![]() |
João Lima - Diretor SAAE |
O diretor do SAAE João Lima em palestra pela Conferência Municipal do Plano de Saneamento Básico, ocorrida na última sexta-feira (25), expôs o diagnóstico e perspectivas do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Campo Maior.
Representando o Comitê Executivo do PMSB, João Lima pontuou os projetos do SAAE idealizados na gestão do prefeito Paulo Martins. A substituição de 22 km da rede de ferro por tubos de pvc e a substituição dos ramais domiciliares, é considerado uma das obras mais importante e será concluído até 2016.
![]() |
3ª Conferência Municipal de Saneamento Básico |
Atualmente o sistema de água de Campo Maior produz aproximadamente 450m³/h de água através de 13 unidades de captação. Segundo João Lima, quando receberam o SAAE assumiram um dos problemas mais graves que a cidade toda enfrentava, a falta de água. “Graças a Deus, hoje estamos conseguindo sanar, para isso foi necessária ações como o aprofundamento, alargamento e construção de novos Poços Tubulares”.
O diretor do SAAE afirmou que por falhas do serviço da distribuidora de energia, ainda ocorre à falta de água em alguns bairros localizados em pontos mais elevados, mais o SAAE tecnicamente está preparado para suprir de imediato qualquer intervenção que o sistema de água venha a sofrer.
Sobre a qualidade da água, foram instaladas bombas dosadoras de hipoclorito de sódio em todas as unidades de captação na zona urbana e em algumas da zona rural. “Na zona rural são 104 sistemas simplificados de abastecimento de água que atende em média 2.700 famílias” disse João Lima.

João Lima disse que conseguiram alcançar o principal objetivo da Conferência, que foi construir um diagnóstico participativo acerca dos problemas de saneamento do município. Com a participação da população nas reuniões foram levantados dados relacionados à água, esgoto, lixo e drenagem.
Ele também elencou alguns prognósticos que serão implementadas em 2016, como a “execução do Plano Municipal de Saneamento Básico”, a implantação do “Programa mais reservatórios”, “construção de estação de tratamento de água compacta para complementar o volume captado pelos Poços”; Implantação do “Programa de eficiência energética”; Implantação do Sistema de Telemetria para modernização do sistema operacional”, entre outros.
Fonte: ASCOM/SAAE
Nenhum comentário:
Postar um comentário