Teresina terá mais 40 vagas, pela iniciativa do Ministério da Educação que aumenta 15% das vagas em todo o país.
A medida faz parte da criação de cerca de 2.500 cadeiras nos curso de medicina em todo o país, o que representa um aumento de 15% na área. Cerca de 2.000 novos postos serão oferecidos em universidades federais e outros 500 em particulares. A ampliação começará já a partir do segundo semestre deste ano.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz que todas as regiões terão novas vagas, mas a prioridade serão áreas carentes destes profissionais, principalmente do Norte e Nordeste.
Para o Piauí serão mais de 120 novas vagas, sendo 80 para campus da Universidade Federal em Parnaíba, com a criação do novo curso e a ampliação de mais 40 vagas na UFPI de Teresina já para o vestibular deste ano.
Até o final de 2013, todas as vagas já devem estar implantadas, segundo o ministro da Educação. Ele também ressaltou que a abertura de novas vagas seguiu critérios específicos, como a disponibilidade de uma rede hospitalar que possa acompanhar a formação do médico, além do chamado índice de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve ser de cinco para cada profissional em formação.
A assessoria de imprensa da UFPI confirmou que o reitor Luis Júnior recebeu um memorando do MEC confirmando a disponibilidade das vagas.
A assessoria de imprensa da UFPI confirmou que o reitor Luis Júnior recebeu um memorando do MEC confirmando a disponibilidade das vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário