Em um gesto de profunda simbologia espiritual, o mastro de Santo Antônio foi conduzido nesta quinta-feira (29) do Centro Diocesano ao Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, já pintado de verde, cor que representa a esperança — tema central dos festejos deste ano.
O padre Antônio Pereira, pároco da Catedral, destacou que a escolha da cor tem como objetivo renovar a fé e a confiança do povo em tempos de desafios. A haste sagrada, feita do caule de uma carnaubeira cuidadosamente escolhida, será erguida de forma manual, em gesto de devoção comunitária.
Após os 13 dias de celebrações, o mastro será leiloado, permitindo a confecção de um novo símbolo para o próximo ano, sempre com o compromisso de preservar a tradição e a segurança dos fiéis.
Cercado por lendas, o “Pau de Santo Antônio” é tocado por devotos que, com fé, pedem bênçãos e graças, inclusive o casamento. A procissão de abertura acontecerá no sábado (31), conduzindo a bandeira até o altar da Catedral, onde os corações se unirão em oração ao Santo Padroeiro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário