segunda-feira, 27 de julho de 2020

Operação Topic volta a investigar governo Wellington Dias

O Brasil amanheceu hoje com a informação de mais uma fase da Operação Topic, realizada pela Polícia Federal, que investiga o desvio de mais de 50 milhões de reais do Transporte Escolar pela Secretaria de Educação do Piauí.

Iniciada em 2018, a operação nasceu da denúncia feita pelo então líder da oposição na Câmara Municipal de Campo Maior, Neto dos Corredores (hoje líder do Governo no legislativo municipal), que culminou com os holofotes voltados para o Governo Wellington Dias.


terça-feira, 23 de junho de 2020

Câmara de Vereadores de Campo Maior: clima de tensão marca Sessão dessa semana

A Sessão da Câmara Municipal de Campo Maior começou com clima quente. Não por falta de ar condicionado, mas por conta do aparecimento de um ofício dos vereadores Zé Pereira, Sílvia do Caú, Luís Lima e Gabriella Pinho, solicitando desligamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), abertaoaberta ontem, segunda-feira, (22 de junho), que visa investigar o Campo Maior Prev.
O presidente do Poder Legislativo, Fernando Miranda, anunciou que levará a situação às autoridades ministeriais, pois "trata-se de uma interferência do Poder Executivo que quer obstruir os trabalhos da CPI", afirmou logo após a leitura da Ata da última Sessão.
Os vereadores Gabriella Pinho, Luís Lima, Zé Pereira e Sílvia do Caú, após a criação da CPI, retiraram seus nomes da mesma. Todos fazem parte da bancada de sustentação do prefeito.
Hamilton Segundo, presidente da CPI, afirmou que isso não impede o funcionamento da mesma, "que apurará a ausência de recolhimento por parte do Poder Executivo do desconto previdenciário do servidor e patronal, o que inviabiliza o pagamento de salários de aposentados e pensionistas".

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Maternidade Sigefredo Pacheco pode garantir mais leitos para Covid-19 no Hospital Regional de Campo Maior



Uma das maiores preocupações da população campo-maiorense, temerosa por conta do crescente número de pessoas infectadas como o novo Corona Vírus, é a situação do Hospital Regional de Campo Maior. Com dez leitos para pacientes com Covid-19, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, nove estão ocupados, situação que perdura há três dias.


Consultório
Segundo o representante da Maternidade Sigefredo Pacheco, Flávio Torres, a maternidade possui 27 leitos e sua taxa de ocupação é em torno de apenas 45%, já que o HRCM também possui serviço de maternidade. Segundo Flávio Torres, caso todo serviço de assistência à gestantes fosse realizado pela maternidade, o hospital teria como ampliar em mais dez leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, e reduziria significativamente o risco de contaminação nas gestantes.

A Maternidade Sigefredo Pacheco possui dois consultórios de entrada de pacientes, sendo um com todo o suporte técnico para atendimento a gestantes com suspeita de covid-19. A mesma tem passado nos últimos meses por uma profunda melhoria no atendimento às gestantes, garantindo excelência nos partos realizados.

Enfermaria para pacientes com Covid-19
Há mais de dois anos, verifica-se uma intenção velada para o fechamento da Maternidade Sigefredo Pacheco, uma vez que até o momento a Secretaria de Saúde do Piauí não realizou o convênio necessário para que a maternidade possa atender um número maior de gestantes.

O governo gasta cerca de R$ 300 mil reais com a manutenção do HRCM no serviço de maternidade, enquanto com a Maternidade Sigefredo Pacheco seriam apenas R$ 150 mil reais, o que ofereceria mais conforto às parturientes.  


Farmácia com medicamentos e insumos para atendimento das parturientes


quinta-feira, 18 de junho de 2020

Matéria boa, copiamos: Aluna cega do interior do PI não desiste de estudar, aos 63 anos, apesar da pandemia: ‘aprendendo mais’

Maria do Desterro, estudante com deficiência visual  — Foto: Arquivo Pessoal/Maria do Desterro
Maria do Desterro, estudante com deficiência visual — Foto: Arquivo Pessoal/Maria do Desterro
A quarentena devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, afetou a rotina da
estudante Maria do Desterro dos Santos, de 63 anos, mas não a impediu de seguir com as aulas.

Deficiente visual desde que tinha 1 ano de idade, a aluna do 3º ano do Ensino Médio do Centro Educacional de Jovens e Adultos Professora Mulata Lima, em Campo Maior, cidade a 81 km de Teresina, passou a realizar as atividades em casa por causa do isolamento social. A superação da estudante empolgou os professores e virou um exemplo.

A estudante mora sozinha. Maria decidiu retomar os estudos após um longo período sem estudar por causa da deficiência visual e das constantes mudanças de cidade que tinha que realizar para acompanhar seus pais. Depois de um longo período, ela decidiu voltar a estudar.

"Na infância eu desisti de estudar por causa de mudanças frequentes que eu tinha que fazer para acompanhar meus pais quando eles viajavam para Teresina. Eu passei um tempo sem estudar e aí voltei depois que consegui me estabelecer na cidade”, explicou.

De acordo com Lia Raquel Medeiros, uma das professoras responsáveis por elaborar as atividades de Maria, a estudante é exemplo de dedicação e realiza as atividades como se estivesse na escola.

“Produzo o material em braile na escola, e ela faz as atividades. Como todos os outros alunos, ela tem um prazo de recebimento. É um momento novo, um trabalho desafiador, mas tudo vai passar e no fim tudo dará certo”, relatou.

As atividades de Maria do Desterro são elaboradas pelas professoras do CEJA e repassadas para as professoras da Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior, entidade beneficente sem fins lucrativos que atua no atendimento de ensino especializado e presta atendimento para pessoas cegas e de baixa visão.


sexta-feira, 12 de junho de 2020

Enem: professores criticam enquete para decidir novas datas do exame

O Inep disponibilizará três opções de remarcação de datas do Enem de 2020
Imagem de reprodução
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará três opções de remarcação de datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. No caso da prova impressa, os estudantes poderão escolher entre 6 e 13 de dezembro; 10 e 17 de janeiro de 2021; e 2 e 9 de maio de 2021. A enquete ficará disponível aos candidatos entre os próximos dias 20 e 30 de junho.

Já para o Enem digital, os candidatos podem optar pelos dias 10 e 17 de janeiro de 2021; 24 e 31 de janeiro de 2021; e 16 e 23 de maio de 2021. As datas sugeridas consideram o adiamento da prova em 30, 60 ou 80 dias em relação ao cronograma previsto inicialmente, antes da pandemia do novo coronavírus.

A escolha de decidir pela data do principal exame de acesso ao ensino superior através de uma enquete despertou crítica de parlamentares, especialistas e professores. A deputada Tabata Amaral (PDT) afirmou que o Ministério da Educação não age com seriedade.

— O MEC continua sem tratar o Enem com seriedade, não é uma questão de data que se decide em uma enquete on-line. É preciso sentar com secretários e reitores e combinar um novo calendário — afirma a deputada.

— Para os alunos que estão sem aulas remotas, a situação é muito ruim e mesmo um adiamento pode não cobrir totalmente as perdas e os prejuízos. Qualquer tipo de incerteza que a instituição máxima que define o Enem leva para os alunos gera insegurança neles, afirmam vários professores.

Para participar da enquete, os candidatos devem acessar a página do participante na internet e inserir CPF e a senha.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Falta de quorum na Câmara Municipal não aprecia contas de Paulo Martins


A ausência de muitos vereadores na Sessão de hoje (9 de junho) da Câmara de Vereadores
de Campo Maior, provocou, mais uma vez o adiamento da votação das Contas de 2013 do ex-preito Paulo Martins.
Na Sessão de 19 de maio, o vereador Zé Pereira (PT) pediu vistas alegando que desconhecia o parecer do relator Neto dos Corredores, que mudou o parecer no dia anterior à Sessão que votaria as contas.
O presidente da COF - Comissão de Orçamento e Finanças), vereador Sena Rosa, que estava presente na Câmara, disse que pela falta de 'quorum' a apreciação das contas acontecerá na próxima semana.
Estavam presentes na Câmara os vereadores Sena Rosa, Sílvia do Caú, Maninho Pereira, Neto dos Corredores e Luís Lima.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Prefeito Professor Ribinha prorroga medidas de isolamento até dia 07 de junho


O prefeito Professor Ribinha assinou, nessa quinta-feira, dia 21 de maio, o decreto municipal 041/2020 que prorroga as medidas municipais de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus até o dia 07 de junho de 2019. Dentre essas medidas está a suspensão das aulas da rede pública e privada, eventos públicos e atividades não essenciais do comércio de Campo Maior. 

As medidas do prefeito Professor Ribinha foram adotadas, após reunião com setores do comércio, da Segurança Público e do Poder Municipal, devido o crescente número de vítimas da COVID-19 no município, que já registra, nesse momento, 84 casos positivos de infecção pelo coronavírus, e lamentavelmente seu primeiro óbito.

“Temos que continuar essa luta. Precisamos da colaboração de toda a sociedade. Reforçamos a importância de manter o isolamento social, que ainda é a melhor proteção a você e sua família”, reforça o prefeito.

terça-feira, 19 de maio de 2020

RAPIDINHAS DA CÂMARA DE CAMPO MAIOR EM ÉPOCA DE PANDEMIA

O vereador Hamilton Segundo é escolhido para presidir a Comissão Especial de fiscalização dos recursos recebidos pela Prefeitura de Campo Maior. Fazem parte da Comissão os vereadores Maninho Pereira, Sílvia do Caú, Sena Rosa e o próprio Hamilton Segundo.
                                       *****

O presidente da Câmara, vereador Fernando Miranda, apresentou na sessão áudio do ex-prefeito Paulo Martins, na TvWeb Jenipapo, onde afirma que a Câmara não tem competência técnica para rejeitar suas contas.

                                        *****

O vereador petista Zé Pereira pediu vistas do processo de prestação de contas do ex-prefeito Paulo Martins, que seria apreciada na manhã desta terça-feira (19 de maio). O pedido de vistas fez com que o Presidente Fernando Miranda ecerasse a sessão.

                                         *****

O vereador Zé Pereira informou ao Blog que o pedido se fez em virtude da mudança do parecer por parte do relator, vereador Neto dos Corredores, no dia de ontem (18 de maio), desconhece os termos da mudança, não podendo, portanto, votar em algo que não conhece.

                                         *****

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Professores e adultos entre 55 e 59 anos estão no grupo prioritário da Campanha de vacinação

O CEFOR-RH/PB divulga Lista atualizada das Inscrições Homologadas ...
A campanha de vacinação contra a Gripe Influenza está entrando em mais uma etapa. A partir da próxima segunda-feira (18), professores e pessoas entre 55 e 59 anos anos de idade serão incluídas no público-alvo.
Além dos idosos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e gestantes, agora a vacinação também se estende a professores da rede pública e privada e para adultos entre 55 a 59 anos.  
Em Vila Velha, a vacinação ocorrem em 12 pontos públicos distribuídos nos bairros do município. O horário varia entre 8h e 15h dependendo da unidade. As unidades disponíveis e os horários estão disponíveis no site da prefeitura
É importante que seja apresentado o cartão de vacinação das crianças no ato da imunização.

domingo, 17 de maio de 2020

Não haverá ENEM em 2020


Como professor e entusiasta do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio como forma de inclusão de uma gama significativa de estudantes, tenho nos últimos dias buscado informações que possam amenizar o crime que o Ministério da Educação quer fazer com centenas de milhares de estudantes da Escola Pública.

O artigo abaixo, do articulista Caio Magri, publicado no UOL, reflete a minha posição de educador, diante desse desvio de conhecimento do Ministério da Educação com relação ao que realmente acontece na base de milhares de escolas pública brasileiras, especialmente no interior do Piauí.

"Manter o ENEM em 2020 é genocídio educacional de milhares de estudantes pobres que estão nas escolas públicas. Criado em 1998 durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país.

Rogério Magri
Foto UOL
Em 2009, durante a gestão do ministro da Educação Fernando Haddad, no governo Lula, foi introduzido um novo modelo de avaliação, com a proposta de unificar o concurso vestibular das universidades federais brasileiras, e posteriormente utilizado como parâmetro para todas as universidades públicas e gratuitas. Um avanço enorme para reduzir as desigualdades de acesso às universidade públicas.

Neste grave momento, quando as escolas ficarão fechadas por mais de quatro meses, milhões de estudantes não estão acessando as aulas virtuais prometidas pelas autoridades de educação.

A estratégia adotada escancara a desigualdade e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e professores de escolas públicas - acesso limitado à internet, falta de computadores e de espaço em casa, problemas sociais, sobrecarga de trabalho docente e baixa escolaridade dos familiares.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, divulgada em 2019, apenas 44% dos domicílios da zona rural brasileira têm acesso à internet. Na área urbana, o índice é bem mais alto: 70% dos lares estão conectados. O estudo, feito anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), é um dos principais no país no segmento de acesso a tecnologias.

Mas as diferenças ficam ainda mais evidentes ao se analisar cada classe social: entre os mais ricos (classes A e B), 96,5% das casas têm sinal de internet; entre os mais pobres (classes D e E), 59% não conseguem navegar na rede.

Já não bastam as atitudes do governo Bolsonaro, que propaga mentiras sobre a pandemia flertando com a morte e apostando no caos social, temos agora a insistência criminosa do ministro Weintraub na manutenção o ENEM em 2020. E para isso usa recursos públicos em uma propaganda falsa e enganosa.

Não haverá ENEM, ministro! E é obrigação funcional do MPF, da CGU e do TCU acusá-lo e processá-lo por uso indevido de dinheiro público e obriga-lo a devolver centavo por centavo do gasto com propaganda indevida.

É hora de solidariedade! Solidariedade com os estudantes que não contam com acesso à internet em suas casas para aulas virtuais.
Solidariedade com os estudantes que não tem computadores nem recursos para pagar a internet.

Desobediência civil já!

Boicote o ENEM!"

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Prefeitura amplia a desinfecção de ambientes, distribuição de máscaras e barreiras contra COVID


Desinfecção de agências bancárias e casas lotéricas
Com a intenção de intensificar ainda mais o combate ao Novo Coronavírus em Campo Maior, o prefeito Professor Ribinha determinou esforço concentrado às equipes da Secretaria de Saúde e da Assistência Social para desenvolver as ações planejadas através do Plano Municipal de Combate ao Novo Coronavírus. 

Somente nessa quarta-feira, 13.05, por determinação do prefeito Professor Ribinha, quatro importantes ações foram executadas. 

Equipes da Secretaria de Assistência Social continuam realizando a distribuição de máscaras de proteção facial para a população carente do município. Ao todo serão entregues 15 mil unidades.  Nessa quarta as famílias beneficiadas nessa etapa foram as dos bairros Califórnia, Everest e Vila Papi.

Já a Secretaria de Saúde realizou duas importantes ações. Por um lado a equipe de agentes de endemias fez a desinfecção das áreas internas e externas da Caixa e do Banco do Brasil, das duas casas loterias da cidade da também da Delegacia Regional de Polícia.

Vale lembrar que a Prefeitura já havia determinado a desinfecção das UBSs, dos Mercados de frutas, verduras, de cereais, de alimentação e de venda peixe, além do Hospital Regional.

Barreira sanitária
Equipes medem temperatura na BR-343
Já a equipe da Vigilância Sanitária fez Barreira Sanitária na BR-343 utilizando termômetros digitais para fiscalizar passageiros de ônibus interestadual que entravam na cidade.
Durante a blitz da SMS, veículos foram interceptados pelos Policiais Rodoviários Federais e os fiscais sanitários realizaram a verificação da temperatura de todos os passageiros e também repassaram orientações sobre a necessidade de isolamento social.

Fonte: release e fotos CCOM/PMCM

terça-feira, 12 de maio de 2020

Vereadores de Campo Maior criam Comissão para fiscalizar recursos recebidos por Campo Maior no combate ao Corona Vírus

Foi criada na manhã desta terça-feira ( 12/05), Comissão para fiscalizar a aplicação de recursos recebidos pela Prefeitura de Campo Maior para o combate ao Corona Vírus.
A Comissão passa a ser composta pelos vereadores Hamilton Segundo, Sena Rosa, Manim Pereira e Silvia do Caú e tem a missão de fazer o acompanhamento da execução dos recursos destinados ao combate do novo Corona Vírus, bem como sugerir ações que possam minimizar o número de contaminações que estão ocorrendo no município.
A criação dessa comissão aprovada na Sessão da Câmara dessa terça-feira (12/05), de autoria dos vereadores Daniel Soares e Hamilton Segundo, já tem solicitada a relação das emendas parlamentares de janeiro até os dias atuais.

Câmara de Campo Maior continua com Sessões presenciais


Mantendo os cuidados necessários de distanciamento, higienização e uso de máscaras, a edilidade campo-maiorense mantém suas Sessões Ordinárias às terças-feiras.
Na sessão de hoje, 12 de maio, participaram oito vereadores: Zé Pereira, Sílvia do Caú, João Maroca, Sena Rosa, Daniel Soares, Hamilton Segundo, Manim Pereira e o presidente do Poder, Fernando Miranda.
Os vereadores Paiva, Neto dos Corredores, Wilden Brito, Gabriella Pinho e Luís Lima não compareceram à sessão.
Os vereadores que ocuparam a tribuna no Pequeno Expediente, falaram da pandemia e das ações que estão sendo realizadas no município.
O vereador Hamilton Segundo, solicitou da prefeitura melhor planejamento quanto ao fechamento da Avenida Demerval Lobão. Com o fechamento da principal artéria comercial da cidade, outras ruas ficaram lotadas, o que não atende as medidas preventivas.
Hamilton Segundo apresentou, ainda, requerimento em conjunto com o vereador Daniel Soares, solicitando o envio da relação de recursos destinados ao combate ao Corona Vírus. No requerimento foi solicitado a implantação de comissão especial para acompanhamento da execução dos recursos destinados ao combate à epidemia.
Fernando Miranda, presidente da Câmara, usou a tribuna do para discutir projeto que transfere a titularidade das contas do SAAE para o CPF do inquilino. "É uma questão de justiça para com os usuários", defendeu o parlamentar. Ele acrecentou, ainda, da necessidade de uma maior fiscalização por parte da prefeitura, além de campanha educativa permanente para sensibilizar a população, bem como a implantação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, que embora tenha sido solicitadas, até o momento ainda não ocorreu tal medida.

João Maroca denuncia descaso do governo Wellington Dias com o hospital regional de Campo Maior

O vereador João Maroca denunciou na manhã de hoje o descaso do governo estadual com o Hospital Regional de Campo Maior.
Segundo o vereador, é inadmissível que o HRCM, que recebe pacientes de muitas cidades da região, não possua sequer um único leito de UTI, numa demonstração clara que o município não está na agenda de prioridades do governador Wellington Dias.
"Não se admite que Campo Maior não tenha sido contemplada com nenhum leito de UTI, bem diferente de cidades como Piripiri, Parnaíba, Luzilândia, dentre outras que receberam ambulâncias de porte avançado com UTI", desabafou o parlamentar durante o Grande Expediente.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Calendário escolar deste ano pode ir até 2021, define Conselho Nacional de Educação

O calendário escolar de 2020 pode se estender até o próximo ano, e a definição da data do Enem deve aguardar retorno das aulas pós pandemia do novo coronavírus. As orientações foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação nessa terça-feira, e servem para escolas públicas e privadas.

O parecer sobre a reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante a suspensão das aulas por causa da Covid-19 ainda precisa ser homologado pelo Ministério da Educação.

Durante a pandemia, o CNE, Conselho Nacional de Educação, recomenda que as instituições de ensino ofereçam educação remota. As alternativas vão de aulas na internet ao envio dos materiais pedagógicos pelos correios.

No Maranhão, as aulas foram suspensas no dia 16 de março. O subsecretário estadual de Educação, Danilo Moreira, afirma que, desde então, a secretaria desenvolve as estratégias por meio remoto.

As escolas devem cumprir a carga horária de 800 horas no ano letivo.

Após o retorno das aulas presenciais, a reposição da carga horária escolar poderá ser feita no contraturno - quem estuda pela manhã repõe aulas à tarde, por exemplo. Ou em dias não letivos, como sábados, domingos e feriados. Essa compensação pode se estender até o próximo ano.

Sobre as avaliações escolares e exames nacionais, como vestibulares e o Enem, deve ser considerada essa reorganização dos calendários para estabelecer os cronogramas.

Os conteúdos repassados à distância serão contabilizados como "matéria dada" a partir do ensino fundamental. Já na educação infantil a reposição tem de ser presencial. Contudo, o documento flexibiliza a carga horária obrigatória de 100% para 60%.

Para minimizar as perdas por causa do afastamento das atividades escolares, o CNE sugere que as escolas desenvolvam materiais de orientações com atividades educativas de caráter lúdico, recreativo e interativo para que os pais realizem com as crianças em casa.

No caso do ensino superior e tecnológico, a orientação é a ampliação da oferta de disciplinas na modalidade de educação à distância.

Por causa das singularidades e condições de acessibilidade das populações indígena, quilombola, do campo e dos povos tradicionais, as escolas poderão ofertar parte das atividades em horário de aulas normais e parte em forma de estudos dirigidos e atividades nas comunidades.

O Conselho de Educação destaca que as determinações do parecer também se aplicam às escolas brasileiras que funcionam no exterior.
Crédito da matéria: Rádio Agência Nacional

Ensino mediado pela Internet veio para ficar

Nesta quarta-feira (29), o Google Sala de Aula completa a primeira semana do que promete ser um casamento duradouro na rede pública. A plataforma, embora não substitua as aulas presenciais, abriu possibilidades a professores e estudantes. Por isso, eles já planejam um futuro de convivência e harmonia entre as aulas presenciais e as alternativas oferecidas pelos recursos da plataforma. A iniciativa, que faz parte do programa Escola em Casa DF junto com a oferta de teleaulas, dá continuidade ao processo de aprendizagem durante a suspensão das aulas por força da pandemia da Covid-19.
O professor de Física Rendisley Aristóteles dos Santos Paiva, do Centro de Ensino Médio 03 do Gama, tem certeza de que a plataforma continuará sendo usada após a pandemia, porque tem sido um grande recurso para a construção de aprendizagens. A plataforma foi liberada primeiramente para o Ensino Médio para permitir que os estudantes tenham continuidade nos conteúdos e possam se preparar para exames como vestibulares, Enem e PAS. Em breve, será disponibilizada também para os anos finais do Ensino Fundamental.
Por meio da plataforma, os professores têm postado materiais, atividades e videoaulas para manter o aprendizado, além de interagir com os estudantes, podendo esclarecer dúvidas e monitorar o desenvolvimento de cada um.
“Nós podemos desafiar os alunos, postando atividades em PDF ou no Google Formulário, como provas, trabalhos, sendo que a correção pode ser feita na hora e, assim, os alunos têm um feedback imediato”, comentou Paiva. “Podemos ainda postar links do YouTube com dicas de conteúdos que são ensinados em sala de aula, gravar as nossas próprias aulas e passar para os alunos”, diz.
De acordo com ele, neste momento, o principal objetivo é não perder o contato com os alunos. “Mas na volta às aulas presenciais vamos utilizar esses recursos para plantão de dúvidas, montar lives on-line com professores falando sobre determinado tema interdisciplinar, possibilitando interação com os alunos e vamos montar cursos para preparação de olimpíadas de física, matemática, astronomia, entre outros.”
O professor de Geografia Ricardo Augusto Sousa de Andrade já utiliza a plataforma desde 2008 para complementar o ensino presencial. Ele achou bem-vindo o uso amplo neste momento de quarentena. Andrade dá aula para o 3º ano do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho e é supervisor da EJA da Escola Classe 02 do Itapoã. “A manipulação da ferramenta é simples e prática. Antes da pandemia, já utilizava para complementar o processo de ensino e aprendizagem presencial. Agora, com o ensino a distância, como eu e os alunos já estamos ambientados, ficou mais fácil nos adaptarmos à nova realidade”, ressaltou.
Mesmo já sabendo usar os recursos, Andrade optou por fazer o treinamento da Secretaria de Educação. Ele achou enriquecedor. O professor salientou que é importante a continuidade no processo de ensino e aprendizagem, mesmo que de forma virtual. O Enem e o PAS podem ser até adiados, mas certamente acontecerão e todos devem fazer o melhor possível para estarem preparados”, comentou.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Projeto de lei quer deixar hotéis e pousadas à disposição para combate à Covid-19

Deputada Lucy Soares
Com o propósito de viabilizar o cumprimento da quarentena, isolamento e demais atividades de tratamento do coronavírus, a deputada estadual Lucy Soares, do Progressistas, apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado a requisitar administrativamente propriedades privadas.

“O Estado do Piauí sofre com o sucateamento dos serviços públicos de saúde e precisa encontrar alternativas para o cumprimento das medidas preventivas ao avanço do coronavírus. O recolhimento domiciliar das pessoas, de modo a evitar o contato e a propagação da Covid-19, é a ação mais importante. Desse modo, é importante que o governo possa contar com espaços disponíveis caso seja preciso fornecer lugares para isolamento social”, justifica Lucy Soares.
Lucy Soares acrescenta que os proprietários desses imóveis poderão ter direito ao pagamento de indenização com base em tabela a ser divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo. 

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Barreiras são montadas no centro comercial para evitar aglomerações na Semana Santa

A Prefeitura de Campo Maior vai intensificar a fiscalização no centro comercial e nos bairros de Campo Maior para evitar aglomerações no período da Semana Santa. Nessa segunda-feira (6), barreiras foram montadas na rua Dr. Moura e rua senador José Euzebio, entorno do  Mercado Público Central.

Equipes da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Fiscais de Postura, Agentes de Trânsito e fiscais do Meio Ambiente estarão nas ruas fiscalizando estabelecimentos para o controle do fluxo de pessoas, disponibilização de EPIs e autuando estabelecimentos que não são essenciais e insistem em permanecer abertos.

O prefeito Professor Ribinha explicou que a Semana Santa tradicionalmente movimenta as atividades comerciais, e as medidas visam evitar aglomerações e o funcionamento de estabelecimentos não essenciais.

“Essa Semana Santa vai ser diferente das demais. Esse é um período que as pessoas vão para o centro e há intensa movimentação. Nossa força tarefa busca fazer cumprir os decretos de evitar aglomerações e fluxo de pessoas no município”, afirmou.

A forma de atuação foi definida em reunião de emergência convocada pelo gestor na noite desse domingo (5) com a presença de de emergência convocada pelo gestor na noite desse domingo (5) com a presença de representantes dos órgãos envolvidos.

domingo, 5 de abril de 2020

Segunda-feira (06) começa o período de justificativa e a isenção do Enem 2020

Nesta segunda-feira (06), começa o período de justificativa de ausência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) e a solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame  do Ensino Médio (Enem 2020) pela web. O período começa a partir das 10 horas e vão até às 23h59 do dia 17 de abril, através da Página do Participante (site do Enem) ou aplicativo nas lojas virtuais.

Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) e não compareceram nos dois dias de provas deverão anexar algum documento oficial, que justifique a sua ausência no Enem, tais como, assalto/furto, acidente de trânsito, morte de família, por motivos de doenças, declaração da empresa com CNPJ, atividade acadêmica e similares.

Automaticamente isento: Cursando a última série do ensino médio em 2020 (censo escolar), em rede pública de ensino;
Lei Federal de Renda Baixa: Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
Cadastro no CadÚnico: Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS) – bolsa família

sábado, 4 de abril de 2020

Saiba como acessar o auxílio emergencial de R$ 600 aos MEI e informais

O auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais atingidos pela quarentena do coronavírus foi sancionado nesta quarta-feira (1). A previsão é de que comece a ser pago já na semana que vem, segundo o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (2), por meio dos bancos federais como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e bancos privados, além das lotéricas e Correios.  O crédito extra, referente ao pagamento desse auxílio, será feito via Medida Provisória que ainda não foi editada pelo governo federal.

Trabalhadores informais, sem emprego fixo, que não estejam recebendo benefício previdenciário ou seguro-desemprego poderão receber o auxílio emergencial. Mais de 30 atividades serão atingidas pelo auxílio, como taxistas, motoristas de aplicativos, catadores de materiais recicláveis e de agricultura familiar, pescadores artesanais, músicos, vendedores ambulantes, cabeleireiros, manicures, entre outros profissionais.
Vale atentar para alguns pontos antes de receber o auxílio. Os trabalhadores intermitentes, que prestam serviço apenas alguns dias na semana, poderão acessar o auxílio desde que tenham uma renda familiar entre meio salário mínimo (R$ 522,50) e três salários (R$ 3.135). Quem teve renda tributável acima de R$ 28.559,70, em 2018, não poderá acessar o benefício.
Beneficiários do Bolsa Família, que já possuem cartão de recebimento do governo, serão os primeiros a acessar o auxílio de R$ 600. Após as três parcelas de recebimento emergencial, os valores voltarão a variar entre R$ 89 e R$ 178, mais bônus por filho.
Em seguida, os trabalhadores informais que estão no Cadastro Único receberão os pagamentos. OS MEI e autônomos, que contribuem para o INSS recebem em seguida e os informais não cadastrados serão os último.

Crédito da matéria: IstoÉ dinheiro

Secretários de Educação pedem adiamento do ENEM 2020

O secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão usou suas redes sociais para criticar a manutenção das datas da publicação do edital com o cronograma do ENEM 2020 (Exame Nacional de Ensino Médio).  O edital do exame foi divulgado no último dia 31 de março pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que decidiu manter a realização das provas presenciais para os dias 1º e 8 de novembro deste ano.
De acordo com os dados divulgados pelo  Inep no ano passado. o Maranhão registrou 218.082 inscritos no Enem 2019. O estado perdeu apenas para a Bahia (395.438), o Ceará (294.992) e Pernambuco (275.326). Sergipe ficou em último lugar com 78 mil pessoas. O Nordeste registrou 1,74 milhão inscritos nesta edição, 34,2% do total.
Segundo Felipe Camarão, depois de “mais uma decisão equivocada e sem alinhamento com os estados, o Conselho Nacional de Secretários de Educação se manifestou contra o calendário divulgado do ENEM”.  “Manifestamos no sentido de aguardar o final desse ciclo da pandemia e de suspensão das aulas para que sejam definidas as datas das provas do ENEM 2020. Solicitamos, ainda, a ampliação do prazo para as inscrições e que, este ano, diante da pandemia, se
ja garantida a isenção da taxa de inscrição para todos os estudantes de escolas públicas, o que seria uma verdadeira estratégia de apoio a esses alunos”, ressaltou o secretário.
Felipe Camarão ainda fez questão de publicar as ações que a Seduc tem realizado para minimizar os prejuízos das aulas dos estudantes da rede estadual de ensino, tais como, o pronunciamento de Nádya Dutra, secretária adjunta da Seduc, que falou sobre a importância das vídeoaulas, que garantirão a aprendizagem dos estudantes e a produtividade dos professores nesse momento de propagação do coronavírus. E da transmissão das audioaulas que  estão sendo transmitidas pela Radio Timbira das 16h às 18h. Além de todo o conteúdo que também ficará disponível para acesso nos canais da TV da Assembleia Legislativa do Maranhão e da e da TV Timbira no Youtube.

“Estudantes do 3º ano sofrem o maior impacto”

A justificativa da solicitação da suspensão do ENEM 2020 por Felipe Camarão e os demais secretários de educação de todo o país foi baseada na nota publicada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação emitiu uma Nota Pública a respeito do fato.  “O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) manifesta profunda preocupação quanto às datas divulgadas, uma vez que estão suspensas as aulas nas escolas em todo o território nacional, bem como pelos prejuízos para os estudantes, especialmente de escolas públicas. Não há dúvidas de que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio são os que sofrem o maior impacto. Por isso, a importância do diálogo e do olhar para os mais afetados neste difícil momento da pandemia do Covid-19”, diz um trecho da nota. O Consed destacou também a necessidade de que as decisões sejam tomadas a partir do entendimento com as instituições responsáveis pela Educação Básica no Brasil. “No caso do ENEM, é importante o alinhamento com as Secretarias Estaduais de Educação”, ressaltou o Consed. Para o Consed, a manutenção do calendário publicado, especialmente das datas de realização das provas, deverá ampliar as desigualdades entre os estudantes do Ensino Médio em todo o país no acesso às instituições de Ensino Superior. O Consed afirma, então, ser necessário aguardar o fim do ciclo da pandemia e também da suspensão das aulas para sejam definidas as datas das provas do Enem 2020. Os secretários pedem, ainda, que o prazo para inscrições para a realização do exame seja ampliado e que seja garantida a isenção da taxa de inscrição para todos os estudantes de escolas públicas do país.
Em nota divulgada na noite de quarta-feira (1º), o Inep disse que a edição anual do Enem é um processo “longo e complexo” e que a publicação dos editais neste momento é “fundamental” para a execução do exame em 2020. “Para que haja a execução do Enem, é preciso cumprir com as diversas etapas que antecedem a data de aplicação do exame, como a elaboração da prova, os pedidos e a análise de isenção da taxa de inscrição, a efetivação da inscrição, a impressão, a logística e a distribuição, além de todos os subprocessos associados a essas grandes etapas”, diz o Inep. O órgão ainda afirma que não recebeu manifestação formal por parte do Consed, mas que está aberto ao diálogo e que “todas as sugestões e críticas apresentadas são muito importantes para o aprimoramento de suas atividades”. “O Inep garante que cada uma delas será avaliada e discutida, sempre buscando o que seja melhor para a educação brasileira”, conclui o texto.

terça-feira, 31 de março de 2020

Prefeitura, Vigilância Sanitária e PM desenvolvem ações contra o Coronavírus

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo ações em parceria com a vigilância sanitária e Policia Militar visando o cumprimento das medidas restritivas adotadas como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus. 
A vigilância sanitária municipal com apoio da Policia Miliar está realizando a fiscalização do funcionamento de bares, estabelecimentos comerciais e bancos orientando proprietários e frequentadores sobre a prevenção e os riscos de transmissão do vírus em função da aglomeração de pessoas, bem como para fazer cumprir o Decreto que determina a quarentena.
Em reunião nessa segunda-feira 30/03, entre o secretário municipal de saúde, Marcelo Miranda, major Etevaldo Alves, comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar de Campo Maior, Deuselina, gerente financeira e administrativo da secretaria de Saúde e o coordenador de vigilância sanitária, Ronaldo Paz, foram discutidos novas ações estratégicas, bem como a dificuldade de recursos para o enfrentamento da doença. O secretário de Saúde, Marcelo Miranda, falou da importância do trabalho realizado pela vigilância sanitária, da parceria Secretaria de Saúde e Policia Miliar e disse que a ação tem como objetivo frear a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).

segunda-feira, 30 de março de 2020

Saiba o que é a renda mínima e quem poderá receber durante a quarentena

– A renda mínima de R$ 600 a  pessoas  de baixa renda foi aprovada, por unanimidade, na noite de quinta-feira (26) pelo plenário da Câmara dos Deputados. O auxílio foi incluído pelo deputado Marcelo Aro (PP-MG), por meio de uma emenda ao Projeto de Lei (PL) 9236/17, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). Inicialmente, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) havia proposto um auxílio de R$ 200.
Os parlamentares aprovaram o PL como medida excepcional de proteção social devido às consequências econômicas provocadas pela quarentena de combate à pandemia do novo coronavírus. Agora, a matéria segue para a aprovação do Senado Federal.

Quais são as regras?

Para ter acesso ao auxílio, o solicitante deve ser maior de 18 anos, não ter emprego formal e não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa de transferência de renda federal que não seja o Bolsa Família.
Também é necessário apresentar renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 522,50) por pessoa ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135). A pessoa também não pode ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.
Além de cumprir tais requisitos, o candidato a receber a renda mínima deve cumprir pelo menos uma dessas condições: exercer atividade na condição de microempreendedor individual (MEI); ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS); ser trabalhador informal inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ter cumprido o requisito de renda média até 20 de março de 2020.
O valor pode chegar a R$ 1.200 dependendo da condição da pessoa. Será distribuído R$ 600 para uma pessoa e R$ 1.200 para até dois trabalhadores da família ou mulheres chefes de família com filhos menores de 18 anos. A renda mínima será oferecida pelo período de três meses e poderá ser prorrogada enquanto valer o decreto de calamidade pública.
Também receberão a renda mínima pessoas com deficiência ou idosos que entraram com o pedido para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), no valor de um salário mínimo mensal (R$ 1.045), mas que ainda não tiveram retorno da solicitação. O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) irá liberar o auxílio emergencial de R$ 600 como um adiantamento do BPC até que este seja avaliado e aprovado.
O pagamento será feito por bancos públicos federais, como a Caixa Econômica Federal, por meio de uma conta poupança social digital. A abertura da conta será feita de forma automática em nome dos beneficiários com isenção de tarifas bancárias. Para receber e saber se tem acesso ao benefício, portanto, o trabalhador deverá se deslocar até um desses bancos.
Caso a pessoa deixe de se enquadrar em alguma das condições, o auxílio deixará de ser pago imediatamente. A fiscalização será feita por meio de troca de informações entre os órgãos federais que têm jurisprudência sobre o assunto. 

Tramitação no Senado

Na segunda casa legislativa, o projeto de lei não passará pelo rito padrão de votação, ou seja, não passará pelas reuniões de comissões. A votação, então, deve ocorrer nesta segunda-feira (30), diretamente e somente no plenário da casa com a presença de relatores escolhidos pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Cerca de 100 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com o auxílio, segundo o senador. O recurso para o oferecimento da renda mínima deve advir de “diversas fontes”. De acordo com o parlamentar, “o governo tem poder para emitir dinheiro, tem em caixa na conta do Tesouro Nacional mais R$ 1,3 trilhão. Portanto, não há como isso não ter facilidade de ser implementado.”

Ministério da Educação prevê reinício das aulas só maio

Ministério da Saúde enviou, na manhã deste sábado (28), um documento aos estados com um plano de transição à quarentena, adotada para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus. A proposta prevê que escolas e universidades sigam fechadas até o fim de abril, com possibilidade de extensão para o mês de maio.
O planejamento também sugere que pessoas do grupo de risco, incluindo idosos, fiquem afastadas de atividades sociais e trabalho por três meses. Há ainda outras medidas de isolamento para o resto da população, como veto a cinemas, eventos e cultos e incentivo ao home office.
O plano, enviado aos secretários de saúde, ainda prevê outras ações. Para bares e restaurantes, por exemplo, a sugestão é reduzir em 50% a capacidade instalada e reforço de ações de prevenção.
Aos trabalhadores informais, o documento traz a proposta que sejam contratados como uma espécie de "promotores de saúde" durante o período de emergência. Assim, eles teriam funções como orientações à população nas ruas e identificar idosos e enviá-los às suas casas.
A proposta do plano é dar aos estados estratégias de transição para a quarentena. Porém, não esclarece se aqueles que já adotaram medidas mais restritivas teriam que flexibilizá-las.
Na manhã deste sábado (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convocou ministros para uma reunião no Palácio da Alvorada. Bolsonaro tem defendido o isolamento vertical - ou seja, aquele que mantém em restrição social apenas pessoas acima de 60 anos e grupos de risco. O presidente também quer liberar todas as atividades comerciais, além de igrejas e templos.
O projeto do Ministério da Saúde se alinharia, em partes, às ideias de Bolsonaro, como a abertura de bares em metade da capacidade e ao frisar o afastamento de idosos. Por outro lado, ao indicar o home office e vetar cinemas, eventos e cultos, endossam ações já realizadas em outros locais, como Salvador.
Segundo o documento, a previsão é que o plano seja anunciado oficialmente antes da Páscoa, a partir de 6 de abril, para evitar aglomerações

terça-feira, 24 de março de 2020

Fique de olho no Calendário de Vacinação da gripe influenza

A Campanha de Vacinação contra gripe em Campo Maior começa na nesta quarta-feira (25/3). Inicialmente serão vacinados, os idosos de 60 anos e mais e os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. A campanha foi antecipada e a decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que, dependendo da gravidade, pode levar a óbito.
A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde adotou algumas mudanças preventivas como: a vacinação dos idosos de acordo com a letra inicial do nome no Registro de Nascimento e a imunização em esquema “drive thru”, assim a pessoa não precisa nem ter contato com as demais em postos de saúde e recebe a dose ainda dentro do carro. Para se vacinar é só procurar o posto de vacinação mais próximo portando cartão de vacinação e um documento com foto. 

CONFIRA AS DATAS
25/03 IDOSSOS – LETRAS A, B, C, D e E
26/03 IDOSOS – LETRAS F, G, H, I e J
27/03 IDOSOS – LETRAS K, L, M, N e O
30/03 IDOSOS – LETRAS P, Q, R, S, e T
21/03 IDOSOS – LETRAS U, V, W, X, Y e Z
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO
QUADRA DO POLIESPORTIVO
QUADRA DO BRIOLANJA
IGREJA CATÓLICA DO CARIRI
MERCADO DO PRODUTOR RURAL
QUADRA DO CAIC
SECRETARIA DE SAÚDE / SISTEMA DRIVE-THRU ( entrada –portão do SAMU)

sábado, 21 de março de 2020

Prefeitura decreta fechamento do comércio

O prefeito Professor Ribinha, de Campo Maior, editou o terceiro decreto em menos de 24 horas para determinar a proibição da abertura e funcionamento de estabelecimentos comerciais que não estejam previstos e liberados pelas autoridades sanitárias do município, Estado e União.

O decreto disciplina o funcionamento de estabelecimentos como Igrejas, Templos ou Similares, Casas Noturnas, Casas de Festas, Pubs ou Similares, Academias, Centros de Treinamento, Centros de Ginástica, Clubes Sociais e de Serviços, Entidades Tradicionalistas, Entidades de Representação Sindical ou de Categorias.

Também não poderão funcionar estabelecimentos do Comércio e Serviços em Geral, Brinquedotecas, Espaços Kids, Playgrounds, Espaços de Jogos, Feiras Públicas de Qualquer Natureza, Exposições Públicas ou Privadas, Congressos e Seminários, Centros de Comércio, Galerias de Lojas, Parques de Diversão, Hotéis, Motéis, Salões de Beleza, Barbearias, Lojas de Conveniência, Agências Lotéricas, Transporte Coletivo Público, e outros.
 
O prefeito Ribinha disse que devem permanecer abertos somente estabelecimentos como farmácias e supermercados. "é hora para que todos se unam em prol da não proliferação do novo Coronavírus e ainda apela para que a população de Campo Maior siga as orientações das autoridades sanitárias e fique em casa, nesse momento difícil", completa.

Prefeitura suspende cortes de água e cobranças de faturas

O corte no fornecimento de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior (SAAE) está suspenso a partir desde sábado (21). A medida foi decretada pelo prefeito Professor Ribinha na noite de ontem para garantir as condições de higiene necessárias da população durante a pandemia do novo coronavírus.

O decreto suspende o corte do serviço de água de consumidores residenciais inadimplentes enquanto durar o estado de emergência e calamidade em saúde pública, autoriza que no prazo de três dias úteis o fornecimento de água seja restabelecido em residências que estão inadimplentes e ainda suspende as cobranças de juros e multas de todas as contas de ligações residenciais que se vencerem enquanto durar o estado de emergência. 

“Essa é uma medida para assegurar que nossa população terá água para a higiene que é necessária para o combate ao vírus. Também é uma forma para que trabalhadores informais e a população em geral cumpra as orientações de ficar em casa com uma preocupação a menos. As medidas necessárias e que estão dentro de nossa competência serão tomadas para evitar um mal maior no município”, disse o prefeito Professor Ribinha.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Professora leva soco de mãe de aluno após trocá-lo de lugar: 'humilhada'

Uma professora de 34 anos afirma ter sido agredida em uma escola municipal de ensino de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a educadora relatou ao G1 neste domingo (15), ela foi vítima da mãe de um aluno da unidade, que a desferiu um soco, além de agredi-la verbalmente.

A agressão ocorreu na tarde desta sexta-feira (13), na Escola Municipal Professora Isabel Bréfere, no bairro Aviação. Conforme relata a professora, que prefere não se identificar, ela ministra aulas ao aluno 'pivô' da discussão desde o ano passado. Ele está no 5º ano e estuda no período da manhã.

Professora afirma ter sido agredida por mãe de aluno após chamar a atenção do estudante e trocá-lo de lugar em Praia Grande, SP — Foto: Arquivo pessoal"Durante o ano passado eu não tinha tido nenhuma indisposição, nem com a mãe e nem com o aluno. Já neste ano, logo no início das aulas, há cerca de um mês, o descontentamento dela começou por conta do lugar que o menino estava sentado. Eu o troquei de lugar porque ele conversava muito com os colegas e não prestava atenção na aula", explica a profissional.

De acordo com a educadora, após a mudança, a mãe do aluno foi até a porta da sala de aula e a questionou sobre a troca de lugar. "Eu expliquei que era para não atrapalhar a aula e os estudos dele, já que ele conversava muito. Porém, já alterada e bem agressiva na forma de falar, ela disse que eu estava o excluindo", relembra.

A mulher teria saído e procurado a diretoria, mas foi informada que não haveria a possibilidade de mudança de classe, pois o prazo para essa transferência já havia acabado. "Depois disso, ela não foi mais na sala. Continuei a prática normal das minhas aulas, já que sempre passo olhando, de mesa em mesa, os cadernos de cada uma das crianças. Faço isso para ver se a lição está completa e anotar, para os pais acompanharem a situação", diz.

Leia a matéria do Portal G1 na íntegra clicando aqui.

Prefeito entrega escola do Povoado Salinas



A comunidade Salinas, 16 km de Campo Maior, recebeu neste domingo (15) uma escola ampla e climatizada. A unidade escolar que atende cerca de 50 crianças, da creche ao 5° ano, possui salas de aulas climatizadas, banheiros moderno e com acessibilidade, sala de professores, cantina, material pedagógico e equipe de professores motivados.


O prefeito Professor Ribinha lembrou que a educação de Campo Maior tem como meta proporcionar ensino de qualidade na zona rural assim como é realizado na zona urbana do município. Para o gestor, a inauguração da escola José Gomes de Oliveira marca uma nova era na educação rural do município.

“Imagine a minha satisfação de inaugurar uma escola desse nível de qualidade na região onde nasci. Tenho esse compromisso porque sei como as crianças da zona rural eram tratadas. Me enche de orgulho ver meu pai aqui presenciando esse momento de realização de um sonho”, disse.

Maria José, mãe da aluna Emanuely Alves, se emocionou ao comparar nova escola com a antiga estrutura.  Já o filho Maicom Lopes, aluno da escola Hilson Bona, da rede municipal, se destaca como estudante medalhista.

“Não tem comparação como era a outra e como está agora. Como mãe, estou muita satisfeita e grata pelo nosso município ter uma educação de qualidade. Eu vejo um futuro de muito sucesso para meus filhos, porque o ensino é de qualidade, os professores empenhados e agora com escola nova”, declarou.

O prefeito anunciou que em poucos dias será inaugurada a escola padrão MEC no Residencial Renascer e a obra de reforma da sede da Secretaria Municipal de Educação