segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

INSCRIÇÕES PROUNI COM A NOTA DO ENEM

Quem ainda não sabe como funciona o Programa Universidade para Todos (PROUNI) está no lugar certo! Neste artigo iremos falar sobre a relação do Programa com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Podemos adiantar que um é totalmente dependente do outro.

O Programa Universidade para Todos é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo principal beneficiar estudantes de baixa renda com bolsas de estudos integrais e parciais (de 50% do valor do curso) em instituições privadas de educação superior. O PROUNI existe desde 2004 e já contemplou milhares de pessoas, democratizando o acesso ao ensino superior no Brasil.

Bem antes, no ano de 1998, foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar o desempenho dos alunos ao término da escolaridade básica. Em suas primeiras edições o número de participantes era modesto. Podemos dizer que o ENEM tornou-se mais popular a partir da criação do PROUNI e do vínculo criado pelo MEC entre os dois. A concessão de bolsas nas instituições de ensino superior é dependente da nota obtida pelo estudante no Exame.

Só pode se inscrever no PROUNI 2013 quem participou do ENEM 2012. Tal situação se aplica para as edições de cada semestre do ano, uma nos meses de janeiro e fevereiro, outra em junho e julho. Em ambos os casos será levado em conta o resultado conquistado pelo participante no Exame aplicado nos dias 03 e 04 de novembro.

Vale lembrar que o estudante precisa alcançar, no mínimo, 400 pontos na média do ENEM nas cinco notas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação). Outro detalhe importante é que o candidato deve ainda obter nota superior a zero na redação.

As inscrições do PROUNI 2013 devem ser realizadas no site http://siteprouni.mec.gov.br/ dentro do prazo previsto. Ao iniciar o registro, é preciso informar o número de inscrição e a senha utilizada no ENEM 2012. O Programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, dando total segurança aos participantes.

Fonte: http://www.sitedoenem.org
 

Nenhum comentário: