sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

TRÂNSITO: RESPONSABILIDADE DE TODOS

Hoje nos deparamos com mais uma notícia chocante quanto aos acidentes de trânsito em Campo Maior: faleceu o eletricista Daniel, esposo da Francisquinha do escritório do Dr. Gil Barbosa Júnior. Lamentável episódio que nos faz pensar o quanto somos responsáveis por um trânsito humano e sem acidentes.
Comprovado pelas estatísticas oficias, a maioria dos acidentes são ocasionados quer pela imperícia de condutores, quer pela ingestão de bebidas alcoólicas, e, quando juntam-se os dois o resultado é fatal. Além das mortes violentas que  se tem notícias diariamente, incalculável é o número de pessoas com sequelas que abarrotam o sistema previdenciário e os serviços de saúde.
Toda essa situação pode ser evitada com o compromisso de cada um de nós, quer como pedestres, quer como condutores de veículos. É necessário a reeducação de cada um com o objetivo de preservar a nossa vida e a dos outros. Dirigir ou pilotar requer cuidados tanto com o veículo que conduzimos como com os outros.
Ah! Como somos egoístas. Sempre pensamos apenas no nosso bem estar, na nossa comodidade. Sempre nos achamos os “donos do pedaço”, “senhor da situação”, os outros, que se danem. São esses comportamentos que tem feito a alarmante estatística das vítimas que conhecemos.
Cremos que as desgraças só acontecem com os outros, com os nossos vizinhos. “De repente, não mais que de repente” podemos ser surpreendidos com uma fatalidade, e aí descobrimos – tão tarde – que poderíamos ter melhorado nosso comportamento, que poderíamos ter evitado uma desgraça em nossas vidas.
Trânsito requer consciência de que qualquer um de nós podemos ser vítimas de uma tragédia. Podemos ficar debilitados, quer por nossa irresponsabilidade – ou falta de educação -, quer pela  falta de consciência de muitos que  desrespeitam não só as leis do trânsito como a própria vida e a dos outros.

Nenhum comentário: