quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Educação Sexual

Todas as pessoas responsáveis por uma criança se preocupam, ou deveriam se preocupar, de alguma forma com a educação sexual. Mas o que é educação sexual? É ensinar a parte biológica, ou como se prevenir contra gravidez, ou doenças sexualmente transmissíveis? É ensinar a se portar, não se exibir, ter pudores com o próprio corpo? A educação sexual deveria estar dentro do pacote da educação como um todo, e ao educar seu filho, seu neto, sobrinho etc, a prioridade deve ser o caráter, a ética, a responsabilidade, entre tantas outras coisas.

Quem educa sua criança com essa direção associado à conversa, interesse real, parceria, cumplicidade estará educando sexualmente também. O que é uma boa educação sexual, senão revestida de bons conceitos e uma dose grande de afeto. Amar seu filho é se interessar por ele, e uma vez havendo o interesse, haverá a conversa, e aí os pais ou responsáveis poderão orientá-lo da forma correta.

Conversa é falar e ouvir. E dentro desse diálogo sempre aparece espaço, um grande espaço para o lado afetivo. E o lado afetivo é seu filho poder falar do que sente, como sente e porque sente. E a verdadeira educação sexual, é exatamente isso: colocar conceitos de acordo com o sentimento do momento para dentro de um respeito ensinar o seu filho a se valorizar. E então valorizará quem estiver com ele dentro da ética e responsabilidade, afinal, a palavra educação, vem de educar, e educar é um processo permanente de conceituar e sentir, e o ideal é que os pais ou responsáveis façam isso com suas crianças, antes que cresçam e alguém, que não os pais, o faça!!!

Nenhum comentário: