor a Lei 7.626/2021 que destina 25% das vagas de concursos públicos às pessoas que se declararem negras ou pardas. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela Governadora em exercício Regina Sousa.

A Lei vale para provimento de cargos efetivos, temporários e de empregos públicos, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista, controladas pelo Estado do Piauí.

“Tem uma lei federal, mas os Estados precisam fazer as suas. A cota é um instrumento de promoção de igualdade onde há desigualdade”, afirma a governadora em exercício.

De acordo com o texto da lei, as vagas serão destinadas as pessoas que se autodeclararam negras ou pardas na inscrição para o concurso púbico, ainda segundo a lei, é vedada a utilização do recurso de cotas se a pessoa fizer a declaração posteriormente, segundo o quesito cor ou raça, adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso ou processo seletivo. Se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço ou emprego público e deverá ressarcir o erário quanto aos prejuízos causados e restituir a remuneração eventualmente recebida.

Fonte: Governo do Piauí

terça-feira, 9 de novembro de 2021

ENEM 2021 -Debandada de comissionados do Inep pode comprometer realização do Exame

A debandada de servidores comissionados no Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão que realiza as edições do Enem - Exame Nacional do ensino Médio, pode provocar a não realização da edição do Exame 2021.

Na última sexta-feira (5/11), após assembleia dos servidores, 32 comissionados pediram demissão de seus cargos, alegando que o atual presidente do órgão Danilo Dupas está em um verdadeiro processo de enfraquecimento da segurança do certame.

Danilo Dupas foi chamado a se justificar na comissão às 10h30 desta quarta-feira (10). Os servidores do órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) estão em pé de guerra com Dupas. Desde a semana passada, os trabalhadores denunciam um processo de desmonte da estrutura e saída de gestores técnicos de suas funções.

A prova acontece em 21 e 28 de novembro e já está pronta, por isso as datas não devem ser alteradas. O MEC (Ministério da Educação) divulgou nota no início da noite afirmando que o cronograma do Enem "não será afetado" pelos pedidos de demissão, mas não deu detalhes sobre como a crise será resolvida.





quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Mais uma utilidade do caju

 

Mais uma utilidade do nosso tão saboroso caju: as folhas viram medicamento que ajuda na melhoria da tendinite.

O experimento acontece nos laboratórios da Universidade Estadual do Piauí e representa um avanço para a medicina.

Confira a matéria no site da UESPI

terça-feira, 5 de outubro de 2021

"Enem: saiba quais erros evitar durante os estudos para a prova"

Nesta reta final para as provas do Enem 2020, os nervos estão "à flor da pele". E não é par menos: é muita responsabilidade e muita expectativa de de quem está há algum tempo nessa jornada.

Garimpando informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, encontramos uma matéria bastante interessante para quem vai se submeter às provas. Especialistas dão dicas preciosas que servem para analisar como se está nesse momento.

Vale a pena conferir a postagem do site acontecenors.com quanto aos caminhos que se pode tomar nesse momento.

sábado, 25 de setembro de 2021

Solidariedade em tempos de pandemia e desemprego: amigos ajudam quem precisa


Em tempos de pandemia e desemprego, nada como ações voluntárias que visem a solidariedade. Campo Maior tem demonstrado, através da sua população, ações que visam minimizar o sofrimento de muitas pessoas na periferia da cidade.

Nesta sexta-feira (24 de setembro) um grupo de amigos se reuniu para distribuição de sopa e pães para moradores na sede Associação do Bairro São João.

Eduardo (esq.), Fabrício (centro) e Gil (dir.) fazem parte da 
sociedade solidária

O grupo é composto por Gil, Fabrício e Eduardo e  segundo eles, o grupo da ideias em ver que muitas pessoas não têm duas refeições diárias, daí então essa ação solidária.

O grupo, distribuirá todas as sextas-feiras a sopa em um bairro da cidade. 


Campo Maior encerra Semana do Meio Ambiente

Ao centro o Prefeito de Campo Maior Joãozinho Félix e Secretário 
Municipal do Meio Ambiente Marco Bona

Com uma vasta programação, a Secretaria do Meio Ambiente de Campo Maior realizou no período de 20 a 24 de setembro a Semana Municipal do Meio Ambiente. Criada através da Portaria 479/2021, a semana teve o propósito de conscientizar diferentes grupos sociais quanto a importância da preservação e divulgar a legislação ambientais.

A edição deste ano discutiu com a sociedade a conservação da biodiversidade, preservação do Patrimônio Natural, as políticas de proteção aos direitos dos animais, educação ambiental em parques naturais, proteção ambiental e recuperação de áreas degradadas.

Com uma intensa agenda de atividades, a Secretaria do Meio Ambiente de Campo Maior buscou discutir os temas através de várias redes sociais, vez que ainda prevalece no município a proibição de aglomerações por conta da pandemia.


No encerramento, que ocorreu nessa sexta-feira (24 de setembro) foi exposto o processo de aproveitamento da taboa (planta que nasce no Açude Grande de Campo Maior) na produção de peças de artesanato.

O show musical ficou por conta da dupla "Neguin" Beija-Flor e Charles Phanter, às margens do açude. 


quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Cantora Manu e Forró pra Cima no Vivenda Bar e Bistrô


Dia 11 de outubro, véspera de ferido, a Cantora MANU, acompanhada da Banda Forró pra cima, estarão no Vivenda Bar & Bistrô, numa noite bem diferente.

O evento acontecerá a partir das 20:00 horas.

A organização do evento garante todas as regras de segurança, por isso, está lançando antecipadamente a venda de passaportes, que podem ser adquiridos no local do evento e na Drogaria Principal, tudo para evitar que as pessoas que gostam de diversão de qualidade fiquem fora dessa grande noite.


terça-feira, 21 de setembro de 2021

Inscrições para candidatos isentos da taxa do Enem seguem até dia 26

 Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram direito à isenção e não compareceram às provas terão nova oportunidade para participar da edição 2021 do exame. As inscrições para estes participantes estão abertas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 26 de setembro.

Esses participantes poderão se inscrever na Página do Participante, no endereço eletrônico do Inep e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. Para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a realização do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar atendimento especializado até 26 de setembro.

Credito: Confira a matéria no Portal DeFato.com

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Ministério da Educação confirma reabertura do prazo de requerimento da isenção da taxa do Enem 2021


Os estudantes que tiveram gratuidade no Enem 2020 e não conseguiram se inscrever no exame deste ano devem acompanhar o site do INEP para fazer o cadastro. O Supremo Tribunal Federal autorizou a reabertura do prazo de requerimento de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio 2021.

O Ministério da Educação ainda não confirmou nova data para solicitação da gratuidade, mas informou em nota que cumprirá a decisão do STF.

A medida concedida por unanimidade pelos ministros do Supremo obriga o MEC a não exigir justificativa de ausência no Enem 2020.

A taxa da prova custa R$85,00 e só é aplicável nos seguintes casos:

- Alunos cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública;

- Alunos que fizeram todo o ensino médio em rede pública ou como bolsista integral em rede particular;

- Possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Além da determinação de casos elegíveis para o auxílio, a pasta havia exigido que a isenção da taxa de inscrição só valesse para estudantes que justificassem ausência na prova anterior com documentos comprobatórios, o que não foi possível, pois muitos faltaram com receio de contrair o coronavírus.
Confira a matéria da Band FM na íntegra clicando AQUI



domingo, 5 de setembro de 2021

Aluno autista vai fazer farmácia na UFPI

Júlio César Viana de Carvalho Júnior
Foto: divulgação

Lamentavelmente a grande imprensa não dá a visibilidade a grandes conquistas da Escola Pública. O estudante Júlio César Viana de Carvalho Junior, que tem autismo e foi aprovado para o curso de Farmácia, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Júlio César cursou o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, localizado na zona Sudeste de Teresina.

Recentemente o Ministro da Educação, Pastor Milton Ribeiro, afirmou em  entrevista à TV Brasil, em 9 de agosto, que, quando um aluno com deficiência é incluído em salas de aula comuns, ele não aprende e ainda "atrapalha" a aprendizagem dos colegas, Júlio César desmente essa visão curta do Ministro.

Para quem não sabe, atualmente, a rede estadual de Educação conta com 165 salas de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), beneficiando cerca de 1.300 estudantes com ensino especializado no contraturno do ensino regular.


Estudantes terão novo prazo para fazerem inscrição do Enem, decisão foi do STF

Com a decisão do Superior Tribunal Federal - TSF, estudantes que perderão o prazo de inscrição terão nova oportunidade para não ficarem de fora do Enem 2021. A decisão pode, inclusive, prorrogar a realização das provas para 2022. A decisão foi em resposta à provocação judicial feita por vários partidos políticos, 

Com a exigência de apresentar justificativa da ausência do Enem 2020, em período de pandemia, ocorreu uma queda nas inscrições da edição 2021 em 47%, principalmente entre negros e pobres.

Entre quinta e ontem, os dez ministros votaram a favor de reabrir o prazo de pedido de isenção. O voto do ministro Dias Toffoli, relator do processo, foi acompanhado pelos demais. Em seu voto, Toffoli determina medida cautelar para "reabertura do prazo de requerimento de isenção de taxa, deixando-se de exigir justificativa de ausência do Enem 2020, de quaisquer candidatos, em razão do contexto pandêmico".

Na ação julgada pelo STF, a Advocacia-Geral da União (AGU) argumentou que o deferimento de medida cautelar pelo STF prejudicaria todo o cronograma do Enem 2021, "comprometendo a data da aplicação das provas e a divulgação dos resultados para o Sisu 2022 (o sistema de seleção para universidades públicas)". Para a ex-presidente do Inep, Maria Helena Guimarães de Castro, o órgão precisaria abrir e fechar rapidamente as novas inscrições para que a prova possa acontecer ainda este ano. Ela diz também que é possível fazer um aditivo no contrato com a gráfica para imprimir mais exames. "Outra opção seria fazer um Enem só para esse segundo grupo, mas seria mais complicado ainda."


segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Câmara de Campo Maior realiza Audiência Pública sobre violência contra a mulher


A Câmara Municipal de Campo Maior realizou na manhã desta segunda-feira (30.08), Audiência Pública Ações de Violência Contra a Mulher, como forma de colocar no cenário local o Poder Legislativo. A audiência é uma proposição da Vereadora Michele Maroca, que abriu a Sessão, falando da "importância da mobilização de toda a sociedade, e, principalmente, do Poder Público, tendo o Poder Legislativo a obrigação de se colocar ao lado das mulheres que sofrem da violência".

Vereadora Michele Maroca

Várias representações participaram do evento: Coordenação de Políticas Públicas do Estado do Piauí, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Casa Abrigo Mulher, OAB, Hospital Regional de Campo Maior, Polícia Civil, Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Campo Maior, Secretaria de Habitação, além de vários segmentos representativos da sociedade que tratam do tema.

Para a vereadora Michele Maroca a questão da violência contra a mulher a cada dia se agrava a cada dia no Brasil nesse período de pandemia, e "Campo Maior não se exclui desse contexto nacional e que é necessário dar visibilidade ao tema". A vereadora apresentou dados da violência contra a mulher e que "apesar de se ter a falsa ideia que tem diminuído os casos notificados, percebe-se que há uma subnotificação desses casos, vez o receio de muitas mulheres quanto à sua subsistência".

O Presidente da Câmara, Vereador Sena Rosa (PP), afirmou que várias ações são tomadas pelo Poder Legislativo Municipal no tocante ao combate à violência contra a mulher. "Dentro de poucos dias iremos implantar a Procuradoria da Mulher, Resolução aprovada recentemente e que representará um marco significativo na defesa da mulher".

Zenaide Lustosa, Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres afirmou que o grande desafio é que todos os municípios piauienses estejam engajados na criação de Coordenadorias Municipais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. "dos mais de 200 municípios piauienses, apenas vinte têm coordenadorias de políticas pública para as mulheres o que implica dizer que em muitos lugares ainda prevalecem pouco enfrentamento contra as mulheres.

Zenaide afirmou, ainda, que os casos de violência contra mulheres no Piauí aumentaram em mais de cinquenta por cento. "Mais de oitenta por cento das vítimas de feminicídio não apresentaram em nenhum momento qualquer ajuda, embora existam vários canais que a mulher pode procurar.".

Confira todos os pronunciamentos da Audiência Pública clicando aqui

domingo, 29 de agosto de 2021

Escola Maroquinha Bona desenvolve projeto de iniciação musical


 A Escola Municipal Maroquinha Bona, do Povoado Água Branca, em Campo Maior, iniciou neste sábado, 28 de agosto, seu projeto de iniciação musical com os alunos da unidade. O projeto tem parceria com o Conselho da Comunidade, através do Projeto Cultura de Campo Maior.

Segundo o diretor da Unidade Escolar, Professor Tiago Muniz, " projeto vem proporcionar um desenvolvimento na capacidade cognitiva dos alunos, valorizando a cultura e proporcionado uma nova experiência para os alunos da escola Maroquinha e para a comunidade".

Tiago disse, ainda, que o objetivo é com o tempo se criar uma orquestra com os alunos e os membros da comunidade, "buscando-se valorizar os talentos locais e que por diversas dificuldades não têm acesso à cultura".

O diretor afirmou que a Secretária Municipal de Educação, Profª Mazé Félix, apoia a iniciativa e tem dado o apoio para que tais projetos possam ser realizados.


quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Vereadora Mizarleia defende "dignidade menstrual"


A vereadora Mizarléia, PSD, apresentou na última sessão do Legislativo (24/08)   campo-maiorense Projeto de Indicação que obriga o município de Campo Maior a distribuir absorventes para a população feminina carente.

A parlamentar justificou no seu projeto que a saúde das mulheres do município precisam ser cuidadas como um todo e que o absorvente é muito importante, principalmente para as famílias de baixa renda.

Mizarleia defendeu, ainda, que a "dignidade menstrual precisa ser de interesse de todos e, que, num momento de pandemia, esse tipo de ação é muito importante para centenas de mulheres do nosso município".

O Projeto apresenta uma série de atividades que o município deve realizar, dentre as quais a elaboração de cartilhas, promoção de palestras, dentre outras ações referentes ao tema.

  

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Professores poderão ser prejudicados no Piso Nacional do Magistério

Fonte: Observatório da Imprensa

 

BRASÍLIA - Um acordo entre governo, Congresso e a Confederação Nacional dos Municípios (CMN) para destravar a votação do projeto sobre o Imposto de Renda pode resultar na alteração do cálculo do piso nacional do magistério. Com a mudança, a remuneração dos professores passaria a ser corrigida apenas pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Além disso, os cofres municipais teriam reforço de R$ 6,5 bilhões por ano.

Pesquisa feita em 2020 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 46 países apontou que o professor brasileiro recebe por ano o equivalente a U$S 25.966 (ano de referência foi 2017), quase metade da média praticada nos 38 países ricos e integrantes da OCDE, que é de U$S 49.778.


Confira aqui matéria completa do UOL

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Prisões fechadas

Paiva Netto 

 

A instrução do intelecto não é suficiente para formar o verdadeiro cidadão do terceiro milênio, que tem... mil anos para desenvolver um novo tipo de civilização. Ao cérebro deve-se juntar o bom sentimento. 

O temor nasce da ignorância. Por isso, promover Educação e espiritualizar o saber ilumina as Almas e erradica a violência dos corações. Victor Hugo (1802-1885), o gênio de Besançon, assegurava que "quem abre escolas fecha cadeias". E o versículo sexto dos Provérbios, capítulo 22, do Antigo Testamento da Santa Bíblia, remata: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e, mesmo quando envelhecer, não se desviará dele”. 

É urgente difundir a Pedagogia do Afeto — portanto, do Amor, ou seja, da Caridade — e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ambas suplementares e imprescindíveis ao sustento da Alma. Trata-se de medicamentos energéticos para a cura de enfermidades, a começar pelas psíquicas, que prejudicam a absorção das lições necessárias ao enriquecimento ecumênico-intelectual, moral e intelectual dos estudantes. Esses não constituem apenas os que frequentam as escolas, porque a vida é constante busca do saberO bom gosto da vida é o aprendizado infinito.  

 

Povo liberto 

Um povo educado, ou melhor, reeducado na Fraternidade Ecumênica é uma grei liberta. É essencial ao progresso das massas populares que elas cresçam cada vez mais instruídas, educadas e espiritualizadas, pois, sem Amor e espírito solidário, não poderá haver qualquer sociedade em paz, portanto, com o ingresso a uma vida digna e mais auspiciosa, material e moralmente falando. 

Malcolm X (1925-1965), islâmico, um dos grandes líderes negros norte-americanos, ao suplantar as contrariedades de sua inicialmente violenta e, por todo o percurso, sofrida existência, concluiu: “As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens acerca de si mesmos” 

Seu exemplo aqui é corroborado por suas atitudes. Ele mesmo, ao viajar a Meca, percebeu que era possível conviver com pessoas de diferentes origens, opostamente ao que pensava. Ao voltar aos Estados Unidos, passou, para surpresa de muitos, a dirigir-se não só aos afrodescendentes, mas, sim, às diversas etnias, algo que o notável pastor norte-americano Martin Luther King Jr. (1929-1968), líder carismático, já compreendera e praticava. 

Alziro Zarur (1914-1979) proclamava que “governar é ensinar cada um a governar a si mesmo”. 

Em 1980, assegurei que a verdadeira alforria do ser humano ou, avançando ainda mais, do Espírito Imortal do indivíduo será aquela fortalecida pela cultura do respeito mútuo, cuja riqueza consiste na multiplicidade de ideias em favor da harmonia entre todos. E reitero: não há outro caminho que não seja o da Instrução e da Educação, iluminadas pelo sentido da Espiritualidade Ecumênica, que é Amor e Justiça, Ciência e Amor, para todas as etnias. Não nos esqueçamos ainda de que a boa saúde, física e da mente, é fundamental à conquista, por exemplo, de um bom emprego. Libertar-se significa ter, acima de tudo, discernimento espiritual. 

 

Ócio e sepultura 

Vale a pena a todo momento destacar que a migalha de hoje é a farta refeição de amanhã. Desse modo, não desperdicemos também tempo, capacidade, talento e inteligência com os sofismas da preguiça. 

O filósofo estoico Sêneca (4 a.C.-65 d.C.) — que teve a triste sina de ser preceptor de Nero (37- 68 d.C.) — foi filho ilustre da cidade espanhola de Córdoba, que à época fazia parte do Império Romano. O célebre intelectual protestou contra os zombadores, dizendo: “O ócio sem estudos é a morte e a sepultura do homem em vida”. 

E atenção ao livro de Provérbios, 14:23, no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, em que lemos esta grave advertência: “Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em meras palavras leva à pobreza”. De fato, toda facilidade excessiva é aval para o túmulo mais próximo, espiritual, física ou moralmente considerado. 

A Educação existe para libertar o ser humano. Mas, com a indispensável Espiritualidade, o sublima. Eis a Pedagogia de Deus, que prepara o indivíduo para viver a Cidadania Ecumênica, planetária, firmada no exercício pleno da Solidariedade. 

 

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. 

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 


quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Conselho Nacional autoriza prorrogação do ano letivo para 2022

Uma resolução do Conselho Nacional de Educação, publicada na última sexta-feira, autoriza colégios e instituições de ensino públicas ou particulares a estenderem o ano letivo de 2021 para 2022 caso haja necessidade em função da situação de pandemia.

Apesar de recomendar a volta urgente das aulas presenciais em todos os níveis de ensino, na prática, a resolução deixa para cada secretaria de educação ou escola avaliar sua situação e estabelecer atividades remotas caso sejam necessárias medidas mais rigorosas.

A resolução também retira a obrigatoriedade do mínimo de horas de trabalho e das 800 horas anuais de aprendizagem no ensino fundamental e médio.

Apesar dessa flexibilização no calendário para as instituições de ensino, o MEC está mantendo as provas do Enem para os dias 21 e 28 de novembro deste ano. Cabe lembrar que o Enem 2020 foi adiado no ano passado e realizado em janeiro e fevereiro deste ano.

Embora o atraso no calendário escolar de 2020 tenha impactado no calendário deste ano, alguns estados estão se programando para terminar o ano letivo de 2021. No estado de São Paulo, por exemplo, as aulas devem encerrar no dia 23 de dezembro. No Distrito Federal, a previsão é terminar as aulas no dia 22 de dezembro.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

SENA ROSA anuncia que Centro de Especialidades de Campo Maior será entregue à população campo-maiorense no dia 7 de setembro


 

O Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Vereador Sena Rosa, anunciou durante a Sessão dessa terça-feira (10 de agosto), que o prefeito Joãozinho Félix, comunicou que o Centro de Especialidades de Campo Maior será entregue no próximo dia 7 de setembro.

O parlamentar anunciou que inicialmente serão 12 especialidades médicas que atenderão pacientes de Campo Maior e região.

Sena Rosa, elencou, ainda, uma série de obras que serão entregues á população dentro dos próximos meses.

Veja se foi selecionado no SiSU

O MEC divulgou hoje, terça-feira (10 de agosto), o resultado da chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições do segundo semestre de 2021 começaram dia 3 de agosto e puderam realizar a inscrição, até o dia 6 de agosto. 

Para saber o resultado da seleção os estudantes terão que acessar o portal do sistema e realizar o login. Na “área do candidato” já terá o acesso ao resultado, a confirmação da aprovação aparece através da mensagem: “Você foi aprovado para a chamada regular”.

Caso esteja entre os aprovados, o candidato terá somente alguns dias para preparar a documentação necessária e levar à faculdade para efetivação da matrícula.

É necessário que esse processo seja realizado dentro do cronograma especificado, caso contrário, a vaga é repassada para o próximo da fila.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Inscrições para o Enem 2021 abrem nesta quarta (30)

               As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro



As inscrições para a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão início nesta quarta-feira (30), por meio da Página do Participante. Os interessados poderão realizar as candidaturas até o dia 14 de julho para as modalidades impressa ou digital.

Para realizar a prova, os interessados deverão se inscrever mesmo que já tenham adquirido a isenção da taxa de inscrição e/ou justificado a ausência no Enem 2020. No ato da candidatura, os participantes precisarão informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar se querem fazer o Enem impresso ou o digital.

Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, reforça que as duas versões do processo seletivo terão os mesmo itens e serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Thank you for watching

O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Os candidatos que farão a prova para fins de autoavaliação, chamados de “treineiros", só poderão optar pelo o Enem impresso.

O candidato que deseja ter atendimento especializado poderá, entre os dias 30 de junho e 14 de julho, no ato de inscrição, solicitar pela Página do Participante. O Inep também receberá os pedidos de tratamento pelo nome social a partir do dia 19 de julho.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

TREINEIROS PODERÃO ACESSAR ESPELHO E NOTAS DA REDAÇÃO ENEM 2020 A PARTIR DE SEXTA-FEIRA 28 DE MAIO


          As notas dos candidatos treineiros e o espelho da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) serão divulgados a partir das 18 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira, 28 de maio, através da Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem.
Para acessar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) e o espelho da redação será preciso fazer o cadastro no site unificado do Governo Federal e depois acessar o site oficial do exame (mediante o número do CPF e a última senha cadastrada na plataforma).

Quem são os candidatos treineiros?

        No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são considerados treineiros os participantes que não concluíram o ensino médio no ano letivo de 2020 (sem o estado de calamidade pública).
            Esse grupo de pessoas não poderão utilizar as notas do Enem no Sistema de Seleção Unificado, Programa Universidade Para Todos e no Fundo de Financiamento Estudantil (leia o edital).

“OS RESULTADOS INDIVIDUAIS NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS PELO PARTICIPANTE “TREINEIRO” PARA AS FINALIDADES DESCRITAS NOS ITENS 2.2.3 E 2.2.4 DESTE EDITAL. O PARTICIPANTE “TREINEIRO” DEVE ESTAR CIENTE DE QUE SUA PARTICIPAÇÃO NO ENEM VISA SOMENTE À AUTOAVALIAÇÃO”.

          De acordo com o balanço oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a inscrição de 592.994 participantes treineiros, sendo que, 557.425 estudantes estão cursando o ensino médio, sem conclusão em 2020 e os demais não estão nem cursando, nem com ensino médio concluído.

Fonte: portalpne.com

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Derrotando os vícios

                              


   Quanto mais perto de Jesus, mais longe dos problemas!

                                                                                                          Paiva Netto

É desde cedo que se aprende como é ingrato o destino que as drogas e o álcool apresentam às criaturas. Não arruína apenas a vida do usuário, mas a de toda a família. A ilusória sensação de bem-estar e de euforia fica tragicamente evidenciada pela progressiva degradação da Alma e do corpo dos dependentes.

As lamentáveis consequências do consumo dessas substâncias saltam aos olhos de todos. Basta ver quantas vítimas no trânsito, a infelicidade no seio das famílias, os altíssimos custos acarretados ao sistema de saúde... Apenas para citar o álcool, segundo o Ministério da Saúde, estima-se um número de dependentes entre 10% e 15% da população mundial.

Pari passu com as políticas públicas e os cuidados médicos aos usuários em sua luta contra a dependência química, não se pode deixar de lado a devida valorização da família. É nela que se encontra a solução de muitos problemas que hoje afligem a humanidade.

Nas passeatas e panfletagens, em conferências, no rádio, na TV e na internet, orientamos pais, responsáveis sobre a indispensável atenção que se deve ter com o cotidiano dos jovens, suas amizades, dúvidas, ambientes que frequentam... Além disso, ressaltamos que é essencial a presença da Espiritualidade Ecumênica no diálogo em família.

As iniciativas que têm por finalidade tratar humanamente dos que caíram nas armadilhas do vício ou preveni-lo merecem todo apoio e incentivo. Lutar contra o que faz mal às pessoas é também legítimo auxílio. A Caridade não é cativa da restritíssima acepção a que alguns a querem condenar. Consiste na mais elevada política. Ilumina o Espírito do cidadão. Ela inflama a coragem da gente. Por que perder a esperança? A primeira vítima do desespero é o desesperado.

 Respeito à Vida

Os problemas têm solução quando os seres humanos realmente se dispõem a resolvê-los. É uma questão de respeito ao divino privilégio de existir. Por isso, aqui se encaixa como uma luva este pensamento de Henry Ford (1863-1947), que, certa vez, definiu a Boa Vontade como a maior força da Vida: “Os tempos de riqueza não nascem por acaso. Surgem como resultado de muito esforço e pertinácia”.

Eis uma consciência imprescindível em qualquer frente de trabalho. Esse mesmo empenho devemos empregar no combate às drogas que infelicitam tantas famílias e na devida reabilitação dos seus usuários. O crack, o álcool, o tabaco — só para citar alguns vícios — são, portanto, lamentáveis armagedons a ser superados.

 Blindar a Alma

O ilustre Espírito dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831-1900), que foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro no tempo do Império, numa mensagem por intermédio do sensitivo Chico Periotto, deu ênfase ao nosso tema. Peço-lhes a atenção para suas sábias palavras: “Não deixem vícios humanos atingirem seus Espíritos nem suas famílias, principalmente esses vícios que são fartamente divulgados nas mídias. Desde um simples cigarro, aparentemente inofensivo, às drogas, às bebidas alcoólicas. Blindem, blindem suas Almas. O corpo, o vaso físico que todos receberam na encarnação presente, é instrumento de Deus emprestado.

 Jesus, o Pastor Zeloso, não abandona ninguém

Jesus, o Pastor Zeloso, cuida das ovelhas com a Sua própria vida e as educa com o Conhecimento além do conhecimento para toda a Eternidade. Na Parábola da Ovelha Perdida, constante do Seu Santo Evangelho, segundo Lucas, 15:4 a 7, o Divino Mestre ratifica Sua inestimável dedicação aos Filhos do Pai Excelso:

 “4 Qual, dentre vós, é o homem que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?

“5 Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo.

“6 E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

“7 Digo-vos Eu que, assim, haverá maior júbilo no Céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.

 Não se deve desistir das pessoas que se ama, mesmo as que, por um motivo ou outro, se deixe de amar ou que nunca se amou. Na verdade, não se deve jamais desamparar a criatura humana, porque, no fundo, formamos a Imensa Família de Deus. Aprendamos com Jesus, que é o Grande Amigo que não abandona amigo no meio do caminho. Portanto, vai buscar a ovelha perdida onde quer que se encontre.

 Perto de Jesus, longe dos problemas

Digo sempre aos jovens na LBV: quanto mais perto de Jesus, mais longe dos problemas!

No Evangelho do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, encontramos excelentes diretrizes do comportamento ideal para a vivência em sociedade, tendo o bom senso como guia de todas as horas.

 

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com