sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Participação dos pais na vida escolar dos filhos

     Os pais têm participação fundamental no desempenho escolar dos filhos, seja acompanhando o que acontece na escola, ou mesmo estando ao lado dos pequenos no momento em que eles fazem a lição de casa.
     Segundo informações do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, os pais creditam a si mesmos 77,22% da influência sobre o desempenho escolar dos filhos, mas apesar de reconhecerem sua responsabilidade, uma parte significativa acredita que é compromisso da escola ensinar os valores às crianças e aos adolescentes.
     “Trata-se de um trabalho conjunto que envolve professores e familiares”, conta Márcia Murillo, pedagoga da Mercur. Segundo Márcia, a companhia do adulto na realização das atividades extraclasses proporciona à criança o encontro entre gerações, assim como a possibilidade de desenvolver a confiança em si e no mundo que o rodeia.
     Construir combinados, falar com os professores e cultivar um ambiente familiar que respeite o próximo desde a primeira infância, são alguns pontos essenciais para os pais que desejam proporcionar aos seus filhos experiências significativas que contribuam no processo de aprendizagem, destaca a pedagoga.
     Auxiliar nos deveres de casa, incentivar a leitura e se envolver nos eventos escolares são formas de melhorar essa relação entre pai e filho no que diz respeito à educação, pois com isso a criança se sente mais importante na vida familiar, o que contribui para o aprendizado
fonte: http://www.nota10.com.br/

Nenhum comentário: