quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Malotes de provas do Enem serão monitorados por GPS para evitar fraude

Ministério da Educação quer evitar que credibilidade do Exame seja questionada como aconteceu em anos anteriores.


Todos os malotes de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão monitorados por GPS. A ideia do Ministério da Educação é ampliar a segurança do exame que teve sua credibilidade colocada à prova em edições anteriores. Ao todo, mais de 63 mil malotes terão GPS.
Segundo Valdir Soares, coordenador do Enem no Piauí, o sistema de monitoramento por GPS foi implantado no ano passado, ainda de forma experimental. “Foram utilizados GPS em 10 mil malotes. Este ano, todos os malotes serão monitorados para garantir aos candidatos a segurança que o Exame exige”, comentou, acrescentando que o rigor na segurança também está sendo adotado em relação à redação e com a proibição do uso de bonés, lenços e óculos escuros durante a prova.
Além de ampliar a segurança na realização das provas, a organização do certame tem intensificado os mecanismos para aumentar a acessibilidade de pessoas que possuem alguma limitação, seja ela de natureza física, ou gravidez e outros. A limitação do candidato deve ser informada no ato da inscrição do Enem. “O MEC disponibiliza uma equipe para cada tipo de atendimento, de forma que ninguém venha a ficar prejudicado na hora da prova”, esclarece Valdir Soares.
Valdir Soares, coordenador ENEM PIAUÍ
Para que ninguém deixe de fazer o Exame, o Inep oferece um tratamento diferenciado às participantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, mobilidade reduzida ou outras condições físicas, mentais, sensoriais ou psicológicas. Os cegos, por exemplo, poderão fazer a prova em braile e serão atendidos em salas individuais e atendidos por duplas de ledores.
Segundo dados do Inpe, cerca de 6,7 mil candidatas que se inscreveram no Exame informaram estar grávidas. Do total, mais de 3,1 mil estão previstas para dar à luz em outubro, sendo 517 candidatas com previsão de ter o parto no período de provas, que terão acompanhamento direto, além das mamães que poderão amamentar durante a prova.
Os sabatistas, ou seja, aquelas pessoas que guardam os sábados por motivos religiosos, também haverá um horário diferenciado. Para estes participantes, o exame será realizado em horário específico no sábado (26 de outubro de 2013). O aluno deverá comparecer ao local de realização do exame no mesmo horário dos demais participantes, ou seja, às 12h (horário oficial de Brasília) e aguardar na sala de provas para iniciar as provas às 19h (horário oficial de Brasília).

Nenhum comentário: