sábado, 9 de fevereiro de 2013

MEC libera acesso à Correção da Redação do ENEM

O Ministério da Educação (MEC) liberou aos estudantes o acesso à correção das redações do ENEM 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio. A liberação serve apenas para fins pedagógicos, não sendo passível nenhuma espécie de recurso jurídico.

No dia 28 de dezembro foram divulgadas as notas dos candidatos nas provas. Agora, quem tinha dúvidas de como ter acesso à redação do ENEM 2012 pode visualizar o espelho do texto e conferir as notas atribuídas em cada uma das competências.

Para fazer a consulta o estudante deve acessar o site oficial do ENEM, portando o CPF ou número de inscrição e a senha cadastrada anteriormente. Na própria página existem links que disponibilizam a recuperação da senha e a consulta ao número de inscrição.

As cinco competências avaliadas são as seguintes: Domínio da norma padrão da língua portuguesa; Compreensão da proposta de redação; Seleção e organização das informações; Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; e Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais. A nota máxima para cada uma delas é de 200 pontos e, obviamente, a nota máxima que o candidato pode atingir na redação é 1000 pontos.

De acordo com o INEP, foram 5.683 corretores responsáveis por 4.113.558 redações, onde 1,82% estavam em branco e 1,76% com nota zero. De dezembro do ano passado até janeiro deste ano, vários estudantes moveram ações judiciais para conseguir acesso à correção da redação antes de começar o período de inscrição do SISU 2013 – Sistema de Seleção Unificada. No entanto, a Advocacia Geral da União suspendeu todas as liminares.

Fonte: sitedoenem.org
 

Nenhum comentário: