quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ministério autoriza mais unidades da Universidade Aberta no Piauí

Segundo o governador, o Piauí possui 44 municípios com UAB.


O Ministério da Educação e Cultura (MEC) autorizou nesta quinta-feira (15) mais pólos da Universidade Aberta do Brasil para o Piauí. A decisão foi comunicada ao governador Wilson Martins que esteve reunido nesta manhã com o secretário executivo, Henrique Paim, da pasta para tratar sobre as escolas de tempo integral e a UAB.


O governador determinou que os novos pólos serão abertos nos locais onde os campus da Uespi foram fechados. A quantidade de vagas e número de unidades serão definidos e divulgados à população. Segundo o governador, o Piauí possui 44 municípios com UAB. 

Outros fatores que deverão embasar a definição de onde serão instalados os novos polos são os Índices de Desenvolvimento  Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "É importante analisar a demanda reprimida, as cidades com menores IDH e Ideb. A Educação a Distância tem modificado a realidade das cidades do interior. Temos evasão quase zero e grande aproveitamento dos egressos no mercado de trabalho", disse o presidente do Fundo Nacional da Educação (FNE), José Carlos Freitas.

Para a ampliação da UAB no Piauí, o Governo do Estado precisará investir em infraestrutura física e rede de internet banda larga e o MEC custeará instalação de laboratórios e pagamento de bolsa para tutores e coordenadores. A quantidade de novos polos e o local de instalação deles vai ser definido em outras reuniões. A primeira delas, inclusive, está marcada para janeiro do próximo ano com os técnicos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e do MEC.

O Ministério da Educação também autorizou a descentralização dos núcleos da UAB, aproveitando o espaço físico de escolas da rede pública estadual.
 

 

Nenhum comentário: