Apesar de ser obrigatória, a educação artística nas escolas de ensino
fundamental e médio ainda é negligenciada pelo sistema escolar. A
questão foi debatida na 9ª Bienal da União Nacional dos
Estudantes (UNE).
Educação artística |
A professora de música aposentada da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal
do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Ermelinda Paz Zanini lembra que o
ensino obrigatório de música foi incluído nos currículos escolares nos
anos 1960, mas em todas as mudanças de legislação, como as ocorridas nos
anos 1980 e depois em 2008, a lei veio primeiro do que a estrutura
escolar e a formação de docentes, que até hoje não está satisfatória.
"A
Lei 11.769/2008 prevê que tínhamos três anos para colocar o ensino
obrigatório da música nas escolas. E vocês perguntam: implementou? Daí a
gente começa a levantar os problemas. Então, é importante dizer que as
leis vieram sempre antes das providências que deveriam ser tomadas para a
sua implementação".
A professora de dança da Faculdade Angel
Vianna, Márcia Feijó, acrescentou que ainda há muita dificuldade para
levar o licenciado em artes para dentro das escolas, pois não há
contingente de formados o suficiente nem de concursos para suprir a
necessidade de professores de linguagens específicas. Para ela, é
preciso ampliar o diálogo entre cultura e educação, para que a linguagem
corporal possa contribuir mais sistematicamente na aprendizagem.
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