sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MEC pode cobrar taxa de inscrição de estudantes ausentes no Enem 2013

5 de fevereiro de 2013
O MEC – Ministério da Educação estuda a possibilidade de cobrar taxa de inscrição de estudantes ausentes no Enem 2013. Foi o que disse o ministro da educação, Aloizio Mercadante, no fim do mês de janeiro.
Enem 2013 isenção taxa de inscriçãoEsta seria uma das soluções encontradas pelo ministro para resolver um problema recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio: todos os anos a maior parte dos estudantes não paga a taxa de inscrição e os níveis de abstenção têm sido cada vez maiores.

Em 2012, por exemplo, dos quase 5,8 milhões de inscritos, mais de 4 milhões não pagaram taxa de inscrição e a abstenção foi de 27,9%, o que gerou um gasto de mais de 90 milhões de reais com estudantes que sequer compareceram para resolver as provas, nos dias 03 e 04 de novembro.

A cobrança, que seria exclusivamente para os estudantes que se inscrevem gratuitamente e não comparecem no local de provas nas datas de realização do exame, é na verdade a perda do benefício de participar gratuitamente na edição seguinte. Os estudantes ausentes poderiam ainda, de acordo com o ministro Mercadante, justificar suas faltas, dentro de um prazo específico que seria concedido pelo MEC.

Todos os anos, a isenção da taxa do Enem, que é de R$ 35,00, é automática para todos os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública. Porém, os candidatos também podem solicitar, no ato da inscrição, a isenção do pagamento da taxa, declarando carência financeira. A solicitação é deferida ou indeferida levando em conta a renda familiar do estudante.

Após a realização do Enem 2012, Mercadante disse em uma entrevista que estava preocupado com esta situação dos altos índices de abstenção dos estudantes. Na mesma entrevista o ministro descartou a realização de duas aplicações do Enem em 2013.

Há outra possibilidade que pode ser considerada como solução dos problemas de abstenção do Enem a partir da edição de 2013: o MEC pretende tornar o exame como obrigatório para todos os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio. Esta decisão não se aplicaria somente às escolas da rede pública, mas a todas as instituições de ensino do país.

Os estudantes poderão fazer inscrição no Enem 2013 provavelmente entre o final de maio e a metade de junho. As provas, a divulgação dos gabaritos oficiais e o resultado do exame estão previstos para acontecer no último trimestre do ano.

Nenhum comentário: