sábado, 3 de setembro de 2011

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO ENEM

Na competência de área 7, a matriz de referência do ENEM, exige do candidato, confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. Essa competência possui 4 habilidades, correspondendo no último ENEM a 22% das questões.
A habilidade 22 no ENEM 2010 correspondeu a 11% do total de itens da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e busca que o candidato  relacione, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
Veja o exemplo da questão 114 da prova do 2º dia:
A Herança Cultural da Inquisição
A Inquisição gerou uma série de comportamentos humanos defensivos na população da época, especialmente por ter perdurado na Espanha e em Portugal durante quase 300 anos, ou no mínimo quinze gerações.
Embora a Inquisição tenha terminado há mais de um século, a pergunta que fiz a vários sociólogos, historiadores e psicólogos era se alguns desses comportamentos culturais não poderiam ter-se perpetuado entre nós.
Na maioria, as respostas foram negativas, ou seja, embora alterasse sem dúvida o comportamento da época, nenhum comportamento permanece tanto tempo depois, sem reforço ou estímulo continuado.
Não sou psicólogo nem sociólogo para discordar, mas tenho a impressão de que existem alguns comportamentos estranhos na sociedade brasileira, e que fazem sentido se você os considerar resquícios da era da Inquisição. […]
KANITZ, S. A Herança Cultural da Inquisição. In: Revista Veja. Ano 38, no 5, 2 fev. 2005 (fragmento).

Considerando-se o posicionamento do autor do fragmento a respeito de comportamentos humanos, o texto
A) enfatiza a herança da Inquisição em comportamentos culturais observados em Portugal e na Espanha.
B) contesta sociólogos, psicólogos e historiadores sobre a manutenção de comportamentos gerados pela Inquisição.
C) contrapõe argumentos de historiadores e sociólogos a respeito de comportamentos culturais inquisidores.
D) relativiza comportamentos originados na Inquisição e observados na sociedade brasileira.
E) questiona a existência de comportamentos culturais brasileiros marcados pela herança da Inquisição.
Aqui as marcas textuais do artigo de opinião se fazem no verbo discordar e a conjunção adversativa mas, o que nos remete à letra B como correta.
Portanto, faz-se necessário muita atenção quando da leitura de questões dessa natureza, o que nos remete ao nosso artigo anterior http://blogdoprofessorjorgecamara.blogspot.com/2011/09/interpretacao-nao-e-o-mesmo-que.html
FIQUE LIGADO!!!!!!!!!