sábado, 31 de março de 2012

BAIRRO MATADOURO RECEBE FORÇA TAREFA DA PREFEITURA DE CAMPO MAIOR

Um batalhão de colaboradores da Secretaria de Saúde, Infra-Estrutura e Defesa Civil começaram na manhã dessa sexta-feira, 30/03, o mutirão de combate à dengue no bairro Matadouro, um dos locais com maior incidência de foco do mosquito Aedes aegypti da cidade. A Rua Santa Luzia, que é totalmente desprovida de saneamento básico, foi a primeira a receber a equipe da Prefeitura Municipal. Vários criatórios do mosquito foram localizados e destruídos pelos agentes.

Na Rua Santa Luzia as máquinas da Força Tarefa fizeram a drenagem e o nivelamento das ruas para acabar com as poças de água que funcionam como criatórios de mosquito. O prefeito Paulo Martins, que fez a abertura oficial dos trabalhos, explicou que nas ruas onde há calçamento no Matadouro, serão usadas as máquinas e nos outras vias pavimentadas somente será feito um trabalho de limpeza manual pelos operários da Infra-Estrutura.

Por outro lado os agentes de saúde e de endemias estão fazendo um trabalho de identificação e de destruição dos criatórios de mosquito dentro dos quintais das residências do bairro Matadouro, além de fazer orientações aos moradores sobre a doença. “São pneus, vasos e manilhas que acumulam água. Esses locais estão sendo esvaziados e limpos. O lixo está sendo colocado em sacolas e deixado na calçada para o caminhão colher e depositar no lixão”, explicou o agente de endemias Mário Gama.

O coordenador da Força Tarefa, Gilberto Araújo, informou que o trabalho do mutirão no Matadouro deve durar até a próxima semana, mas garante que todos os domicílios do bairro serão visitados e será feito o que for preciso para afastar o perigo da dengue. “O Matadouro já foi no passado o segundo local com maior número de foco de dengue da cidade, perdendo apenas para o Cariri, por isso estamos com uma atenção especial aqui”, ressalta Gilberto.


O presidente da Associação de Moradores do Matadouro, Valdecir da Silva, disse que em oito anos o bairro Matadouro ficou totalmente esquecido de ações públicas e que a Força Tarefa é uma iniciativa social que está mostrando resultados efetivos. “Rapaz, aqui na Rua Santa Luzia, por exemplo, há oito anos a população espera por um calçamento que na passa de promessa. É muito sofrimento para esse povo, mas agora estou uma ação concreta para amenizar esse problema das lamas e da dengue”, diz o presidente.

sexta-feira, 30 de março de 2012

ANA CUNHA E THESCO SILVA: QUANDO A PORTA SE ABRE


Aconteceu na noite desta sexta-feira (30) no plenário da Câmara Municipal de Campo Maior o lançamento do livro Quando a Porta se Abre dos escritores campo-maiorenses Ana Cunha e Thesco Silva.
A abertura do lançamento foi feita pelo acadêmico João Alves Filho, presidente da Academia Campo-maiorense de Artes e Letras – ACALE que exortou a importância do livro, destacando a qualidade do livro lançado.
O poeta Neto Sambaíba, presidente da Academia do Médio Parnaíba fez a apresentação do livro, falando da sua linguagem enxuta e compreensível. Destacou, ainda, a importância de um livro de autoajuda capaz de estimular as pessoas a serem melhores e se conhecerem.
Neto Sambaíba brindou aos presente com a recitação de um poema.
Os escritores falaram sobre suas experiências, como se conheceram e como surgiu a ideia do livro.
O músico e compositor Corinto Brasil apresentou um poema do poeta Cunha Neto musicado, causando muita emoção, pois segundo a autora do livro, era um dos poemas que seu pai mais gostava.
Vale a pena conferir. O livro custou no lançamento R$ 15,00.
CONFIRA AS FOTOS:




















JORNAL DA 96: RADEMARQUES FALA DA SUA ATUAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

Rademarques: estou de consciência tranquila

O vereador Rademarques (PT) em entrevista hoje (30) no Jornal da 96 (Rádio FM Folhas de Campo Maior) fez a prestação de contas dos seus 13 meses de mandato. Rademarques é suplente e ocupa a vaga do vereador Professor Ribinha (licenciado para exercer o cargo de Secretário de Educação de Campo Maior).
Rademarques falou de sua luta no combate às drogas, considerando que o “problema é grave e atinge toda a população de Campo Maior, sendo, portanto, necessário a intervenção do poder público para se combater tamanho problema”, explicou o vereador justificando o Projeto de Lei de sua autoria que criou a Câmara de Combate às Drogas, recentemente instalado no município e já em plena atividade.
Outro projeto comentado pelo vereador foi o da criação da Comissão Municipal de Segurança, que possibilitará o incremento de várias políticas públicas no combate à violência. “Agora mesmo, em convênio com a Polícia Militar, estamos abrindo as inscrições para a criação de dois pelotões mirins de 100 crianças cada um, proporcionando a cultura da paz, do respeito e da responsabilidade”.
“Fui o vereador que, em 2011,  apresentou mais projetos de leis. Espero ter podido atender aos interesses da população. Sempre me mantive sintonizado com as reclamações da sociedade, percorrendo diariamente ruas e bairros da cidade para ver quais as reivindicações”.
“Apresentei o requerimento da construção da praça do bairro Cariri. Sempre em épocas de eleição muitos apareciam por lá, prometiam e depois sumiam. O prefeito Paulo Martins foi sensível a essa reivindicação e hoje temos lá uma praça que vai proporcionar aos moradores do bairro um local de lazer e entretenimento à altura daquela gente. A quadra do bairro Matadouro foi outra luta nossa e dentro de alguns dias ela está sendo concluída”.
Rademarques finalizou a entrevista falando das realizações do prefeito Paulo Martins e da luta que o “mesmo trava diariamente para colocar Campo Maior nos trilhos”.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Nucepe divulga o gabarito oficial do concurso para Câmara de Teresina

Foram ofertadas 34 vagas para nível fundamental, médio e superior.

 

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual. (UESPI), divulgou nesta quinta-feira (29) o gabarito oficial de concurso público para o órgão realizado no último domingo (25).

No total, foram ofertadas 34 vagas entre oportunidades para profissionais com nível médio e superior. De acordo com a organizadora do evento, apenas 5% do candidatos inscritos faltaram à prova objetiva.

As provas forma aplicadas no turno da manhã, das 8h30 às 12h30 em várias regiões da capital. O maior campo de aplicação do concurso foi a Universidade Estadual do Piauí.

O número de inscritos foi de 12.742 e a disputa dos candidatos por vaga chega a 1.298,8 para o cargo de assistente técnico legislativo onde 6.494 pessoas brigam pelas cinco vagas.

UESPI disponibiliza terceira chamada do Vestibular 2012

Foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 29 de março, a terceira chamada do Vestibular 2012 da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Desta vez 182 candidatos estão convocados para efetuar matrícula na segunda e terça-feira da próxima semana, dias 02 e 03 de abril.
Acesse a 3ª chamada da UESPI
O candidato classificado deverá realizar a matrícula institucional e curricular no Campus ou Núcleo onde funciona o seu curso, no horário das 8h às 12h ou das 14h às 18h. Para a matrícula será preciso apresentar a cópia autenticada dos seguintes documentos:
• Cédula de Identidade;
• Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio, autenticado pela Secretaria de Educação;
• Histórico Escolar, para os candidatos que optarem pela redução da taxa de inscrição;
• Prova de Quitação com o Serviço Militar;
• Comprovante de votação da última eleição.
A quarta chamada do Vestibular 2012 será divulgada no dia 17 de abril, com matrícula para os dias 19 e 20 seguintes. Esta é a última chamada para o primeiro semestre prevista no Calendário Acadêmico de 2012. A quinta chamada sai no dia 28 de agosto.

Vestibular
O Vestibular 2012 da UESPI recebeu 30.351 inscrições para as 4.260 vagas ofertadas nos campi de Teresina, Corrente, Bom Jesus, Floriano, Oeiras, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Barras, Piripiri, União e Uruçuí. A oferta de vagas teve um aumento de 18% em relação ao Vestibular 2011.
A universidade destinou 20% das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas, sendo que a metade desse percentual foi reservada para candidatos que, além de atenderem a esse requisito, se autodeclararem negros.

PREFEITO PAULO MARTINS INAUGURA REFORMAS DE ESCOLAS


Numa verdadeira maratona, o prefeito Paulo Martins e o Secretário de Educação Professor Ribinha inauguraram na manhã desta quinta-feira (29) a reforma e ampliação da Creche Tia Angélica – bairro Santa Rita – e da Escola Municipal Deinha Andrade, no Povoado Poção II.
Acompanhado de vários secretários municipais o prefeito Paulo Martins pode junto com a comunidade partilhar as benfeitorias que há muito eram reclamadas pela população.

A Creche Tia Angélica já não tinha mais condições de funcionamento, precisando de intervenção imediata da Prefeitura, vez que oferecia riscos à segurança das crianças e dos servidores municipais.

Totalmente reformada e ampliada a Creche Tia Angélica passa a atender crianças de 2 a 5 anos com mais conforto e comodidade.
Uma inovação é a coleta seletiva do lixo em todas as escolas que estão sendo reformadas ou ampliadas. Através de recipientes próprios as crianças poderão desde cedo colaborar com o meio ambiente.
A emoção marcou os dircursos do prefeito, do secretário de educação e do diretor Prof. Elias.



Na Escola Municipal Deinha Andrade muitos foram os benefícios, tais como: sala de recurso especial, reforma de banheiros, sala de informática, dentre outros.











Agentes de endemias de Campo Maior ganham aumento salarial

Prefeito Paulo Martins com os Agentes de Endemias
 
Os agentes de endemias de Campo Maior terão seus salários equiparados com os agentes de saúde, que hoje tem um piso de R$ 750. O reajuste, de quase 25%, valerá a partir do dia 1º de abril e será pago em maio. Além desse aumento, os agentes ganharão o adicional por tempo de serviço ainda este ano e poderão ter aprovado o Plano de Cargos e Salários.
 
Todas essas garantias foram acertadas após uma reunião com o prefeito Paulo Martins. Os 30 agentes de endemias compareceram ao encontro e fizeram as reivindicações. O prefeito disse que no ano passado concedeu um aumento para a categoria de quase 20% e esse ano chega a 25%.
 
O agente de endemias, Mário Gama, disse que o salário da categoria estava defasado desde 2005, quando eles recebiam quase 1,5 salário mínimo e até 2010 esse valor é apenas R$ 12 a mais. “Só nesse mandato estamos acumulando 44% de aumento. Isso é bom para a nossa categoria que há seis anos não recebia aumento real”, lembrou Gama.

Mário Gama ressalta que o prefeito vai fazer um estudo de impacto financeiro na folha para avaliar quando poderá conceder o acional por tempo de serviço aos agentes de endemias. A gratificação é destinada para o funcionário que tem acima de 10 anos de serviços prestados à saúde.

Outra melhoria para a categoria que ainda está em analise pelo executivo é o Plano de Cargos e Salários dos servidores da saúde. O projeto ainda está sendo elaborado por uma comissão formada por servidores e gestores para depois ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.

POSTAGEM DE FOTOS DAS INAUGURAÇÕES

Depois da 19:00 horas estaremos postando as fotos das inaugurações na Creche Tia Angélica e Escola Municipal Deinha Andrade.
CONFIRA:
UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE DO ANTES PARA O AGORA!!!!!!

ESCOLA MARIEMA PAZ COMPLETA 13 ANOS COM PASSEATA


A Escola Municipal Mariema Paz comemorou 13 anos de serviços prestados à população campo-maiorense com uma caminha pelas principais ruas da cidade.
Atendendo o público infantil a escola desponta como uma das melhores na categoria pela organização e seriedade com que está sendo conduzida.
Parabéns a todo o corpo pedagógico e administrativo pelos relevantes serviços prestados à educação de Campo Maior.


quarta-feira, 28 de março de 2012

NORDESTINOS LEEM MAIS QUE A MÉDIA NACIONAL

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO
Postamos aqui no nosso blog uma estatística estarrecedora: 72% das pessoas não costumam ler. Para nós isso é terrível. Como pode uma pessoa numa sociedade letrada não ler ABSOLUTAMENTE NADA?
Calma! Nem tudo está perdido. Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicados nesta quarta-feira (28) apontam o nordestino está lendo mais que a média nacional. Ponto para nós! O Instituto Pró-Livro, revela que o Nordeste está lendo mais e acima da média nacional. A terceira edição do estudo aponta também um aumento no número de leitores. O Piauí também fez parte do levantamento, mas não foram divulgados dados específicos por estado.
Segundo a pesquisa sobre o comportamento do leitor no Brasil, os nordestinos leem em média 4,3 livros por ano, mais que os 4 livros da média nacional. Só nos últimos três meses, base da pesquisa, os nordestinos afirmaram ler dois livros.
Em relação a 2007, data da pesquisa anterior, o Nordeste apresentou aumento de 4% no total de pessoas que afirmam ler. O percentual subiu de 25% para 29%, indicando 25,4 milhões de leitores em 2011.
“Percebemos que nesta região hoje muitos têm voltado para a escola, mesmo de diferentes faixas etárias, e isso se converte na crescente curva de novos leitores no Nordeste”, analisa Karine Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro, elogiando o incentivo à leitura entre as políticas públicas de educação. “Temos a consciência de que o índice ainda não é dos mais satisfatórios, mas sabemos que estamos no caminho certo”, acrescentou Karine. 
Os novos leitores nordestinos têm também uma peculiaridade em relação aos demais do Brasil. Dos dois livros que leem nos últimos três meses, praticamente um é escolhido por iniciativa própria e o outro por indicação da escola. 
Ao optarem por ler um livro, a maioria da população do Nordeste revela que a motivação vem da atualização cultural e de conhecimentos gerais, apontado por 51% dos entrevistados. Em seguida, com 48%, é o prazer, gosto ou necessidade espontânea e um pouco abaixo, com 45%, exigência escolar ou acadêmica. Também aparecem na lista motivos religiosos (29%), atualização profissional (25%) e exigência do trabalho (8%).
Pelo índice, os optados de forma espontânea representam 0,94, enquanto que os acadêmicos somam 1,06. Ainda segundo a presidente do IPL, é preciso fortalecer a cultura da leitura na região. “Apesar de os números serem considerados bons, é necessário introduzir a leitura no cotidiano dessas pessoas. Por exemplo, do total de dois livros lidos, apenas 0,55 é lido inteiro”, alerta. Os principais gêneros lidos por iniciativa própria são: literatura (0,21), Bíblia (0,19) e livros religiosos (0,13). Outros aparecem com 0,39.

DICAS DE ESTUDO: "QUEM TEM OS OLHOS FUNDOS CHORA MAIS CEDO"

O estudo é algo permanente. Algumas dicas poderão fazer a diferença entre você e seus concorrentes.
Há alunos que, ao longo dos anos, desenvolveram seus próprios métodos de estudo. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Mas, neste artigo, algumas sugestões que devem ajudar todos a estudar de forma mais eficaz.
Dicas de estudo:
- É recomendável revisar o que foi estudado em classe logo após o término da aula. Assim, a informação estará fresca em sua mente.
- Comece a estudar para uma prova com, no mínimo, uma semana de antecedência. Na véspera da prova, revise suas anotações e tenha certeza de que decorou todos os fatos e fórmulas relevantes.
- Quando estiver estudando para uma prova, não estude apenas com o livro didático ou a apostila. Consulte também as anotações de sala de aula, séries de exercícios, etc. Se você tiver dúvidas, e não contar com a oportunidade de consultar o professor, procure outras fontes de informação na Internet. Contudo, assegure-se de que o site é confiável, pois há muitas informações incorretas na Web.
- Estude em um lugar confortável, silencioso e bem iluminado. Não estude enquanto você assiste à televisão. É melhor estudar um pouco e depois assistir a um filme ou a um programa de televisão do que tentar fazer os dois ao mesmo tempo. Poucos conseguem se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Também não é aconselhável estudar na cama: você pode acabar adormecendo.
- Ao se preparar para uma prova, estude o que é mais relevante. Você deve estudar os detalhes apenas se sobrar tempo. Não desperdice tempo com o que não é tão relevante, mesmo que, para você, seja interessante.
- Estude os conceitos gerais antes de estudar os detalhes. Muitos alunos têm dificuldades em aprender conceitos complexos porque não entenderam bem os básicos.
- Durante os estudos, faça anotações e prepare um resumo das principais ideias. Para muitos, escrever é uma ótima forma de decorar. Além disso, resumos são muito úteis. Você deve revisá-los no dia que antecede a prova.
- Não estude por mais de uma hora sem fazer uma pausa. É importante que o cérebro descanse um pouco. Levante-se da cadeira, coma uma fruta, beba um copo de água. Enfim, faça algo para relaxar. Mas não vá assistir à televisão: você corre o risco de gostar do programa e não voltar aos estudos.
- Estude um pouco todos os dias. Essa é a melhor forma de reter o que estudou em sua memória de longo prazo. Por outro lado, se você tentar estudar apenas na véspera do exame, por mais tempo que se aplique, o conhecimento adquirido será armazenado em sua memória de curto prazo. Isso significa que será facilmente esquecido. Se seu objetivo é ter um bom desempenho no Vestibular e no Enem, é importante armazenar o máximo possível de informações em sua memória de longo prazo.
- Ao se preparar para um teste, é fundamental que você tenha certeza de que entendeu bem o que estudou. Não basta ler nem mesmo decorar o material. Séries de exercícios são uma boa forma de testar seu grau de compreensão.
- Se for estudar com outras pessoas, estude apenas com aquelas que são disciplinadas e que, como você, objetivam fazer um bom exame. Se você estudar com amigos, tome cuidado para não passar mais tempo conversando do que estudando.
- Ao estudar com outra pessoa, é recomendável que um faça perguntas para o outro, a fim de testar o grau de compreensão e retenção da matéria.
- Estude quando estiver com a cabeça descansada. Se você costuma ter dias cansativos, não estude tarde da noite: a capacidade de raciocinar e de memorizar não funciona tão bem quando estamos física ou mentalmente esgotados. Algo que demora horas para entender ou decorar tarde da noite pode ser facilmente compreendido e memorizado após uma boa noite de sono.
- Se sacrificar o sono para ficar estudando a noite toda na véspera da prova, você se arrisca a ter um desempenho inferior ao esperado. Prepare-se com antecedência para ela e durma bem na noite que a antecede.
FONTE: 10EMTUDO

PROFESSORES: A GREVE CONTINUA!!!!!!

Professores farão passeatas no Mocambinho e no Dirceu

 
Os trabalhadores em Educação em greve a 29 dias exigindo o pagamento do piso nacional de salários por parte do Governo do Estado decidiram ontem tirar novos encaminhamentos para fortalecer o movimento grevista que vai continuar conforme foi deliberado na mesma assembléia geral realizada hoje.
Eles decidiram que amanhã(29) farão uma manifestação em frente escolas do Conjunto Mocambinho, na zona Norte de Teresina  como forma de conseguir mais adesões de alguns professores que teimam em ficar em sala de aula, e principalmente, esclarecer aos pais dos estudantes e a sociedade em geral sobre o que está acontecendo e o porquê da greve continuar. Os trabalhadores também vão pedir o apoio da sociedade em geral. A concentração será em frente a Unidade Escolar Pequena Rubim na avenida Principal do Mocambinho.
Na sexta-feira(30) eles repedem o movimento, só que desta vez na região do Dirceu Arcoverde onde a concentração  acontece em frente a Unidade Escolar Pires de Castro, sempre a parir das sete horas.
Para segunda-feira (2/04) já há uma manifestação marcada para em frente a Assembleia Legislativa onde os trabalhadores vão solicitar aos deputados estaduais que não aprovem o famigerado projeto de Lei de autoria do Governo que tentar acabar com a gratificação de regência, transformando-a em vencimento para ser anexado ao piso. Os trabalhadores já disseram que o parlamentar que votar favorável à aprovação do projeto terá o seu nome e sua foto divulgados em out-doors como traidores da categoria.

75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca

O desempregado gaúcho Rodrigo Soares tem 31 anos e nunca foi a uma biblioteca. Na tarde de ontem, ele lia uma revista na porta da Biblioteca São Paulo, zona norte da cidade. "A correria acaba nos forçando a esquecer essas coisas." E Soares não está sozinho. Cerca de 75% da população brasileira jamais pisou numa biblioteca - apesar de quase o mesmo porcentual (71%) afirmar saber da existência de uma biblioteca pública em sua cidade e ter fácil acesso a ela.
Além disso, o uso frequente desse espaço caiu de 11% para 7% entre os anos de 2007 e 2011. Os dados fazem parte da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (IPL), o mais completo estudo sobre comportamento leitor. A íntegra da pesquisa será divulgada hoje em Brasília.

Para a presidente do IPL, Karine Pansa, os dados colhidos pelo Ibope Inteligência mostram que o desafio, em geral, não é mais possibilitar o acesso ao equipamento, mas fazer com que as pessoas o utilizem. "O maior desafio é transformar as bibliotecas em locais agradáveis, onde as pessoas gostam de estar, com prazer. Não só para estudar."
A preocupação de Karine faz todo sentido quando se joga uma luz sobre os dados. Ao serem questionados sobre o que a biblioteca representa, 71% dos participantes responderam que o local é "para estudar". Em segundo lugar aparece "um lugar para pesquisa", seguido de "lugar para estudantes".
Somente 16% disseram que a biblioteca existe "para emprestar livros de literatura". "Um lugar para lazer" aparece mais embaixo, com 12% de respostas.
A maioria das pessoas que frequentam uma biblioteca está na vida escolar - 64% dos entrevistados usam bibliotecas de escolas ou faculdades. Dados sobre a faixa etária mostram que, em geral, as pessoas as utilizam nessa fase e vão abandonando esse costume ao longo da vida.
A gestora ambiental Andrea Marin, 39 anos, gosta de livros e lê com frequência. Mas não vai a uma biblioteca desde que saiu dos bancos escolares. "A imagem que tenho é de que se trata de um lugar de pesquisa. E para pesquisar eu sempre recorro à internet", disse Andrea. Enquanto folheava uma obra na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, diz que prefere as livrarias.
Interessada em moda, ela procurava livros que pudessem ajudá-la com o assunto. "Nem pensei em procurar uma biblioteca. Nas livrarias há muita coisa, café, facilidades. E a biblioteca, onde ela está?", questiona.

MILLÔR FERNANDES: ADEUS A ESSE MUNDO


Depois de várias internações, o humorista e escritor Millôr Fernandes, de 88 anos, morreu ontem (27) à noite em casa, em Ipanema, na zona sul do Rio, de falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca. Millôr era também desenhista, dramaturgo, jornalista, e tradutor.


Nascido no bairro do Méier, na zona norte do Rio, o escritor gostava de contar que o sonho de sua mãe, de ter um filho chamado Milton, foi transformado por um erro do tabelião, no cartório, quando o pai foi registrá-lo. Em vez de Milton Viola Fernandes, ele foi foi registrado como Millôr. Amanhã (29), a partir das 10h, o corpo será velado no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária, do Rio. Em seguida, será cremado, como ele havia recomendado à família e a amigos.

CARREIRA
Millôr escreveu seu primeiro livro aos 10 anos, depois não parou mais. Trabalhou em jornais e revistas. Na revista O Cruzeiro, durante anos a principal do país, ele assinou a coluna Pif-Paf. Foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, que se tornou emblema da crítica à ditadura (1964-1985). Como autor, escreveu peças de teatro, textos de humor e poesia, além de fazer exposições. Traduziu obras clássicas de Sófocles, Shakespeare, Molière, Brecht e Tennessee Williams.