quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Criadores participam de reunião pela retirada de animais das ruas de Campo Maior

Criar animais em lugar seguro e sem riscos para a população foi à pauta da reunião na manhã desta quarta-feira (30/01) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde com o prefeito Paulo Martins, os criadores de animais na zona urbana de Campo Maior, os secretários de Desenvolvimento Rural Aloísio Ernesto, o de Transito, “Capitão Paz, de Relações Institucionais Cesar Robério, de Limpeza Pública Gilberto Araújo e toda a equipe da Correição da cidade.

O encontro foi importante para ambos os lados porque eles discutiram medidas que serão tomadas para solucionar os problemas. “O que mais nos atormenta hoje em Campo Maior é estes animais soltos nas ruas, a Legislação não permite mais isto. Campo Maior pela tradição da criação de gado desde a formação da cidade, vem se mantendo esta dificuldade, em criá-los afastados da zona urbana”, explicou o secretário.

Segundo Aloísio Ernesto o prefeito assinou um decreto que majora os valores cobrados de apreensão dos animais, ficando a taxa mínima de R$ 200,00 para de grande porte e os de pequeno R$ 75,00”. “Nós não queremos inviabilizar a criação de animais em Campo Maior, mais não podemos permitir animais circulando pelas ruas. “Até no setor rural eles têm que está preso, quem tem que está solto é o ser humano com toda segurança”, falou o prefeito.

Na reunião foi fechado um acordo com os criadores para em 90 dias não ter mais animais nas ruas. “Por outro lado fizemos também um acordo com a CONAB visando adquirir milho mais barato aos criadores para que possam alimentar o plantel, no cercado deles”, explicou o prefeito. Outra medida, é  em alguns pontos aprofundar lagoas e açudes para armazenarem água por todo o verão”, comento Paulo Martins.

Os criadores alegam que as praças da cidade possuem plantações verdes e os animais vêm pelo cheiro da vegetação. Fizemos um acordo para não deixá-lo mais soltos nas ruas. “Vamos fazer também uma parceria para construir 3 mil metros de cerca na estrada que vai para o município de Cabeceiras, eles alegam que vem muitos animais do Longá que entra na rodovia e vem para cidade”, explicou o prefeito.

A Prefeitura vai entrar com 12 mil metros de arames para cercar a margem da rodovia e protegê-la dos animais. Os criadores vão entrar com a mão de obra. O criador de animal Antônio Carlos deu sua opinião: “Esta reunião foi boa, só acho que o prazo foi pouco para nós”, disse.  O criador Nelson Silva também gostou: foi boa  porque ouvimos a versão dos dois lados. “Estamos preocupados com a chegada do milho para manter os animais alimentados”, destacou.

O criador Francisco de Sousa Feliciano, “O Seu Chiquinho”, disse que cria de tudo um pouco. Eu gostei da reunião, nós teremos a ajuda no milho como incentivo e todos os meses. Só temos de agradecer pela boa vontade do prefeito em ajudar a tirar os animais de dentro da cidade. É uma grande ajuda. Se tivermos o milho todos os meses vai ficar mais fácil para alimentar os animais e deixarmos a sociedade satisfeita porque não vão vê-los nas ruas”, declarou o criador.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMCM

Nenhum comentário: