domingo, 5 de janeiro de 2014

MEC abre inscrição do SISU nesta segunda-feira, 6 de janeiro

Os candidatos poderão se inscrever a partir de amanhã (6) no Sisu, sistema que usa o Enem 
para preencher vagas nas instituições públicas. A inscrição será feita pela internet até as 
23h59 do dia 10 de janeiro.
Ao todo, 115 faculdades e centros educacionais oferecem vagas para os interessados em ingressar no primeiro semestre de 2014. O Estado com maior número de instituições ligadas ao Sisu é Minas (18), seguido pelo Rio de Janeiro (15) e pelo Rio Grande do Sul (9).
Podem se inscrever no Sisu, todos os candidatos que fizeram o Enem. Os jovens poderão escolher até duasopções de vagas, apontando, em ordem de preferência, as opções de vaga em instituição, local de oferta, curso e turno.
A lista de selecionados será divulgada no dia 13 e as matrículas acontecerão entre 17 e 21 de janeiro. A segunda chamada sairá no dia 27, com as matrículas ocorrendo entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.
A disputa por vagas nas universidades e institutos federais mais do que dobrou desde a transformação do Enem em uma espécie de "vestibular nacional". Em média, oito candidatos disputavam cada vaga nas federais em 2008. Em 2012, essa proporção chegou a 17,3.
Embora a rede federal tenha se expandido nos últimos anos, a procura por vagas cresceu em ritmo muito mais acelerado no país.
Em quatro anos, o número de vagas em cursos presenciais saltou de 169,5 mil para 283,4 mil -o que corresponde a um incremento de 67,2%. Ao mesmo tempo, a quantidade de inscritos aumentou 261,5% (1,3milhão para 4,9 milhões), o que elevou a disputa por vagas.
FONTE: Folha

Nenhum comentário: