quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Educação Uma em cada 3 disciplinas é dada por professor sem formação específica

Pelo menos uma em cada três disciplinas nas escolas do Brasil é ministrada por professores sem formação específica, de acordo com dados do Censo Escolar divulgados hoje (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A porcentagem varia de acordo com a etapa de ensino. No ensino médio, 61,9% das disciplinas são dadas por professores licenciados na mesma área. Já no ensino fundamental, essa porcentagem é 58%.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, 63,1% das disciplinas são ministradas por professores com licenciatura na mesma área. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, a porcentagem cai para 51,7%, o que significa que quase a metade das disciplinas é dada por professores que não são formados especificamente na área lecionada. 

A situação muda de acordo com a região do país. A maior parte das disciplinas ministradas por professores com formação específica está no Sudeste, onde todas as etapas contam com pelo menos 67% das aulas com professores mais preparados.

Já a Região Nordeste reúne os piores indicadores. Nos anos finais do ensino fundamental, a porcentagem de disciplinas com professores com formação para ministrá-las chega a apenas 33,6%, nos anos finais do ensino fundamental.

Ao todo, segundo o Censo, o país tem 762.884 professores atuando na educação básica. Desses, 77,3% têm alguma licenciatura, 1,2% tem apenas um bacharelado e 6,3% estão na faculdade. Outros 11% têm formação normal ou magistério e 4,3%, apenas ensino médio ou inferior. Nos últimos cinco anos, desde 2014, todas as formações apresentaram redução, com exceção dos professores licenciados, cuja porcentagem era 71,5%.

Fonte: Agência Brasil

Record terá que exibir programas sobre religiões de matriz africana após ser condenada


Após um longo processo judicial de 15 anos, Record TV e Record News entraram em acordo com o Ministério Público Federal, que moveu uma ação junto ao Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Itecab) e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade (Ceert).

Condenados por terem veiculado agressões a religiões de matriz africana, o canal pago de Edir Macedo terá que exibir três programas educativos sobre as religiões e um com teor documental – os quatro terão 20 minutos cada, informou o jornal O Globo.

Itecab e o Ceert serão responsáveis pela criação do material, que será bancado pelo Grupo Record. Além disso, o Grupo terá que pagar R$ 300 mil para cada um dos órgãos, totalizando R$ 600 mil de penalidade.
Os programas terão que passar pela aprovação da companhia antes de irem ao ar. Cada um será transmitido três vezes. A Record TV não terá que exibir o material, o que antes era umas das exigências da ação.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Prepare aí o espinhaço: Ministro diz que "a universidade não deve ser voltada para todos"

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, defendeu nesta quarta-feira (30) que o ensino básico, que vai da educação infantil até o ensino médio, deve ser de qualidade para permitir aos estudantes, que desejam, ingressar na universidade. 
No vídeo, publicado no Twitter, Rodríguez reforça que a universidade não deve ser voltada para todos, mas para aqueles que desejam ingressar no ensino superior e que devem ter condições de competir por uma vaga.
O Plano Nacional De Educação (PNE), lei que estipula metas para melhorar a qualidade da educação no país, estabelece que pelo menos 33% da população de 18 a 24 anos devem estar na universidade até 2024. Atualmente, essa porcentagem chega a 23,2%. Além disso, determina que a porcentagem total de estudantes em relação a população de 18 a 24 anos, a chamada taxa bruta de matrícula, chegue a 50%. A taxa atual é 34,6%.
  

Profissionais da Saúde planejam ações para 2019 na Atenção Básica


Avaliar e planejar os serviços de saúde para a população campo-maiorense faz parte da II Mostra de Experiências Exitosas das ações da Atenção Básica do município de Campo Maior, que acontece dede ontem (29) e vai até o dia 31 deste mês.
O evento que contou com a presença do prefeito Professor Ribinha, do secretário Marcelo Miranda e de várias autoridades, está sendo realizado no Espaço Tuto Bello e reúne as 20 equipes da Atenção Básica - profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos, odontólogos, entre outros profissionais.
Durante o evento, o prefeito Professor Ribinha, afirmou que se sente muito bem em saber que os profissionais de uma área extremamente estratégica, estejam sempre em sintonia "principalmente quando se reúnem para planejar as atividades do ano dos serviços que vão prestar a quem precisa".
Marcelo Miranda destacou a importância do momento. "Há cinco anos estamos fazendo este planejamento e a cada ano nos surpreendemos com o envolvimento dos profissionais, isto é muito gratificante e importante, porque é para fazer de fato as coisas acontecerem. Isto aqui vai resultar na ponta, que é no atendimento à população. Quando vemos os profissionais apaixonados pelo que fazem é isto o que nos motiva ", destacou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Campo Maior 

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Primeira versão de MP sobre ensino domiciliar está pronta, diz governo

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos comunicou, na manhã de hoje (29), que redigiu uma primeira versão da medida provisória que irá regulamentar o ensino domiciliar no país. Em nota, o ministério explica que os detalhes do normativo deverão ser divulgados somente quando o texto for finalizado, já que poderá sofrer alterações na Casa Civil e no Congresso Nacional.
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, MMFDH, Damares Alves, durante palestra de abertura do diálogo Perspectivas dos Direitos Constitucionais Indígenas, no Ministério Público Federal.
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves  - Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ministra titular da pasta, Damares Alves, destacou que, embora o assunto pertença ao campo da educação, "é uma demanda de família", devendo ser, portanto, sugerido pelo ministério que comanda.
“Nós entendemos que é direito dos pais decidir sobre a educação dos seus filhos, é uma questão de direitos humanos. Então, a iniciativa sai deste ministério sob esta vertente. É uma questão de direitos humanos também. E nós somos signatários do Pacto de San José da Costa Rica que garante isso às famílias”, afirmou, segundo a assessoria de imprensa.
Crédito: Agência Brasil

Educação física é o curso mais concorrido da Universidade Estadual do Piauí no Sisu

Educação física é o curso mais concorrido da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. De acordo com a Instituição de Ensino Superior (IES), foram 1.581 inscritos e uma concorrência de 45,17 candidatos por vaga. Enfermagem e Medicina ficaram em segundo e terceiro lugar com 34,96 e 34,34 candidatos por vaga, respectivamente.

Segundo a UESPI, essa é a quarta vez consecutiva que o curso de licenciatura plena em educação física do campus Poeta Torquato Neto, localizado no bairro Pirajá, zona Norte de Teresina, é o mais procurado dentre as graduações da instituição.

A IES informou que recebeu inscrições, através do Sisu, de mais de 20 estados. Ao todo, a UESPI teve 68.838 inscritos no Sisu 2019 disputando 3.805 vagas, sendo 1.116 para cotistas, distribuídas em 101 cursos de modalidade presencial, nos 12 campi da instituição, localizados em Teresina, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Mais detalhes da matéria do G1 CLIQUE AQUI

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

SENAR-PI abre seleção para 120 vagas para curso técnico gratuito

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio, na modalidade semipresencial, com a oferta de 120 vagas em 04 polos de apoio presencial distribuídos nas cidades de Teresina, Campo Maior, Guadalupe e Parnaíba.
No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais.
O curso Técnico em Agronegócio tem carga horária de 1.230 horas e está dividido da seguinte forma: 80% é feito a distância e 20% com aulas presenciais, no polo indicado pelo candidato aprovado.
Ao longo do curso, o participante estudará técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.
Antes de efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF e não permite edição após o envio dos dados. As inscrições vão até o dia 14 de fevereiro pelo site senar.org.br/etec
Para mais informações entre em contato via 0800 642 0999.

MEC divulga hoje os resultados do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje, segunda-feira, (28) o resultado Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet e pelo aplicativo do Sisu. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir de terça-feira (29).
Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
Quem não foi selecionado pode ainda participar da lista de espera. A adesão pode ser feita na página do Sisu a partir desta quarta-feira até o dia 5 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções feitas na hora da inscrição não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preencheram os requisitos.  
Crédito: Agência Brasil

domingo, 27 de janeiro de 2019

Denúncias de ataques a religiões de matriz africana sobem 47% no país

                         Presidente do Movimento Umbanda do Amanhã, Marco Antônio Pinho Xavier (no centro) já registrou mais de 30 boletins de ocorrência relacionados a intolerância religiosa: “Recebo muito xingamento, ameaça de morte” Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

RIO — Armados, seis homens acabam com uma cerimônia de saudação a Oxalá em Camaçari (BA). Enquanto roubam as vítimas, agridem verbalmente os presentes, adeptos do candomblé, associando a religião a demônios. O babalorixá Rychelmy Esutobi, líder do local, é espancado.

O Globo traz matéria bem interessante sobre esse tema que não nos quer calar. Por que líderes Umbandistas ou de religiões de matriz africana são tão perseguido?

"O caso, ocorrido no último dia 13, é um exemplo da violência sofrida por líderes religiosos ligados a matrizes africanas no Brasil, como o candomblé e a umbanda.

— É um momento de muita dor e reflexão. A gente ver o nosso sagrado ser profanado e ser agredido nos dói muito, mas também nos fortalece — afirmou o babalorixá Rychelmy em vídeo postado em uma rede social.

Nos últimos anos, os ataques contra os seguidores dessas religiões aumentaram. Segundo dados do Disque 100, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que concentra denúncias de discriminação e violação de direitos, foram feitas 213 notificações de intolerância religiosa a matrizes africanas, de janeiro a novembro de 2018. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

O número é 47% maior do que o registrado em todo o ano de 2017, quando foram recebidas 145 denúncias. Se em 2014 elas correspondiam a 15% do total de denúncias, hoje representam 59% do número total de reclamações".

Estudante da Rede Pública com paralisia cerebral é aprovado na Unifap

Superação é uma palavra constante na vida de Jadison Costa da Costa, de 19 anos, que enfrenta muitas dificuldades físicas. Portador de paralisia cerebral e usuário de cadeira de rodas, o jovem realizou mais um sonho: foi selecionado para cursar licenciatura em história na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Estudante da Escola Estadual José Ribamar Pestana, do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, ele está prestes a concluir o ensino médio. Para ser aprovado, ele fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao lado de um auxiliar.

Concorrendo através da cota destinada a estudantes deficientes físicos da rede pública de ensino, com renda familiar inferior à um salário-mínimo e meio, o nome dele era um dos que saíram na lista dos aprovados na quinta-feira (24).

O dia foi de inteiro de comemoração. Jadison estava em sala de aula, com amigos, professores e familiares, quando soube da classificação.

Achou interessante e motivador?

QUER VER UM VÍDEO SENSACIONAL??????



https://twitter.com/i/status/1088163073016377346

O que você pensa que é?

Caricatura da página do autor
O nosso compromisso de trazer à tona a boa informação, com condições de formar opiniões, remeteram-me a mais um grande artigo. Dessa vez, do articulista em educação, importante estudioso do Canal Educação, nos fornece um mote muito interessante: os visionários do apocalipse.

Em texto bem produzido, Antonio Gois, na coluna de O Globo, tece algumas considerações que, creio, devem ser analisadas com cautela e preocupação: o desastre da educação brasileira. 

"Pior do que está, não fica. O quadro atual da educação brasileira é tão desastroso que qualquer mudança deve ser celebrada, pois, na pior das hipóteses, ao menos estaríamos tentando algo novo. Esse foi o argumento utilizado por alguns leitores após minha coluna da semana passada, em que critiquei a inexperiência de parte da nova equipe do MEC. É um pensamento que se assemelha à ladainha do “nunca antes na história desse país”, repetida à exaustão pelo ex-presidente Lula, mas usada agora com sinal invertido".

Segundo suas próprias palavras no Facebook: "Desde o início do século passado, nossos principais indicadores educacionais contam uma história de melhoria constante, mas em ritmo insuficiente. Negar que os avanços ocorreram em nada contribui para o diagnóstico do muito que ainda precisa ser feito".

Que tal ler o artigo e deduzir quais os caminhos que nós, educadores, podemos trilhar?

Sabia que o Fundeb acaba esse ano?

Foto de divulgação
Pouco, apenas em espaços restritos e de poucas pessoas - inclusive os maiores interessados em Educação Pública, pais e professores - ocorrem discussões sobre tema tão importante. Em 2019 devemos nos preparar para uma longa e árdua luta por direitos tão elementares.

A existência do Fundeb tem prazo para acabar – o ano de 2020. Seu fim próximo deve acender um sinal de alerta para toda a sociedade, pois representaria retrocessos para nossas crianças e jovens.

Segundo a ONG Todos pela Educação, "A entrada de uma nova gestão no Governo Federal traz consigo especulações sobre quais serão as bolas da vez na política educacional brasileira. Ideias polêmicas deram o tom das discussões nas corridas eleitorais e devem retornar neste ano, mas é preciso ter foco nas iniciativas que realmente podem contribuir para a Educação de qualidade em todo o País. Uma delas é mudar a forma como investimos em Educação, com a possibilidade de consolidar um novo desenho, mais inteligente e justo, para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)".

"Por que isso vale nossa atenção? O Fundeb é a principal fonte de recursos das redes públicas de ensino do Brasil, distribuindo quase R$ 150 bilhões – vindos de impostos já vinculados à Educação – de acordo com o número de estudantes matriculados que cada prefeitura ou governo do Estado possui. Criado em 2006, em substituição ao Fundef (que vigorou a partir de 1997), o fundo funciona repartindo recursos de quem tem muito com quem tem pouco, um Robin Hood brasileiro".
Confira o Artigo na íntegra ckicando aqui

sábado, 26 de janeiro de 2019

Menina de 13 anos é encontrada morta com sinais de violência sexual no interior do Piauí


Uma menina de apenas 13 anos foi encontrada morta na tarde deste sábado em Simplício Mendes.

A Menina foi identificada como Letícia Maria Costa de Arruda, e foi encontrada já sem vida no inicio da tarde deste sábado 26/12. O acusado de ter cometido este crime bárbaro é um adolescente de 16 anos que por ser menor de idade não pode ter o nome revelado. A cidade está abalada com este crime.

As informações apuradas são que o pai da menina teria sentido sua falta e decidiu procura-la, ele notou que a porta dos fundos de sua casa estava aberta e achou estranho, saiu e encontrou a jovem já sem vida.

A polícia militar foi acionada e ao chegar ao local foi possível apurar que a menina estava de short e blusa e com possíveis sinais de violência sexual. O corpo de Leticia foi encaminhado para a cidade de Picos.

O elemento suspeito de cometer esse terrível crime foi apreendido.

Seduc lança edital de seleção para Banco de Gestores - Inscrições começam nessa segunda-feira, 28 de janeiro


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança o edital para a realização de processo seletivo destinado ao provimento dos cargos em comissão de diretor e coordenador pedagógico das escolas da Rede Estadual de Ensino. A seleção do Banco de Gestores é para cadastro de reserva, conforme o Edital n° 0002/2019.
A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros, explica que a inscrição será exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico do Canal Educação (www.canaleducacao.tv/cadastro/gestor). “Os postulantes aos cargos devem ingressar no site no período compreendido entre as 09 horas do dia 28 de janeiro de 2019 às 08 horas do dia 04 de fevereiro de 2019”, destaca.
Duas fases compõem a seleção para o Banco de Gestores Escolares, sendo elas um Curso de Formação de Gestores, realizado em 16 (dezesseis) horas-aula disponíveis na página do Canal Educação, Programa de Mediação Tecnológica, no período de 04 a 05 de fevereiro de 2019, e a segunda fase de prova de certificação obrigatória para todos os candidatos aos cargos de diretor e de coordenador pedagógico, tendo caráter eliminatório e compreenderá a matriz da formação de gestores escolares, realizada na primeira fase deste processo, constando de 50 questões objetivas a serem elaboradas pelo Centro de Formação Instituto Antonino Freire e aplicadas nas gerências regionais.
Poderá participar do presente certame o candidato, que sendo professor ou supervisor pedagógico, efetivo, ativo do quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação, atenda aos requisitos do Edital.
A Seleção Interna destina-se à composição de Banco de Gestores Escolares, estando excluídos deste processo de seleção os Centros Estaduais de Educação Profissional, Centros e Núcleos Especializados, Escolas Famílias Agrícolas e conveniadas.
Clique aqui e confira o Edital
Crédito - Governo do Piauí

24 de janeiro passou em branco


Como se pode pensar em um país desenvolvido se a educação ainda é assunto de poucas pessoas? Vivemos como se nada estivesse acontecendo. Reclamamos, reclamamos e continuamos de braços cruzados esperando que as coisas aconteçam,

"No Brasil, 2,8 milhões de crianças e adolescentes ainda estão fora da escola, e 7,2 milhões têm dois ou mais anos de atraso escolar. É preciso mudar essa realidade e fazer com que cada menina e cada menino esteja na escola,aprendendo e na idade adequada".

Algo lamentável que poucas "curtidas", "comentários" ou "compartilhamentos" interessam até mesmo à nos, educadores. Ah! educadores...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

ONU: tema do Dia Internacional da Mulher será tecnologia e inovação


A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, mais conhecida como ONU Mulheres, divulgou hoje (23) o tema do Dia Internacional da Mulher em 2019. Segundo a organização, este ano a data, celebrada em 8 de março, terá o seguinte mote: "Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a Mudança".
Como explica em nota, a ONU Mulheres chegou a esse conceito após considerar que o aperfeiçoamento de sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável pode contribuir para a defesa da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
Crédito: Agência Brasil

Meninas são autoras de 42 das 55 melhores redações do Enem



Mulheres são maioria entre os candidatos "nota mil" na redação do Exame Nacional do Ensino Médio *(Enem). Das 55 redações que tiraram a nota máxima na prova, 42, ou seja, 76%, foram escritas por mulheres, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro a mais de 4,1 milhões de estudantes em todo o país. O tema da redação foi Manipulação do Comportamento do Usuário pelo Controle de Dados na Internet.

A maior parte dos estudantes com a nota máxima é da Região Sudeste, que concentrou 33 dos melhores textos – 14 eram do Rio de Janeiro e 14 de Minas Gerais. A Região Nordeste aparece em segundo lugar, com 14 textos nota mil. Em relação aos municípios, o Rio de Janeiro lidera com cinco redações, seguido por Fortaleza, com quatro.
Estudante nota mil

A estudante Aimée Utuni foi a única nota mil de Franca, São Paulo. Aimée conta que, para treinar escrevia quatro redações por semana. Com a proxmidade do exame, a estudante chegou a fazer 30. “Na hora que eu vi a minha nota, não acreditei. Sabia que seria alta, mas não mil”.

Aimée, que pretende usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga em curso de medicina, diz que sempre gostou muito de ler e escrever, mas o diferencial, segundo ela, foram os estudos de filosofia. “Com a filosofia, aprende-se a enxergar o mundo ao redor de uma maneira que não seja superficial. Entende-se além e não se fica no senso comum.”

Para a estudante, o tema deste ano é algo que faz parte do cotidiano. “Hoje você faz uma pesquisa do Google sobre sapato, vai ao Facebook e, de repente, aparece oferta de sapato. É o que está acontecendo, e tem muita gente sendo enganada com isso.”

Como proposta de intervenção social, uma das exigências da redação do Enem, Aimée menciona a população e diz que é preciso desconfiar mais da internet: “[É preciso] buscar fontes seguras de conhecimento e formular a própria opinião. Não ler algo na internet já achando que é verdade.”

A mentora de Aimée é também mulher, a professora de redação e filosofia Regiane Pedigone Segatini, que recebeu uma homenagem pelo Facebook da estudante: “Como diria Isaac Newton, se eu vi mais longe, foi por estar apoiada nos ombros de gigantes. Re, vc é a minha gigante, minha protetora!”
Fonte: Agência Brsil

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Uespi: Matrículas curriculares 2019.1 serão realizadas de 24 a 28 de janeiro

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA), informa que as matrículas curriculares para alunos veteranos sem pendências para o semestre 2019.1 já podem ser feitas a partir desta quinta-feira (24) e se estendem até segunda-feira (28). Os estudantes podem se matricular no sistema Aluno Online ou presencialmente nas coordenações dos cursos.
As matrículas para alunos veteranos (sem pendências) deverão ser efetuadas obrigatoriamente no período descrito no calendário acadêmico via aluno online. Para isso, o aluno deverá acessar o sistema munido do número da matrícula e senha. Após isso, deverá clicar na aba “gerar matrícula” (buscar oferta), matriculando-se em disciplinas obrigatórias do curso.
A diretora do DAA, Maria Adélia Leal, alerta para o importância dos alunos estarem atentos ao prazo para não perdê-lo. Afirma, ainda, que os alunos que optarem por realizar a matrícula presencialmente deverão procurar as coordenações dos cursos, das 8h às 12h ou das 14h às 16h, munidos de RG e CPF.
Fonte: Portal do Governo do Piauí

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Faltam poucas horas para o grande resultado


Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 serão disponibilizados nesta sexta-feira (18), às 10h. O horário foi confirmado há pouco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As notas individuais poderão ser acessadas pela PÁGINA DO PARTICIPANTE ou pelo aplicativo Enem 2018. É preciso informar CPF e senha.

O Inep também divulgará os resultados gerais, com a proficiência média das quatro áreas de conhecimento e da redação, no portal da autarquia.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em língua brasileira de sinais (Libras).

O Inep divulgará, no dia 18 de março, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também será divulgada no dia 18 de março.

Com o Enem, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

IDOSO MORRE EM ATO SEXUAL "PRA" LÁ DE ESTRANHO


Nossa! O mundo anda mesmo complicado. Tem coisas que até Deus, no céu, duvida.

Por considerar que muitos adolescentes acessam o nosso site, vamos encaminhar o link de matéria onde um iodos morre em ato sexual com uma adolescente de apenas 18 anos. Um ato sexual um tanto estranho.
ENTENDA O CASO CLICANDO AQUI

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Polícia investiga líder espiritual acusado de abusos sexuais em rituais com ayahuasca e drogas

A polícia paulista investiga mais um líder religioso acusado de abusos sexuais. Três supostas vítimas depuseram ao Ministério Público de São Paulo em 2016 sobre Antônio Alves Marques Júnior, conhecido como Gê Marques, de 62 anos.

Ele é dirigente da igreja Reino do Sol, em São Paulo. O grupo religioso, hoje com sede em Mairiporã, na Grande São Paulo, mistura a doutrina do Santo Daime com umbanda.
O Ministério Público pediu a abertura de um inquérito, que foi instaurado no 14º DP da capital, em 2017, e está sob sigilo. A promotora e o delegado responsáveis não quiseram dar entrevista. Segundo o advogado de Gê Marques, o líder religioso ainda não foi intimado a depor.

Além das três mulheres, cujos depoimentos fazem parte da investigação, outras 12 afirmaram à BBC News Brasil que teriam sido vítimas de abuso sexual sem, no entanto, terem levado denúncias à Justiça.

Os supostos crimes teriam acontecido entre 2005 e 2015. Teriam ocorrido, segundo o relato das entrevistadas, em diferentes lugares: na sede da igreja, na casa do líder religioso e em motéis para onde algumas mulheres que faziam parte de rituais religiosos relataram ter sido levadas sem aviso prévio.

Bolsonaro passa a tesoura em membros da Educação

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, foi exonerada do cargo hoje (14). O novo presidente será Marcus Vinicius Rodrigues, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Também foram exonerados diretores e secretários do Ministério da Educação (MEC) e autarquias.

O governo já havia anunciado que Maria Inês não permaneceria no cargo. O seu nome chegou a ser ventilado para chefiar o Ministério da Educação (MEC). Mas questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que é de responsabilidade do Inep, desagradaram o presidente Jair Bolsonaro, que defendeu que o exame deve cobrar “conhecimentos úteis”.

O economista Murilo Resende Ferreira, ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) de Goiás, será o responsável pelo Enem.

Além de Maria Inês, foram exoneradas também do Inep nesta segunda-feira (14) a diretora de Estudos Educacionais, Alvana Maria Bof; a diretora de Gestão e Planejamento, Eunice Oliveira; e a diretora de Avaliação da Educação Básica, Luana Bergmann.

Foram exonerados ainda secretários e diretores do MEC, diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Afonso Baeta Neves.

Governo pretende unificar documentos em base digital

Foto: Agência Brasil

O governo federal vai retomar iniciativas passadas para criar uma base digital que unifique documentos diversos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado de Reservista. A ideia é que um cadastro, com registro de biometria, possa ser acionado pelo cidadão em qualquer lugar, inclusive pelo celular.

Conforme Marcos Pontes, a iniciativa “vai facilitar muito a vida do cidadão”. O trabalho começa com a verificação das informações disponíveis na Justiça Eleitoral, a possibilidade de alimentar um banco de dados com mais informações e com a biometria.
Pontes reconheceu o trabalho que já foi feito por outros governos “desde 1997”, mas assinalou a disposição de avançar e ter resultados ainda este ano “Tem que ter começo, meio e fim. Agora a gente tem oportunidade de finalizar esse projeto. Utilizar o que já foi feito sim, mas melhorar também o que temos até agora”.
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Estudante de direito que chamou transeunte de "viado" e "negraiada" é expulso de Universidade

Estudante de Direito faz ameaças racistas e homofóbicas

A Universidade Presbiteriana Mackenzie anunciou a expulsão do aluno de direito Pedro Bellitani Baleotti, de 25 anos, que divulgou nas redes sociais um vídeo, em outubro de 2018, em que aparece dizendo "Tá vendo essa negraiada? Vai morrer! Vai morrer!".  Na ocasião, o aluno referia-se a duas pessoas negras em uma moto no trânsito de São Paulo. 

A decisão da universidade foi tomada em dezembro e publicada em parecer do Ministério Público sobre o caso.

Em nota, a Universidade Presbiteriana Mackenzie diz que "os trâmites institucionais foram cumpridos e o aluno que foi expulso receberá todos os documentos quanto aos créditos cumpridos".
 Universidade Presbiteriana Mackenzie expulsou o estudante de direito Pedro Baleotti, de 25 anos, segundo confirmou ao G1 a assessoria de imprensa da instituição. O jovem apareceu em vídeo durante as eleições de 2018 dizendo que a “negraiada vai morrer”.
Quando o caso veio à tona em outubro, a universidade divulgou uma nota repudiando as “opiniões e atitudes” de Baleotti. O texto também informava sobre a suspensão preventiva do estudante e a abertura de um processo disciplinar para apurar o caso.
Os alunos da instituição, no entanto, realizaram protestos à época para pressionar para que o Mackenzie tomasse medidas mais duras e expulsasse o aluno diante da gravidade das acusações.
Na noite desta quarta-feira (9), o coletivo negro Afromack, que organizou os atos, publicou uma nota nas redes sociais agradecendo a mobilização e comentando a expulsão. “Agradecemos todos que endossaram a luta, que compareceram aos protestos e se indignaram com o racismo presente na ação do aluno. A referida decisão demonstra a seriedade e o compromisso da universidade no combate ao racismo. O que é de suma importância não somente para comunidade mackenzista, mas para toda sociedade”, diz o texto.






terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Inscrições da UAB já se encontram abertas com vagas para Campo Maior

Já encontram-se abertas as inscrições do processo de seleção simplificada para o curso de Licenciatura em Física, na modalidade a distância, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Instituto Federal do Piauí (IFPI) é a instituição ofertante e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira no programa que leva o ensino superior 50 polos nos municípios piauienses.
 Para o novo curso de Licenciatura em Física as inscrições já estão abertas ofertando 175 vagas. O curso de Física é essencial para o desenvolvimento do ensino tecnológico e cientifico do Piauí", relata o superintendente.
Os novos polos foram autorizados pela CAPES nos municípios de Altos, Avelino Lopes, Fronteiras e José de Freitas. Já as turmas de Física estão sendo disponibilizadas nos municípios de Campo Maior, Buriti dos Lopes, Floriano, Monsenhor Gil e Valença. As inscrições acontecem até o dia 31 de janeiro. O curso de Ciências da Natureza oferta 263 vagas nos polos de Campo Maior, Barras, Cocal, Angical, Paulistana, Pedro II e Parnaíba. As inscrições vão até 10 de janeiro.
Pós-graduação 
Também encontram-se abertas as inscrições para inscrições para o processo de seleção simplificada de estudantes para cursos superiores de pós-graduação lato sensu em Educação Especial Inclusiva e Ensino de Ciências. As inscrições vão até 10 de janeiro e estão sendo disponibilizadas 300 vagas nos municípios de Angical, Parnaíba, Pedro II, Paulistana, São Raimundo Nonato, Barras e Cocal.
Fonte: Portal do Governo do Estado

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

PAPA FRANCISCO DIZ QUE É MELHOR SER ATEU QUE CRISTÃO HIPÓCRITA

Com mensagens sempre duras e retirando a sujeira embaixo do tapete, o Papa Francisco surpreendeu com sua mensagem na primeira audiência pública de 2019.

A mensagem cai como uma bomba a inúmeros cristãos, que são uma coisa dentro dos templos e outra completamente diferente quando saem deles.

Confira a mensagem de Sua Santidade:


BOM DIA!!!!!

Para começar bem o nosso dia, bom é pedir proteção à Deus contra todas as ciladas e as "pedras no caminho".

Efésios 6:11


”Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

OBRIGADO!!!!!

2018 foi um ano com muitas informações que motivaram nosso interesse em reproduzir e comentar. Esperamos que, em 2019, estejamos sempre preparados para levar até você informações que contribuam para o desenvolvimento da nossa cidade e a melhoria da educação, nossos principais focos.
Obrigado pelo seu acesso diário e reafirmamos o nosso compromisso com a verdade.
Feliz 2019