Postagem em destaque

O Setembro Amarelo é um mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio, mas em Campo Maior as ações ainda são tímidas, restrit...

sábado, 29 de dezembro de 2012

Professores poderão fazer residência como parte da formação profissional

BRASÍLIA, DF, 29 de dezembro (Folhapress) - A realização de uma residência pedagógica, semelhante à residência médica oferecida aos estudantes de medicina, pode tornar-se obrigatória no país para formação dos professores de educação básica. A proposta consta de projeto de lei do Senado, pronto para entrar na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte em fevereiro, na retomada dos trabalhos. As informações são da Agência Senado.

De autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT), a proposta acrescenta um parágrafo ao artigo 65 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com objetivo de melhorar a qualificação dos professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. A residência pedagógica funcionaria nos mesmos moldes da médica: uma etapa posterior à formação inicial, com duração mínima de 800 horas e bolsa de estudos.

Para justificar a medida, Blairo Maggi argumentou que parte da dificuldade de alfabetização das crianças brasileiras com até oito anos de idade se deve às condições estruturais na formação dos professores. Dentre elas, o senador destacou o aumento de instituições de ensino de qualidade discutível.

A matéria, que será apreciada em caráter terminativo pela comissão, teve voto favorável do relator, senador Ivo Cassol (PP-RO). Cassol reconhece a má formação dos professores brasileiros, comprovada pelos sucessivos resultados insatisfatórios dos exames de avaliação de ensino. Para ele, a qualificação e a adequada formação dos docentes constituem "pré-requisito" para o sucesso profissional no magistério, assim como para a obtenção de resultados acadêmicos relevantes pelos estudantes.

O relator lembra ainda que, em audiência pública promovida em 2009 pela comissão para debater a ideia, já proposta anteriormente pelo ex-senador Marco Maciel, profissionais da área se mostraram entusiasmados com a residência pedagógica.

Nenhum comentário: