sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Correios entregam 150 milhões de livros didáticos

livrosO Ministério da Educação (MEC) vai entregar mais de 150 milhões de livros didáticos até o final de fevereiro, para escolas de todos municípios de todo o Brasil. Ao todo, 147 mil instituições públicas de ensino receberão o material necessário para o ano letivo de 2015. A iniciativa faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL).

A operação de entrega começou em outubro de 2014 e irá beneficiar 37 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio. A escolha dos livros didáticos é feita pelas escolas conforme os títulos disponíveis e com o projeto pedagógico seguido por elas. 
 Contudo, os livros novos são entregues somente a cada três anos, alternando os anos iniciais do ensino fundamental com os finais do ensino fundamental ou ensino médio.

Até o momento, mais da metade dos livros didáticos já chegaram às escolas das zonas urbanas e nas secretarias municipais de educação. No caso das instituições localizadas na zona rural, a redistribuição é de responsabilidade da prefeitura.

Os Correios são responsáveis pela entrega dos livros didáticos da rede pública há 21 anos. Para  tanto, são feitas mais de 120 mil viagens para atender a todos os municípios brasileiros. O transporte da carga é realizado por caminhões, vans, aviões e barcos.

Premiado - Para entregar todo esse material antes do início das aulas, uma força tarefa foi montada com o apoio dos Correios. Neste ano, foram mobilizados seis mil funcionários para trabalhar no transporte da carga que pesa, ao todo, mais de 90 mil toneladas, segundo a empresa.

A operação de entrega arquitetada pelos Correios é umas das maiores do mundo e premiada pela World Mail Awards (Prêmio Mundial de Correios), pela Associação Brasileira de Movimentação Logística (ABML) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Nenhum comentário: