Postagem em destaque

Academia de Letras do Território dos Carnaubais (ALTEC) celebra 14 anos com posse de nova imortal

Mazé Félix (ao centro) recebe as boas-vindas dos acadêmicos Ontem (30/08), ao comemorar seus 14 anos de criação, a Academia de Letras do Ter...

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Intolerância e ódio: Babalorixá é baleado após ataque homofóbico e religioso em SP

Aumento dos casos de intolerância religiosa


Na madrugada do último sábado (17), o babalorixá Leandro Teixeira dos Santos, conhecido como Leandro de Oyá, foi vítima de um brutal ataque homofóbico e de intolerância religiosa em Mauá, na Grande São Paulo. O caso foi denunciado nas redes sociais nesta terça-feira (21) pelo também babalorixá Sidnei Barreto Nogueira (@professor.sidnei), que exigiu justiça e chamou atenção para a violência sofrida por praticantes de religiões de matriz africana.

Leandro voltava a pé de um rito de candomblé, ainda vestido com roupas brancas, quando foi abordado por um homem que o insultou repetidamente com ofensas homofóbicas. O agressor, de 27 anos, voltou para casa, pegou uma arma de fogo e disparou contra as pernas do religioso, atingindo ambas.

Mesmo ferido, Leandro sobreviveu e passou por cirurgias. Ele segue em recuperação e afirma estar emocionalmente abalado, mas decidido a buscar justiça. “Me sinto extremamente agredido, usurpado dos meus direitos. Só estava com minhas roupas de candomblé”, desabafou.

A Secretaria da Segurança Pública informou que o criminoso foi preso em flagrante e confessou o crime. O caso foi registrado como tentativa de homicídio, com motivação homofóbica e religiosa.

Leandro declarou que acompanhará o processo judicial. “Nunca vamos nos calar. Exú é dono da comunicação, então ele não deixa nos calar”, afirmou, reforçando sua fé e resistência.

Nenhum comentário: