quinta-feira, 28 de novembro de 2019

NOVIDADE!!!!! O MDB LGBT

MDB lança braço para causas LBGT Foto: Divulgação

Deu na coluna do Guilherme Amado da Revista Época

Maior partido do país em número de filiados, o MDB lança neste mês seu braço voltado às causas LGBT.

A legenda tem grupos voltados para mulheres, negros e sindicalistas, mas ainda não tinha um focado em diversidade.

Será um chance de o partido tirar de vez a pecha homofóbica que Eduardo Cunha tentou dar à legenda.

Vigilância Sanitária atesta situação de insalubridade em escola

Situação do CETI Solange Sinimbu, no Promorar

Os estudantes do CETI Solange Sinimbu Viana Area Leão, localizado no bairro Promorar, zona Sul de Teresina, estão tendo que utilizar banheiros químicos por causa da situação de insalubridade em que o prédio da escola se encontra. Atendendo a 400 alunos do ensino fundamental e médio, a unidade teve sua estrutura interditada pela vigilância sanitária devido à falta de estrutura de suas instalações.

A denúncia foi feita pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Piauí após visita à unidade escolar. A deputada Lucy Soares (Progressistas), presidente da comissão, foi quem elencou alguns dos problemas encontrados: “o local apresenta estrutura precária em diversos setores como, por exemplo, cozinha, biblioteca, instalações elétricas e não existe refeitório na escola. Mas a situação mais crítica é com relação aos banheiros que foram interditados pela vigilância sanitária”.

Os estudantes do CETI Solange Sinimbu Viana Area Leão, localizado no bairro Promorar, zona Sul de Teresina, estão tendo que utilizar banheiros químicos por causa da situação de insalubridade em que o prédio da escola se encontra. Atendendo a 400 alunos do ensino fundamental e médio, a unidade teve sua estrutura interditada pela vigilância sanitária devido à falta de estrutura de suas instalações.

A denúncia foi feita pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Piauí após visita à unidade escolar. A deputada Lucy Soares (Progressistas), presidente da comissão, foi quem elencou alguns dos problemas encontrados: “o local apresenta estrutura precária em diversos setores como, por exemplo, cozinha, biblioteca, instalações elétricas e não existe refeitório na escola. Mas a situação mais crítica é com relação aos banheiros que foram interditados pela vigilância sanitária”.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Sete estudantes do Piauí estão na final da Olimpíada da Língua Portuguesa

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé
Professora Solange Andrade
A Olimpíada de Língua Portuguesa completou na última terça-feira (19) a fase semifinal do concurso e apresentou todos os finalistas nas cinco categorias de gênero textual. O Piauí terá sete alunos e seus professores na final que será realizada no dia 09 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais. Uma professora do estado já foi premiada como vencedora na categoria Relatos de Prática, que reconhece as melhores experiências em sala de aula. (veja abaixo a lista de finalistas).
 A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 5.695 inscrições do estado do Piauí. Além da rede estadual de ensino, o Programa teve adesão das secretarias de educação de 215 municípios, totalizando 1.420 escolas. No Brasil, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas.
 Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, até a última terça-feira, foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, escrevendo sobre o tema “O lugar onde vivo”, que propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.
 A Olimpíada é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizaram oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
 O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.
 Alunos e professores finalistas do Piauí:
“Categoria Poema”
Título: Moro em uma cidade...
Aluno: Kalleo Klark Buenos Aires Carneiro
Professora: Léia do Prado Teixeira
Luzilândia/PI
Escola: UNID ESC Tia Zuleide         
Título: De galho em galho, em um porto sem mar   
Aluna: Débora Raquel de Sousa Reis
Professora: Cristiane Raquel Silvia Burlamaque
Teresina/PI
Escola: Escola Municipal Lindamir Lima
“Categoria Crônica”
Título: O guerreiro do sertão
Aluno: Francisco Wagner de Brito Viana
Professor: Gillane Fontenele Cardoso
Cocal dos Alves/PI
Escola: CETI Augustinho Brandão

Título: Eu vim de lá
Aluno: Chrystian da Costa Rodrigues
Professor: Michele Alecsandra Nascimento
Parnaíba/PI
Escola: Unidade Escolar Edson Da Paz Cunha

Título: Sentimentos Amarelos
Aluna: Bruna Vitória da Silva Andrade
Professora: Edna Maria Alves Teixeira de Oliveira
Teresina/PI
Escola: Escola Municipal Joca Vieira

“Categoria Memórias Literárias”

Título: Capim Pubo
Aluna: Maria Alice Ferreira Simão
Professora: Maria das Graças Alves Pereira
Barras/PI
Escola: E.M. Desembargador Arimateia Tito

Título: Socorra meu Buriti
Aluna: Bárbara Maria Carvalho de Oliveira
Professora: Francimédices de Sousa Silva
Buriti dos Lopes /PI
Escola: Unidade Escolar Zezita Sampaio

*** Professora vencedora em Relato de Prática:

“Categoria Crônica”
“Da última à primeira crônica”
Solange Andrade Ribeiro
Campo Maior/PI
Escola Municipal Professor Hilson Bona


 - Números desta edição:
4.876 municípios participantes;
42.086 escolas inscritas;
85.908 professores inscritos;
171.035 inscrições nas categorias;
Mais de 5 milhões de alunos participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.
Crédito da matéria: Portal Cidade Verde.

domingo, 24 de novembro de 2019

Campina Grande terá leitura da Bíblia nas escolas


Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Campina Grande aprovou e o prefeito Romero Rodrigues sancionou uma lei que propõe a leitura da Bíblia em escolas públicas e particulares da cidade.  A medida deve ser regulamentada pelo Poder Executivo nas unidades de ensino da cidade dentro de 60 dias a partir de sua publicação no Diário Oficial.  A lei destaca que “a Bíblia é um livro que possui ensinamentos universais, geográficos e culturais que devem ser repassados aos estudantes”.
O representante do Sindicato das Escolas Particulares de Campina Grande, professor Antônio Andrade, afirmou que o conteúdo da lei ainda será por ele analisado para que haja um debate sobre o assunto com os demais membros.

Crédito da Matéria:Rádio 93 FM- Campina Grande

Professor Pasquale: “Bolsonaro mergulhou Brasil na ignorância e mediocridade”

Pasquale Neto alfineta Bolsonaro e Ministro da Educação
Um dos mais renomados professores de Gramática da Língua Portuguesa, autor de vários livros didáticos, Pasquale Cipro Neto nunca foi afeito a tecer comentários sobre governos e suas ações. Defensor não só da Gramática Normativa, Pasquale tem sido um defensor da necessidade de investimentos maciços na educação.

Desta feita, o professor externa, através da Revista Fórum, detona o Ministro da Educação do Governo Bolsonaro como um "iletrado". Em Lisboa, onde proferiu palestra recentemente, ele diz que,  tanto o presidente quanto seu ministro provocam um “pandemônio” no país. “Fim do mundo. O sujeito toda vez que se manifesta revela que é um iletrado. E por aí vai. É só incentivo à brutalidade, à violência, ao assassinato, ao crime, à invasão, à grosseria”, acrescentou.

As restrições do professor também são direcionadas a Abraham Weintraub, ministro da Educação. “É uma usina que não tem freio, próximo ao descalabro. E com o incentivo que há hoje com a grosseria. O ministro da Educação é um iletrado. Iletrado. E fica por isso mesmo. Imagina se alguém de algum governo do PT tivesse dito uma, uma só, ou escrito, uma só, das pataquadas que esse indivíduo fala ou escreve. Imagine o que teria acontecido”, afirmou.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

HOJE É O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. E EU COM ISSO?

Mais um 20 de novembro para refletirmos sobre as condições sócio-políticas-culturais do negro no Brasil. Creio que ainda precisamos de uns dois séculos para curarmos em ferida purulenta que mancha a nossa sociedade. As questões de perseguição, humilhação, preconceito e desrespeito, creio, é um problema que nos afeta a todos.

Os indicadores sociais mostram, de forma cristalina, que muito precisa ser feito para combater tantas atrocidades contra os negros. Essa cultura que muitos mantém de desconhecer o nosso passado histórico, cultural e econômico, contribui para as tantas distorções sociais pelas quais passa o Brasil. São autoridades de todas as matizes que atualmente desenvolvem as mais diversas formas de preconceito contra os negros.

Convido você mais uma vez para ler comigo algumas matérias que podem esclarecer a nossa reflexão.




    

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Que vergonha!!!! Colégio Adventista faz prova de Português com questões homofóbicas

Alunos ficaram revoltados com perguntas feitas em prova - Arquivo Pessoal

Está causando revolta de pais e estudantes 7 questões de uma prova de Português, da Escola Adventista de Correios, no Pará, que traz a homofobia como tema. 

RESUMO DA NOTÍCIA

Uma prova de língua portuguesa causou revolta entre pais e estudantes do Colégio Adventista de Correios, em Belém, no Pará

Sete questões chamaram a atenção pela abordagem homofóbica, como: "o que é homossexualismo?" e "como evitar o homossexualismo?"

O termo homossexualismo, que remete a doença, foi retirado da lista de doenças mentais em 1990 por decisão da Assembleia-geral da OMS

Em nota, o colégio disse que as questões tinham como objetivo colher opiniões e sentimentos e davam a cada um a oportunidade de expressar sua opinião

A instituição observou que "respeita todos os indivíduos sem qualquer tipo de discriminação sexual, racial, religiosa, ou de outra natureza"

Confira a matéria na íntegra clicando aqui!!!!!

Inimigo silencioso



Paiva Neto
Numa excelente matéria produzida pelo programa Viver é Melhor!, da Boa Vontade TV (Oi TV — Canal 212 — e Net Brasil/Claro TV — Canais 196 e 696), o dr. Fadlo Fraige Filho, endocrinologista, presidente da ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) e da FENAD (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes), trouxe importantes esclarecimentos sobre o perigo do diabetes e das doenças a ele correlacionadas.
Abordamos, mais uma vez, esse relevante tema por se tratar de assunto de saúde pública ainda não suficientemente difundido na população.

Passaporte
Acerca do impacto do diabetes na área da saúde, dr. Fadlo afirmou que “para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o diabetes e a obesidade são duas epidemias de males crônicos. Ambas andam juntas porque a obesidade acaba sendo um passaporte para o diabetes. É um fator desencadeante para aqueles que geneticamente já têm a doença. São dois os tipos básicos de diabetes. O tipo 1, que se manifesta na infância e adolescência, é autoimune, não muito ligado à genética (5% a 10% de todos os diabéticos). Já de 90% a 95% dos doentes são do tipo 2, que se manifesta na fase adulta e geralmente vem com a obesidade: 80% deles são obesos. (...) A doença é silenciosa, evolui sem que percebamos. Você que é parente de diabéticos, ou que é obeso, tem hipertensão, tem de fazer seus exames periodicamente, porque é possível que você venha a desenvolver o diabetes”.
No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas estão com a doença, segundo informa a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). E os números não param. Houve um aumento preocupante no mundo, de acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Somente no ano de 2017, foram estimados 425 milhões de diabéticos, o que corresponde a 8,8% da população planetária. Calcula-se que até o ano de 2045 esse número ultrapasse 629 milhões. 

O exemplo do carro
Quanto à prevenção masculina, o especialista fez uma interessante analogia: “A mulher brasileira aprendeu a ter precaução com as doenças em geral. O ginecologista pede os exames e ela os faz. Já o homem não se previne. Costumo dizer que o brasileiro aprendeu a fazer manutenção do automóvel. Quer dizer, ele sabe fazer a revisão do carro. Contudo, nunca leva seu corpo ao médico para ver o seu colesterol, o seu açúcar... O diabetes é uma doença pouco conhecida em seus fundamentos. Se não tratada, a pessoa aparentemente não sente nada, mas ao fim de talvez 7, 8, 9 anos, sem tratamento adequado, ou às vezes sem um diagnóstico, pode se manifestar por complicações gravíssimas”.

Dados alarmantes
De acordo com a OMS, hoje, a cada cinco segundos, uma pessoa no planeta contrai o diabetes. E ainda consoante o endocrinologista, “é a primeira causa de cegueira e de amputações de membros inferiores no mundo. É também praticamente a primeira causa de insuficiência renal. Você tem em torno de 40% a 50% das pessoas que fazem hemodiálise – quando o rim vai à falência – diabéticas. Em 40% das coronariopatias que levam aos infartos, são indivíduos com diabetes. Tudo isso não é para assustar, mas para alertar. Podemos evitar todas essas complicações desde que tenhamos conscientização e saibamos nos tratar. (...) Eu tenho pacientes que já estão com 30, 40 anos de diabetes e não têm nenhum problema, porque se cuidam, se exercitam, fazem dieta”.

Sobremesa
Durante o programa, respondendo a uma telespectadora, que questionou se a sobremesa diária pode oferecer algum risco, explicou: “O doce, na realidade, acaba levando, de início, a um aumento de formação de gorduras, aumento de peso. Além do que é um alimento não saudável. É preferível, em vez de habitualmente comer doce, você se alimentar de frutas na sobremesa. É uma forma de prevenção da doença. Aliás, um estudo feito em 2002 pela Associação Americana de Diabetes mostrou exatamente isso; pegou pessoas que já tinham propensão à doença, fase inicial, que a gente chama de intolerantes à glicose ou pré-diabéticas, e dividiram-nas em três grupos: um fazendo dieta, exercícios; outro tomando remédios; e o outro apenas controle. Aquele grupo que fez dieta e exercícios foi o que mais se beneficiou no sentido de regredir a patologia. Então é possível prevenir a doença tipo 2, desde que você tenha uma vida mais saudável, uma alimentação pobre em açúcar, pobre em carboidratos, e evidentemente faça exercícios, mexa-se, isso é muito importante. (...) As frutas, as fibras e os vegetais são fundamentais na alimentação de uma forma geral, para equilibrar a quantidade de carboidrato”.

Fator de risco
Quanto à famosa “barriguinha”, o dr. Fadlo atestou tratar-se também de um fator de risco: “Já se sabe que ela é reflexo do acúmulo da gordura visceral. Aquela que é depositada não embaixo da pele, mas dentro das vísceras entre os intestinos, entre os órgãos internos. É a pior de todas porque, na realidade, a gordura visceral está relacionada muito mais com as complicações cardiovasculares, com infarto do miocárdio, derrame, porque ela produz citoquinas inflamatórias, que acabam levando a esses problemas”.
Eis a nossa contribuição para que mais e mais pessoas se conscientizem da real necessidade de cuidar da saúde. Somente assim poderemos vencer o diabetes, terrível e silencioso inimigo.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo teve início nesta segunda-feira (18)


A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo dessa etapa é imunizar jovens e adultos entre 20 e 29 anos que não estejam com a caderneta de vacinação em dia.

Ainda conforme a secretaria, o dia “D” acontecerá em 30 de novembro, data final da campanha. Nesse dia, os pontos de vacinação irão atender no período de 08:00 às 17:00 horas.

Confira, abaixo, os pontos de vacinação!

- Estarão funcionando durante todo o período da Campanha as seguintes salas de vacinação:
Secretaria Municipal de Saúde
UBS Paulo VI
UBS Cariri
UBS Centro I –SAMDU
UBS Centro II
UBS Santa Rita
UBS Alto do Meio

- No dia “D”, funcionarão os seguintes pontos:
Secretaria Municipal de Saúde
UBS Paulo VI
UBS Cariri
UBS Centro II
UBS Santa Rita
UBS Alto do Meio
UBS São João / São Luís
UBS Fripisa / Santa Cruz

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Católicos, evangélicos e espíritas se unem em terreiro para ajudar famílias necessitadas

Um terreiro de Umbanda aproximou umbandistas, católicos, evangélicos e espíritas em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Ali, eles se reúnem para organizar uma ação social que já beneficiou 130 famílias da comunidade.

Tudo começou graças a um programa de estágio abraçado por vários evangélicos na Tenda Espírita Caboclo Flecheiro.

“Enxergo Deus e Jesus dentro desse terreiro. Eu precisava de um estágio e, quando fui convidada a participar, corri no banheiro da faculdade (evangélica) e orei: Senhor, entrego em tuas mãos. Vim confiante. O objetivo aqui é só a ajuda ao próximo“, elogia Rosemere Mathias, 48 anos, da igreja Assembléia de Deus Nova Filadélfia.


Ação social no terreiro

A reunião das denominações não tem vínculo litúrgico – não é religiosa, mas secular. Todos se reúnem para celebrar o aprendizado do curso de Assistência Social, que já chegou ao seu oitavo período em uma faculdade cristã.

“Antes, eu tinha uma ideia horrorosa dos terreiros. Quando era mais nova, achava que tudo era obra do capeta. É que, na concepção de alguns evangélicos, Deus só está na igreja deles. Era falta de conhecimento minha“, destaca a estagiária Andreia de Oliveira, 35 anos.

Eles se reúnem uma vez a cada 15 dias no terreiro, onde distribuem frutas, verduras e legumes para famílias necessitadas.

Em uma sala separada, apuram o que cada família precisa. Além disso, orientam as famílias em assuntos jurídicos, burocráticos e de saúde.

Por fim, o grupo viabiliza palestras educativas sobre câncer de mama, verminoses e uso de preservativos. Tudo é 100% gratuito.


A ação social é uma alegria e satisfação para a umbandista Meri Silva, 45 anos. Ela convidou os colegas de turma para o estágio quando foi informada da necessidade de mão de obra social no terreiro.


Marco Xavier, dirigente do terreiro em Santíssimo, elogia o projeto “Fé com Atitude”, realizado há um ano com os estagiários. “São excelentes religiosos por quebrarem tabus em relação à Umbanda”, afirma.

8 SABOR MAIOR





PROGRAMAÇÃO DE SHOWS:
 
1º - Bill Balla
2º - Lagosta Bronzeada
3º - Biquiní Cavadão
4º - João Veloso
5º - Toca do Vale

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Veja o que fazem os falsos moralistas

(Foto: Reprodução)
Porta-voz do Movimento Brasil Livre (MBL) em Belo Horizonte (MG), Thiago Dayrell foi detido por policiais na noite de sábado (9). Ele se envolveu numa confusão em que teria agredido a cozinheira do restaurante Takos Mexican Gastrobar, localizado na Savassi, região de bares da capital mineira. Dayrell também chamou ela de "criola".

Dayrrel teria se exaltado ao reclamar do atendimento quando foi pagar a conta. De acordo com reportagem do portal BHAZ, funcionários do restaurante informaram que ele teria jogado o cartão bancário e dito: “Cobra essa porra logo”.

Uma das cozinheiras teria se aproximado e pedido para o rapaz ter calma. “Não coloca a mão em mim, sua criola”, teria dito ele. Dayrell também teria agarrado a cozinheira pelo pescoço e dado um chute na perna dela, antes de ser detido por policiais.

O restaurante enviou nota ao portal BHAZ informando que repudia toda e qualquer forma de preconceito. “A empresa esclarece, ainda, que está aguardando a apuração da polícia sobre o caso e está colaborando com as informações necessárias”.

Dobra o número de pessoas com faculdade sem emprego ou em trabalho precário

Foto Folha Express
“Até agora, meu curso de ensino superior não serviu para nada.” A frase é de Dager Lameck, 28, que concluiu engenharia de produção na UFF (Universidade Federal Fluminense), em 2018, e está desempregado.
A história do engenheiro recém-formado simboliza a situação de milhões de profissionais brasileiros qualificados que foram empurrados para situações precárias no mercado de trabalho nos últimos anos de crise econômica. 
“A gente pensa que se capacitou, realizou um sonho e que o próximo passo será conseguir um bom emprego. Mas esse passo, para mim, ainda não aconteceu”, afirma ele.


Segundo dados levantados pelo IBGE a pedido da Folha, a fatia da população com ensino superior completo que está desempregada, desalentada ou trabalhando menos horas do que gostaria saltou de 930 mil para quase 2,5 milhões entre o segundo trimestre de 2014 e o mesmo período deste ano. 
Continue lendo a matéria da Folha.uol clicando aqui.

domingo, 10 de novembro de 2019

Carta ao nosso caríssimo presidente

JO SOARES
O humorista e escritor Jô Soares - Divulgação/TV Globo

Très cher président: “Quo usque tandem abutere patientia nostra?!” 

Frase que, em latim, vossa excelência, melhor latiador do que eu, conhece perfeitamente, foi dirigida em quatro cartas do senador e escritor romano Cícero ao Senado e ao povo em relação a Catilina, militar e senador que pretendia derrubar a República. Veja que ousadia! Isso antes do AI-5!

Mas o que me leva a esta monótona missiva é associar-me a vossa excelência no episódio do leão contra as hienas.

Realmente é um excesso de diversos predadores a atacar um leão solitário, tentando proteger-se e aos seus filhotes: são chacais supremos, racuns, capivaras e gambás, sem falar das folhas, cujo destino é inominável, e das eternas hienas globais. 

A calúnia não para! Agora, querem lhe responsabilizar pelo fato de sua ilibada residência localizar-se na mesma região onde, por uma coincidência estúpida, habitava também um certo Ronnie, de alva notoriedade (mas em outro lar doce lar, é claro!). Sem nenhuma ligação, um valhacouto de papalvos!

(Para os menos ilustrados: 1- Valhacouto: lugar seguro onde se encontra refúgio; abrigo, esconderijo; o que se usa para encobrir o aspecto de uma coisa, ou as intenções de alguém; disfarce, dissimulação; 2 - Papalvo: diz-se de indivíduo simplório, pateta ou tolo.)

Voltando ao tema principal: cheguei a pensar, quando vi o vídeo (por sinal, parabéns pela montagem), que talvez a figura de Mogli, o Menino Lobo, criado na selva, enfrentando múltiplos perigos, fosse mais adequado a vossa excelência. 

Meditei muito, passei a noite sem dormir, mas antes de apagar a luz estava começando um filme da Metro com aquele rugido característico: para mim, aquela mensagem foi decisiva. Pude finalmente dormir em paz: a sua definição é perfeita: vossa excelência é o leão. Vossa excelência é o rei dos animais!

Jô Soares
Humorista, escritor e influenciador analógico.
Fonte> UOL

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Bolsonaro transfere secretaria de Cultura para o Ministério do Turismo

Secretaria da Cultura agora fica sob o guarda-chuva do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio Foto: Jorge William / Agência O Globo
Foto:O Globo
O presidente Jair Bolsonaro transferiu a secretaria especial de Cultura e outros órgãos da área do Ministério da Cidadania para a pasta do Turismo. O decreto da mudança na estrutura administrativa foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira.

Junto com a secretaria especial, mudam de pasta o Conselho Nacional de Política Cultural, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura e a Comissão do Fundo Nacional de Cultura. Esses três órgãos colegiados são responsáveis pela formulação das políticas para a cultura e analisam que propostas poderão receber recursos públicos e incentivos fiscais.

Também foram tranferidas seis secretarias vinculadas ao órgão, entre elas a de Fomento e Incentivo à Cultura ( Sefic), responsável pela aplicação da Lei Rouanet; e a Secretaria do Audiovisual (SAv), responsável por editais de fomento ao audiovisual brasileiro.

Além disso, ficam transferidas as atribuições de proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural, regulação dos direitos autorais, assistência para garantir a preservação de quilombolas, entre outras.

Rebaixada a uma secretaria após a extinção do Ministério da Cultura pelo governo Bolsonaro, a pasta estava alocada no Ministério da Cidadania, comandado por Osmar Terra, desde o começo do ano. Agora ela fica sob o guarda-chuva do ministro Marcelo Álvaro Antônio, envolvido em acusações de comandar um esquema de candidaturas laranjas do PSL.

O último secretário, Ricardo Braga, deixou o posto ontem para ocupar um cargo de segundo escalão no Ministério da Educação. Não há definição de quem vai sucedê-lo em definitivo.

Reprodução matéria de oglobo.globo.com 

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O município de Campo Maior mais uma vez será palco de um dos grandes eventos do Piauí. A 8ª edição do Sabor Maior, será lançada oficialmente nesta quinta-feira (7), em Teresina, no Palácio de Karnak, às 11h30 e contará com a presença do governador Wellington Dias. O evento faz parte do calendário de eventos do Estado e será realizado este ano nos dias 14, 15 e 16, na praça Valdir Fortes, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Prefeitura de Campo Maior e Sebrae.
Durante o festival, a cidade de Campo Maior recebe um maior fluxo de turistas, já que o festival reúne boa gastronomia e entretenimento, com o melhor da música regional e nacional. Para a secretária de Estado do Turismo, Carina Câmara, o evento impulsiona o turismo e já é necessário todos os anos. “O objetivo do evento além de gerar emprego, é fazer com que o turista retorne ao município mesmo após o evento. O foco é a gastronomia e queremos aproveitar isso, com a pausa dos turistas que passam pelo local com destino a outras cidades, como o litoral piauiense. Será uma grande festa”, frisa a gestora.
“Nossa expectativa é muito grande relacionada ao público, este ano vamos oferecer novos passeios turísticos, com uma empresa especializada. Além disso também fizemos uma programação variada com os chefs, pratos especiais, toque gastronômico diferenciado, com sabor da nossa terra. Teremos também o festival de misturinha (arrumadinho) e a presença da vice-campeã do Master Chef Brasil, Lorena Dayse”, além de todo conforto na estrutura, uma praça de alimentação mais ampla e confortável.
Programação
14/11
Biquini Cavadão, Toca do Vale, Lagosta Brozeada, Bill Balla e João Veloso
15/11
Araketu, Mara Pavanelly, Walkiria Estarley, Forró Absoluthe, Alline Cabral
16/11
Léo Chaves, Taty Girl, Waldo e Felipe e Forró Bandido

A LUTA CONTINUA


Ser preguiçoso faz bem à saúde,

Ser preguiçoso faz bem à saúde, a ciência explica

Se sente culpado quando tem alguma tarefa para fazer, mas prefere ficar dormindo no sofá ou vendo Netflix? Não se preocupe, a ciência indica que não fazer nada de vez em quando, na verdade, faz bem à saúde física e mental. Acredite se quiser, a preguiça também pode servir de estímulo para a criatividade e até mesmo para aumentar a eficiência.

O criador da Microsoft, Bill Gates, por exemplo, já disse que escolheria uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil, pois essa descobriria a forma mais rápida de fazê-lo. “Pessoas preguiçosas deveriam ser mais valorizadas. Nós encontramos o caminho mais eficiente para a meta, não perdemos o nosso tempo optando pelo caminho mais difícil”, comentou à BBC Lucy Gransbury, uma atriz australiana que se autointitula preguiçosa e se sente extremamente orgulhosa dessa característica. 

E a ciência, o que diz?

A ciência também concorda. O investigador Masud Husain, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou as reações e os cérebros de pessoas preguiçosas e não preguiçosas. Os participantes, que foram categorizados como motivados, apáticos e meio-termo, responderam a um questionário que avaliava como reagiam a uma tarefa que exigia esforço físico, mas trazia recompensas no final.

“Variávamos a recompensa e o esforço exigido para consegui-la. O esforço era que eles tinham que apertar com as mãos para conseguir a recompensa”, explicou à BBC. O resultado dos questionários não trouxe surpresas: os preguiçosos estavam menos propensos a esforçarem-se demais, mesmo que por uma recompensa.

O que surpreendeu a equipa de pesquisa foram os resultados das tomografias cerebrais. Isto porque os cientistas apuraram que os cérebros das pessoas apáticas tinham nível de atividade maior durante as tomadas de decisão, comparativamente aos outros grupos. Ou seja, os cérebros dos preguiçosos trabalham mais e, portanto, são mais ativos. “É como se fosse mais difícil para eles tomarem aquela decisão. E havia um custo mais alto para os seus cérebros em termos de tentar avaliar se algo era válido ou não”, disse Husain.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Município com arrecadação própria inferior a 10% da receita será extinto: 1.200 podem sumir do mapa

BRASÍLIA - A proposta de emenda à Constituição (PEC) do novo pacto federativo, apresentada nesta terça-feira pelo governo, pode resultar na extinção de até 1.200 pequenos municípios a partir de 2025.

De acordo com a proposta, as prefeituras terão até 30 de junho de 2023 para provar que arrecadam, em impostos, ao menos 10% de suas receitas totais. Caso esse limite não seja alcançado, serão incorporadas por cidades maiores.

A estimativa sobre o total de municípios que pode ser impactado pelas regras consta da justificativa da PEC. Hoje, o Brasil tem 5.570 cidades. As 1.200 prefeituras possivelmente impactadas, portanto, repreentariam cerca de 21% do total dos municípios do país.

A regra prevê ainda que cada município poderá incorporar até três cidades vizinhas nesse processo. O número de habitantes será medido pelo Censo 2020.

Crédito da matéria: OGlobo.com