quinta-feira, 26 de abril de 2012

Curso à distância é opção para quem quer voltar a estudar sem sair de casa

Professores indicam seguir o cronograma e fazer todas as avaliações.

Entre um conserto e outro de equipamentos, o empresário Antônio Piantanida encontra um tempo para estudar. Ele faz um curso de prevenção de acidentes com eletricidade, que passou a ser exigido pelas empresas que ele presta serviço. “Por e-mail ou pela sala de bate-papo, eu posso me comunicar com eles e tirar minhas dúvidas”, diz.


A resposta para as perguntas são elaboradas por monitores e professores de plantão. Eles também cobram os mais indisciplinados quando eles não fazem os exercícios. Os cursos têm um prazo para serem concluídos e na maioria deles há uma prova final de avaliação. “Dependendo do plano pedagógico, os cursos têm exigência em torno de 60% a 70% de aproveitamento”, declara Edmar Alcântara, gerente do Senai.

No ano passado, 530 mil pessoas se inscreveram em cursos a distância em todo o país no Senai. O aumento foi de 26% em relação a 2010. São 300 cursos à distância, em 20 áreas e muitos são de graça.
Esta é uma forma de estudar que também cresceu muito no Ensino Superior. O último levantamento do Ministério da Educação mostrou que 930 mil pessoas hoje estão matriculadas em cursos a distância em 135 faculdades, metade tem entre 26 e 40 anos.

Depois do expediente no setor de recursos humanos de um shopping, a analista Priscila Xavier dedica duas horas por dia ao curso à distância de administração. Era uma exigência de um cargo que ela estava de olho há muito tempo. “Antes eu exercia a função de assistente de departamento pessoal, hoje eu já exerço a função de analista e tive um progresso salarial”, afirma.

Fonte: g1.globo.com/jornal-hoje/

Nenhum comentário: