quinta-feira, 1 de setembro de 2011

INTERPRETAÇÃO NÃO É O MESMO QUE COMPREENSÃO

É bastante comum nos concursos atuais a presença de questões que tratam da leitura que se é capaz de fazer de alguns gêneros textuais e muitos ainda confundem interpretação com compreensão.
Interpretar significa saber o que se conclui do que está escrito, o que é bem diferente de compreender o que realmente está escrito.
Para que essa diferença seja útil e se obtenha sucesso nas provas de concursos, o candidato deve fazer dois tipos de leitura:
Ø  A informativa, onde se busca as palavras mais significativas de cada parágrafo (palavra-chave) de onde se agregam outras palavras que produzem sentidos,  e a
Ø  leitura interpretativa, onde se vai compreender, analisar e sintetizar as informações do texto.
Para leitura interpretativa requer :
  • Compreensão : entender a mensagem literal contida no texto. As questões versam sobre a postura ideológica do autor, a ideia central, a tese defendida.
  • Análise : depreender do texto a informação essencial. Para isso é importante buscar  as palavras mais importantes de cada parágrafo, elas constituirão as palavras-chave do texto. Atentar para os modos de articulação das ideias.
  • Síntese : organizar as ideias principais do autor para chegar à expressão que constitui a tese defendida pelo autor durante todo o texto.