quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TSE TEM NA FILA 16 PARTIDOS PARA REGISTRO

Fato interessante divulgado pela revista Veja, na Coluna "Maquiavel", desta semana, sobre a quantidade de partidos políticos que fazem fila no TSE em busca de legalização. 
Realmente é uma oportunidade a mais para aqueles que fazem dos partidos moeda de troca em época de ewleições, além de uma forma de burlarem a questão da fidelidade partidária.
 
"O Diário Oficial publicou nesta terça-feira o estatuto da nova Arena – a reedição do partido predominante durante o regime militar. Agora, a sigla criada pela estudante gaúcha Cibele Baginski precisa recolher cerca de 500.000 assinaturas para poder disputar as eleições. A lista de partidos do Brasil só cresce: hoje, são 30 siglas. De 2011 ano para cá, surgiram três – o PSD, o PPL e o PEN. Mas a fila parece não ter fim. Nada menos do que 16 partidos embrionários constam da base de dados do TSE. São legendas que já entregaram parte das assinaturas necessárias para obter o registro definitivo.

Entre as novas legendas que podem conseguir acesso aos recursos do fundo partidário e  atormentar o eleitor durante o horário político, estão o Partido da Mulher Brasiliera, o Partido Cristão, o Partido da Liberdade Solidarista e o pretensioso PSPB: Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil.

A legislação exige que as siglas recolham assinaturas de 0,5% da população em pelo menos um terço das unidades da federação. Por isso, existem nove partidos buscando assinaturas no Ceará, quatro no Acre, mas nenhum, por exemplo, em Minas Gerais: é mais fácil atingir a meta em estados menos populosos.
(Gabriel Castro, de Brasília)"

Nenhum comentário: