quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alunos da rede pública se preparam para participar do Parlamento Jovem 2010

A Secretária Estadual da Educação e Cultura, Maria Xavier, recebeu na última quarta-feira (10) os estudantes Helvécio Santos Pinheiro Neto e Weverton Acelino, que irão representar o Piauí na edição 2010 do Parlamento Jovem Brasileiro. Os jovens se inscreveram no programa e tiveram seus trabalhos selecionados pela Câmara dos Deputados.
Ao todo, 78 estudantes participarão da sétima edição do evento, que este ano terá representantes de todos estados brasileiros e no Distrito Federal. Os estudantes vencedores participarão de uma jornada parlamentar entre os dias 22 a 26 de novembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A sétima edição do evento apresenta como tema "O Jovem e o Mercado de Trabalho". Para participar, os estudantes piauienses criaram projetos de lei que defendem a criação de mais oportunidade profissional para os estudantes oriundos de escolas públicas. "Muitas empresas se instalam nas cidades recebem incentivos fiscais e não dão oportunidade para os jovens daquela região. Meu projeto é para garantir que no mínimo 50 por cento das vagas para estágio nessas empresas sejam destinadas a estudantes de escolas técnicas públicas", explica o jovem parlamentar Helvécio Neto.
Jovem Parlamentar 2010 2
Já o projeto de lei do jovem parlamentar Weverton Silva assegura que os alunos de escolas e faculdades públicas tenham, de forma exclusiva, vagas de estágios em empresas estatais. "Esse projeto tem o objetivo de garantir estágio para alunos da rede pública. O estágio muitas vezes é a aula prática de muitos cursos e só através deles os estudantes terão um aprendizado prático eficaz", justificou.
O Piauí enviou para a Câmara dos Deputados 06 projetos de lei. "A quantidade de jovens parlamentares é proporcional ao número de deputados, por isso, só dois dos projetos que enviamos foram selecionados", explicou o coordenador do Parlamento Jovem no Piauí, Vicente Gomes.
Os estudantes selecionados passarão cinco dias em Brasília, com todas as despesas pagas, onde experimentarão, junto com outros jovens, o dia a dia de um parlamentar. "A Câmara Federal vai arcar com as despesas de alimentação, hospedagem, passagens, mas a Secretaria Estadual de Educação e Cultura sempre dá aos jovens parlamentares uma ajuda de custo para outras despesas", informa o coordenador.
O Parlamento Jovem Brasileiro acontece anualmente e é regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: