terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cresce no Piauí o número de estudantes universitários de outros estados e Campo Maior lidera nas vagas do interior


Das 3.500 vagas oferecidas pela Universidade Federal do Piauí, 1.093 serão preenchidas por estudantes oriundos de outros estados. São exatas 1.093 vagas para esses alunos que em sua maioria vem Maranhão e do Ceará e os cursos mais procurados por eles estão: medicina veterinária (Bom Jesus), biomedicina (Parnaíba), zootecnia, engenharia de agronomia e engenharia florestal (Bom Jesus).

O campus mais procurado pelos estudantes que chegam ao estado é o Petrônio Portela, na capital. São 395 candidatos de fora, que na maioria disputaram vagas nos cursos de arqueologia (26), física (24), artes visuais (18), matemática (18), moda (18). Enquanto os cursos de direito e medicina ficaram na 11º e 37º lugar em opções destes aprovados.

A capital continua liderando o preenchimento das vagas, totalizando 1772. Mas cresce, em relação ao ano passado,  o número de estudantes vindos do interior        

Os candidatos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão comparecendo aos poucos às três instituições públicas do Piauí para efetuarem suas matrículas. Entre os estudantes de outros estados que optaram pelas universidades piauienses ganham destaque candidatos do Maranhão, Ceará, Bahia e São Paulo.  Somente este ano, a Universidade Federal do Piauí recebeu 24 estudantes a mais do que em 2013.

Na Universidade Estadual do Piauí, o curso de educação física se destacou e ficou com o primeiro lugar entre os mais procurados, seguido por medicina e psicologia.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Nenhum comentário: