domingo, 7 de julho de 2013

Piauí é o terceiro estado do Brasil em número de mortes por AVC



O Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença também conhecida como derrame cerebral, é a principal causa de morte no Brasil, atualmente. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2010, por exemplo, foram 99.726 vítimas fatais da doença em todo o país. No Piauí, a situação não é diferente: trata-se do 3º estado da federação com o maior percentual de óbitos ocasionados pelo derrame e a taxa proporcional de mortes fica em torno de 65%.

Reconhecer os sintomas é apropriado para que as pessoas, quando acometidas por um AVC, saibam os sintomas e tomem as primeiras providências. “O reconhecimento da ocorrência de um AVC e o atendimento rápido pode ser um diferencial entre a vida e a morte do paciente”, explica a enfermeira Cristiane Rocha, uma das enfermeiras do projeto Pense Bem AVC.

No Piauí apenas o Ceir oferece tratamento e reabilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somente no primeiro semestre deste ano, o Projeto Pense Bem AVC realizou palestras preventivas nas cidades de Pedro II, Oeiras, Campo Maior, Bom Jesus, Curimatá, Simões, Fronteiras e São Raimundo Nonato. Nestes casos, as informações são direcionadas para agentes e profissionais da área da Saúde.



Nenhum comentário: