segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

INTELECTUAIS CAMPO-MAIORENSES: ZÉ OMAR BRASIL



                   
José Omar Araújo Brasil, professor, poeta, compositor, pesquisador e artesão. Nasceu em 06 de dezembro de 1948 em Barro Duro – Piauí. Radicado em Campo Maior desde 1963.
                   Filho de Corinto Araújo, funcionário público federal aposentado e Anatildes Arruda Brasil Araújo, professora da rede oficial de ensino (in memorian).
                  Em 1977 ingressou na Universidade Federal do Piauí – UFPI no Curso de Licenciatura Plena em Ciências – Matemática; graduado pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
                 Professor da rede estadual desde 1976, tendo prestado serviços junto a UESPI e na rede particular de ensino nas instituições: “O Cursão” e Colégio “Alfabetoc”.
                Colaborou em alguns jornais, entre eles, “A Luta” e a “Voz do Jenipapo”; redator do Jornal “A Tribuna dos Heróis” e membro fundador de vários movimentos culturais de Campo Maior, dos quais, o Clube Lítero Cultural Campomaiorense – CLCC, movimento que deu origem ao jornal “A LUTA”.
Tem publicado a “Síntese História da Batalha do Jenipapo”, atualmente na segunda edição (esgotado). Trata-se de uma fonte de pesquisa e de conhecimento direcionada a todos os públicos interessados em conhecer, de forma sucinta e clara os fatos e a importância dos irmãos cearenses e piauienses, em especial, o povo campomaiorense que, neste solo derramaram seu sangue na luta decisiva para a consolidação da independência do Brasil.
               Participou do movimento cultural que fundou a Academia Campomaiorense de Artes e Letras – ACALE, da qual é acadêmico e secretário executivo.
              Membro fundador da ALTEC- Academia de Letras do Território dos Carnaubais.

Nenhum comentário: