domingo, 1 de março de 2020

Março: a mulher e seu protagonismo social - lutas e conquistas

Marcha das mulheres na Rússia em 1917
Na Rússia, em 1917, milhares de mulheres foram às ruas contra a fome e a guerra; a greve delas foi o pontapé inicial para a revolução russa e também deu origem ao Dia Internacional da Mulher

Março!  Mês que traz em suas comemorações o Dia Internacional da Mulher, anualmente lembrado no dia 8. A ideia de uma celebração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York - uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. E, como sempre, para esconder a real situação de inferioridade que a sociedade machista impõe à mulher, comemora-se esse dia no Brasil com flores, beijinhos, palminhas e outros "mimimis", que só atrapalham as discussões que devem nortear, principalmente, esse dia. 

Durante todo o mês, publicaremos, diariamente, matérias que possam aprofundar a discussão do verdadeiro papel da mulher na sociedade brasileira. Embora o Estado tenha avançado em sua legislação no tocante ao tema e na implantação de políticas públicas que visam reduzir a diferença de direitos homem x mulher, em grande parte do território nacional se engatinha, tudo não passa apenas de shows midiáticos, para enganar os bobos.

Se por um lado - embora de forma ainda tímida e incapaz - o estado avançou, esperava-se que com a chegada do século XXI, a sociedade brasileira tivesse conseguido avançar na extirpação de seu enorme preconceito. A mulher ocupa, no cenário desse desvio moral, o centro de violência de várias matizes: física, doméstica, psicológica, profissional, sexual e tantas outras que não ousamos elencar.

Assim, buscarei contribuir com debate tão necessário, afinal, é inadmissível que ranqueemos quase nas primeiras posições algo tão imoral como o feminicídio, o assédio sexual e moral. Que março seja o início de uma forma justa de se ver a mulher como alguém capaz de transformar a nossa sociedade.
        

Nenhum comentário: