domingo, 30 de junho de 2013

Plano Nacional de Educação será discutido no Piauí no dia 05 de Julho



O Plano Nacional de Educação (PNE) será discutido, em Audiência Pública, pela Assembleia Legislativa do Piauí, no dia 05 Julho (sexta-feira), às 09 horas, no Cine Teatro da Assembleia. O Senador José Pimentel, relator do Projeto de Lei Complementar 103/2012, referente à proposta do PNE, e o professor sociólogo João Monlevade, um dos formuladores da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estarão presentes como convidados.

O PNE é uma lei que determina metas para a educação brasileira para os próximos dez anos, assim como as estratégias para alcançá-las e os recursos necessários para cumprí-las. Exigido pelo artigo 214 da Constituição Federal de 1988, o PNE é uma política de Estado, não um programa de governo. A proposta do novo PNE tramita no Congresso Nacional desde dezembro de 2010. Após aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República, o plano terá que ser devidamente implementado e monitorado durante toda sua vigência, tanto pelos governos, como pela sociedade. Ou seja, governos podem mudar, mas o PNE instituído permanece!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Hoje, quinta-feira (27/06) Prefeitura inaugura Quadra Poliesportiva do Bairro Matadouro


A Prefeitura Municipal de Campo Maior marcou para próxima quinta-feira (27), a inauguração da quadra poliesportiva do bairro Matadouro. A obra custou aos cofres públicos R$ 117 mil, dinheiro oriundo do Ministério dos Esportes.

A inauguração está marcada para as 19 horas. A quadra poliesportiva tem piso de alta resistência, arquibancadas, iluminação, alambrados estacionamento e nela tem espaço para varias pratica esportivas como o futebol de salão e basquete.

O Secretário de Esportes de Campo Maior Francisco Rademarques disse que a quadra do Matadouro pela estrutura que tem, serve de modelo para outros municípios. “os jovens do Bairro Matadouro irão ganhar uma área de lazer digna com uma estrutura que poucas quadras de outras cidades possuem” enfatizou o secretário.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mais de 100 alunos campomaiorenses são beneficiados pelo ‘Atleta na Escola’




Mais de 100 alunos de 14 escolas municipais de Campo Maior estão sendo beneficiados com o Programa de Formação Esportiva Escolar “Atleta na Escola”, que incentiva a prática de esportes nas escolas, estimula a formação de atletas e ajuda a identificar futuros talentos. O programa do Governo Federal, que está sendo executado em parcerias com os municípios, foi lançado oficialmente na tarde dessa da última terça-feira, 18, no Centro Esportivo do Caiçara.


O programa foi lançado pelo prefeito Paulo Martins, que externou a alegria em está contribuindo de forma direta para a formação de atletas no seio da escola e evitando que futuros adolescentes sejam desviados da educação. “Quem sabe que agora não estamos ajudando a descobrir futuras Saras Menezes e futuros Neymar”, frisou Paulo Martins.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Ribamar Carvalho, o ‘Atleta na Escola’ está sendo executado em Campo Maior na sua primeira fase, ou seja, na etapa de disputas escolares, onde os alunos beneficiados desenvolvem modalidades esportivas de salto em distância, corrida de resistência e de velocidade. “Esse programa é mais uma ferramenta de qualidade escolar em nosso município”, comemorou Ribamar.

Após a solenidade de lançamento do programa, profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que estão auxiliando a execução do ‘Atleta na Escola’, fizeram o trabalho de aquecimento e alongamento muscular com os alunos para prepará-los para o desenvolvimento das atividades esportivas.
FONTE: ASCOM/PMCM

No Piauí, mais de 44 mil docentes trabalham em mais de uma instituição

Levantamento da Sinopse Estatística da Educação Básica 2012, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que utiliza como base o Censo Escolar, apontou que exatamente 44.351 mil professores dão aulas em mais de uma escola no Estado do Piauí. O número mostra pequena queda em relação ao registrado em 2011, quando o índice mostrava que mais de 45 mil professores – pertencentes a todas as redes de ensino – trabalhavam em duas ou mais escolas.

São várias as razões que levam os professores a pedir transferências, desde as questões práticas, como o desejo de trabalhar em uma instituição que fica perto de casa, até problemas mais preocupantes, como ameaças, condições precárias de trabalho e violência. A aprovação de docentes em concurso públicos também está entre os motivos de transferência. Para os alunos, o resultado desta migração dos professores, é a mudança comportamental dos estudantes e também a queda do rendimento e produtividade.

Existem diversas denúncias de professores que apontam para a insegurança sentida nas salas de aula e as escolas ainda não oferecem atendimento psicológico para alunos e profissionais e também não há ações que procuram envolver os pais com as escolas.
Os motivos de transferência dos professores são relativos e também dependem de cada região. Muitos professores que moram no interior, por exemplo, onde não há atendimento adequado de saúde, acabam pedindo transferência para outros lugares quando apresentam algum problema de saúde.

Cristina Garbuio é supervisora pedagógica de matemática do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e explica que os professores normalmente ficam inseguros em assumir uma turma na metade de um período letivo, porque na maioria das vezes eles precisam dar continuidade a um trabalho sobre o qual, em grande parte das vezes, falta mais detalhes e informações.Além disso, Cristina diz que o processo avaliativo dos alunos também fica prejudicado, porque ele é baseado no avanço de aprendizagem de cada estudante, o que é feito através de avaliações diárias feitas pelo professor. Além disso, ela considera que este avanço está ligado à didática utilizada pelo professor e também pela afetividade que há entre professor e alunos.
A especialista ainda considera que ainda está muito longe da realidade do Brasil a verificação de professores que trabalham em apenas uma escola, e que são remunerados pelo período diário em que se dedicam à preparação de aulas. Ela completa ainda que o trabalho do professor, sem dúvida fica comprometido quando ele dá aula em mais de uma instituição e é responsável por muitas turmas.

A especialista cita como exemplo a Coreia do Sul, país onde os professores trabalham respeitando regime de dedicação exclusiva e ainda têm direito garantido pela lei para trabalhar quatro horas por dia com foco no preparo das aulas e atendimento aos alunos.
FONTE: Notíciabr

Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente tem novos conselheiros


A eleição para o Conselho Tutelar de Campo Maior, realizada durante todo esse domingo (23 de junho) não empolgou o eleitorado. Compareceram às 15 urnas espalhadas nas zonas urbana e rural do município, apenas 1932 eleitores para escolherem entre os 13 candidatos inscritos para comporem os 5 lugares do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.

Mesmo com a ampla movimentação dos candidatos nos últimos dias e a convocação realizada por carros de som e emissoras de rádio, o eleitorado não se sentiu motivado a comparecer as urnas, o que representou uma abstenção de quase 95% (noventa e cinco por cento), já que o município conta com 35.070 eleitores.

Para o representante do Ministério Público, Dr. Cesário, a eleição representa uma avanço e que estimulará as próximas eleições.

Rossilda
329
Antonio Luís ROCHA
294
José Francisco Sousa
262
Marco Antonio Pereira
156
Willian
158
Zeferino
140
Francinete
127
Helano Lopes
116
Ione Moreira
111
10º
Gislene
65
11º
Marlúcia
64
12º
Francisco de Sousa Neto
61
13º
Socorro
39

Votos brancos
03

Votos nulos
07

Total de votantes
1932























terça-feira, 18 de junho de 2013

MEIO AMBIENTE: Campo Maior realiza Conferência Regional


Teve início na manhã desta terça-feira (18/06), em Campo Maior a 1ª Conferência Regional do Território dos Carnaubais, com a participação de representantes de 16 municípios, prefeitos, coordenadores, ambientalistas, estudantes, catadores de lixo e pessoas interessadas no tema. O evento que acontece no Auditório do Patronato Nossa Senhora de Lourdes é realizado pela Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A abertura foi feita pelo prefeito Paulo Martins que pediu o empenho de todos nas discussões dos quatro eixos que abordados para a elaboração de um diagnóstico dos problemas dos resíduos sólidos, que será apresentado à Conferência Estadual, no mês de agosto, na cidade de Teresina e na Conferência nacional em Brasília, no mês de outubro.

Presentes a secretária municipal de Meio Ambiente, Conceição Paz, e toda a sua equipe de trabalho; o secretário estadual de Meio Ambiente Dalton Macambira e o secretário das Cidades Merlong Solano.

Segundo Macambira, a SEMAR está realizando este ano 11 conferências regionais em todos os territórios piauienses.

Ele afirmou que as conferências tem como finalidade fazer um diagnóstico dos problemas ambientais em cada território e em todas o tema central são os Resíduos Sólidos – que representa um problema ambiental em todo o Brasil”, destacou, ressaltando que o tema não reduz as discussões ambientais, mais as amplas.

O lixo tem a ver com saúde pública, contaminação do meio ambiente e com o trabalho degradante dos catadores e precisamos superar isto. Os prefeitos de todos os municípios terão até o próximo ano para acabar com os lixões e a SEMAR juntamente com a secretaria de Trabalho vem promovendo um debate amplo envolvendo todos os segmentos para encontrar uma solução para o lixo produzido nas cidades”, destacou.


O empresário Ivo Monteiro que participou da Conferência juntamente com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas em Campo Maior, o empresário Marin disse que é preciso educar mais as pessoas. “O povo ainda joga muito lixo nas ruas e todos devem se responsabilizar pelo lixo que produz em sua casa e no trabalho. Todos devem fazer a sua parte”, falou. O empresário Marin em sua opinião disse que a educação ambiental deve ser reforçada também nas escolas, a partir das primeiras séries.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Projeto “Eu Tenho um Pai” vai pagar exames de DNA em Campo Maior



O Tribunal de Justiça do Piauí, em parceria com o Ministério Público e a Defensoria Pública, estará em Campo Maior, no período de 25 a 29 de junho, comandando o projeto EU TENHO UM PAI, que visa dar o nome do pai a inúmeras crianças que em suas certidões de nascimento não constam o nome paterno.

Para o Juiz da 2ª Vara da Comarca de Campo Maior, Júlio César Garcês, responsável pela feitos da Infância e Adolescência,  esse é um projeto pioneiro e a iniciativa que consta em custear os exames de DNA.


Além de custear o exame, o Tribunal terá todo um trabalho de fazer com que o pai, espontaneamente, aceite a criança. Para Júlio César, “não basta ser pai no papel; tem que ser pai e criar”.
confira a entrevista na íntegra:

Nova pesquisa mostra Dias ampliando a diferença para os concorrentes


FOTO: PORTALAZ

O Instituto Amostragem fez uma nova rodada de pesquisas em que o cliente desta vez foi o PSDB. Foi uma levantamento abrangente, que incluiu pesquisas qualitativa e quantitativa, de avaliação de governo e outros levantamentos relacionados a questões sociais. O blog teve acesso somente aos números sobre as intenções de votos para o governo do estado nas eleições do próximo ano.

De acordo com os números, o senador Wellington Dias ampliou a diferença em relação a seus virtuais concorrentes ao cargo de governador do estado. Dias, segundo o levantamento, subiu de 52% para 58%, enquanto o ex-prefeito de Teresina, que no levantamento anterior tinha 31%, ficou com 28%. Já o vice-governador Antonio José de Moraes Souza Filho, caiu 1% passando de 4% para 3% das intenções de votos.

FONTE: PORTALAZ

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Máquinas começam a recuperar Avenida de Flores e PI-114


Após 38 anos de espera, começou na manhã dessa segunda-feira, 10/06, a recuperação da PI-114 (Campo Maior-Cabeceiras). A obra, que está sendo financiada pelo BNDES, visa a recuperação total dos 53 quilômetros do trecho que compreende o bairro de Flores, em Campo Maior, até a cidade de Cabeceiras e custará aos cofres públicos cerca de R$ 8 milhões.

A recuperação começou na saída da cidade, no bairro Santa Rita, com a retirada do asfalto antigo. Os técnicos da Reconcret, empresa respon-sável pela obra, afirmam que após a retirada do asfalto, será feita a terraplanagem e depois a pavimentação com o novo asfalto.

O prefeito Paulo Martins informou que, paralelo ao trabalho da terraplanagem da Reconcret, a outra empresa, PAC, fará a operação de recuperação asfáltica da Avenida Monsenhor Mateus, em Flores. “Vamos começar na cabeceira da ponte até o encontro dos bairros de Flores, Santa Rita e Flor do Campo”, disse Paulo Martins.


Ascom/Pmcm

domingo, 9 de junho de 2013

Autor campo-maiorense lança romance "A Última Estação"















O autor campo-maiorense Jacob Fortes de Carvalho, reuniu na tarde desse sábado (8 de junho), um grande número de pessoas no Hotel Pousada do Lago para o lançamento de seu segundo livro - A Última Estação.

Jacob Fortes saiu muito cedo de nosso município e, como a maioria dos imigrantes nordestinos, estabeleceu-se em Brasília, onde trabalhou, fez faculdade.

Agora, traz para a sua cidade, um romance de ficção cheio de piauiensidade.

CONFIRA AS FOTOS:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5748969047340694962#editor/target=page;pageID=1243747520401818963



sábado, 8 de junho de 2013

Acidente na BR-343 deixa jovem ferido


Mais um acidente envolvendo motoqueiro ocorreu no final da tarde desse sábado. O estudante conhecido como Romário, de aproximadamente 25 anos, ao fazer uma manobra para pegar um chapéu, colidiu sua moto na traseira de uma saveiro, ficando bastante ferido.

Romário, filho do Sr. Morais do SAAE, ficou esperando por socorro do SAMU por mais de 45 minutos, sendo socorrido, inicialmente, pelo diretor do SAMU local, que se encontrava em seu próprio carro.

Vários populares acorreram ao local provocando engarrafamento na BR. Só com achegada da Polícia Rodoviária Federal e a de uma viatura do SAMU é que o trânsito no local foi normalizado.













quinta-feira, 6 de junho de 2013

Inscrições para 2ª edição do Sisu começam na próxima segunda-feira

Os estudantes que pleiteiam uma vaga em universidades e institutos federais de ensino superior têm nova chance de ingressar no segundo semestre deste ano. Terão início no próximo dia 10 de junho e vão até o dia 14 as inscrições para a segunda edição do  Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O edital com o cronograma foi publicado nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial da União. 

Podem se inscrever os estudantes que tenham feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 e não tenham zerado a redação. O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou o número de vagas disponíveis para este processo seletivo. A primeira chamada dos candidatos selecionados está marcada para o dia 17 de junho e a segunda, para 1° de julho. As matrículas ocorrem em 21, 24 e 25 de junho (primeira chamada) e dias 5, 8 e 9 de julho (segunda chamada). A primeira edição de 2013 do Sisu ofereceu 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. 

Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de vaga e especificar sua ordem de preferência. O candidato precisa especificar também se concorre a vagas destinadas a ampla concorrência ou a políticas de ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas.

terça-feira, 4 de junho de 2013

PARÓQUIA DE SANTO ANTONIO EXPÕE VIDA RELIGIOSA DE CAMPO MAIOR

Imagem barroca de Santo Antonio que integrou o altar da primeira capela de Campo Maior no Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Foto Patrícia Andrade - G1


A Paróquia de Santo Antonio montou uma exposição contando a história das primeiras manifestações da Igreja Católica em solo campo-maiorense. Composta de documentos, objetos litúrgicos e uma imagem do padroeiro, trazida pelos colonizadores portugueses, contam a história de como começou a devoção por Santo Antonio. 


Um sacrário de ferro banhado a cobre também fez parte do antigo altar da capela de Campo Maior (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Um sacrário de ferro banhado a cobre também fez parte do antigo altar da capela de Campo Maior (Foto: Patrícia Andrade/G1)

domingo, 2 de junho de 2013

Caminhar ou pedalar até a escola melhora desempenho estudantil


Nada de carro e ônibus. Um estudo divulgado recentemente, elaborado por pesquisadores da Universidade de Granada, Universidade Autónoma de Madrid e Universidade de Zaragoza, todas na Espanha, mostrou que os adolescentes que vão à pé para a escola (caminhando pelo menos 15 minutos por dia) apresentam melhor rendimento cognitivo em relação àqueles que utilizam ônibus ou carro. O estudo avaliou 1.700 jovens entre 13 e 18 anos (808 meninos e 892 meninas) de cinco cidades espanholas.

TRANSPORTE ESCOLAR

  • Renato S. Cerqueira/AE
    Estudantes ganham bicicletas para ir e voltar da escola em SP
  • Cristiane Capuchinho/UOL
    No Brasil, 546 mil alunos usam barcos como transporte escolar
  • Cristiane Capuchinho/UOL
    Em Santarém, alunos da área rural usam lancha para ir à escola
Os autores concluíram que os alunos que caminham 15 minutos, em relação aqueles que não o fazem, melhoram o desempenho escolar porque o exercício, além de se tornar um hábito saudável e diário, estimula suas funções cognitivas. Isso contribui para que se tornem mais ativos no restante do dia e, consequentemente, em sala de aula.
Na adolescência a plasticidade do cérebro é maior do que qualquer outro período da vida, por isso, é importante estimular atividades físicas nessa fase. "Os adolescentes que não praticam exercícios, como caminhar ou pedalar, acabam tendo menos estímulos, que são necessários para melhorar sua aprendizagem e desempenho acadêmico", disseram os investigadores da pesquisa ao ABC.es.
Para chegar a essa conclusão, os investigadores estudaram variáveis ??relativas ao deslocamento dos jovens até a escola, como ir à pé, carro, ônibus, moto, entre outros, e quanto tempo gastavam. Além das variáveis ??antropométricas – como o índice de massa corporal, o percentual de excesso de peso e obesidade. Avaliaram também as atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes, assim como os dados socioeconômicos e o grau de escolaridade dos alunos e de suas famílias.
Em seguida, para medir o desempenho cognitivo desses alunos, os pesquisadores usaram a versão de um teste espanhol que mede a proficiência na língua, a velocidade em realizar cálculos matemáticos e capacidade de raciocínio. 

De bicicleta

A pouco mais de 2.500 km de distância da Espanha, outra pesquisa realizada em 2012 por pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, revelou que as crianças que vão à pé ou de bicicleta à escola se mostravam com mais concentração na realização de tarefas escolares.
O estudo analisou cerca de 20 mil crianças, de cinco a 19 anos, e concluiu que ao caminhar ou pedalar ao local onde estudavam, as crianças apresentavam mais facilidade, em comparação àquelas que iam de automóvel, de montar um quebra-cabeça, por exemplo.
FONTE: UOL EDUCAÇÃO