segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ministério não autoriza garantia safra a 35 cidades do Piauí

Texto: A- A+


O Ministério de Desenvolvimento Agrário negou a liberação da Garantia Safra a 35 dos 39 municípios que solicitaram o benefício. O deputado Osmar Júnior (PC do B) está reunido com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag) para tratar sobre esse problema. 
Apenas três cidades irão receber o benefício: Itaueira, Caridade do Piauí e São Raimundo Nonato, enquanto o Ministério aguarda a prestação de contas de um quarto município. 
O parlamentar diz que as não autorizações acontecem por conta de divergências de laudos que falam da perda agrícola. “Segundo o ministério, os laudos não a perda de safra acima de 50%. Esse laudo é feito pela comissão municipal na própria cidade”, descreve.Osmar Júnior proporá uma reunião técnica com o IBGE, APPM, Fetag, governos estadual e federal para que os municípios não sejam prejudicados.  Ele acrescenta que previsões para 2012 dão perspectivas de dificuldades nas safras, sobretudo para o pequeno agricultor.
A Garantia Safra é um dinheiro que é entregue ao agricultor devido a perda da safra por razão da estiagem ou excesso de chuvas. 

FONTE; CIDADEVERDE.COM

Nenhum comentário: